Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dica da Semana - Deseletrificações

 Este foi DESELETRIFICADO...

Hoje vamos contar como DESELETRIFICAR aviões, pois muitas vezes vemos aqueles modelos bonitos feitos em balsa sendo vendidos na internet, e eles vem com aqueles motores elétricos horrorosos, principalmente quando vem com aqueles horríveis motores de escovas e as baterias de NiMh (esses são os melhores para serem transformados em glow!), e aí pensamos: Por que não colocar um motor glow pequeno nisso?

Pois é, aqui vamos tirar as dúvidas de como fazer isso da melhor forma!

1ª Parte -  A PAREDE DE FOGO
A parede de fogo é o item mais importante a ser modificado... Normalmente, a parede de fogo para elétricos é feita de compensado de 2mm sem cobertura alguma. Para usar um motor glow, ela deve ser reforçada e tratada. Normalmente, eu parafuso e colo com epoxi, uma chapa adicional de compensado de 4 a 6mm (assim, ficam uma parede de 6+2mm=8mm)

Depois, faço uma mistura de epoxi e diluo tudo em alcool até ficar quase líquido. Depois aplico essa mistura em todas as superfícies de madeira exposta na frente do avião. O acabamento e a proteção ficam perfeitos. Recomenda-se passar essa mistura em todas as superfícies de madeira que entrarão em contato com o óleo.

2ª Parte - O TANQUE DE COMBUSTÍVEL
 O tanque de combustível é o segundo item a dar mais trabalho... Normalmente, se for um avião pequeno para baterias 3S1P 2200Mah ou 1800mah, o espaço fica apertado para um tanque normal, mas pode-se usar vidros de remédio modificados para tanques, ou então, tanques menores, de 4 a 6 onças (principalmente por que esses aviões usam motores pequenos, logo, usam tanques pequenos).

3ª Parte - O MOTOR
Embora possa parecer complicado, o motor é um item um tanto simples de se instalar, basta verificar a cilindrada correta para o motor que se está usando. Abaixo, postarei uma tabela de equivalência (elétrico vs glow) pra que se possa achar o tipo certo. O único porem é sempre a posição do servo do acelerador, que pode ser colocado junto ao motor quando necessário. Outro item a ser levado em consideração é o montante, que deve ser sempre de plástico (pois absorve mais a vibração do motor glow).

4ª Parte - OS SERVOS
Normalmente, devido ao tamanho dos aviões, a única recomendação é trocar os microservos com engrenagens de plástico, por microservos com engrenagens de metal. Em aviões maiores, porém, é melhor trocar os microservos (caso ele use microservos) por miniservos, muito mais fortes e não tão grandes.

5ª Parte - A FUSELAGEM (E ASAS...)
Como o motor glow vibra um pouco (um elétrico com hélice desbalanceada vibra muito mais). Em aviões bem pequenos, recomenda-se dar uma reforçada na estrutura... Eu normalmente faço o seguinte, arrumo um fogareiro pequeno a álcool, coloco uma certa quantidade de C.A. numa latinha e boto pra "vaporizar" o C.A. dentro da fuselagem e estrutura das asas. A balsa fica muito mais resistente assim. Recomenda-se fazer esse procedimento apenas em locais bem abertos e muito bem ventilados! E use máscara protetora!

6ª Parte - O C.G.
Aqui podem acontecer alguns problemas, pois o conjunto elétrico de Motor+ESC+Bateria costuma pesar mais que o motor glow equivalente. Caso o avião fique com peso de cauda, apenas vá adicionando chumbo, de 5 em 5 gramas, até acertar o CG!
No mais é normal.. Apenas regule tudo e voe!!! O vôo é bem mais prazeiroso... 

Abaixo, a tabela de equivalência entre glows e elétricos:

Glow 2tPeso do avião (g)Área (dm²)Carga AlarPotência (W)Estatorkv (RPM)LiFEMotores elétricos
0.0495001827125221013003s 1100Emax 2210, KD 22-10, AXI 2212
0.10800223620022159004s 1100Emax 2215-25, KD 22-15, AXI 2217
0.1510002442275281014003s 2300TR 35-30, TP 2908, AXI 2808
0.2014002948350281512003s 2300TR 35-36, TP 2915, AXI 2814
0.251600325040028209504s 2300Emax 2820, TR 35-42, AXI 2820
0.321800355145028228505s 2300Emax 2822, TR 35-42, AXI 2820
0.402000375450028268005s 2300Emax 2826, TR 35-48, AXI 2826
0.462500425762535206506s 2300TR 42-50, TP 3520, AXI 3520
0.522800466070040205207s 2300Emax 4020, TR 50-55, TP 4120, AXI 4120
0.603300526382540204508s 2300TReD 4020, TR 50-55, TP 4120, AXI 4120
0.90420064681050403040010s 2300Emax 4030, TR 50-65, TP 4130, AXI 4130
1.20560076741400533028012s 2300Emax 5335, TR 50-65, HXT 63-64, AXI 5320

2 comentários:

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!