Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Assunto Técnico - Programação de Rádios


 Tenho visto muita gente apanhando na hora de programar seu rádio, às vezes com conseqüências trágicas...
Às vezes o problema é causado apenas por problemas de LPM¹, outras vezes é por desconhecimento do que faz cada função, outras ainda, é por completo desconhecimento do inglês.

Pra piorar tudo, cada fabricante dá uma nomenclatura diferente pra cada função, dificultando ainda mais o aprendizado.

Neste post vou tentar explicar o que é, pra que serve e como usar as funções mais comuns de todos os rádios. Espero que gostem...

Vamos lá:

Função: Endpoint
Outros nomes: ATV, EPA, EndPoint, TMAX
O que faz: Determina o ponto máximo de movimento do servo
Como usar: Ao montar um servo, verifique se a superfície de comando está defletindo somente o necessário para que se mantenha o correto funcionamento da função. Caso esteja faltando movimentação do braço do servo, aumente o Endpoint daquela função. Caso esteja defletindo demais, diminua o endpoint. Esta função é muito útil para se determinar onde o servo para de virar, evitando assim eventuais quebras de servo e/ou linkagens.

Exemplo da função EndPoint

Função: Reverse
Outros nomes: REV, RTS, RVL, Reversal
O que faz: Inverte o movimento do servo
Como usar: Ao montar um servo, se o movimento dele estiver invertido, usa-se esta função para fazê-lo girar para o lado certo.
Função: Dual-Rate
Outros nomes: DualRate, DR, D/R, D-Rate
O que faz: Cria dois valores máximos de movimento do servo.
Como usar: Alguns aviões são muito ariscos quando em alta velocidade e muito mansos quando em baixa velocidade (Ex.: Funtana S40), nestes casos deve-se utilizar o Dual-Rate para reduzir o comando do servo quando em alta velocidade. Normalmente usa-se de 30% a 50% do comando normal quando em baixo comando. Alguns rádios possuem a função triple rate, que cria ao invés de duas, três posições de rate, mas a programação se dá da mesma forma.

Exemplo de uso do Dual-Rate

Função: Exponencial
Outros nomes: Exponential, Exp, XP, Expo, Xpo
O que faz: Altera o local de máximo e mínimo movimento do servo.
Como usar: Alguns aviões tem grandes superfícies de comando e/ou são muito ariscos em qualquer velocidade. Para estes aviões, existe a função exponencial, que tem o "poder" de amaciar o comando na zona de pilotagem (aquela onde movimentamos os servos apenas o necessário para manobrar o avião na direçao necessária), mantendo porém o índice total de deflexão (endpoint) inalterado. Esta função é muito útil quando o seu avião tiver grandes superfícies de comando e for complicado ficar batendo chaves de dual-rate. Normalmente um fator exponencial de -50% costuma amaciar qualquer avião. Caso seu avião esteja "manso demais" pode-se usar o exponencial positivo para deixa-lo mais esperto!

Exemplo de uso do Exponencial

Outro Vídeo, explicando DUAL RATE e EXPONENCIAL

Função: Sub-Trim
Outros nomes: Center, Sub, STRM, Stm, CNT
O  que faz: Ajusta o ponto central de movimento do servo
Como usar: Após instalar todos os servos do seu avião, retire os braços dos servos e ligue o rádio. Eles irão "centralizar", então, coloque os braços de volta nos servos e verifique se as superfícies de comando estão "zeradas",  caso esteja, ok, não faça nada, caso não estejam, usem a função Sub-Trim para deixar todos os comandos bem alinhados. O uso desta função ajuda bastante na hora de trimar o avião.

Função: Model
Outros nomes: Memory, MSEL, SEL, ModelMemory, Model Memory
O que faz: Seleciona a memória de modelo a ser utilizada naquele momento.
Como usar: Quando comprar um novo avião, ou desejar adicionar outro avião ao seu rádio, utilize a função Model para selecionar uma memória vazia para armazenar os parâmetros do avião em questão.

Função: Elevon
Outros nomes: Elevn, Delta, Dlt, Elvn, Eln, Elv, F-Wing, F/w
O que faz: Executa uma mixagem entre o profundor e o aileron
Como usar: Em aviões delta ou asas zagi, só existem duas superfícies de comando: Elevon direito e Elevon Esquerdo, estes aviões necessitam desta função especial que faz com que os elevons trabalhem tanto como profundor quanto como aileron, para usar, basta ligar a função e fazer a reversão de servos se for necessária.

Por hoje é só, pessoal... Caso gostem, semana que vem posto as programações avançadas do rádio, e na outra semana, exemplos reais de programação avançada...

Espero que ajude! Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!