Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

videos de terça !!

tabajara como você havia dito que estava muito enrrolado essa semana tomei a liberdade de postar alguns videos para a cessão "videos de terça"

                                                 PRECISION IS ALL - Red Bull Air Race






               o primeiro video é de uma hotspot maravilhosa,que vuou num aeroclube de campo magro                       região metrupolitana  de curitiba.




o segundo video é de um extra e um ultimate radicalizando no torque roll.muito bom



                       e pra encerrar um giant pra ninguem botar defeito...RAVEN 70%....heheheh



sábado, 27 de novembro de 2010

NOTICIA :

SPECTRUM DX8....TELEMETRIA,MEMORY CARD E MEMORIA PARA 1000 MODELOS SÃOSÓ ALGUNS DE SEUS NOVOS ATRATIVOS :

bom galera é sabido por todos que os rádios transmissores da spectrum nunca foram e talvez nunca serão o maior sonho de consumo da maioria dos aeromodelistas,mais como a SPECTRUM se empenhou de maneira ardua  nessa sua nova empreitada eu acho de bom gosto compartilhar com os aeromodelistas as perimeiras impressões do seu novo lançameno mundial o SPECTRUM DX8 TRANSMITER.que traz entre outros atrativos telemetria em tempo real.



      O DX8 Spektrum é, sem dúvida, o rádio mais esperado divulgado pela Spektrum RC nos últimos anos,e Tem sido um ano movimentado para Spektrum e JR, com o lançamento da X9503 JR e, em seguida,  o JR 11X.
      

Esses são os dois intermédios para os rádios mais sofisticados, mais ainda havia uma lacuna no segmento de 8 canais fazendo alguns de nós imaginar-mos o que estaria por vir.
      a spectrum Poderia trazer um Spektrum DX7 retrabalhado, ou algo completamente novo? O DX8 responde a esse pergunta.

TELEMETRIA!

a Spektrum tinha tomado a sua experiência comprovada de telemetria do rádio DX3  e está implementando agora tecnologia  ensa nova geração de rádios.

O que é telemetria?

    a telemetria, enviará informações do avião  para o rádio dando-lhe os dados em tempo real a partir de uma variedade de sensores, fazendo leituras contínuas de dados a bordo avião elicoptero ou planador, e é uma adaptação natural possível graças atecnologia 2.4gz

Estas leituras podem incluir a tensão da bateria do receptor, a tensão pack voo se você voar aeronaves com motor elétrico, sensores de temperatura para a temperatura do motor no caso dos glows, de temperatura do motor, temperatura do CES, temperatura da bateria para o nome das leituras mais comuns que você pôde gostar de acompanhar durante um voo. Há também dois sensores opcionais RPM (um para motores de combustão e uma para os motores sem escovas) para monitorar o RPM do motor.
       Por exemplo, se a temperatura ddo cabeçote do motor está ficando demasiadamente  quente, a voltagem da bateria RX está ficando muito baixo (não que eu gostaria de saber alguma coisa sobre isso), ou da sua bateria de vôo está chegando ao 80% de alta tensão, o DX8 Spektrum irá avisá-lo por sinal sonoro, vibratório, ou ambos, para que você não precisa nem estar olhando para a tela.

    Os outros bits de informação muito útil da telemetria reunida é o quão forte o sinal RF é monitorando o número de pacotes / quadros que não chegar até o receptor. Não mais adivinhar se você precisa mudar sua posição de receptores, adicionar outros receptores remotos, ou saber o quão longe você pode voar com aviões maiores, e ainda manter uma ligação RF sólida para seu modelo

totalmente  customizável!


Uma das características que  realmente chama a atnênção no DX8 é como é personalizável com a programação do interruptor, a ativação do alarme, a ativação do temporizador, funções e o modo de mistura, para citar alguns. Este tem sido um dos pontos fracos, tanto que estou preocupado com o DX7 e até mesmo o X9305 JR e é onde muitos consideram o Aurora Hitec e Futaba 9 8FG e o 10CG ter uma clara vantagem sobre os Spektrum e o JR.
Já não é este o caso com o Spektrum DX8, e a Spektrum RC quis ouvir o que seus clientes estavam procurando em um rádio de nível médio e trabalharam pra colocar no mercado esse produto, não é realmente nenhuma surpresa porque o DX8 era tão aguardados e agora é procurado por muitas pessoas.

