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quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atendendo a Pedidos...

As réplicas em escala de aviões comerciais

Airbus A330 TAM

Embraer ERJ-145

Boeing 767

Airbus A380 ETIHAD

Douglas DC-10 Airtours

Simplesmente UAU!!!

Abraços a todos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Unificação Pacífica


"Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só... Mas sonho que se sonha em grupo, se torna uma grande realidade..."

Por este motivo, os grupos Aerotaguá e Aeroplan (assim como seus blogs) estão se juntando de novo.
Precisamos nos unir para lutarmos juntos por um aeromodelismo melhor em Taguatinga - DF.

É hora de arregaçarmos as mangas e formarmos o melhor e maior grupo de aeromodelismo do Centro-Oeste!

Essa união não será desfeita por nenhum troll ou anônimo que queira atrapalhar!

É hora de mostrar a força que existe dentro de cada um dos aeromodelistas da região!

E vamos que vamos...

Abraços a todos! Até domingo, na pista de taguatinga...
Sábado estaremos na L2, representando o orgulho taguatinguense...

Planta da Semana - Addiction 3D

Addiction 3D

A planta de hoje é uma contribuição do nosso companheiro de pista e amigo Tedesco, que nos enviou a planta deste excelente avião.

O Addiction foi originalmente projetado para ser elétrico, mas ele pode ser equipado com um motor .46 também, desde que se corte a parte do suporte do motor elétrico e se coloque uma parede de fogo com compensado de 6mm lá. Depois basta conferir as técnicas de deseletrificação descritas na biblioteca técnica e partir pro abraço com este lindo avião também em sua versão glow!

A hélice recomendada para ambos os motores é a 12.75x3.75

Pelos relatos que vi pela internet, é um avião 3D extremamente dócil e fácil de pilotar, até por que, é um avião muito leve e com muita sustentação.

Agora, sem mais delongas, vamos à planta.

Lembrando sempre, que basta clicar para ampliar a imagem.

Addiction 3D - Parte 1

Addiction 3D - Parte 2

Addiction 3D - Parte 3

Addiction 3D - Parte 4

Linda planta para um lindo avião! Caso você construa, por favor nos envie um e-mail com as fotos do seu avião!

Abraços a todos!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Um dos melhores FPV's que já vi...

Muito louco, não? Isso é o que dá pra fazer com um quadrirotor

Os Vídeos de Terça... O que anda rolando no aeromodelismo pelo mundo...

Diretamente do Japão, o terror dos navios americanos... O Emily...

Falando em Japão... Lá tem jato?? Tem sim... Olhem isso...

E decolar de porta-aviões... Pode? E não é que pode!

E na Alemanha? O que tá rolando? Isso aqui!

Mas na Alemanha, todo mundo é pobre!! Em Dubai, a coisa é assim:

Mas e daí? De que adianta terem aviões grandes? Aqui o negócio é espaçonave!

E uma matéria sobre jatos? Curte aí! Com direito a filmagem on-board!

Brinca com esses aqui, brinca?

Ufa!!! Por hoje é só, pessoal... Semana que vem tem mais!!!

Abraços a todos!!! Sugestões de vídeo pelo e-mail que tá no blog!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Assunto Técnico - VCC: Vôo Circular Controlado


VCC - Vôo Circular Controlado

Aeromodelismo VCC (Vôo Circular Controlado, também chamado de U-CONTROL e Control-Line) é uma categoria do aeromodelismo na qual o piloto está ligado fisicamente ao avião por meio de cabos de aço. O sistema de controle se baseia no movimento do profundor (para cima ou para baixo), o que faz com que o avião suba ou desça, se você puxar um dos cabos, você move o balancim, e este, move um arame rígido ("push-rod"), que empurra ou puxa o "horn" (uma espécie de pino perpendicular ao profundor e que está preso nele, é onde você prende o arame), fazendo com que o profundor se mova.
Alguns aeromodelos VCC também possuem um cabo adicional, capaz de controlar a aceleração, mas estes são raros.

A idéia original veio de um homem chamado Nevilles E. " Jim" Walker, que idealizou em 1942 o sistema de cabos e projetou o primeiro aeromodelo VCC como conhecemos hoje. O pedido de patente data de 26 de Dezembro de 1940, e pode ser visto abaixo:

Patente do VCC

Embora pareça algo muito simples e que pode ser considerado bem chato, pilotar um VCC dá bastante emoção, faz a adrenalina subir de verdade e é possível fazer várias manobras, inclusive algumas bem diferentes, conforme pode ser visto nos vídeos abaixo:

Aeromodelismo VCC aqui em Brasilia

Uma sequencia completa de vôo VCC

Mais um mostrando a decolagem SOLO de um VCC

Pouso de um VCC

As diferenças

O aeromodelismo VCC tem muitas diferenças entre o aeromodelismo R/C.
A única semelhança que existe é a hélice, e as rodinhas, o resto, é completamente diferente.

