VCC - Vôo Circular Controlado
Aeromodelismo VCC (Vôo Circular Controlado, também chamado de U-CONTROL e Control-Line) é uma categoria do aeromodelismo na qual o piloto está ligado fisicamente ao avião por meio de cabos de aço. O sistema de controle se baseia no movimento do profundor (para cima ou para baixo), o que faz com que o avião suba ou desça, se você puxar um dos cabos, você move o balancim, e este, move um arame rígido ("push-rod"), que empurra ou puxa o "horn" (uma espécie de pino perpendicular ao profundor e que está preso nele, é onde você prende o arame), fazendo com que o profundor se mova.
Alguns aeromodelos VCC também possuem um cabo adicional, capaz de controlar a aceleração, mas estes são raros.
A idéia original veio de um homem chamado Nevilles E. " Jim" Walker, que idealizou em 1942 o sistema de cabos e projetou o primeiro aeromodelo VCC como conhecemos hoje. O pedido de patente data de 26 de Dezembro de 1940, e pode ser visto abaixo:
Patente do VCC
Embora pareça algo muito simples e que pode ser considerado bem chato, pilotar um VCC dá bastante emoção, faz a adrenalina subir de verdade e é possível fazer várias manobras, inclusive algumas bem diferentes, conforme pode ser visto nos vídeos abaixo:
Aeromodelismo VCC aqui em Brasilia
Uma sequencia completa de vôo VCC
Mais um mostrando a decolagem SOLO de um VCC
Pouso de um VCC
As diferenças
O aeromodelismo VCC tem muitas diferenças entre o aeromodelismo R/C.
A única semelhança que existe é a hélice, e as rodinhas, o resto, é completamente diferente.
Veja uma pequena lista:
O sistema de controle é completamente diferente.
O motor é diferente quanto ao carburador.
O tanque é diferente (mas o tanque R/C também é muito utilizado no VCC)
A estrutura do avião é diferente, no VCC não há ailerons, não existe bancada de servos e receptor e o avião pode ser perfilado, o que raramente acontece no R/C.
As características de vôo e as técnicas são completamente diferentes, quem sabe pilotar R/C não sabe pilotar VCC ou vice-versa.
Entre as mais diversas diferenças, parece que o aeromodelismo VCC (Eu não sou praticante VCC, mas ouço falar e já vi alguns vôos ao vivo) é fácil de pilotar, mas o que me disseram é que no começo é fácil, mas, com o tempo, as coisas vão ficando difíceis, são muitas acrobacias, achar a regulagem perfeita para o motor (a regulagem é fixa e não pode ser alterada durante o vôo), o aperfeiçoamento na modalidade escolhida, etc.
A caixa de campo do VCC, é diferente também?
Na caixa de campo, o aeromodelista VCC deve levar:
Glow Starter - Usado para acender a vela durante a partida.
Combustível - A quantidade deve ser adequada ao consumo do seu motor. Pode ser de fabricação caseira ou comprado pronto
Cabo de aço - Também adequado ao tamanho do seu modelo. Pode ter de 10 a 21 metros, dependendo do motor e do avião, aviões maiores cabo maior, aviões menores, cabo menor.
Cabo de aço VCC
(Fly by wire? Sim! Voar por cabos!!!)
Bomba de combustível - pode ser elétrica ou manual, usam-se também seringas de 60ml que são usadas em cavalos ou recipientes maleáveis que possam ser apertados para bombear o combustível.
Panos - em geral 2 ou 3, um ou dois para limpar o avião e um para limpar os cabos. Um rolo de Papel toalha também é muito útil. Solução para limpeza - usa-se vários produtos de limpeza como o álcool, removedor, Veja®, detergente, desengordurantes, etc. é guardada naqueles esborrifadores de produtos para passar roupa. Caixa - feita de plástico ou madeira, deve atender às necessidades do aeromodelista. Com o tempo, o tamanho das caixas de campo diminui, pois você começa a deixar em casa ou no carro as coisas supérfluas.
Cola - pode ser epóxi (Araldite®) ou de cianoacrilato (Super Bonder®). Paraeventuais consertos, é indispensável.
Hélices - Nunca vá ao campo sem uma ou mais hélices reserva, principalmente no começo, iniciantes quebram hélices freqüentemente.
Ferragens e ferramentas em geral - chave de fenda, chave de vela, chave philips, alicates de corte, de bico fino e chato, parafusos, porcas, etc.
É difícil começar?
Tornar-se um aeromodelista VCC não é tão difícil quanto parece, nem tampouco é um hobby/esporte caro. Normalmente, com 250 reais (avião pronto + motor) você pode se tornar um.
Se você já comprou o que é necessário (inclusive itens da caixa de campo) vá a um clube, lá, ao chegar com seu avião e sua caixa, você deve deixar seu avião num box (marcação no chão delimitadora de espaço para guardar avião e caixa), os boxes ficam ao redor da pista), estique seu cabo e prenda ele ao avião. Feito isso, espere sua vez de voar, enquanto ela não chega, se apresente aos outros aeromodelistas no clube, (eles irão lhe dizer o que fazer para se filiar ao clube e à COBRA) diga a eles como você montou seu avião, onde você comprou seus materiais, para puxar conversa, depois, peça para algum deles lhe ensinar a voar.
O que se dispuser a fazê-lo irá com você até o centro da pista para lhe explicar os comandos, o que fazer para decolar, etc. (obs: ligue você mesmo seu avião, não espere que alguém irá ligá-lo para você sem que você peça) vá até o avião, peça para alguém segurá-lo para você, ponha a bateria na vela e começe a dar a partida (alguém irá lhe explicar no clube) depois que o motor funcionar, tire cuidadosamente a bateria (para não cortar um pedaço do seu dedo fora) e gire a agulha do carburador do motor para obter a regulagem ideal, no começo, você irá voar com o motor afogado, para assegurar um vôo lento.
Com o passar do tempo, você irá acelerar o motor para fazer acrobacias, etc. Após feito isso, vá ao centro com seu instrutor, você irá segurar o manete (peça de madeira ou plástico aonde os cabos estão presos para você segurar o avião) e o instrutor irá segurar no manete também, só que sobre a sua mão. Depois disso, você testa os comandos para ver se eles estão funcionando e dá o sinal para quem está segurando o avião soltá-lo. O instrutor irá decolar com você e estabilizar o avião, vocês irão dar umas 20, 30 voltas juntos, após isso, o instrutor irá soltar um pouco a sua mão, para você começar a se acostumar com o vôo solitário, você irá fazer isso durante alguns vôos (a maioria das pessoas não voam mais que 3 vôos em treinamento, mas sempre há alguns que fazem até 10 vôos assim).
Espero ter esclarecido algumas dúvidas, pois por hoje é só, pessoal!
Abraços a todos!