Sustentação SD Card

O DX8 Spektrum tem uma porta de cartão SD para transferir dados em um cartão SD ou carregar os dados do cartão para o DX8 para o último firmware / upgrades de software, por exemplo. Novamente, isto é, onde a Spektrum ouviu o que seus clientes queriam,e contou com dicas da da concorrente Futaba. O DX8 Spektrum tem um modelo com 30 memorias, que é certamente mais do que suficiente para a maioria de nós, mas com o apoio de cartão flash - você pode, essencialmente, tem uma quantidade ilimitada de modelos armazenados no seu PC ou mesmo definições de partilha / transferência de um para o DX8.

OS PONTOS MAIS POSITIVOS

DISPLAY BEM MAIOR 64 X 128 BITS

30 MEMORIAS INTERNAS,COM CARTÃO DE MOMORIAS PODE PASSAR DE 1000 MODELOS MEMORIZADOS

INLUMINAÇÃO NO ISPLAY.

RESUMO
O DX8 é sem dúvida o primeiro de uma nova geração de rádios Spektrum e JR, que suportam ambos os telemetria e cartões SD. Você pode apostar que não vão haver algumas mudanças muito emocionante e interessante para o próximo ano ou dois com duas empresas de construção desses novos recursos.

BOM COMO COSTUMAMOS DIZER GOSTO É GOSTO,EU PARTICULARMENTE GOSTEI BASTANTE DO SPCTRUM DX8,VAMOS V~E COMO ELE SE COMPORTA ONDE MAIS IMPORTA NA PISTA.

joão microvoo

negar informação é barrar o crescimento

alguns trechos dos textos foram retirados da intenet.








quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO !!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE .

      galera sabe essa adptação que estão fazendo nos aeros glows,onde se troca a bateria do receptor que é uma NI-MH por uma lipo 2S ? então...
      é altamente recomendado que se faça essa troca da bateria em aeros equipados com RECPTOR AR6100,o que ocorre é que após um ou dois anos de uso o CAPACITOR ELETROLITICO do receptor tem sua capacitância drasticamente diminuída.e como a tensão nas baterias de NI-MH com 4 celulas é de apenas 4,8v,quando ocorre a menor queda de tensão o receptor entende que foi solicitado um RESET e o faz, interronpendo momentaneamente a comunicação com o TRANSMISSOR o tempo de corte é curto mais em muitos casos é o suficiente para derrubar o AERO.
      o fabricante,no caso a SPECTRUM, até colocou no mercado um atalho pra resolver o problema,trata-se exatamente de um capacitor eletrlitico que tem a tarefa de manter a tensão acima do nível de RESET.
      a imagem a seguir mostra esse componente a spectrum o batizou de SPECTRUM VOLTAGE PROTETOR.

Mais a solução definitiva do problema já está disponivel em outra versão do RECPTOR AR6100 o AR6100e.... e tambêm em outros receptores como o AR7200,AR8000,AR9000 AR6255,AR9300 e AR1200

além disso a SPCTRUM já lançou no mercados a sua linha de baterias de polimeros de litio para seus receptores.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vídeos de Terça - Coisas interessantes pra se fazer no Aeromodelismo

Prova do Caixote 1 - VCC

Prova do Pacu (Pegar o papel higiênico no ar), Caça à raposa e vôos 3D

Prova do Ovo

Pouso de Precisão

Alguns vôos e aeromodelos interessantes!

Até terça que vem!! Divirtam-se!

Vídeos de Terça - Desta vez um diferente e MUITO sério! (OFF TOPIC)

Normalmente na terça postamos vídeos sobre aeromodelismo, aviação e curiosidades sobre estes assuntos, mas hoje trago à pauta uma questão muito importante e que tem preocupado muita gente: A MEDIOCRIDADE NA CULTURA BRASILEIRA.