Veja uma pequena lista:

O sistema de controle é completamente diferente.

O motor é diferente quanto ao carburador.

O tanque é diferente (mas o tanque R/C também é muito utilizado no VCC)

A estrutura do avião é diferente, no VCC não há ailerons, não existe bancada de servos e receptor e o avião pode ser perfilado, o que raramente acontece no R/C.

As características de vôo e as técnicas são completamente diferentes, quem sabe pilotar R/C não sabe pilotar VCC ou vice-versa.

Entre as mais diversas diferenças, parece que o aeromodelismo VCC (Eu não sou praticante VCC, mas ouço falar e já vi alguns vôos ao vivo) é fácil de pilotar, mas o que me disseram é que no começo é fácil, mas, com o tempo, as coisas vão ficando difíceis, são muitas acrobacias, achar a regulagem perfeita para o motor (a regulagem é fixa e não pode ser alterada durante o vôo), o aperfeiçoamento na modalidade escolhida, etc.

A caixa de campo do VCC, é diferente também?

Na caixa de campo, o aeromodelista VCC deve levar:

Glow Starter - Usado para acender a vela durante a partida.

Combustível - A quantidade deve ser adequada ao consumo do seu motor. Pode ser de fabricação caseira ou comprado pronto

Cabo de aço - Também adequado ao tamanho do seu modelo. Pode ter de 10 a 21 metros, dependendo do motor e do avião, aviões maiores cabo maior, aviões menores, cabo menor.

Cabo de aço VCC
(Fly by wire? Sim! Voar por cabos!!!)

Bomba de combustível - pode ser elétrica ou manual, usam-se também seringas de 60ml que são usadas em cavalos ou recipientes maleáveis que possam ser apertados para bombear o combustível.

Panos - em geral 2 ou 3, um ou dois para limpar o avião e um para limpar os cabos. Um rolo de Papel toalha também é muito útil.  Solução para limpeza - usa-se vários produtos de limpeza como o álcool, removedor, Veja®, detergente, desengordurantes, etc. é guardada naqueles esborrifadores de produtos para passar roupa.  Caixa - feita de plástico ou madeira, deve atender às necessidades do aeromodelista. Com o tempo, o tamanho das caixas de campo diminui, pois você começa a deixar em casa ou no carro as coisas supérfluas.

Cola - pode ser epóxi (Araldite®) ou de cianoacrilato (Super Bonder®). Paraeventuais consertos, é indispensável.

Hélices - Nunca vá ao campo sem uma ou mais hélices reserva, principalmente no começo, iniciantes quebram hélices freqüentemente.

Ferragens e ferramentas em geral - chave de fenda, chave de vela, chave philips, alicates de corte, de bico fino e chato, parafusos, porcas, etc.

É difícil começar?

Tornar-se um aeromodelista VCC não é tão difícil quanto parece, nem tampouco é um hobby/esporte caro. Normalmente, com 250 reais (avião pronto + motor) você pode se tornar um.

Se você já comprou o que é necessário (inclusive itens da caixa de campo) vá a um clube, lá, ao chegar com seu avião e sua caixa, você deve deixar seu avião num box (marcação no chão delimitadora de espaço para guardar avião e caixa), os boxes ficam ao redor da pista), estique seu cabo e prenda ele ao avião. Feito isso, espere sua vez de voar, enquanto ela não chega, se apresente aos outros aeromodelistas no clube, (eles irão lhe dizer o que fazer para se filiar ao clube e à COBRA) diga a eles como você montou seu avião, onde você comprou seus materiais, para puxar conversa, depois, peça para algum deles lhe ensinar a voar.

O que se dispuser a fazê-lo irá com você até o centro da pista para lhe explicar os comandos, o que fazer para decolar, etc. (obs: ligue você mesmo seu avião, não espere que alguém irá ligá-lo para você sem que você peça) vá até o avião, peça para alguém segurá-lo para você, ponha a bateria na vela e começe a dar a partida (alguém irá lhe explicar no clube) depois que o motor funcionar, tire cuidadosamente a bateria (para não cortar um pedaço do seu dedo fora) e gire a agulha do carburador do motor para obter a regulagem ideal, no começo, você irá voar com o motor afogado, para assegurar um vôo lento.

