Este foi DESELETRIFICADO...
Hoje vamos contar como DESELETRIFICAR aviões, pois muitas vezes vemos aqueles modelos bonitos feitos em balsa sendo vendidos na internet, e eles vem com aqueles motores elétricos horrorosos, principalmente quando vem com aqueles horríveis motores de escovas e as baterias de NiMh (esses são os melhores para serem transformados em glow!), e aí pensamos: Por que não colocar um motor glow pequeno nisso?
Hoje vamos contar como DESELETRIFICAR aviões, pois muitas vezes vemos aqueles modelos bonitos feitos em balsa sendo vendidos na internet, e eles vem com aqueles motores elétricos horrorosos, principalmente quando vem com aqueles horríveis motores de escovas e as baterias de NiMh (esses são os melhores para serem transformados em glow!), e aí pensamos: Por que não colocar um motor glow pequeno nisso?
Pois é, aqui vamos tirar as dúvidas de como fazer isso da melhor forma!
1ª Parte - A PAREDE DE FOGO
A parede de fogo é o item mais importante a ser modificado... Normalmente, a parede de fogo para elétricos é feita de compensado de 2mm sem cobertura alguma. Para usar um motor glow, ela deve ser reforçada e tratada. Normalmente, eu parafuso e colo com epoxi, uma chapa adicional de compensado de 4 a 6mm (assim, ficam uma parede de 6+2mm=8mm)
Depois, faço uma mistura de epoxi e diluo tudo em alcool até ficar quase líquido. Depois aplico essa mistura em todas as superfícies de madeira exposta na frente do avião. O acabamento e a proteção ficam perfeitos. Recomenda-se passar essa mistura em todas as superfícies de madeira que entrarão em contato com o óleo.
2ª Parte - O TANQUE DE COMBUSTÍVEL
O tanque de combustível é o segundo item a dar mais trabalho... Normalmente, se for um avião pequeno para baterias 3S1P 2200Mah ou 1800mah, o espaço fica apertado para um tanque normal, mas pode-se usar vidros de remédio modificados para tanques, ou então, tanques menores, de 4 a 6 onças (principalmente por que esses aviões usam motores pequenos, logo, usam tanques pequenos).
3ª Parte - O MOTOR
Embora possa parecer complicado, o motor é um item um tanto simples de se instalar, basta verificar a cilindrada correta para o motor que se está usando. Abaixo, postarei uma tabela de equivalência (elétrico vs glow) pra que se possa achar o tipo certo. O único porem é sempre a posição do servo do acelerador, que pode ser colocado junto ao motor quando necessário. Outro item a ser levado em consideração é o montante, que deve ser sempre de plástico (pois absorve mais a vibração do motor glow).
4ª Parte - OS SERVOS
Normalmente, devido ao tamanho dos aviões, a única recomendação é trocar os microservos com engrenagens de plástico, por microservos com engrenagens de metal. Em aviões maiores, porém, é melhor trocar os microservos (caso ele use microservos) por miniservos, muito mais fortes e não tão grandes.
5ª Parte - A FUSELAGEM (E ASAS...)
Como o motor glow vibra um pouco (um elétrico com hélice desbalanceada vibra muito mais). Em aviões bem pequenos, recomenda-se dar uma reforçada na estrutura... Eu normalmente faço o seguinte, arrumo um fogareiro pequeno a álcool, coloco uma certa quantidade de C.A. numa latinha e boto pra "vaporizar" o C.A. dentro da fuselagem e estrutura das asas. A balsa fica muito mais resistente assim. Recomenda-se fazer esse procedimento apenas em locais bem abertos e muito bem ventilados! E use máscara protetora!
6ª Parte - O C.G.
Aqui podem acontecer alguns problemas, pois o conjunto elétrico de Motor+ESC+Bateria costuma pesar mais que o motor glow equivalente. Caso o avião fique com peso de cauda, apenas vá adicionando chumbo, de 5 em 5 gramas, até acertar o CG!
No mais é normal.. Apenas regule tudo e voe!!! O vôo é bem mais prazeiroso...
Abaixo, a tabela de equivalência entre glows e elétricos:
Glow 2t | Peso do avião (g) | Área (dm²) | Carga Alar | Potência (W) | Estator | kv (RPM) | LiFE | Motores elétricos |
0.049 | 500 | 18 | 27 | 125 | 2210 | 1300 | 3s 1100 | Emax 2210, KD 22-10, AXI 2212 |
0.10 | 800 | 22 | 36 | 200 | 2215 | 900 | 4s 1100 | Emax 2215-25, KD 22-15, AXI 2217 |
0.15 | 1000 | 24 | 42 | 275 | 2810 | 1400 | 3s 2300 | TR 35-30, TP 2908, AXI 2808 |
0.20 | 1400 | 29 | 48 | 350 | 2815 | 1200 | 3s 2300 | TR 35-36, TP 2915, AXI 2814 |
0.25 | 1600 | 32 | 50 | 400 | 2820 | 950 | 4s 2300 | Emax 2820, TR 35-42, AXI 2820 |
0.32 | 1800 | 35 | 51 | 450 | 2822 | 850 | 5s 2300 | Emax 2822, TR 35-42, AXI 2820 |
0.40 | 2000 | 37 | 54 | 500 | 2826 | 800 | 5s 2300 | Emax 2826, TR 35-48, AXI 2826 |
0.46 | 2500 | 42 | 57 | 625 | 3520 | 650 | 6s 2300 | TR 42-50, TP 3520, AXI 3520 |
0.52 | 2800 | 46 | 60 | 700 | 4020 | 520 | 7s 2300 | Emax 4020, TR 50-55, TP 4120, AXI 4120 |
0.60 | 3300 | 52 | 63 | 825 | 4020 | 450 | 8s 2300 | TReD 4020, TR 50-55, TP 4120, AXI 4120 |
0.90 | 4200 | 64 | 68 | 1050 | 4030 | 400 | 10s 2300 | Emax 4030, TR 50-65, TP 4130, AXI 4130 |
1.20 | 5600 | 76 | 74 | 1400 | 5330 | 280 | 12s 2300 | Emax 5335, TR 50-65, HXT 63-64, AXI 5320 |
Show de bola! Tenho um monte de aeros aqui que pretendo fazer isso
ResponderExcluirParabens amigo.
ResponderExcluir