Então, estou publicando um dos vídeos do MOVIMENTO ANTI-REBOLATION. Espero que não me crucifiquem!

domingo, 21 de novembro de 2010

Mudança!!!

É ansim que nóis muda!!!

É com orgulho que informamos a todos que o Aerotaguá irá se mudar!

Após muita luta, muito trabalho, muita força bruta e muita paciência conseguimos fazer com que a nova pista (inicialmente de terra batida, depois será de grama esmeralda) se tornasse um local "voável" onde já podemos nos reunir nos fins de semana de vôo, sem termos problema algum, principalmente os problemas relativos ao tamanho (que antigamente era reduzido, e agora é maior do que o da pista da Abra na L2 Sul) da nossa área de vôo, o que restringia o tamanho e velocidade dos aviões, entre outros problemas (carroceiros passando, excesso de pessoas, lixo (embora distante, ele estava lá), velhas chatas e etc)

Agora todos estes problemas acabaram!

Informamos também que a partir do fim de semana que vem, iremos gradativamente abandonar a pista antiga, pois o pessoal do carrinho e o pessoal do skate estão só esperando retirarmos as mesas e a brita para "tomarem posse" 

A pista nova, atualmente está com 90x10 metros e em breve irá para 130x12 metros. Os planos são de aumentarmos 10 metros por semana, chegando ao tamanho máximo suportado pela área, de 300m de comprimento. Já temos área para vôos de helicóptero perfeitamente delimitada.

Para quem tem GPS, as coordenadas da pista nova são:
Latitude 15º47'42.92"S Longitude 48º05'28.75"O
Cabeceiras 12º e 30º (predominante de vento em Brasilia: 11 e 29!!!)

Informamos também que os elétricos continuam bem vindos à pista nova e que qualquer falácia em contrário é totalmente falsa! As única regras é que se respeite o limite de segurança de 6 aviões no ar e o .sentido de vôo, dado pelo vento ou pelo primeiro avião a subir.

Agora, algumas fotos para vocês como foram os trabalhos, assim como as fotos do primeiro vôo da pista nova, o vôo do Sport 40 do Reges

A turma da obra..

Início dos trabalhos

Reges preparando o vôo histórico

Subindo...

Todo mundo na fila pra voar

Agradecemos a todos os que tornaram isso possível!

Agradecimentos especiais:

Marcelo Azevedo e Hélio pelo empenho em começar a capinagem
Reges e Tabajara, que não deixam a bola cair NUNCA
Thales, Jaildo, Wesley e um que nunca decoro o nome por participar da primeira capinagem conjunta.


No mais, é isso!! Até semana que vem, na pista nova!!! Abraços a todos e bons vôos! 

sábado, 20 de novembro de 2010

CONVOCAÇÃO GERAL

Amanhã pela manhã, as 09:00 estaremos na pista nova para terminarmos a parte pesada de forma a começarmos a voar na mesma! 
 
Quem tiver equipamentos de jardinagem/capinagem (pá, enxada, picareta e etc...) por favor leve! Quem não tiver, compareça assim mesmo para ajudar a construir o futuro do aerotaguá!! Contamos e realmente precisamos da presença de todos!!

Mas não se esqueçam, é na PISTA NOVA!!! Não na pista provisória! A pista nova fica do outro lado da BR-070, em frente ao galpão da Machmelo. Estaremos todos lá!

Abraços!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aeromodelismo REALMENTE estranho!!!!

Esta é uma seleção dos vídeos mais estranhos sobre aeromodelismo que vagueiam pela internet...

Aero Caveirinha

Avião ou Autogiro? Você decide!!!

Motores muito loucos!!!

Casinha de Cachorro Voadora

Ônibus escolar que vira avião

Espaçonave USS Enterprise NCC-1701D

X-Wing de Star Wars (Com R2-D2 e tudo!)

Outro X-Wing!!! Esse com 50% de escala!

