E o embate continua...
Na pista, essa é uma discussão que não acaba nunca!!!
O que é melhor? O que rende maior desempenho? O que é mais econômico?
O Aerotaguá foi à luta e após muitas pesquisas, muito estudo e muita perseverança, conseguiu juntar dados suficientes para fazer esta matéria.
Vamos colocar cada uma das vantagens e desvantagens de cada um em pontos, 1 pra vantagem e 0 pra equivalência e -1 pra desvantagem, e no fim veremos a pontuação geral de cada um de modo a podermos ter uma conclusão no final.
Vamos lá... Tomaremos por base um motor Glow O.S. 61FX com mufla e tanque cheio, um motor a Gasolina RCGF 15CC também com mufla e ignição e tanque cheio e um motor elétrico SK-5055-750KV com ESC e BATERIA 5S-5000, deste modo, todos os motores e seus conjuntos equivalerão em potência de modo a nivelar o teste.
Fator 1: Peso
Glow - 769 Gramas (1 ponto)
Gasolina - 925 Gramas - (0 ponto)
Elétrico - 420(motor)+80(esc)+650(bateria) = 1150 Gramas (-1 ponto)
NOTA: Lembrando que os pesos dos motores à combustão acima citados já incluem o peso do tanque cheio.
Fator 2: Potência (em HP)
Glow - 1.90HP@16000RPM-1300W (0 ponto)
Gasolina - 2.1HP@9000RPM-1540W (1 ponto)
Elétrico - 1.7HP@12000RPM-1000W (-1 ponto)
NOTA: Estes valores são obtidos com a hélice 12x6 APC
Fator 3: Tempo de vôo em potência máxima com carga máxima ou tanque cheio
Glow - Em torno de 15 minutos para o tanque de 12 OZ (1 ponto)
Gasolina - Em torno de 13 minutos para o tanque de 10OZ (0 ponto)
Elétrico - Em torno de 6 minutos para a bateria de 5000Mah (-1 ponto)
Fator 4: Vibração
Glow - Média vibração devido ao alto RPM (0 ponto)
Gasolina - Alta vibração devido ao baixo RPM (-1 ponto)
Elétrico - Sem vibração a qualquer RPM (1 ponto)
Fator 5: Durabilidade do conjunto (Quando bem cuidado)
Glow - Em torno de 20 anos sem perda de potência (1 ponto)
Gasolina - Em torno de 15 anos sem perda de potência (1 ponto)
Elétrico - Deve ser trocada a bateria a cada 40 Carga. perda de potência a partir da décima carga e o motor a cada 50 vôos, devido ao desgaste dos rolamentos, que não são lubrificados (-1 ponto)
NOTA: Por melhor que seja a bateria, ela não dura muito... E se for exigida além das especificações, ela dura menos ainda... Os motores glow devem ter sua vela trocada a cada 30 vôos, e os motores gasolina devem ter a vela trocada a cada 50 vôos.
Fator 6: Confiabilidade em vôo (quando bem ajustado)
Glow - em torno de 60% confiável (-1 ponto)
Gasolina - em torno de 80% confiável (1 ponto)
Elétrico - em torno de 80% confiável (1 ponto)
NOTA: Motores à jato são 95% confiáveis, e os elétricos perdem muita confiabilidade pois falhas em ESCs e baterias são constantes (sem contar os servos para elétricos...)
Fator 7: Preço do combustível
Glow - muito caro, cerca de R$75,00 o galão (-1 ponto)
Gasolina - Barato, cerca de R$15,00 o galão (0 ponto)
Elétrico - Muito Barato, cerca de R$0,30 a carga de bateria (1 ponto)
NOTA: Lembrando que para cada vôo vai uma carga de bateria, ainda assim, o custo por vôo é o mais baixo.
