Manobras Básicas:
Looping: Um círculo completo em torno de um eixo imaginário localizado algum mts. acima do avão. Manche todo para trás e potência máxima, ao chegar no ápice do círculo reduza a potência para evitar que a asa se parta.
Tonneau ou Roll: Um círculo completo no sentido anti-horário em torno do eixo longitudinal, o eixo do motor (Basicamente ela é feita com o manche todo para o lado esquerdo, sendo que quando o avião estiver de dorso, é necessário que se compense a caída do nariz empurrando o manche um pouco para frente. Esse é o modo básico de se fazer a manobra, sendo corretamente feita, compensado o avião nas 4 posições básicas (normal, faca direita e faca esquerda e dorso)).
Faca: Vôo lateral em que o avião vâ com a asa na vertical, anulando assim qualquer sustentação. (Equilibrar o avião num ângulo de 90º contando a partir do vôo normal para esquerda, potência máxima, sendo necessário pisar no leme para o lado oposto ao da gravidade e compensar sua direção jogando o manche levemente para frente se necessário).
Snap Roll Positivo: O avião capota nos seu 3 eixos de vôo (manche para trás até ficar na vertical, logo em seguida, manche à esquerda, (a favor do torque) para frente e leme à direita simultaneamente. a saida será feita quando houver o stol, neutralizando todos os comandos.
Snap Roll Negativo: O Snap Roll consiste de um roll na horizontal, o qual é feito usando-se dos mesmos comandos do parafuso normal. Antes de tentar essa manobra certifique-se que o suporte de asa do seu avião seja bem resitente pois essa é uma manobra um pouco brusca. Vamos a manobra: Siga em vôo reto horizontal, reduza a potência para cerca de 20% do máximo, unicamente para não comprometer as estuturas de seu avião , sendo, que talvez isso não seja necessário. Nosso snap roll será feito para direita, dê os comando de aileron e leme totalmente para direirta e dê o comando de profundor no sentido de cabrar. O avião fará um roll abrupto, jogando a cauda para fora e com um certo desvio em sua trajetória. O snap pode ser feito, também, para a esquerda. Neste caso os comandos do leme e aileron devem ser direcionados para a esquerda. Os demais ficam iguais à situação anterior. Tente as duas formas e veja a que melhores resultados dá.
Oito Cubano: Inicia-se a manobra à partir de um meio looping, fazendo um numero oito no céu. (em vôo linear e alto, manche à frente numa descida de 45º, puxando um meio looping com potência máxima. No topo, desvire o avião (como se fosse um meio tonneau) em seguida repita essa manobra só que na posição inversa)
Lowcewack: segundo um aeromodelista, significa dor de cabeça em tcheco. Por provocar um sentimento de que o piloto vai ser "cuspido da cabine". É uma manobra muito bonita e é melhor executada em aviões de escala ou com o CG atrasado. Já os aviões pattern não a executam tão bem. Vamos a manobra: Com o motor a plena potência inicie uma subida de mais ou menos 60 graus. Quando o avião perder um pouco de velocidade ponha o leme e o aileron em posições opostas (ex: leme para esquerda e aileron para a direita) e pique o avião ao todo, mantendo o motor a plena potência. O avião devera girar em seu próprio eixo e capotar em um curto espaço de võo. Ele termina em um parafuso de dorso. Para tornar essa manobra ainda mais bonita, basta começa-la a partir de um võo de faca (role para a esquerda e ponha leme para direita) e depois pique e ponha o aileron para a esquerda. Vai torna-la mais complicada, mais muito mais bonita.
Parafuso Chato : Esta é uma manobra muito bonita e é executada bem com aviões com o CG levemente atrasado. Vamos a manobra: Com o avião nivelado ponha o leme totalmente para o lado e o profundor para baixo (picar). O avião devera rodar com o nariz levemente abaixado. Compense com o aileron para que ele se mantenha "achatado". Para sair, basta dar potência máxima ao motor e soltar os comandos. Ele devera voltar a "voar" normalmente.
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Manobras Avançadas e 3D:
Tenha sempre em mente que para realizar estas manobras é preciso experiência em vôo e um avião adequado para realiza-las, com os ajustes de CG atrasado e rádio capaz de operar com dual ou triple rate e algum tipo de controle exponencial...