Carro voador!!!

O famoso CORTADOR DE GRAMA VOADOR

Esse aqui é surpresa!!!

Segunda parte da surpresa!

E depois nós é que somos loucos.... Aerotaguá SEMPRE e PRA SEMPRE!!!

Abraços a todos! Ah sim!! Façam um blogueiro feliz!!! COMENTEM!!!

Sábado (20/11) e Domingo (21/11)

Lembramos a todos que este é mais um fim de semana de vôo na nossa pista provisória (esperamos que por MUITO pouco tempo) da "M" Norte"!!

A previsão do tempo para Sábado é:
Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva
Temperatura média de 28ºC mínima de 20ºC
Sensação Térmica 26ºC
Ventos Noroestes de 5Km/h a 16Km/h (Atravessados com a pista, Fracos)
Índice UV: 7 (recomendado óculos, boné e capa de chuva)
Umidade relativa do Ar: 80%
Por do sol as 19:36

Domingo também é dia de vôo! Afinal, voar é mais do que necessário, é uma prioridade e algo muito bom de se fazer!!

A previsão do tempo para Domingo é:
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Temperatura média de 28ºC mínima de 21ºC
Sensação Térmica 27ºC
Ventos Noroestes de 6Km/h a 8Km/h (Atravessados com a pista, Fracos)
Índice UV: 7 (recomendado óculos e boné)
Umidade relativa do Ar: 80%
Por do sol as 19:36

Foto do Satelite:

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Planta da Semana - Senior Aero Sport

Nunca antes na história deste blog, se viu uma planta de um biplano... Então por este motivo, a planta de hoje é a de um biplano, o Senior Aero Sport PJ-260. Trata-se de um avião esporte, logo, não é recomendado a iniciantes. Porém, tem o vôo bastante dócil e ao mesmo tempo acrobático (vai depender apenas da quantidade de comando que se dê no bicho). E também é um belo avião escala.

Aqui a foto original do aeromodelo, tirada em 1975

Aqui, algumas fotos de Aero Sport's reais (Para modelos de entelagem)


E agora, a planta do bichinho... (Clique para ampliar)

Semana que vem tem mais!! Semana que vem é jatinho, F-86 Sabre para glow .46 ou EDF elétrico

pistaaaaa ,pistaaaaa.pistaaaaaa

domingo, 14 de novembro de 2010

VALE A PENA VER DENOVO!!! glow ou elétrico???

Atentem nas conversas, até nos momentos de descontração surgue as discursões sobre Glow e Elétrico, pelo jeito isso é uma discursão eterna.



Vamos combinar a confraternização de fim de ano do AEROTAGUÁ, com direito a amigo-oculto e tudo, O que acham????


REGES.

INÉDITO !!!! ESSE NINGUEM VIU....

Olhando os vídeos do AEROTAGUÁ no Youtube achei esse vídeo, nem sabia que tinham filmado. Pelos comentários, acho que a cinegrafista foi a esposa do Fabrício.

Galera pra ver os filmes do AEROTAGUA no Youtube é só digitar "AEROTAGUA" que tem varios vídeos interessantes, as vezes nem sabemos que existem, como esse mesmo abaixo.



Abç,

REGES.

UM DOS MAIORES DO MUNDO.

Esse cara está querendo voar esse monstro na pista da M-norte, o que acham??? podemos autorizar?? rsrsr....



kkkkkkkkkkkkk

REGES.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Enquanto isso, na Inglaterra... O CÚMULO DO AEROMODELISMO

Avião de papel tira fotos da Terra vista do espaço

 

Planador foi colado a um balão de gás hélio, que chegou a 27 mil metros de altura

 

  Olha a carinha da criança...
Não, não é elétrico!! É PLANADOR DE PALHA mesmo...

Uma equipe de amadores britânicos lançou ao espaço um avião feito de palha e coberto com papel que tirou fotografias da Terra.

Steve Daniels e John Oates, entusiastas e editores do site de ciência e tecnologia The Register, embarcaram na iniciativa porque "estavam procurando algo divertido para fazer" e se disseram impressionados com a facilidade de realizar o projeto.

