Todo mundo que me conhece pessoalmente sabe que eu sou meio fascinado pelo seriado japonês Macross que, pelo menos pra mim, é uma das mais perfeitas séries espaciais já feitas. Tanto que tenho toda a cronologia (Macross Saga, Macross - Do You Remember Love, Macross Plus, Macross 7, Macross Zero, Macross Frontier, Macross II, Macross VFX (PS1), Macross VFX2 (PS2) e Macross SDF1 (PS2)) salva no servidor aqui de casa...
Acontece que Macross tem uma característica muito interessante, alguns dos caças que aparecem no desenho são baseados em aviões reais, e ALGUNS AVIÕES REAIS SÃO BASEADOS EM DESENHOS OBTIDOS EM MACROSS ou pelo menos algumas partes deles... Duvidam? Acompanhem a postagem abaixo...
Primeiro caso: OTEC/Northrop-Grumman VF-1 (1982)
Este é o caça padrão utilizado na história original de Macross. Seu desenho foi baseado no Grumman F-14 Tomcat, utilizando o nariz do F-111. Ele também possui asas de geometria variável e tem os modos VSTOL (Vertical-Short Take-Off and Landing - Decolagem e pouso vertical/curtas) providos pelo modo Gerwalk.
Outra modificação relacionada é que o VF-1 não possui superfícies de cauda. Sua estabilização vem da utilização de empuxo vetorado em sua cauda. O conceito de empuxo vetorado só foi explorado a partir de 1992, ou seja, Macross estava à frente em pelo menos 10 anos...
(Adendo: Em 1982 a fusão Northrop-Grumman ainda não havia acontecido, até nisso Macross acertou...)
Segundo Caso: Stonewell/Bellcom/Shinsei VF-19 (1994)
Sua aparição foi em Macross Plus, de cara impressionou todo mundo com o conceito de enflexamento negativo em um avião à jato bimotor. Outras inclusões curiosas foram primeira o conceito de triplano-linear onde se tem cauda, asas e canard, assim como o conceito de aviônica avançada e tecnologia Stealth (quem assistiu Macross Plus! lembra bem que quando foram entrar com o VF-19 no sistema de defesa terrestre, eles apenas precisavam se preocupar com os sensores ópticos, pois nem radares nem sensores de calor podiam detectar o VF-19...)
VF-19K versão russa (preto?!)
Quando todo mundo falou que aquilo era "apenas" coisa de desenho, eis que aparece o Sukhoi SU-47 Berkut (1997/98) utilizando EXATAMENTE os mesmos conceitos 4 anos depois de Macross...
Su-47 Berkut (preto também?!?!)
Assim como o VF-19 de Macross, o SU-47 também usa o conceito de FSW (Forward Swept Wing) e ficou muito parecido com o VF-19 (embora particularmente eu ache o VF-19 mais bonito e na minha preferência pessoal, ele só perde pro SV-51 e pro VF-27, os quais espero poder citar posteriormente)
Terceiro Caso: General Galaxy/Lockhee/Martin VF-22 Sturmvögel II (1994)
Este também fez sua primeira aparição em Macross Plus e assim como o VF-19 revolucionou o conceito de desenho aeronáutico, era Stealth, possuia aviônica avançada, todo construido em composites, possui empuxo vetorado e também não possui superfícies discretas de cauda... O interessante é que dois aviões que vieram depois disso absorveram exatamente essas características
O primeiro deles é o Northrop/McDonnel Douglas YF-23 Black Widow II
(Parece pra caramba, não?)
O YF-23 é Stealth, é parcialmente feito de composites, possui aviônica avançada e também não possui superfícies discretas de cauda, em seu lugar ele possui uma cauda em V que assume a dupla função (exatamente como no VF-22) de estabilizador vertical e horizontal. Este avião perdeu a disputa ATF justamente contra o outro avião que possui as mesmas características do VF-22, o F-22 (É... Até os números bateram desta vez)
Lockheed Martin F-22 Lightning II (Não é o Raptor, é o F-22 original)
Interessante denotar que o VF-22 era VF-22 Sturmvögel II (Trovão II) e o F-22 é F-22 Lightning II (Relâmpago II)... O F-22 ganhou do YF-23 justamente por possuir 2 detalhes interessantes que o YF-23 não tem: Asas de formato comum (para baratear os custos) e empuxo vetorado... Mas se contrapormos o VF-22 contra o F-22 e o YF-23 veremos que ele é exatamente o complemento de um e de outro!
Interessante, não? O melhor dos dois mundos reunidos é justamente o avião que apareceu em Macross...
Agora, falando de aeromodelismo, tem muita gente que olha esses aviões de Macross e dizem que eles não podem voar, pois não tem uma aerodinâmica comum e por aí vai... Bom, este post também irá servir para provar exatamente o contrário! Aeromodelos baseados em Macross voam muito bem e tenho os vídeos pra provar! Observem:
O Vôo do VF-1 (Sem cauda mesmo! Pena que é elétrico)
VF-19 sendo preparado pra vôo
O Vôo do VF-19
Destaque para a música Information High instrumental de Macross Plus
Mais um VF-1 que voa direitinho... Extremamente bem detalhado...
Destaque para a tentativa de imitar a abertura de Macross, com música e tudo...
Agora, um SV-51 (Se o post der certo, falarei dele na semana que vem)
Cara... EU QUERO UM DESSES!!! Até volto a voar elétrico se eu tiver um!
E pra quem ficou boiando sem saber o que é Macross depois desta postagem ENORME, vão alguns videozinhos mostrando o que é...
Macross Zero Dogfights
Macross Plus Dogfights
Todos os VF's de Macross em vôo acrobático
Espero que gostem da postagem... Até a semana que vem... Abraços...
Caso a postagem dê certo, falarei mais do SV-51 e do VF-25...
P.S.: Quem tiver Playstation 2, tente arrumar o Macross VFX-2 e jogue no modo MANIAC se conseguir zerar, me avise, aí podemos fazer uma partidinha um contra o outro...
"If we get the transient facts, then we feel the info high. If we get the transient facts, then we are really free to fly high in space."
http://www.youtube.com/watch?v=TFxiMz3w2sM