Lembrete: Todas as manobras abaixo deverão ser feitas em "3D rate". A maioria dos pilotos experientes utiliza em "3D rate" as seguintes deflexões de superfícies de comando:
Profundor: 45° de deflexão (mínimo)
Leme: 45º de deflexão (mínimo)
Ailerons: 35º de deflexão (mínimo)
"HARRIER"
Descrição: Vôo normal extremamente lento com uma inclinação do modelo de mais ou menos 45º.
Como executar: Deixe o modelo começar a perder altitude, então adicione lentamente potência no motor até que a descida vertical pare e comece a voar com o nariz bem alto (acima de 45º) mantendo o profundor em máxima deflexão (3D rate). Trabalhe a aceleração do motor para controlar a altitude e a velocidade do modelo. Em dias com vento de nariz, você pode também trabalhar o profundor para manter a inclinação e a altitude. Use o leme para direcionar o modelo. Tente usar o mínimo de ailerons, porque farão com que o modelo comece a balançar as asas de um lado para o outro (os aeromodelistas utilizam o termo "bater as asas" quando o modelo entra nesta atitude).
Macete: Mantenha o nariz do modelo alto se começar a "bater as asas".
Recuperação Básica: Simplesmente adicione potência e reduza a deflexão do profundor até o modelo entrar em vôo normal.
Recuperação Avançada: Depois que você estiver fazendo harriers com segurança, trabalhe o motor até alcançar uma altitude próxima do solo e faça um pouso vindo do Harrier, ou seja, o modelo irá tocar na pista primeiramente a bequilha traseira e então adicione um pouco de motor para que o trem de pouso não dê uma pancada no solo.
"ELEVATOR"
Descrição: O modelo desce verticalmente em vôo normal com o nariz levemente alto. Dependendo das condições de vento de nariz, o modelo descerá com uma determindada inclinação. O motor é usado para determinar a velocidade de descida e a inclinação.
Como executar: Coloque o modelo em vôo nivelado com velocidade próxima do stall, lentamente adicione profundor até alcançar a máxima deflexão (3D rate). Use o leme e não os ailerons para direcionar o modelo. Mantenha as asas niveladas. Adicione potência para mudar a altitude do modelo.
Macete: Além de controlar a direção do modelo através do leme, você verá rapidamente que o macete desta manobra está em saber dosar o motor e o leme para levar o modelo onde você quiser.
Recuperação Básica: Simplesmente adicione potência, coloque o profundor no neutro e saia voando.
Recuperação Avançada: Faça o elevator até chegar próximo do solo, adicionando potência para diminuir a velocidade de decida até que ele entre num Harrier e pouse. Ou, com uma dose a mais de adrenalina, adicione potência até o modelo ficar na verticar e entrar em um Torque Roll. Cuidado com o uso demasiado do leme em conjunto com o aileron, você poderá entrar num snap e lenha!
"BLENDER (PÂNICO)"
Descrição: O Blender ou Pânico é um mergulho na vertical com rolls que deverá parar com a entrada de um parafuso chato.
Como executar: Inicie numa altitude aproximada de 120-150 metros, em vôo reto e nivelado, corte o motor e empurre (picar) o nariz para um mergulho. Logo que o modelo iniciar o mergulho com o motor em lenta, adicione todo o aileron para esquerda. Deixe completar 2 ou 3 rolls, então rapidamente mova os sticks para a posição de um snap roll invertido (aileron para esquerda, leme para direita, profundor picado) todos ao mesmo tempo. Se você fizer certo, o modelo sairá imediatamente do roll descendente e entrará num parafuso chato de dorso, literalmente freando o modelo. Adicione todo o motor somente depois do modelo entrar no parafuso chato, pois assim aumentará a sustentação.
Recuperação: Simplesmente libere o leme e os ailerons, continue com um pouco de profundor e aplique um pouco de motor. O modelo deverá parar de girar e sairá voando. Lembre-se que você está em "3D rate" então não faça nada abruptamente, pois pode estolar o modelo e ir direto para o chão.
"WATERFALL (Cachoeira)"
Descrição: Esta manobra faz com que o modelo entre em contínuos movimentos de capotagem perdendo altitude. Isso não é um loop, mas o modelo fica girando em torno do eixo da asa.