Batizado de Vulture 1 ("Urubu 1"), o planador foi colado a um balão de gás hélio, que explodiu a mais de 27 mil metros da superfície e deixou cair o protótipo de aeronave.

Na descida, que durou cerca de 90 minutos, câmeras de Clique foto e de Clique vídeo inseridas dentro do aparelho registraram imagens como a da curvatura da Terra.

"Estávamos procurando algo divertido para fazer e os leitores do site tiveram essa ideia de criar um avião de papel", disse John Oates, 39.

"Achávamos que a corrida espacial britânica precisava de uma revigorada", brincou.
O chamado projeto Paris (sigla em inglês para "Avião de Papel Liberado no Espaço") custou cerca de 8 mil libras (R$ 21 mil) e demorou um ano para ser aprimorado.

Para localizar o aparelho após o lançamento, os pesquisadores contaram com equipamentos de rastreamentos produzidos com ajuda da companhia de tecnologia em defesa Qinetiq.

Para manter as câmeras de foto e vídeo funcionando, os pesquisadores equiparam o avião com bolsas de água quente.

No 'cockpit', os criadores colocaram um boneco de playmobil que apelidaram carinhosamente de "playmonauta".

O planador de pouco mais de um metro de diâmetro foi lançado a cerca de 150 km de Madri, na Espanha, e pousou a pouco mais de 30 km de distância do ponto de onde saiu.

John Oates disse que temia que o avião se desviasse centenas de quilômetros e que a saga para encontrá-lo demorasse dias. Mas isso não ocorreu.

"Ele caiu em uma parte relativamente remota da Espanha, e por pouco não atingimos um reservatório de água e uma área de leões dentro de um parque de safáris. Então, tivemos sorte."

Fonte: Último Segundo

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dica da Semana - Flutuadores

Tem muita gente que olha aquele lago enorme perto de casa, ou mesmo uma praia de águas cálidas e tranqüilas e sonha em fazer um vôo rasante bem pertinho da água com aquele seu aeromodelo anfíbio...

Pois é... Pra que a nossa traquitana voadora predileta possa fazer isso, é necessária a instalação de um flutuador no lugar dos trens de pouso... Mas... Como se faz um treco desses?

Nesta postagem de hoje, irei descrever as mumunhas de como se constrói um flutuador e de quebra, como instalá-lo corretamente no aeromodelo.

Exemplo de Aeromodelo com flutuador

Há vários tipos de flutuadores para uso em aeronave. Algumas aeronaves antigas como o biplano de Sopwith usava o tipo de fundo plano que flutuam por igual , enquanto os V assentam mais como a armação de um barco. Nas aeronaves tipo aeromodelos qualquer flutuador projetado trabalha bem. O de fundo chato é muito mais fácil construir, e deixará que seu modelo decole e aterrisse na água muito facilmente. O fundo V balança mais, e é um pouco mais difícil construir. Porém. o plano básico dos estilos de flutuador ainda é o mesmo. Falando de modo geral os flutuadores construídos de isopor são mais fáceis de construir e mais resistentes aos danos que os flutuadores construídos de balsa, e que tudo depende do tipo de aeronave que você deverá estar voando na água. Se é um escala então você deveria construir flutuadores duplicata dos flutuadores da aeronave de tamanho real. Se vão ser para sua máquina normal, então a construção em isopor será mais fácil e mais rapida de construir, e dará um serviço excelente.