Com o passar do tempo, você irá acelerar o motor para fazer acrobacias, etc. Após feito isso, vá ao centro com seu instrutor, você irá segurar o manete (peça de madeira ou plástico aonde os cabos estão presos para você segurar o avião) e o instrutor irá segurar no manete também, só que sobre a sua mão. Depois disso, você testa os comandos para ver se eles estão funcionando e dá o sinal para quem está segurando o avião soltá-lo. O instrutor irá decolar com você e estabilizar o avião, vocês irão dar umas 20, 30 voltas juntos, após isso, o instrutor irá soltar um pouco a sua mão, para você começar a se acostumar com o vôo solitário, você irá fazer isso durante alguns vôos (a maioria das pessoas não voam mais que 3 vôos em treinamento, mas sempre há alguns que fazem até 10 vôos assim).

Espero ter esclarecido algumas dúvidas, pois por hoje é só, pessoal!

Abraços a todos!

domingo, 27 de maio de 2012

Reconhecimento...


Boa noite pessoal, é com grande orgulho que venho informar a todos os leitores que a revista Hobby News, a maior e melhor revista de modelismo do país, em reconhecimento a qualidade editorial e informativa do blog Aerotaguá, publicou este mês (número 82, Ano 15) uma matéria que saiu diretamente aqui do blog.

Trata-se da matéria sobre velas, que está disponível aqui no blog com o nome de Tutorial sobre Velas para Motores Glow. A matéria saiu na íntegra na revista com o nome "Velas: Eternas incompreendidas" e teve destaque na capa da revista.

Que esta seja a primeira de muitas e que os leitores finalmente dêem valor ao conhecimento que está sendo repassado através deste blog.

Lembrando também, que muitas das matérias são de autoria do pessoal do próprio blog, raramente copiadas de algum lugar, ao contrário de outros blogs que geralmente são apenas "mais do mesmo".

Fica aqui o nosso MUITO OBRIGADO ao pessoal da Hobby News pelo reconhecimento
E também fica o nosso AGRADECIMENTO PROFUNDO aos nossos leitores, pois é por eles que esse blog é feito!

Abraços a todos!

AH!!! Segunda-Feira tem matéria técnica: VCC - Vôo Circular Controlado... Contando a história e algumas técnicas sobre o VCC ou U-Control ou ainda, Control Line...

VALEU!!!

sábado, 26 de maio de 2012

Fatos & Fotos de hoje (26/05/2012)

Foi mais um sábado de muitos vôos do grupo Aerotaguá na pista da L2

Nos divertimos bastante e voamos muito! Voamos tanto que quase não batemos fotos...

Vamos às fotos!

Regis Guirra (pra não confundir com o nosso Reges) e um aluno...

Regis Guirra dizendo o que acha do Aerotaguá

Aviões do Tabajara esperando no pátio

Weslian Roriz esbanjando beleza no Aeromodelismo

Funtana do Tabajara após um bom dia de vôo

Tsubame, após um bom dia de vôo

Sensei do Rocha, no seu devido lugar... (KKKKKKKKKKKKK)

Opa!!! Mas esqueci de falar de uma coisa muito importante!!! Esqueci de falar da corrida!!!!

Foi uma corrida emocionante, com direito a passagens baixíssimas com os dois aviões, um na cola do outro, perda de muflas, apagamento em vôo rasante (seguido de pouso na sequencia), logo após, um segundo vôo sem a mufla ainda mais emocionante...

Porém, desta vez ainda não deu pro Tabajara... O Rocha venceu, por pouco mas venceu... Embora estivessem rolando comentários de empate técnico, diferenças substanciais de configuração dos aviões, combustível com mais nitro e etc, o Rocha levou essa...

Eis que o Pódium ficou assim:


Na primeira corrida:

Rocha em 1º com o Sensei

Tabajara em 2º com o Tsubame

Reges em 3º (beeeeeem longe) com o Sky Raider elétrico (pfffff...)

Para que não restem dúvidas, aqui fica a configuração dos aviões:

Sensei do Rocha
Motor: O.S. .55HZ-R DRS (Heli c/ bomba)
Hélice de Madeira 10.5x7.5
Trem de pouso convencional retrátil
Combustível com 30% de Nitro

Tsubame do Tabajara
Motor: O.S. .50SX
Hélice de Nylon Master Airscrew 10x6
Trem de Pouso Triciclo Fixo
Combustível com 10% de Nitro

Sky Raider do Reges
Motor: (Elétrico) SK-5055
Hélice de Nylon Master Airscrew 11x7
Trem de Pouso Triciclo Fixo
Bateria 5S5000

Lembrando a todos que semana que vem tem mais!!! E desta vez teremos dois novos participantes confirmados, o Sardinha com o Curare e o Regis com um avião que ninguém sabe qual é... Venha correr com a gente você também!!!

