Muitas vezes nos deparamos com um motor que não está pegando direito, ou um motor que não pega de jeito nenhum, um motor que não pega regulagem, que apaga à toa e etc.. Muitas vezes pensamos que é o motor que é ruim, mas na maioria das vezes a culpada é a vela.
O Problema é que muitas vezes, sequer estamos utilizando a vela certa para o nosso motor. Para resolver este problema estamos listando as velas mais utilizadas e suas respectivas aplicações.
Vela : A3
Temperatura da vela: Médio-Quente
Aplicação: Amaciamento, Pequenos Motores (.32 ou menores)
Vela : No.8
Aplicação: Amaciamento, Pequenos Motores (.32 ou menores)
Vela : No.8
Temperatura da Vela: Média-Fria
Aplicação: Uso Geral
Tipos de Motores : A Maioria dos motores O.S.Engines
Tipos de Motores : A Maioria dos motores O.S.Engines
Vela : A5
Temperatura da Vela: Média
Motores maiores (.60 ou mais) ou com alto percentual de nitrometano
Tipos de Motores : 61FX, 140RX, BX-1 e BGX-1
Vela : F
Motores maiores (.60 ou mais) ou com alto percentual de nitrometano
Tipos de Motores : 61FX, 140RX, BX-1 e BGX-1
Vela : F
Temperatura da Vela: Quente
Tipos de Motores : Todos os motores 4 Tempos ou de cilindrada excessiva (Acima de 1.50)
Vela :P8
Vela :P8
Tipos de Motores : A vela P8 é produzida especialmente
para os motores Rotatórios 49PI O.S.Wankel (Rotary).
E o que são velas quentes? e velas frias?
Os termos são relativos; esta vela é mais quente do que aquela ou mais fria do que
aquela outra.
De um modo geral, pode definir-se como vela quente aquela que permite que maior
quantidade de mistura atinja o seu filamento.
A característica que mais influencia a temperatura de uma vela é a maior ou menor
área do filamento exposta ao combustível. Quanto maior for a área exposta, maior
quantidade de mistura será aquecida.
Também uma massa maior de arame do filamento reterá mais calor, mantendo mais
facilmente a temperatura na explosão seguinte.
Se a espiral do filamento se encontrar muito próxima das paredes da cavidade,
deixará irradiar calor para o canhão e a vela será mais fria.
Se o corpo da vela for dourado ou niquelado, o calor refletirá e a vela será mais
quente.
Em certas circunstâncias de trabalho, o filamento pode deslocar-se dentro da
cavidade, aproximando-se a um dos lados, ou comprimindo-se para dentro. Nestes
casos, a vela tornar-se-á mais fria.
Esta constitui mesmo uma solução de emergência para ajustar a temperatura de uma
vela. Puxando ou empurrando ligeiramente o filamento, torna-se a vela mais ou menos
quente.
Assim, e sintetizando, os principais elementos da vela que determinam a sua posição
na escala de temperaturas são os seguintes:
1 - O diâmetro e o comprimento do arame que constitui o filamento;
2 - O diâmetro da espiral do arame e o diâmetro da cavidade em relação ao
da espiral;
3 - A posição do filamento dentro da cavidade.
A vela é demasiado fria ...
Para concluir que uma vela é demasiado fria, para um dado combustível e
para uma determinada taxa de compressão, verificam-se os sintomas seguintes:
para uma determinada taxa de compressão, verificam-se os sintomas seguintes:
- quando, sempre que se tenta pôr o motor em marcha, as explosões são
fracas e ele não pega. Isto pode ser também início de bateria fraca;
- quando o motor não afina, apesar de se fechar a agulha, emitindo um som
surdo no escape;
- quando o motor baixa de rotação ao desligar da bateria, aumentando o
número de r.p.m. quando se liga de novo a corrente. Em certos casos, pode
também ser sintoma de que a vela está defeituosa;
- quando o motor, em voo, se for afogando progressivamente. Isto dá-se em
virtude do aumento de arrefecimento da vela em presença da corrente de ar.
A vela é demasiado quente ...
Se a vela é demasiado quente para as restantes condições existentes, podem
verificar-se os seguintes sintomas:
- no arranque, o motor pateia, invertendo a rotação. Sintoma idêntico se verifica
quando se fornece 2 vóltios a uma vela de 1,5;
- ao apertar a agulha, de modo a empobrecer a mistura, o motor não atinge
gradualmente o máximo de rotações. Quando em voo, a mistura torna-se rica,
repentinamente.
- o motor tende a sobreaquecer e a baixar de rotações (ratear do escape),
embora tenha sido regulado com a mistura ligeiramente rica;
- o escape emite cacarejos agudos (som de frigir ovos), sobrepondo-se ao som
normal do motor. Nestas circunstâncias, está a dar-se pré-ignição, ou
detonação, o que provoca perda de potência, enorme sobreaquecimento e
um desgaste anormal, que pode levar à destruição do motor.
Dicas da dica:
- Use a vela apropriada para o seu tipo de motor
- Use combustíveis com percentual de
nitrometano moderado, a não ser que seja
essencial para competição.
- Não rode seu motor com mistura muito pobre
ou deixe a bateria conectada enquanto faz
ajustes na agulha.
- Use combustível com o menor percentual de
nitrometano possível.
- Use a vela apropriada para o seu tipo de motor
- Use combustíveis com percentual de
nitrometano moderado, a não ser que seja
essencial para competição.
- Não rode seu motor com mistura muito pobre
ou deixe a bateria conectada enquanto faz
ajustes na agulha.
- Use combustível com o menor percentual de
nitrometano possível.
Quando trocar:
Fora à hora em que ela queima, uma vela deve ser trocada quando seu desempenho não é mais satisfatório ou:
- O fio do filamento se deformou.
- A superfície do filamento se tornou enrugada e branca.
- Materiais estranhos estão aderidos ao filamento e o corpo da vela está oxidado,
- O motor tende a morrer em marcha lenta.
- A partida ficou mais difícil.
- A superfície do filamento se tornou enrugada e branca.
- Materiais estranhos estão aderidos ao filamento e o corpo da vela está oxidado,
- O motor tende a morrer em marcha lenta.
- A partida ficou mais difícil.
Esta dica ficou meio longa, mas velas são assim mesmo... Complicaaaadas... :P
Abraços a todos
Gostei da matéria. Eu já li anteriormente sobre velas glow, mas sempre é bom ler novamente, porque sempre esclarece melhor algum detalhe.
ResponderExcluirBoa matéria,tirou minhas dúvidas sobre o assunto.
ResponderExcluirshou
ResponderExcluirMuito útil essas informações, estava querendo comprar mais velas mais não sabia os significados dos números de cada vela
ResponderExcluirGostei das dicas.
ResponderExcluirotima materia me ajudou muito a entender quase tudo que acontece com os meus dois mores grow trocarei as velas
ResponderExcluirmuito boa materia me ajudou muito a entender os dificeis estagios do motor grow
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