Como executar: Inicie a manobra relativamente alta. Com pouco motor, puxe (cabrar) o modelo até ele entrar numa vertical. Quando estiver próximo do stall, adicione toda a potência e empurre (picar) todo o profundor ao mesmo tempo. O modelo vai girar praticamente em torno do eixo da asa. Você deverá utilizar o leme e os ailerons para manter o modelo girando sempre no mesmo alinhamento. Para fazer consecutivos waterfalls, continue com o modelo girando e controlando o leme e ailerons para mantê-lo alinhado.
Macete: Você deverá estar utilizando o leme e os ailerons, fazendo constantes correções. A quantidade de leme que deverá ser utilizada vai variar de acordo com o modelo. Se você não corrigir com o leme e ailerons, o modelo entrará num parafuso de asa.
Recuperação: Apenas neutralize o profundor e modelo deverá parar de girar. Saia voando nivelado ou pare o giro com o modelo na vertical, entrando em um torque roll.
Cuidados: Deixar o modelo sair muito próximo do solo com muita quantidade de comando de profundor na recuperação poderá provocar um snap. Para evitar isso, mude o rate do profundor na saída para o mínimo de comando.
Dica interessante: Como dito anteriormente, caso você não corrija com o leme e com os ailerons, o modelo entrará num parafuso de asa, neste caso, basta controlar os ailerons para manter a asa reta na vertical.
Torque Roll
Descrição: O modelo entra em "hover" na vertical, girando para esquerda no eixo da fuselagem.
Como executar: Voando baixo próximo do solo em baixa rotação de motor, adicione potência suavemente com o profundor cabrado, trazendo o modelo para a posição vertical. Alguns pilotos adicionam um pouco de aileron para esquerda para facilitar o início do giro. Controle o motor para manter o nariz apontado para cima e faça as correções com o leme e profundor para manter o modelo na vertical.
Macete: A correção de leme inverte quando o modelo estiver com a barriga voltada para você. (Dica: pense que se o modelo estiver com a barriga voltada para você, empurre o stick do leme na direção da asa mais baixa para corrigir as quedas de ponta de asa). Você tem que ser rápido nas correções de motor. A maioria dos pilotos fica bombando o acelerador durante as correções de leme e profundor.
Recuperação simples: Se você simplesmente adicionar potência total, o modelo sairá na vertical.
Recuperação avançada: Quando a asa se alinhar com a pista, deixe o nariz do modelo cair para um dos lados (utilizando o leme) e depois saia voando de faca. Fica bem mais bonito.
Cuidados: Um motor sem confiabilidade pode te trazer problemas. Torque roll exige muito dos motores porque eles giram próximo do limite de potência, com apenas a refrigeração proveniente do fluxo de ar da hélice. Alguns pilotos usam um sistema de direcionamento do fluxo de ar para o cabeçote do motor conforme utilizado na aviação real, chamados de "baffles", que proporcionam uma melhor refrigeração do motor.
FLAT TURN (Curva chata)
Descrição: É uma curva na qual se mantem o modelo com as asas alinhadas na horizontal, sem que elas apresentem nenhuma tendência a pender para qualquer um dos lados.
Como executar: Com o modelo em vôo normal nivelado, vá adicionando leme para o lado desejado, e ao mesmo tempo, vá compensando a queda da asa com o aileron, até que o leme esteja totalmente defletido. Mantenha esta posição até o fim da curva. Faça correções de altitude utilizando o profundor.
Macete: Dê o comando de leme primeiro, e espere a asa decair antes de usar o aileron, fica mais fácil corrigir assim.
Recuperação simples: Solte o leme devagar e ao mesmo tempo retire o comando de aileron. O modelo deverá sair voando normalmente.
Recuperação avançada: Dê todo o comando de aileron, no sentido contrário ao do leme até o modelo entrar em faca. E saia voando de faca normalmente. Regule a subida e descida do vôo com o acelerador.
Cuidados: Vá devagar com o comando de aileron. Excesso de aileron nesta manobra causa um Snap Roll instantâneo, o que se estiver a baixa altura, causa uma lenha instantânea.