Falando nisso, Tabajara deu o aviso:
"Agora que já sei como é o avião do Rocha, farei as devidas modificações no Tsubame... Preparem-se, pois o páreo foi muito apertado e semana que vem estou de volta!"

E vamos que vamos que domingo também é dia de vôo!!!

(O Mauricio Sassaki prometeu algumas fotos, assim que ele mandar, eu as posto aqui!)

Abraços a todos!

Enquanto isso, na pista da L2...

O CAÇADOR DE SENSEI...

Nos vemos na pista da L2 a partir das 14:00...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Previsão do tempo para este fim de semana

Uma imagem dessas garante tempo bom em qualquer tempo...
(Tadinha, pilotando com o rádio desligado!!!!! Também pudera, olha a cor dos cabelos...)

Lembrando a todos que este é mais um fim de semana de vôo!

Lembrando também que esta previsão vale pro pessoal do vôo livre e também da aviação leve e ultraleve!

Como sempre, estaremos na pista do Aerotaguá ou na pista da L2 a partir das 13:00. Contamos com sua presença!

A previsão do tempo para Sexta é:
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Temperatura média de 25ºC mínima de 14ºC
Sensação Térmica 26ºC
Ventos Nordestes de 5Km/h a 7Km/h (fracos)
Índice UV: 5 (recomendado boné e óculos escuro)
Umidade relativa do Ar: 82%
Precipitação (Chuva): 0mm 
Por do sol as 17:48

A previsão do tempo para Sábado é:
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Temperatura média de 26ºC mínima de 15ºC
Sensação Térmica 24ºC
Ventos Norte-Nordestes de 3Km/h a 5Km/h (muito fracos)
Índice UV: 5 (recomendado óculos e boné)
Umidade relativa do Ar: 78%
Precipitação (Chuva): 0mm
Por do sol as 17:48

A previsão do tempo para Domingo é:
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Temperatura média de 27ºC mínima de 17ºC
Sensação Térmica 25ºC
Ventos Nordestes de 5Km/h a 7Km/h (fracos)
Índice UV: 5 (recomendado óculos e boné)
Umidade relativa do Ar: 75%
Precipitação (Chuva): 0mm
Por do sol as 17:48

Foto do Satélite:

quinta-feira, 24 de maio de 2012

1ª Corrida Aérea de 2012... (E pelo jeito, única!)


EI VOCÊ!
Que diz que tem um aeromodelo rápido...

Venha participar conosco da primeira (e pelo jeito única...) corrida de aeromodelos do ano de 2012...

Sábado (26/05/2012), não se sabe direito a hora, mas é depois das 14:00, o Tabajara e o Rocha irão disputar o maior peguinha já visto nos ares da pista da ABRA, na L2... Como peguinha de apenas 2 aviões é meio chato, convidamos todos vocês a participarem também... Traga seu avião e venha brincar! Vai ser divertido, ganhando ou perdendo!!!

Lembrando que o prêmio pela vitória é a satisfação pessoal e o direito de zoar os outros participantes... :P

Se você tem dedo, venha brincar conosco... A única regra é: O motor máximo permitido é o .55 a combustão ou 5055 elétrico... Vale qualquer tipo de avião, desde que nas motorizações especificadas!

Abraços a todos, e venham voar!!!

domingo, 20 de maio de 2012

Fatos & Fotos - Domingo (20/05/2012)

E foi um grande domingo de vôos, desta vez na pista da ABRA, lá no final da L2!!!
Foi um dia de rever amigos, alguns antigos, outros nem tanto...

O clima estava gostoso e rendeu muitos vôos desde as 14:00

Agora, deixando as churumelas de lado, vamos as fotos!
Lembrando sempre que basta clicar nas fotos para ampliá-las

Preparação de alguns aviões, as mesas estavam cheias...

Momento de pista vazia, pouco antes de lotar...  Devia ter apenas umas 30 pessoas...

Mais aviões sendo preparados...  Desta vez um Yak-54 27% 50CC

Aviões do Tabajara pra hoje, Arbo Stik 60 e Funtana S40 .60

O Coiote do Seo Israel

O Israel corta pros dois lados... Tem glow e elétrico...