Fator 8: Sujeira após o vôo
Glow - Muita sujeira após o vôo (-1 ponto)
Gasolina - Quase nenhuma sujeira após o vôo (0 ponto)
Elétrico - Nenhuma sujeira aparente após o vôo (1 ponto)
Fator 9: Relação peso/potência
Glow - Mais leve para a sua potência (1 ponto)
Gasolina - Média relação de peso, poderia ser melhor (0 ponto)
Elétrico - Muito pesado para a sua pouca potência (-1 ponto)
(NOTA: Lembrando ainda que conforme os modelos à combustão queimam seu combustível, eles se tornam mais leves à medida que o combustível vai acabando. Já nos modelos elétricos, a bateria vai ficando cada vez mais pesada, visto que a carga vai abaixando e a potência diminuindo durante o vôo, piorando ainda mais as coisas)
Fator 10: Ruido
Glow - Ruido aceitável para o seu tamanho (0 ponto)
Gasolina - De longe, o mais barulhento (-1 ponto)
Elétrico - Baixo ruido para o seu tamanho (1 ponto)
(NOTA: A vantagem do elétrico neste ponto termina justamente neste tamanho de motor, motores maiores produzem ruido equivalente a um glow, e se forem EDF's, geram ruido maior que o motor à gasolina proposto)
Fator 11: Regulagem
Glow - Regulagem simples, basta mexer +- em dois parafusos. (1 ponto)
Gasolina - Regulagem complexa, deve ser feita por aeromodelista experiente (-1 ponto)
Elétrico - Regulagem simples mas deve ser feita por aeromodelista experiente e usando equipamento específico (0 ponto)
NOTA: Muita gente pensa que o conjunto elétrico basta ligar e usar, porém este é o fator que mais causa queima de ESC's e perda de potência em conjuntos elétricos. Cada ESC deve ser devidamente programado para o tipo de bateria e motor proposto. Existem vários kits de programação de ESC, cada um para um tipo de ESC. Para obter máximo desempenho, sempre programe corretamente seu ESC.
Fator 12: Preço dos motores
NOTA: Valores abaixo são a média dos valores obtidos nas lojas em 6 de Setembro de 2011
Glow - O.S. 61 FX: R$550,00 (1 ponto)
Gasolina - RCGF 15CC: R$640,00 (0 ponto)
Elétrico - SK-5055-580+ESC+BATERIA: R$580,00 (0 ponto)
NOTA: Os preços dos motores à combustão foram obtidos em lojas, mas os preços dos produtos elétricos foram obtidos no MercadoLivre, daí os preços se equivaleram... Porém, caso deseje obter seus produtos apenas em lojas, saiba que o ESC de 100A custa em torno de R$350,00 em lojas e a bateria sobe de R$300,00 para cerca de R$550,00, só isso já elevaria o custo para cerca de R$1100 Reais. Os motores à combustão acima citados são encontrados ainda mais baratos no MercadoLivre. Achei OS 61FX por até R$300,00 e o RCGF em torno de R$400,00, caso sejam usados, acha-se ainda mais baratos... Estes valores também compreendem apenas a compra de UMA bateria para o conjunto elétrico, porém, para se ter uma boa experiência com elétricos, é necessário possuir de 3 a 4 baterias, para que se possa ter uma na carga, duas em espera e uma no avião.
Fator 13: Fator ecológico
Glow - Pouco poluente, mas não deixa rastros (1 ponto)
Gasolina - Poluente (-1 ponto)
Elétrico - Pouco poluente (0 ponto)
NOTA: Muita gente pensa que o elétrico não polui, porém, a bateria de LiPo é extremamente poluente, e a carga da bateria gera poluição indireta na produção de energia. Já existem matérias sobre o assunto em vários sites especializados e aqui também no Aerotaguá.
Fator 14: Segurança contra fogo
Glow - Não há casos registrados de fogo em aviões glow, mesmo depois de quedas graves (1 ponto)
Gasolina - Em raros casos, houve incêndio após quedas graves, devido a faiscas elétricas (0 ponto)
Elétrico - São inúmeros os casos de incêndio, tanto em vôo quanto em quedas (-1 ponto)
Fator 15: Segurança no uso
Glow - Existem casos de acidentes, alguns graves na hora da regulagem do motor (0 ponto)
Gasolina - Existem casos de acidentes, alguns graves na hora da regulagem do motor (0 ponto)
Elétricos - Existem casos de acidentes, alguns graves, na hora de ligar o motor e em eventuais explosões da bateria, assim como em incêndios (-1 ponto)
NOTA: Com isso, conclui-se que AEROMODELO NÃO É BRINQUEDO!!!
Fator 16: Tempo de abastecimento
Glow - Abastecido rapidamente (cerca de 1min) com bomba manual de R$30,00 (1 ponto)
Gasolina - Abastecido rapidamente (cerca de 3min) com bomba manual de R$30,00 (1 ponto)
Elétrico - Mesmo com baterias NanoTech (10C charge), levam de 15min a 20min para carregar, usando um carregador de R$300,00 (-1 ponto)
NOTA: Baterias LiPo normais (1-2C charge), levam de 1h a 5h para serem carregadas com o mesmo carregador. Para acionar o carregador, usa-se uma fonte de 12V-10A ou a bateria do carro. Para se usar a bomba manual, usa-se a mão...