O ponto de partida projetando os flutuadores que nós vamos usar é determinar o comprimento de fuselagem de sua aeronave.
O certo é medir até a parte de trás de da linha de dobradiça do grupo estabilizador horizontal. Algumas aeronave tem uma linha de dobradiça diferente para o leme e elevador, neste caso, use a linha de dobradiça mais para o traseiro como o ponto medido para o fim da fuselagem. O comprimento do flutuador deveria ser a aproximadamente 75% do comprimento da fuselagem. Esta medida não é definitiva, mas é bem aproximada. O comprimento pode variar de 70% a 80% sem problema. Se você é tentando determinar um comprimento, então trabalhe no 70/80% . Se você vai construir seus próprios flutuadores, então use a 75% . Não faz nenhuma diferença o comprimento do flutuador mesmo se sua aeronave tem uma asa, duas asas, ou dez asas. A relação de fuselagem/flutuador fica a mesma. Por exemplo, fuselagem tem um comprimento de 47 “, 75%, disto é 351/4 “. Alguns flutuadores comerciais estão disponíveis nesta relação Mesmo ao fazer seu próprio flutuador, unifique um pouco. O único problema para esta relação que poderia não estar correta é se a aeronave para a qual você está projetando os flutuadores têm um nariz muito longo (a distancia da extremidade principal da asa para a parte de trás do suporte). Algumas aeronaves do tipo treinador têm um nariz extra longo . assim a próxima coisa para a que nós precisamos considerar é a localização do centro de gravidade da aeronave. Ora, isto deveria ser mostrado sempre nos planos, mas, você também deveria inspecionar o ponto de equilíbrio sua aeronave para ver se seu modelo (sem combustível no tanque) equilibre-a no mesmo ponto. É possível que você esteja voando com o ponto de equilíbrio diferente da localização do desenhista.

Marque o centro de gravidade agora em seu modelo em uso, e no futuro quando vamos voar rebalance depois dos flutuadores terem sido instalados. O passo do flutuador deveria ser localizado direto no ponto de equilíbrio, e não mais que um 1/2 “ à popa . Se seu modelo é então um do tipo de nariz longo nossos 75% de comprimento pode não ser bastante.
Normalmente, se usa uma figura de 53% do comprimento do flutuador adiante da localização do passo enquanto o comprimento à popa do passo 47% do comprimento total do flutuador. É muito importante ter adiante do nariz dos flutuadores várias polegadas além do suporte em sua aeronave. 
Se os flutuadores não estão estendidos além do nariz (suporte-suporte do motor)então o modelo tende a girar abaixo , submergindo os flutuadores primeiro e a seguir a aeronave. Puxe uma linha nos planos do seu modelo paralelo para com a linha de fuselagem não a linha de tração nem a linha de corda, mas a de fuselagem. Nesta linha localize o ponto de equilíbrio. Então meça adiante ao longo desta linha até um ponto que é 53% do comprimento do flutuador. 

Helicópteros também podem

Aumentando a varredura à popa de 3° a 5° a aeronave permitirá uma sucção mais fácil mas também a cauda da aeronave pode entrar na água .Eu prefiro para aderir com aproximadamente 4°.
Agora que nós chegamos a nosso básico desígnio de flutuação e nós precisamos decidir se construimos os flutuadores em balsa ou espuma.
Claro que, você pode usar qualquer material mas considerando que eu sou muito à favor do isopor, isso é o que falaremos todo este tempo. Há razões por que eu gosto de usar espuma. O primeiro é que é muito mais fácil e mais rápido usar, segundo é que você não pode provocar um buraco em uma lateral e encher de água a aeronave.
Você pode pensar que o único modo para trabalhar com isopor é com um arame quente e modelos. Você pode seguir esta rota entretanto você precisa construir modelos para cada tamanho fixo dos flutuadores que você deseja construir. Use uma serra para recortar os tocos. Se você tem uma serra de fita que isto é muito fácil fazer.Eu uso uma lâmina de metal cortante que uso para quase tudo de balsa. Se você não tem uma serra de fita, ou um amigo com uma, então, você pode usar a mão para regular a serra, ou para recortar o flutuador. Com uma mão visto você terá que fazer um pouco mais de lixamento, mas ainda está bonito rápido fazer. Eu também acho uma boa idéia usar uma máscara de pó quando lixando o isopor, ou sempre que você fazer qualquer tipo de lixamento.
Depois que o par de flutuadores está cortado, instale o compensado atrás no topo do isopor.
Use uma tira de 1/4 “ de compensado aproximadamente 5/8 “ de largura.Se você quiser construir um bonito jogo de flutuadores então precisa cortar uma abertura no topo de cada flutuador para encaixar o pedaço.
Este slot pode ser cortado com uma faca, ou um estilete. Se você realmente não se preocupa com a perfeição, esqueça o entalhe e cole com epoxi. O próximo passo é muito importante, e não deveria ser negligenciado. Fixe os flutuadores em sua banca de trabalho e posicione sua aeronave nos flutuadores de forma que o passo é localizado onde determinado na linha que você utilizou nos planos.
Remova o fuselagem e perfure um buraco de 1/4 “ pelo suporte atrás e no flutuador de espuma num total de 2 ‘, de profundidade para cada buraco. Um mínimo de quatro buracos em cada flutuador. Encha cada buraco de epoxy e insira um tarugo de 1/4 “ x 2 “ em cada buraco.
Você pode precisar bater estes tarugos no lugar com um martelo. Se você negligencia isto então não se surpreenda quando o suporte de tras saltar para longe em uma aterrissagem dura. Se voce está construindo flutuadores longos para uma aeronave maior , então some um mais tarugo à popa do flutuador.