Bons Vôos...
Looping: Um círculo completo em torno de um eixo imaginário localizado algum mts. acima do avão. Manche todo para trás e potência máxima, ao chegar no ápice do círculo reduza a potência para evitar que a asa se parta.
Tonneau ou Roll: Um círculo completo no sentido anti-horário em torno do eixo longitudinal, o eixo do motor (Basicamente ela é feita com o manche todo para o lado esquerdo, sendo que quando o avião estiver de dorso, é necessário que se compense a caída do nariz empurrando o manche um pouco para frente. Esse é o modo básico de se fazer a manobra, sendo corretamente feita, compensado o avião nas 4 posições básicas (normal, faca direita e faca esquerda e dorso)).
Faca: Vôo lateral em que o avião vâ com a asa na vertical, anulando assim qualquer sustentação. (Equilibrar o avião num ângulo de 90º contando a partir do vôo normal para esquerda, potência máxima, sendo necessário pisar no leme para o lado oposto ao da gravidade e compensar sua direção jogando o manche levemente para frente se necessário).
Snap Roll Positivo: O avião capota nos seu 3 eixos de vôo (manche para trás até ficar na vertical, logo em seguida, manche à esquerda, (a favor do torque) para frente e leme à direita simultaneamente. a saida será feita quando houver o stol, neutralizando todos os comandos.
Snap Roll Negativo: O Snap Roll consiste de um roll na horizontal, o qual é feito usando-se dos mesmos comandos do parafuso normal. Antes de tentar essa manobra certifique-se que o suporte de asa do seu avião seja bem resitente pois essa é uma manobra um pouco brusca. Vamos a manobra: Siga em vôo reto horizontal, reduza a potência para cerca de 20% do máximo, unicamente para não comprometer as estuturas de seu avião , sendo, que talvez isso não seja necessário. Nosso snap roll será feito para direita, dê os comando de aileron e leme totalmente para direirta e dê o comando de profundor no sentido de cabrar. O avião fará um roll abrupto, jogando a cauda para fora e com um certo desvio em sua trajetória. O snap pode ser feito, também, para a esquerda. Neste caso os comandos do leme e aileron devem ser direcionados para a esquerda. Os demais ficam iguais à situação anterior. Tente as duas formas e veja a que melhores resultados dá.
Oito Cubano: Inicia-se a manobra à partir de um meio looping, fazendo um numero oito no céu. (em vôo linear e alto, manche à frente numa descida de 45º, puxando um meio looping com potência máxima. No topo, desvire o avião (como se fosse um meio tonneau) em seguida repita essa manobra só que na posição inversa)
Lowcewack: segundo um aeromodelista, significa dor de cabeça em tcheco. Por provocar um sentimento de que o piloto vai ser "cuspido da cabine". É uma manobra muito bonita e é melhor executada em aviões de escala ou com o CG atrasado. Já os aviões pattern não a executam tão bem. Vamos a manobra: Com o motor a plena potência inicie uma subida de mais ou menos 60 graus. Quando o avião perder um pouco de velocidade ponha o leme e o aileron em posições opostas (ex: leme para esquerda e aileron para a direita) e pique o avião ao todo, mantendo o motor a plena potência. O avião devera girar em seu próprio eixo e capotar em um curto espaço de võo. Ele termina em um parafuso de dorso. Para tornar essa manobra ainda mais bonita, basta começa-la a partir de um võo de faca (role para a esquerda e ponha leme para direita) e depois pique e ponha o aileron para a esquerda. Vai torna-la mais complicada, mais muito mais bonita.
Parafuso Chato : Esta é uma manobra muito bonita e é executada bem com aviões com o CG levemente atrasado. Vamos a manobra: Com o avião nivelado ponha o leme totalmente para o lado e o profundor para baixo (picar). O avião devera rodar com o nariz levemente abaixado. Compense com o aileron para que ele se mantenha "achatado". Para sair, basta dar potência máxima ao motor e soltar os comandos. Ele devera voltar a "voar" normalmente.
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Manobras Avançadas e 3D:
Tenha sempre em mente que para realizar estas manobras é preciso experiência em vôo e um avião adequado para realiza-las, com os ajustes de CG atrasado e rádio capaz de operar com dual ou triple rate e algum tipo de controle exponencial...