Fator 17: Facilidade para encontrar peças
Glow - Qualquer loja tem materiais para aviões glow, basta ir e comprar (1 ponto)
Gasolina - Embora não se ache peças específicas em qualquer loja, basta ir e encomendar.. E normalmente as peças mais comuns estão disponíveis. (0 ponto)
Elétrico - Não se encontra material de elétricos em lojas, normalmente compra-se tudo pela internet se você tiver cartão de crédito internacional, pois não há uma loja que venda somente material de elétricos que não vá à falência. (-1 ponto)
Totais:
Glow: 5 pontos
Gasolina: 3 pontos
Elétrico: -1 pontos
O que essa pontuação no diz? Pelo menos por enquanto, fique com seu motor glow pois ele apresenta maiores vantagens sobre os outros dois tipos... Porém, os motores à gasolina chegam bem perto e também podem ser muito bons para o seu modelo, com um custo bastante aceitável. A grande vantagem dos motores à gasolina reside em seu baixo custo operacional (devido ao baixo preço da gasolina em relação ao metanol+nitrometano).
Sobre os elétricos, bem, o comparativo demonstra que a tecnologia ainda não está madura o suficiente para ser considerada superior às outras e ainda é a mais cara opção (no fim das contas) para quem quer ingressar ou se manter no aeromodelismo, porém existem os fatores "gosto", preguiça e falta de conhecimento técnico para operar modelos à combustão, fatores nos quais os elétricos podem ter alguma vantagem. Porém, esta vantagem acaba caso o aeromodelo cresça e/ou o aeromodelista evolua.
Quando da produção desta matéria, também demonstrou-se que: Abaixo do tamanho .40 até o .60, vale à pena usar GLOW, e abaixo disso, os elétricos começam a apresentar vantagens devido à dificuldade na regulagem de motores pequenos. Porém, para aviões acima da categoria .60, os motores à gasolina apresentam grandes vantagens e economia, então, deve-se pesar estes fatores na hora de escolher a sua motorização.
No mais, por hoje é só... Semana que vem tem mais!!!
Abraços a todos:
ACHO QUE TEM UM PUCHACAO DE SACO DO ADM DESSE BLOG POIS QUADO SE COMPARA VALOR, DEVERIA INCLUIR OS COMPONENTES DO GLOW E GASOLINA POIS ESTA SENDO INCLUIDO O ESC BATERIA!!!!
ResponderExcluirCOMO NO FATOR ECOLOGICO O ELÉTRICO FICA COM 0 POIS ELE NAO POLUI ABSOLUTAMENTE NADA!!!! EU TENHO UM GLOW W UM ELÉTRICO E GARANTO QUE O GLOW POLOI MUITO MAIS???
ACHO QUE O BLOG DEVERIA SER MAIS DEMOCRATICO, E NAO INFLUENCIANDO, A NENHUM TIPOS DE SEGUIMENTO !!!!
concordo plenamente com vc! ao ler este poste tive em numeras as vezes a sensação de influencia para os motores glow.
ExcluirVocê deveria estudar um pouco e prestar mais atenção ao que diz a postagem...
ResponderExcluir1 - O preço dos componentes do glow não contam, pois geralmente os aviões do tamanho citado, já vem com o tanque e tubos de silicone, mas caso queira insistir, o tanque custa R$10,00 e 1 metro de mangueira também...
2 - A postagem já explica o fator ecológico, pois a aparente ausência de poluição dos elétricos gera uma poluição muito maior em sua origem. Neste ponto, os elétricos equivalem a homens na cozinha: O resultado é bonitinho, mas você já viu a bagunça que fica pra trás quando um homem cozinha? (sou homem, cozinho bem, mas quando cozinho, a mulher e a empregada reclamam da bagunça...)
3 - O blog é democrático, e justamente por isso os comentários estão abertos a todos. E não é tendencioso como TODOS os sites relacionados a elétricos, o comparativo foi feito e expôs os verdadeiros prós e contras de cada um. Além disso, cada um tem a sua opinião e eu respeito a sua, porém jamais a adotarei, pois já tive elétricos, na verdade já passei por duas gerações de elétricos e todas as experiências com elétricos se provam frustrantes no final.
Como disse anteriormente nesta e em outras postagens, estude mais, voe mais, procure evoluir no hobby, ou seja, procure ter aviões cada vez melhores do que os que você voa, e você verá a diferença real no seu bolso e no prazer do seu vôo... Elétrico é fria amigo...