Stik do Tabajara sendo preparado pra subir

Um Kadett Seniorita muito bem feito e muito bonito...

O Kadett e Fabiano, seu dono!

Um Laser 200 muito bonito.. Pena que é elétrico.. Resultado: Apenas dois vôos...

Nosso amigo.. Ih.. Esqueci o nome dele, mas nós o conhecemos lá no X, em Sobradinho!

Mauricio achando que sabe dar aula... :P

Seguuura que os postos de pilotagem estão totalmente ocupados...

O Micro Stik elétrico do nosso amigo de sobradinho provando que voa de dorso!

Um LearJet 45 com motor 1.20 Glow 4t... Lindo lindo!

Já escurecendo, e a frota estacionando...

Agora é a vez de um Thicco gigante, com motor 26 à gasolina!

O Lindo por do sol na L2

Agora sem a porcaria do flash!

A galera preparando um vôo noturno, na foto, um Starflyer .46

 Bati poucas fotos, pois a câmera resolveu dar pau... Mas semana que vem tem mais, e vamos que vamos!!

Abraços a todos!

Enquanto isso, no ManecoJets

Simplesmente, UAU!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Locais para prática do Aeromodelismo no DF

Pista da ABRA (Final da L2 Sul)
 
Já recebi vários e-mails perguntando onde se pode praticar o aeromodelismo aqui em Brasilia-DF, então, o Aerotaguá, como veículo de informação que é, nesta postagem irá listar todas as pistas de aeromodelismo do DF para que todos possam saber onde voar.

Todos precisam saber que existem várias opções de pista para voar no DF, ninguém precisa estar filiado a um grupo para ter onde voar.

Logo, qualquer um que diga que você não tem onde voar, é um completo idiota!

Todas as localizações estão com as fotos do Google Earth, assim como suas localizações. Nas fotos, tem as coordenadas geográficas, de forma que qualquer um possa achar o local e definir o melhor caminho através do Google Maps


Pista da ABRA, na L2
Pista asfaltada com 400m de comprimento (Homologada)
Estacionamento
 Boxes com mesas
Duas coberturas
eletricidade
água
banheiros
Lanchonete
Pista para carrinhos
Área separada para vôos de helicópteros
Atividade: de Quarta-Feira a Domingo
Localização: Final da avenida L2 Sul


Pista de Sobradinho (O "X")
Duas pistas asfaltadas com 100m de comprimento (Homologadas)
Estacionamento
Mesas improvisadas.
A 300m de um posto de gasolina.
Atividade: Sábados e Domingos
Localização: Altos do Colorado, próximo aos motéis Altana e Flamingo


Pista do Gama (UAG)
Pista Asfaltada com 100m de comprimento (Em fase de homologação)
Área de Boxes
Área de Estacionamento
Mesas de concreto
Atividade: Sábados e Domingos
Localização: Parque Oeste do Gama


11º Grupamento de Artilharia Anti-Aérea (11º Gaaae) - Apenas elétricos
Pista asfaltada com 150m (Homologada, Oficial)
Boxes
Eletricidade
Lanchonete
Cobertura
Atividade: Sábados e Domingos 
Localização: SAAN, Asa Norte
Devido a imposições do Exército, só se pode voar elétricos pequenos lá.


Pista do Ceilambódromo
300m de Pista Asfaltada Lisa
Estacionamento
Eletricidade
Área de boxes
Lanchonete a 100m c/ banheiro.
Atividade: Sábados e Domingos 
Localização: 1km Abaixo do Centro de Ceilândia


Pista do Aeroclube de Luziânia
Pista Asfaltada com 150m
Estacionamento
Mesas
Boxes
Cobertura
Atividade: Sábados e Domingos
Localização: Aeroporto de Luziânia


Pista da Tailândia
90m de pista de terra
Estacionamento
Mesas de madeira
Vista privilegiada
Área de vôo gigantesca
Atividade: Sábados e Domingos 
Localização: Atrás da Academia de Polícia Civil, na pista que liga Taguatinga a Ceilândia


Pista do Morro da Capelinha
200m de pista de Terra
Estacionamento
Vista Privilegiada
Lanchonete a 300m
Atividade: Sábados e Domingos 
Localização: Planaltina - DF

É isso, pessoal! Temos várias opções de locais pra voar em todo o DF! Não deixem ninguém dizer nada em contrário! Os que dizem isso são no mínimo, pessoas muito ruins e que não amam voar, e sim, fazer intrigas entre as pessoas. São pessoas sem caráter. Não se preocupe, você sempre terá onde voar!

Seja feliz e venha voar conosco!