Flutuador de Isopor Chapeado

Todo bom avião pode ser um bom hidro se dispor dos flutuadores adequados. Devemos levar em conta tres pontos:

Aumento da superficie lateral, aumento de potencia, impermeabilização.

O aumento do direcional (leme) é necessário para compensar a superficie lateral incrementada pelos flutuadores. O direcional (leme) no aviao assegura o voo em linha reta mesmo que não atue nenhuma superficie de controle. Para isto é necessário que a superficie lateral, atrás do centro de gravidade seja maior que a superficie a frente do mesmo. Em geral é suficinte aumentar um quarto a um terço a superficie do direcional (leme). Podemos colocar um novo direcional (leme) abaixo da fuselagem com a área adequada ou aumentar o já existente.

Devido ao aumento de peso e a resistência aerodinâmica dos flutuadores, pode ser necessário um pequeno aumentode potencia. Assim um aviao que normalmente voa com um
motor .35 deverá decolar da água com um .40. Em outros casos basta trocar a hélice para ter a potencia requerida, normalmente se aumenta 1 no diâmetro e se diminui 2 no passo pra se obter esse efeito.

A impermeabilização é o terceiro e mais importante fator. Podemos dividir em duas partes: a impermeabilização do próprio aviao e em segundo lugar a proteção do equipamento de R/C. Um hidro bem desenhado, deve ter um compartimento estanque. Mesmo assim o receptor e baterias
devem ser enrolados em um saco plástico, selados por uma cola de boa qualidade. E preferivel que o interruptor fique no interior do aviao, acionado por uma vareta que saia fora da fuselagem. Os servos sao muito mais dificeis de proteger,porém menos sensiveis os efeitos corrosivos da água. Sempre que esta for doce. O equipamento de rádio pode submergir na água doce sem sofrer nenhum deterioramento, sempre que seja seco meticulosamente. Porém a água salgada é diferente e devemos evitar todo o contato com o equipamento.
Se ocorrer o contato com esta água devemos lavar o equipamento com água doce e secá-lo com ar quente. Isto é válido para todas partes metálicas do aviao.
O problema fundamental é a impermeabilização do próprio aviao. O melhor seria a fuselagem de fibra e as asas de isopor. Porém se o modelo for de madeira deve ser protegido com tres demãos de dope. Internamente. Não deve ser usadas colas solúveis em água. Evite-as o máximo possivel.
E aconselhável selar a junção da asa com silicone ou borracha sintética.

Vôo de um aeromodelo com flutuador:
 

Agora, pra vocês entenderem como funciona a coisa a fundo, vem a planta detalhada de um flutuador:
Espero que tenham gostado... Abraços a todos!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Planta da Semana - Beechcraft T-34 Mentor

O T-34 Mentor é o treinador primário da Aeronáutica e Marinha americanas desde 1953! O Brasil também já utilizou esta aeronave para treinamento de pilotos da aeronáutica, até que ela foi substituida pelo nosso Neiva T-25 Universal, e logo depois pelo Embraer T-27 Tucano.