Abraços.
ah! e se, seu entendimento sobre componentes se refere a servos, receptores e etc, observe bem que o comparativo foi feito com motores .46 e/ou .61, e neste caso, usam-se os mesmos componentes independentemente da motorização. Porém, como o elétrico tem torque instantâneo (sim, uma vantagem), muitas vezes deve-se usar servos um pouco mais fortes (consequentemente, caros) para se evitar eventuais flutters. Assim como, deve-se reforçar a fuselagem para evitar a torção da mesma.
ResponderExcluirNAO ESTA SENDO COGITADO COMPARATIVO DE COZINHA! E SIM NA PRATICA!!!!
ResponderExcluirENTAO SE FOR COMPARADO ORIGEM OU PRODUÇÃO SEU PC POLUI MAIS QUE UM CARRO!!!
E NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES DE GLOW E GAS. TBM SE USA ENERGIA??? POLUI TBM!!!!
MAS SE VC NAO SABE ESTAMOS NO BRASIL E QUASE TODA A ENERGIA É PRODUZIDA DE MANEIRA NATURAL TRADUZINDO É LIMPA, NO EXTERIOR É QUE SE USA RADIAÇÃO E ETC
E DESDE QUE AS BATERIAS SAO MANUSEADAS COM RESPONSABILIDADE E LEVADAS PARA LUGARES ESPECIFICOS, A POLUIÇÃO E MUITO PEQUENA!!!
EU RECONHEÇO QUE GLOW E MAIS FORTE, MAS TEM QUE SER JUSTO E RECONHECER QUE POLUI MUITO MAIS QUE ELÉTRICO!!
MAS NO SEU COMENTARIO PERCEBE-SE QUE A IMPARCIALIDADE DO BLOG! E HA SIM UM DESPREZO POR ELÉTRICO!!!
DEMOCRACIA NAO SE FAZ APENAS ONDE TODOS PODEM COMENTAR E SIM ONDE SE PODE SER OUVIDO!!!!
AH E GAS. E GLOW USA BATERIA TBM!!!! POLUI PRA CARAMBA!!!!!!!!
ResponderExcluirLabr, não é comparativo de cozinha. Tudo que sai no blog é feito com muita pesquisa.
ResponderExcluirSobre a questão da geração de energia no Brasil, novamente você deveria estudar mais. Sugiro que você visite o site http://www.espacoamazonico.com.br/artigos/a_poluicao_das_hidreletricas.htm para maiores informações sobre hidroelétricas...
Aliás, seus comentários estão me estimulando a postar mais uma matéria sobre o assunto... Aguarde nos próximos dias.
BLZ, NAO QUERO CRITICAR SEU BLOG, APENAS ENTENDER A RAZAO POR QUE NA SUA OPINIÃO, ELÉTRICO POLUI MAIS QUE GLOW!
ResponderExcluirELÉTRICO UTILIZA APENAS ELETRICIDADE!!! E GLOW COMBUSTÍVEL E ELETRICIDADE (bateria) EMBORA UTILIZE MENOS RECARGA QUE ELÉTRICO, MAS MSM ASSIM UTILIZA!!!
NAO FAZ SENTIDO UM MOTOR A COMBUSTÃO POLUIR MENOS QUE UM MOTOR ELÉTRICO, MSM LEVANDO EM CONTA A FABRICAÇÃO DELE!!
POIS AMBOS NA FABRICAÇÃO UTILIZA METAIS E ""ELETRICIDADE"" E ETC...
SENDO ASSIM CELULAR, NOTEBOOK, PC'S, LÂMPADAS E ATÉ MEU XBOX, POLUI.
Tirando esta briguinha sobre pontuação... achei bem interessante o post, pois relacionou as principais diferenças entre os 3 tipos, num mesmo "tamanho" de aero; e deu para ter uma boa idéia, no geral, do que eu vou encontrar ao migrar do eletrico para o glow ou gas..
ResponderExcluirAlisson, essa é uma grande verdade... Mas a pontuação é justamente para informar qual seria mais vantajoso... E talvez isso explique o resultado da enquete que temos ali encima..
ExcluirDe qq forma, ao migrar, realmente leve todos esses fatores em questão.
abraços
Muito bom o blog, como o amigo acima disse, tirando a briga sobre pontuação!RSRSRS!!!!!
ResponderExcluirEu sou aeromodelista a 7 anos, já tive muitos aeros, glow, gas, elétricos!
