- Biblioteca Técnica Aerotaguá -
Conforme todos sabem, procuramos a cada semana (ou pelo menos tentamos publicar um assunto assim por semana, caso haja tempo) discutir um assunto técnico diferente, sempre referente ao aeromodelismo e à aviação em geral.
Essas postagens são feitas para que você, aeromodelista, possa entender melhor a teoria e o funcionamento dos equipamentos relacionados ao hobby.
E agora que ja temos várias postagens sobre o assunto, resolvemos organiza-las aqui, de forma a facilitar o acesso ao conteúdo.
Espero que gostem. Para acessar diretamente as matérias, basta clicar nos links abaixo
Explicações sobre o S-BUS da FUTABA
Colas e aeromodelismo: tipos, usos e etc..
Esquemas diferentes para ligação de baterias em Elétricos
Comprometimento e conservação de combustíveis
Locais para prática do Aeromodelismo no Distrito Federal
Cálculos e Projetos para Ducted-Fan
VNE e Limites estruturais em Aeromodelos
Cálculos Gerais de Um Avião
Autogiros - Funcionamento e exemplos
Planadores - Características e funcionamento
Tutorial sobre hélices
Algumas manobras básicas
Comparativo Glow vs Gasolina vs Elétrico
Como transformar seu avião elétrico em glow - 1a Parte
Como transformar seu avião elétrico em glow - 2a Parte
Tutorial sobre regulagem de motores
Tutorial sobre amaciamento de motores
Como funcionam os motores Radiais
Como fazer seu próprio combustível de qualidade
1º Tutorial sobre baterias
2º Tutorial sobre Baterias - LiFe
Como funciona o ESC (Speed Control) e o BEC
Regulagem de motores O.S. Bio-Ethanol (Álcool)
Como limpar seu aeromodelo
Comparativo e funcionamento de rádios 2.4Ghz
Comparativo de rádios 2.4Ghz da nova geração
Manutenção periódica - Como proceder
O que faz um avião voar? - 1a Parte
O que faz um avião voar? - 2a Parte
O que faz um avião voar - 3a Parte
O que faz um helicóptero voar? - Parte 1
Aviões Reais: O Reversor pode abrir em vôo?
Matéria sobre rádios 72Mhz AM, FM, PPM e PCM
Motores à combustão - Motores a pistão
Motores à jato (Turbinas) - Parte 1
Motores à jato (Turbinas) - Parte 2
O que é F3A?
Gama basica de manobras F3A
Algumas Dicas sobre Construção
Programação de Rádios - Parte 1
Programação de Rádios - Parte 2
Tutorial sobre velas para glow
Funcionamento de Servos, Digitais e Analógicos
Flutuadores - Como projetar e construir
Normas de Segurança para vôo de aeromodelos
Dicas de Manutenção Periódica
Dicas Gerais sobre Aeromodelismo
Regulagem e manutenção de motores à gasolina
Nesta seção estão listadas todas as matérias técnicas já postadas no blog, caso queira mais alguma matéria técnica sobre qualquer assunto relacionado ao aeromodelismo e aviação, deixe seu pedido nos comentários, use o espaço abaixo da seção pra isso!
Explicações sobre o S-BUS da FUTABA
Colas e aeromodelismo: tipos, usos e etc..
Esquemas diferentes para ligação de baterias em Elétricos
Comprometimento e conservação de combustíveis
Locais para prática do Aeromodelismo no Distrito Federal
Cálculos e Projetos para Ducted-Fan
VNE e Limites estruturais em Aeromodelos
Cálculos Gerais de Um Avião
Autogiros - Funcionamento e exemplos
Planadores - Características e funcionamento
Tutorial sobre hélices
Algumas manobras básicas
Comparativo Glow vs Gasolina vs Elétrico
Como transformar seu avião elétrico em glow - 1a Parte
Como transformar seu avião elétrico em glow - 2a Parte
Tutorial sobre regulagem de motores
Tutorial sobre amaciamento de motores
Como funcionam os motores Radiais
Como fazer seu próprio combustível de qualidade
1º Tutorial sobre baterias
2º Tutorial sobre Baterias - LiFe
Como funciona o ESC (Speed Control) e o BEC
Regulagem de motores O.S. Bio-Ethanol (Álcool)
Como limpar seu aeromodelo
Comparativo e funcionamento de rádios 2.4Ghz
Comparativo de rádios 2.4Ghz da nova geração
Manutenção periódica - Como proceder
O que faz um avião voar? - 1a Parte
O que faz um avião voar? - 2a Parte
O que faz um avião voar - 3a Parte
O que faz um helicóptero voar? - Parte 1
Aviões Reais: O Reversor pode abrir em vôo?
Matéria sobre rádios 72Mhz AM, FM, PPM e PCM
Motores à combustão - Motores a pistão
Motores à jato (Turbinas) - Parte 1
Motores à jato (Turbinas) - Parte 2
O que é F3A?
Gama basica de manobras F3A
Algumas Dicas sobre Construção
Programação de Rádios - Parte 1
Programação de Rádios - Parte 2
Tutorial sobre velas para glow
Funcionamento de Servos, Digitais e Analógicos
Flutuadores - Como projetar e construir
Normas de Segurança para vôo de aeromodelos
Dicas de Manutenção Periódica
Dicas Gerais sobre Aeromodelismo
Regulagem e manutenção de motores à gasolina
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Abraços a todos!
Tabajara meu amigo, por onde voce esta voando agora? Ainda esta naM-Norte ou voltou para o Plano piloto?
ResponderExcluirNa verdade, ando bem eclético nesse conceito, só não vou mais na M-Norte, pois tenho a Tailândia...
ResponderExcluirUltimamente tenho voado mais na L2! Aparece por lá!
meus queridos, estou iniciando nesta carreira de aeromodelismo, e gostaria de saber se tem como alterar
ResponderExcluiruma eletrónica de um carinho a controle remoto, pra controlar um avião...
se tiver um jeito me avise? pois eu sei que vocês são todos feras nisso, rsrsrs
JP, infelizmente não... Os rádios para carrinhos além de serem projetados para funcionar "de cima pra baixo" (ou seja, com o transmissor acima do receptor, e pra isso existem diferenças no sistema de antenas), tem o alcance muito reduzido. Qualquer rádio para aviões tem alcance mínimo de 300m, por pior que seja o rádio... Hoje em dia, existem alternativas de baixo custo... Embora não seja recomendado, vc pode comprar um rádio Turnigy, colocar um módulo Futaba e ser feliz com pouco dinheiro... Assim, vc juntaria dinheiro com o tempo para comprar outro rádio... Seja ele Futaba ou JR...
ExcluirAbraços.
Parabéns !!! site muito bacana... tem uns caras na internet que fazem discursos lindos dizendo que amam o aeromodelismo, porém o que vemos na prática não é isso, são mercenários que só querem vender... O aerotagua tem informações concretas e técnicas expostas de maneira que torna o entendimento fácil, Valeu !!!!
ResponderExcluirboa noite ! vcs poderiam me ajudar a encontrar uma planta bem detalhada do mustang p51 . agradeço pela gentilesa , ivan cortez
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