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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Assunto Técnico - Motores Radiais

Motores Radiais
Exemplo de Motores radiais, um no F6-F Hellcat e outro na moto!!!

Motores radiais, também chamados motores em estrela - são motores de combustão interna de simetria radial, com pistões dispostos em torno de um ponto central na árvore de manivelas. Esta configuração gera muito torque em baixas rotações, e por este motivo foi muito utilizada para mover as hélices de aeronaves.

Além do alto torque em baixas rotações, devido à sua configuração estes motores podem ser facilmente refrigerados a ar, pois a disposição em estrela dos cilindros faz com que cada um seja refrigerado igualmente.

Modelo de funcionamento interno de um motor radial


As principais vantagens de um motor radial são:

Leve para a potência desenvolvida.
Manutenção muito simples.
Facilidade de acesso - pode-se trocar um cilindro sem tirar o motor do berço
Facilidade para refrigeração a ar

Mas como nem tudo são flores, claro que há desvantagens no seu uso...
As principais são:

Muita área frontal - o que gera grande arrasto aerodinâmico.
Muito propício a vazamentos, pois sua lubrificação é complexa.
Fragilidade da BIELA CENTRAL E CILINDRO MESTRE, que se aquece e se funde com certa facilidade.

A lubrificação dos motores radiais se dá de forma interessante pois os motores radiais são grandes devoradores de óleo. Gastam muito. Possuem um carter enorme e a lubrificação é feita por bomba acoplada ao virabrequim.
O oleo vai até os pistões através de orifícios POR DENTRO do próprio eixo virabrequim, além das bielas tambem funcionarem praticamente imersas em óleo.
Vazamentos são muito comums.

Nem todos os motores radiais podem funcionar por longo tempo invertidos - os aviões acrobáticos possuem um sistema especial que mantem POR UM CERTO TEMPO a lubrificação e a alimentação de gasolina na posição inversa. Normalmente não se pode voar mais que 5 minutos invertidos.

Normalmente os motores radiais são motores 4 tempos, com comando de válvulas e balancins externos.

O maior motor radial já construido foi o Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major, com seus 28 cilindros e absurdos 3500HP

Motor Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major



Em aeromodelismo existem algumas opções de motores radiais para uso em aeromodelos, alguns glow e outros gasolina, mas todos tem no mínimo 5 cilindros e seu barulho caraterístico é simplesmente LINDO, lembrando o barulho de um motor V8 automotivo.

Alguns exemplos de motores radiais para uso em aeromodelismo:

Evolution 9cil. 100CC Glow
Saito 5cil. 50CC Glow

Moki 400 Gasolina 5 Cilindros

Videos de aeromodelos com motores radiais:

Um Yak-11 com um motor Moki 400


Um Sukhoi Su-26 com um motor Moki 250 (5 cilindros)


Por hoje é só pessoal... Semana que vem tem mais!!!

Abraços a todos!

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