Atendendo a pedidos, tá aqui a planta do bichinho

A versão aeromodelo apresenta uma excelente performance de vôo, sendo muito manso em baixas velocidades e ao mesmo tempo um excelente avião esporte em altas velocidades. O stall é firme e previsível, facilitando muito as operações de pouso.

As plantas apresentadas abaixo correspondem à versão glow, que pode ser construida desde motores .15 até motores .90, e logo abaixo vem a versão elétrica, para motores da classe 400 (ou 2822).

T-34 Mentor Combustão:
 

T-34 Mentor Elétrico
 
Algumas fotos para dar exemplos de entelagem/pintura




Gostaria de ver fotos dos T-34 construidos por vocês!! Mandem suas fotos pra nós!

algumas fotos inéditas da nossa pista provisória.

jato do Reges
cesninha do Irlandio em plena atividade
parte da frota do Wesley...
e outro finado jato do Reges

O Jato mais Rápido que eu ja vi. Assistam.


Nota do Editor: Apenas para complementar o vídeo postado aqui pelo nosso amigo Wesley, este vídeo mostra bem as etapas de partida dos motores de ciclo Brayton, o motor de partida acelera o compressor, depois o ciclo de ignição à gás (butano) se inicia, depois entra a querosene (aquela parte onde sai fogo da turbina e o barulho muda), para então se acelerar até o máximo (cerca de 140000 rpm)

sábado, 6 de novembro de 2010

Fotos deste sábado à tarde (06-11-2010)

Foi um sábado de muitos vôos, muito vento e alguma chuva na nossa pista provisória da "M" Norte!!
Em compensação, rimos muito e teve muito bate papo!
Vamos às fotos

O Scout do Irlândio, carregando o futuro Kadett Seniorita GLOW do Irlândio!

 Irlândio, como sempre, com aquela cara...

Irlândio e Cauê

 John Kennedy, sai de dentro do CAP!!!

 Cessninha elétrico do Reges... Esse voa MUITO (E olha que isso é raro pra avião elétrico)

John mostrando sua técnica: Pilotando enquanto dança!!

Os Stiks do João

Irlândio preparando seu Scout pra mais um vôo

Irlandio, um que eu esqueci o nome, e o nosso mestre Peixoto

 Uma visão geral da galerinha de hoje...

Tabajara preparando o Albatrozão pra mais um vôo

Motor à postos!

Comandos preparados...

E aí... Aparece mais um Stik do João...

 Irlândio e Peixoto, juntos ao sol!

Futuros aviões do Mestre Peixoto

Ufa!! Por hoje é só!! Amanhã tem mais!!! Abraços a todos e bons vôos!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sábado (06/11) e Domingo (07/11)

Acho que o Reges já passou por isso com seus Kits!

Lembramos a todos que este é mais um fim de semana de vôo na nossa pista (ainda (GRRRRR)) provisória da "M" Norte"!!

A previsão do tempo para Sábado é:
Dia parcialmente nublado com previsão de chuvas esporádicas
Temperatura média de 25ºC mínima de 1ºC
Sensação Térmica 26ºC
Ventos Noroestes de 20Km/h a 22Km/h (Atravessados com a pista, Fortes)
Índice UV: 7 (recomendado óculos, boné e capa de chuva)
Umidade relativa do Ar: 86%
Por do sol as 19:36

Domingo também é dia de vôo! Afinal, voar é mais do que necessário, é uma prioridade!!

A previsão do tempo para Domingo é:
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Temperatura média de 27ºC mínima de 16ºC
Sensação Térmica 28ºC
Ventos Sudestes de 6Km/h a 8Km/h (Meio Alinhados com a pista, Fracos)
Índice UV: 7 (recomendado óculos e boné)
Umidade relativa do Ar: 98%
Por do sol as 19:36

Foto do Satelite:

Inté!