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quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais dicas para iniciantes... (ou não...)

1.- Manter bicos de frascos de cola ciano livre de entupimentos é tarefa mais fácil do que aparenta...
Basta para isso você manter os bicos após uso mergulhados em um vidro com acetona.

2.- Baterias de NI CAD em bom estado por longo tempo ? Como ?
Use um bom ciclador. No mercado há vários modelos, desde menos a mais sofisticados.
Todos tem a finalidade de não permitir o aparecimento de indesejável efeito memória, além do que carregam de forma programada. Se você esquecer de desligar em tempo, entram no processo de carga por pulso (auto trickle), não danificando as células.

3.- METANOL - ou álcool metílico é ALTAMENTE TÓXICO! (Mais ou menos tanto quanto a gasolina)
Se ingerido pode causar desde cegueira até a morte . CUIDADO ao manipular combustíveis. Evite inclusive que entre em contato com os olhos!
Caso você mesmo faça seu combustível caseiro, tenha sempre em mãos equipamento de proteção, como luvas, óculos. Não dê chances para o azar!

4.- Iniciando no hobby ?
Nunca tente voar sozinho. Procure sempre um colega mais experiente para ajudá-lo e ensinar-lhe o vôo rádio controlado. Melhor ainda, filie-se à um clube de aeromodelistas e procure um bom instrutor.

5.- Combustível com óleo sintético, além de não sujar o avião ainda mantém limpo o motor.
Mas atenção: INFORME-SE sobre as diversas marcas e sua verdadeira indicação, pois existem alguns no mercado que não são indicados para motores de aeromodelos. SIGA sempre o manual do fabricante de seu motor!
Marcas tradicionalmente indicadas: Motul - Klotz - Castrol TTS

6.- De preferência motores à gasolina não devem usar combustível aditivado com álcool.
O álcool além de criar oxidação interna tem a propriedade de ressecar os diafragmas dos carburadores além de desgastar os mesmos, diminuindo sua vida útil.

7.- Trabalhar com resinas e colas epoxi deve ser feito com o máximo cuidado para não entrar em contato com a pele. Podem causar alergias! SIGA SEMPRE AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE e use sempre proteção, trabalhando em lugares ventilados.

8.- As freqüências de operação para aeromodelos no Brasil são somente as de 72 MHz e/ou 2.4Ghz... Não use outras freqüências fora desta faixa para voar. Você poderá SOFRER E/OU CAUSAR sérios acidentes. Se tiver dúvidas, consulte o corpo técnico do seu clube, ele terá o máximo prazer em lhe dar todas as informações.

9.- MUITA ATENÇÃO!! - Em encontros e eventos de aeromodelismo, geralmente você deve entregar seu transmissor ao controle de freqüência para evitar de ser "suspeito" de causar qualquer tipo de interferência à algum piloto que esteja voando. MAS, deve também estar atento para que lojas presentes, expondo e comercializando rádios, NÃO PERMITAM que os mesmos sejam ligados por interessados ou curiosos. Tem gente que diz não ter problemas...mas O SEGURO MORREU DE VELHO não é mesmo?????????????

10.- Equipamento de rádio que tenha sofrido qualquer tipo de acidente, deve ANTES DE SER USADO NOVAMENTE, passar por um completo e acurado "check up", pois componentes danificados no receptor poderão ser causa também de acidentes, além de colocarem em risco seu novo investimento.

11.- Evite deixar sua baterias de NI-CAD no avião por muito tempo. Mesmo as dos transmissores. É comum haver oxidação de conectores e condutores. Isto causará mau contato e normalmente perda de comando do avião. EXAMINE PERIODICAMENTE estes componentes!!!!!

12.- UM CONSELHO ÚTIL - NUNCA use as dobradiças de fibra que são fornecidas com alguns kits ARF e recomendadas a sua fixação com colas a base de cianoacrilato. Elas ressecam além de não oferecer colagem segura e resistente. SUBSTITUA-AS por dobradiças de pinos e no padrão recomendado para a escala do avião.
Corre-se o risco de perder uma superfície móvel de comando em vôo que além de trazer um bom prejuízo num eventual "crash" ainda é temerária a segurança dos demais presentes na pista.

13.- O USO DE FILTROS EFICIENTES antes da entrada na bomba de combustível de motores "W/PUMP" é fundamental para a conservação e longa vida do sistema. Qualquer impureza que entre no sistema poderá inutilizar todo o sistema e "custar bem caro a sua substituição" - Não adianta desmontar para limpar, pois dificilmente você conseguirá refazer os parâmetros originais de funcionamento do conjunto. Seu bolso mais uma vez agradecerá!

14.- Aglomeração de pessoas junto aos boxes e principalmente nos locais de funcionamento de motores é um grande risco.

15.- DICA: Uma dica legal é que se pode voar um Ultimate Carl Goldberg ou um Extra 300S Carl Goldberg, original para motores 4T 91/120 com um motor a gasolina 24cc com uma performance invejável. Na verdade, a maioria dos aviões da Carl Goldberg aceitam isso. Outro exemplo interessante é o Sukhoi SU-26M pra motor 120. O  motor a gasolina de 23cc equivaleria a um motor glow 1.30 +-, ou seja, nem é 120 nem é 140... por isso o avião fica tão bom... fora que o peso é bem similar, e se for possível distribuir bem os equipamentos da ignição,

A grande vantagem está na economia de combustível obtida, sua relação custo-benefício e a não formação da "famosa borra e sujeira" dos combustíveis Glow.

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