Lembrete: Todas as manobras abaixo deverão ser feitas em "3D rate". A maioria dos pilotos experientes utiliza em "3D rate" as seguintes deflexões de superfícies de comando:
Profundor: 45° de deflexão (mínimo)
Leme: 45º de deflexão (mínimo)
Ailerons: 35º de deflexão (mínimo)
"HARRIER"
Descrição: Vôo normal extremamente lento com uma inclinação do modelo de mais ou menos 45º.
Como executar: Deixe o modelo começar a perder altitude, então adicione lentamente potência no motor até que a descida vertical pare e comece a voar com o nariz bem alto (acima de 45º) mantendo o profundor em máxima deflexão (3D rate). Trabalhe a aceleração do motor para controlar a altitude e a velocidade do modelo. Em dias com vento de nariz, você pode também trabalhar o profundor para manter a inclinação e a altitude. Use o leme para direcionar o modelo. Tente usar o mínimo de ailerons, porque farão com que o modelo comece a balançar as asas de um lado para o outro (os aeromodelistas utilizam o termo "bater as asas" quando o modelo entra nesta atitude).
Macete: Mantenha o nariz do modelo alto se começar a "bater as asas".
Recuperação Básica: Simplesmente adicione potência e reduza a deflexão do profundor até o modelo entrar em vôo normal.
Recuperação Avançada: Depois que você estiver fazendo harriers com segurança, trabalhe o motor até alcançar uma altitude próxima do solo e faça um pouso vindo do Harrier, ou seja, o modelo irá tocar na pista primeiramente a bequilha traseira e então adicione um pouco de motor para que o trem de pouso não dê uma pancada no solo.
"ELEVATOR"
Descrição: O modelo desce verticalmente em vôo normal com o nariz levemente alto. Dependendo das condições de vento de nariz, o modelo descerá com uma determindada inclinação. O motor é usado para determinar a velocidade de descida e a inclinação.
Como executar: Coloque o modelo em vôo nivelado com velocidade próxima do stall, lentamente adicione profundor até alcançar a máxima deflexão (3D rate). Use o leme e não os ailerons para direcionar o modelo. Mantenha as asas niveladas. Adicione potência para mudar a altitude do modelo.
Macete: Além de controlar a direção do modelo através do leme, você verá rapidamente que o macete desta manobra está em saber dosar o motor e o leme para levar o modelo onde você quiser.
Recuperação Básica: Simplesmente adicione potência, coloque o profundor no neutro e saia voando.
Recuperação Avançada: Faça o elevator até chegar próximo do solo, adicionando potência para diminuir a velocidade de decida até que ele entre num Harrier e pouse. Ou, com uma dose a mais de adrenalina, adicione potência até o modelo ficar na verticar e entrar em um Torque Roll. Cuidado com o uso demasiado do leme em conjunto com o aileron, você poderá entrar num snap e lenha!
"BLENDER (PÂNICO)"
Descrição: O Blender ou Pânico é um mergulho na vertical com rolls que deverá parar com a entrada de um parafuso chato.
Como executar: Inicie numa altitude aproximada de 120-150 metros, em vôo reto e nivelado, corte o motor e empurre (picar) o nariz para um mergulho. Logo que o modelo iniciar o mergulho com o motor em lenta, adicione todo o aileron para esquerda. Deixe completar 2 ou 3 rolls, então rapidamente mova os sticks para a posição de um snap roll invertido (aileron para esquerda, leme para direita, profundor picado) todos ao mesmo tempo. Se você fizer certo, o modelo sairá imediatamente do roll descendente e entrará num parafuso chato de dorso, literalmente freando o modelo. Adicione todo o motor somente depois do modelo entrar no parafuso chato, pois assim aumentará a sustentação.
Recuperação: Simplesmente libere o leme e os ailerons, continue com um pouco de profundor e aplique um pouco de motor. O modelo deverá parar de girar e sairá voando. Lembre-se que você está em "3D rate" então não faça nada abruptamente, pois pode estolar o modelo e ir direto para o chão.
"WATERFALL (Cachoeira)"
Descrição: Esta manobra faz com que o modelo entre em contínuos movimentos de capotagem perdendo altitude. Isso não é um loop, mas o modelo fica girando em torno do eixo da asa.