A unica coisa que discordo do amigo MadfoX, é a citação acima de que (elétricos é roubada), não acho! Com o resto concordo, acaba sendo mais caro (inicio) tempo de voo diminuído (Na maioria dos casos nem todos). Um exemplo, Em alguns finais de semana dou aula de aeromodelismo, e resolvi converter um aero que tinha glow para elétrico, no caso um Nextar, É impressionante as vantagens que tenho com ele elétrico, Dou 20 min de aula com ele, meu custo a médio/longo prazo caio exponencialmente, sujeira, barulho, facilidade, simplesmente não tenho que regular nada é chegar plugar e voar...Se você montar um elétrico dentro das especificações, nunca terá problemas,Rolamentos, é mito ter que ficar trocando, só se tiver um motor de alto desempenho e tudo desbalanceado,fora isso negativo! tenho baterias com mais de 2 anos de uso. Agora um outro extremo do elétrico, Montei um funjet elétrico (claro) que chega a 250Km com um custo que poderíamos dizer irrisório, e é só diversão! no glow se fosse montar equivalente, só o motor custaria mais que o aero todo montado!
Gasolina, gosto muito, para aeros grandes como comentado pelo amigo do blog!
Glow concordo com o amigo novamente, para a "(maioria)" dos aeros de .40 a .90 ainda é a melhor opção, porém sempre que tenho que comprar um galão de combustível penso em muda-los para elétricos!!! KKK!!!!!
Cada um tem sua vantagem, porém no final, todos queremos a mesma coisa se divertir muito, E de todos que tenho os que me divertem mais são os baratinhos, Voo sem preocupação e é só diversão!!!!!
Ótimos voos a todos colegas aeromodelistas... .
Ps: Vou estudar um pouco sobre a poluição que as hidrelétricas causam, não tinha pensado nisto, e estou um pouco fora do assunto! Em razão disto não entendo a tendencia que o planeta está tendo na mudança de motores a combustão para motores elétricos.
Abraço a todos!
Pô!
ResponderExcluirTendencioso o comparativo, realmente!
Voo elétrico atualmente bem como glow e gas.
Penso que o setup do elétrico no comparativo não foi bem dimensionado, ineficiente!
Com baterias lipo 3s de 2200 mah faço voos de 15 a 20 minutos em aero de 1,5 kg com motor de 400w e hélice 10x5... Nem na zaggy de cacete, que tem motor de 3000kva, faço voos de 5 min. Fica entre 12 e 16 min ...
Precisa rever como configura isso ai pq a diferença pode ser muito maior na duração da carga da bateria quando se usa os componentes coerentes.
E com gasolina sempre mais de 30 min com o reservatório da metade da capacidade dos de glow para aeros da mesma categoria...
Adoro voar glow e bioethanol, o diabo a é a sujeirada que se tem que limpar depois do voo e a preparação do voo.
Gasolina é bom de 30cc pra cima, sem complicação e ótima resposta.
Claro, tudo devidamente dimensionado.
Comparar os 3 ou 4 tipos de combustível é complicado, não pode ser genérico assim.
Atualmente considero, para minhas expectativas e tempo disponível, o élétrico mais rápido, mais limpo e mais descomplicado de voar além de ser mais simples de construir.
Só que pra voar elétrico não se pode ser econômico nas compras de baterias, qualidade e quantidade. Tem que ter muitas e boas baterias!
Carregador não precisa ser de 1000 pratas não, se carregar em 2C tá de ótimo tamanho. Mas ir voar com 2 baterias é ter aborrecimento, certamente.
Recomendo 5 baterias para cada aero elétrico que vc levar na pista. Pode esperar a carga com calma sem apertar demais o carregador nem bateria.
No frigir dos ovos todos são bons, sendo o mais prático o elétrico.
Palavra de quem gosta de voar RC!
Bons voos!
Mas estamos a esquecer um dos factores mais relevantes que é o que é o aeromodelismo e nem mais nem menos que a replica do real e nada se compara a componente mecânica o barulho a própria sujeira o próprio cheiro do glow a capacidade de afinação a regulação do motor do aeromodelo e com o motor glow ou gas se aproxima mais ao real, o eletrico acredito que bem medidas as situações é a melhor opção mas para mim isso não é tudo porque o elétrico ou simulador de vou ai se compara...nada chega ao aproximar a realidade o mais possivel
ResponderExcluirMeus amigos como se faz o controle de combustível para o motor com este terceiro cabo. Como ele age no motor. Meu nome é josé , e-mail = yax2bxc3@gmail.com
ResponderExcluirComo se faz o controle de combustivel com o terceiro cabo. Como ele aciona o motor, como age no motor?
ResponderExcluirMuito legal o artigo. Só li agora, talvez necessitasse de uma atualização já que foi escrito em 2011 e estamos em 2016. No mais parabéns pela iniciativa.
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