O AEROTAGUÁ, recebe em torno de 50 comentários por semana com perguntas, e ao mesmo tempo, também chegam na nossa redação cerca de 30 e-mails semanais com dúvidas...
Normalmente, respondemos a tudo que podemos responder, da pergunta mais simples a mais complexa, se soubermos responder, respondemos, ou então, fazemos uma matéria técnica sobre o assunto da dúvida....
Mas as vezes, chega uma pergunta que faz a cabeça de todo mundo aqui ferver e leva as mãos a coçá-las...
Desta vez, o dono de uma pergunta assim foi o Fábio BMX de Olímpia - SP, que nos mandou o seguinte e-mail:
"Tenho um DLE30 que agora está com 40 minutos de voo...
Montei no aviao e estava perfeito. lenta com 1600rpm, acelerava e desacelerava e não apagava nem oscilava.
No ultimo voo errei no pouso e quebrei o trem de pouso, foi terra no carburador, mas o motor tava apagado. Limpei o carburador por fora sem desmonta-lo. Dei partida no motor, pegou normal mas depois de uns 20 minutos testando no chão fui acelerar ele apagou.
Desmontei o carburador e tinha bastante sujeira. Limpei bem e montei
Agora consegui regulagem, acelero ele não engasga, não apaga, mas tem um problema
Regulei a lenta em 1900 rpm, quando acelero total e tiro de uma vez aceleração para posição de lenta, ela vem pra 1500rpm depois de uns 3segundos ela sobe para os 1900rpm, ja fiz de tudo, verifiquei o link do servo, agulha de baixa, vela, e nada, o que eu faço?
Se eu regular a lenta para 1600rpm acelerar e desacelerar a lenta cai pra 1300 e o motor morre.
Se eu desacelerar devagar não acontece esse problema, ela não desce dos 1900rpm
Você tem alguma dica para me ajudar?"
Com base em sua pergunta, Fábio, fizemos algumas pesquisas e chegamos a conclusão que pode ser algum problema de folga na linkagem do carburador, e/ou no próprio carburador. Porém, como sua pergunta é meio complexa, pedimos ajuda aos "universitários" mais experientes, e eles nos ajudaram com algumas respostas...
Veja só:
O nosso amigo, parceiro de voos e o melhor piloto do Brasil, Fábio Borges de Franca - SP, mandou as seguintes dicas:
"Olha, aparentemente deve estar meio apertada a [agulha da ] baixa dele, dai a variação, tente abrir um pouco a baixa, deve melhorar, outro ponto, trocou a vela dele? A vela original não presta, use NGK CM-6, ok? Caso precise eu tenho na loja [FAM Aeromodelismo, Franca-SP], grande abraço"
Veja só:
O nosso amigo, parceiro de voos e o melhor piloto do Brasil, Fábio Borges de Franca - SP, mandou as seguintes dicas:
"Olha, aparentemente deve estar meio apertada a [agulha da ] baixa dele, dai a variação, tente abrir um pouco a baixa, deve melhorar, outro ponto, trocou a vela dele? A vela original não presta, use NGK CM-6, ok? Caso precise eu tenho na loja [FAM Aeromodelismo, Franca-SP], grande abraço"
O nosso amigo e parceiro de voos Maurício Sassaki aqui de Brasília disse o seguinte:
"Usar servos analógicos no acelerador pode causar isso pois eles não tem tanta precisão e força, como [motor a gasolina] vibra muito, ele pode parar em outra posição..."
Nosso amigo Bráulio Lorenzo de Goiânia disse isso aqui:
"Olha, depois que você começa a voar, a regulagem muda muito, pois o motor aquece. Melhor rodar com lenta mais alta pra não correr risco do motor morrer."
"Usar servos analógicos no acelerador pode causar isso pois eles não tem tanta precisão e força, como [motor a gasolina] vibra muito, ele pode parar em outra posição..."
Nosso amigo Bráulio Lorenzo de Goiânia disse isso aqui:
"Olha, depois que você começa a voar, a regulagem muda muito, pois o motor aquece. Melhor rodar com lenta mais alta pra não correr risco do motor morrer."
O nosso amigo e tirador de dúvidas internacional MikeMcChicken (fórum RC-Groups) de Los Angeles, California, EUA, isse o seguinte:
"Pode ser alguma obstrução e/ou erro de montagem na entrada de ar do carburador, aquela que faz o diafragma funcionar."
Com base nas respostas de todos, e nas pesquisas feitas pela equipe do Aerotaguá, a nossa resposta final fica assim:
"Caro Fábio BMX, provavelmente seu problema está sendo causado por alguma obstrução na entrada de ar do diafragma do carburador e/ou erro na montagem. Verifique também se a agulha da regulagem de baixa rotação (marcha-lenta) não está muito fechada. Porém, como normalmente esse tipo de problema não tem apenas uma única causa, verifique com cuidado a linkagem e o servo do acelerador, folgas e falhas nestes itens também causam o problema citado. Não se esqueça também de deixar a lenta um pouco mais alta com o motor frio, pois quando em voo o motor se aquece e a regulagem muda. E por fim, verifique se a sua vela é do modelo NGK CM-6, pois esta apresenta melhores resultados.
Já que você mora em SP, dá uma passadinha na loja do Fábio Borges lá em Franca, a FAM Aeromodelismo, assim ele te vende umas velas boas e te dá um apoio técnico ao vivo... No mais, estamos aqui pra te ajudar.
Abraços e bons voos..."
É assim que funciona o processo de pesquisa do Aerotaguá, as vezes enchemos o saco de muita gente, vamos a fundo nas pesquisas e até buscamos informações nos confins da terra (!) .... Tudo para trazer a você, leitor, a melhor informação...
Abraços a todos....
"Pode ser alguma obstrução e/ou erro de montagem na entrada de ar do carburador, aquela que faz o diafragma funcionar."
Com base nas respostas de todos, e nas pesquisas feitas pela equipe do Aerotaguá, a nossa resposta final fica assim:
"Caro Fábio BMX, provavelmente seu problema está sendo causado por alguma obstrução na entrada de ar do diafragma do carburador e/ou erro na montagem. Verifique também se a agulha da regulagem de baixa rotação (marcha-lenta) não está muito fechada. Porém, como normalmente esse tipo de problema não tem apenas uma única causa, verifique com cuidado a linkagem e o servo do acelerador, folgas e falhas nestes itens também causam o problema citado. Não se esqueça também de deixar a lenta um pouco mais alta com o motor frio, pois quando em voo o motor se aquece e a regulagem muda. E por fim, verifique se a sua vela é do modelo NGK CM-6, pois esta apresenta melhores resultados.
Já que você mora em SP, dá uma passadinha na loja do Fábio Borges lá em Franca, a FAM Aeromodelismo, assim ele te vende umas velas boas e te dá um apoio técnico ao vivo... No mais, estamos aqui pra te ajudar.
Abraços e bons voos..."
É assim que funciona o processo de pesquisa do Aerotaguá, as vezes enchemos o saco de muita gente, vamos a fundo nas pesquisas e até buscamos informações nos confins da terra (!) .... Tudo para trazer a você, leitor, a melhor informação...
Abraços a todos....