Como executar: Inicie a manobra relativamente alta. Com pouco motor, puxe (cabrar) o modelo até ele entrar numa vertical. Quando estiver próximo do stall, adicione toda a potência e empurre (picar) todo o profundor ao mesmo tempo. O modelo vai girar praticamente em torno do eixo da asa. Você deverá utilizar o leme e os ailerons para manter o modelo girando sempre no mesmo alinhamento. Para fazer consecutivos waterfalls, continue com o modelo girando e controlando o leme e ailerons para mantê-lo alinhado.
Macete: Você deverá estar utilizando o leme e os ailerons, fazendo constantes correções. A quantidade de leme que deverá ser utilizada vai variar de acordo com o modelo. Se você não corrigir com o leme e ailerons, o modelo entrará num parafuso de asa.
Recuperação: Apenas neutralize o profundor e modelo deverá parar de girar. Saia voando nivelado ou pare o giro com o modelo na vertical, entrando em um torque roll.
Cuidados: Deixar o modelo sair muito próximo do solo com muita quantidade de comando de profundor na recuperação poderá provocar um snap. Para evitar isso, mude o rate do profundor na saída para o mínimo de comando.
Dica interessante: Como dito anteriormente, caso você não corrija com o leme e com os ailerons, o modelo entrará num parafuso de asa, neste caso, basta controlar os ailerons para manter a asa reta na vertical.
Torque Roll
Descrição: O modelo entra em "hover" na vertical, girando para esquerda no eixo da fuselagem.
Como executar: Voando baixo próximo do solo em baixa rotação de motor, adicione potência suavemente com o profundor cabrado, trazendo o modelo para a posição vertical. Alguns pilotos adicionam um pouco de aileron para esquerda para facilitar o início do giro. Controle o motor para manter o nariz apontado para cima e faça as correções com o leme e profundor para manter o modelo na vertical.
Macete: A correção de leme inverte quando o modelo estiver com a barriga voltada para você. (Dica: pense que se o modelo estiver com a barriga voltada para você, empurre o stick do leme na direção da asa mais baixa para corrigir as quedas de ponta de asa). Você tem que ser rápido nas correções de motor. A maioria dos pilotos fica bombando o acelerador durante as correções de leme e profundor.
Recuperação simples: Se você simplesmente adicionar potência total, o modelo sairá na vertical.
Recuperação avançada: Quando a asa se alinhar com a pista, deixe o nariz do modelo cair para um dos lados (utilizando o leme) e depois saia voando de faca. Fica bem mais bonito.
Cuidados: Um motor sem confiabilidade pode te trazer problemas. Torque roll exige muito dos motores porque eles giram próximo do limite de potência, com apenas a refrigeração proveniente do fluxo de ar da hélice. Alguns pilotos usam um sistema de direcionamento do fluxo de ar para o cabeçote do motor conforme utilizado na aviação real, chamados de "baffles", que proporcionam uma melhor refrigeração do motor.
FLAT TURN (Curva chata)
Descrição: É uma curva na qual se mantem o modelo com as asas alinhadas na horizontal, sem que elas apresentem nenhuma tendência a pender para qualquer um dos lados.
Como executar: Com o modelo em vôo normal nivelado, vá adicionando leme para o lado desejado, e ao mesmo tempo, vá compensando a queda da asa com o aileron, até que o leme esteja totalmente defletido. Mantenha esta posição até o fim da curva. Faça correções de altitude utilizando o profundor.
Macete: Dê o comando de leme primeiro, e espere a asa decair antes de usar o aileron, fica mais fácil corrigir assim.
Recuperação simples: Solte o leme devagar e ao mesmo tempo retire o comando de aileron. O modelo deverá sair voando normalmente.
Recuperação avançada: Dê todo o comando de aileron, no sentido contrário ao do leme até o modelo entrar em faca. E saia voando de faca normalmente. Regule a subida e descida do vôo com o acelerador.
Cuidados: Vá devagar com o comando de aileron. Excesso de aileron nesta manobra causa um Snap Roll instantâneo, o que se estiver a baixa altura, causa uma lenha instantânea.
Bons Vôos...
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