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sexta-feira, 30 de abril de 2010

terça-feira, 27 de abril de 2010

Regulagem de Motores

Nada pior do que um carburador mal regulado. Se a mistura estiver muito pobre na alta, em pouco tempo o motor pode fundir. Se estiver mal regulada na baixa, não pegará lenta e estará sempre apagando. Assim, você deve aprender a regular o carburador na alta rotação (utilizando a agulha da alta) e na baixa rotação (utilizando a agulha da lenta). A grande maioria dos aeromodelistas sabe regular a alta, mas não a baixa. Comecemos pela regulagem da alta que, aliás, é a mais fácil.


Vista de cima de um carburador:  






O número 1 é a agulha da alta. A direita,o caninho, é a entrada de combustível. O 3 é um parafuso que limita o fechamento da garganta, deixando assim, sempre, uma entrada de ar mínima, mesmo que se dê comando para fechar toda garganta. No dois o parafuso que regula a entrada de ar na baixa rotação. Acelere tudo (abrindo toda garganta do carburador) e encontre o ponto na agulha da alta em que o motor atinge maior rotação (geralmente 1 volta e meia ou duas voltas na agulha). Depois que vc encontrar o ponto em que o motor atinge a maior aceleração abra a agulha 1/4 de volta (vc notará que a rotação baixará um pouco). Este é o ponto ideal da alta rotação, ou seja, seu motor está levemente afogado. Levemente afogado para que trabalhe com mistura rica, para que não aqueça demais.

Depois que vc regulou a agulha da alta é hora de mexer na agulha ou parafuso da baixa. A agulha da baixa existem dois tipos dependendo da marca e do modelo do motor.

Tem a agulha que se vc abrir ela vai aumentar a entrada de combustível (enriquecendo a mistura - motor Thunder Tiger 46 ou OS 46 FX/AX por exemplo) Tem outro tipo de agulha (depende do modelo e da marca do motor) que se vc abrir ela vai aumentar a entrada de ar (empobrecendo a mistura - motor OS 40 LA por exemplo).

Depois de descobrir (olhando) qual o tipo de agulha de seu motor vc já sabe como enriquecer ou empobrecer a mistura na lenta rotação. Vamos adiante: fechando a garganta vá até a menor rotação antes de o motor apagar. Feito isso, nesse nível de rotação em que está o motor, vc tem que descobrir se o motor está trabalhando com mistura pobre ou rica na baixa rotação, sendo que o ideal é que ele fique com a mistura muito levemente rica (com ocorre na alta). Descobrindo isso (se o motor está com mistura pobre ou rica na baixa rotação) vc está apto para regular a lenta, empobrecendo ou enriquecendo a mistura.

Como se descobre se o motor está com a mistura rica ou pobre na baixa? O dois melhores métodos dão os seguintes:

               1o - deixe o motor em lenta por uns 30 ou 40 segundos e depois acelere de soco. Se ele fizer Glup (boa essa né?), como se tivesse se engasgado, e apagar logo em seguida a aceleração repentina, é porque ele está com a mistura pobre na lenta. Quando vc abriu de repente entrou muito ar e pouco combustível e ele como que se engasga apagando de vez. Se ao contrário, em vez de se engasgar e apagar imediatamente, ele começar a aumentar o giro vagarosamente largando bastante fumaça e atirando combustível pela descarga, levando assim um certo tempo até atingir a máxima rotação (ou mesmo de tão cheio de combustível ele vier a apagar), daí é porque a mistura está rica demais na lenta. Para regular vá fechando ou abrindo a agulha da baixa até achar o ponto ideal. Lembre-se: sempre que vc mexer na agulha da baixa deverá novamente regular a agulha da alta. O motor só estará com a lenta e alta regulada depois que vc partindo com ele dá baixa rotação acelerar de soco e ele responder imediatamente.

            2o. - o segundo método, que deve e pode ser combinado com o primeiro, consiste no seguinte: deixe o motor na lenta rotação por uns 30 segundos e a seguir levante levemente o nariz. Se o motor aumentar levemente a rotação é porque ele está no ponto ideal. Se ele apagar é porque a mistura está pobre. Entende por que ele faz isso? É porque levantando o nariz a gravidade faz com que entre menos combustível e se a mistura estava levemente rica ela passa a ficar ideal e o motor acelera mais. Se a mistura estava pobre a gravidade faz ela ficar mais pobre ainda fazendo o motor apagar.

Com o tempo, só com o ouvido vc estará regulando a lenta e a baixa. Se seu motor não pega regulagem, as hipóteses mais prováveis são (nessa mesma ordem estatística: combustível inapropriado (alguns motores não aceitam óleo de rícino sintético), furo no tanque (falta compressão), furo na mangueira, vela (troque), motor fundido (trocar os anéis ou a camisa e o pistão se for motor sem anel)


O motor não funciona ou funciona mal. E agora?


Um motor tem de funcionar redondo, bem regulado. Com uma boa alta e com uma boa baixa rotação. Ele deve passar da baixa para a alta rotação sem apagar ou engasgar. Deve se manter por todo um tanque na baixa rotação sem desligar. Você tenta ligar o motor e nada ou então vc liga e ele a seguir apaga. Ou então ele não funciona conforme descrevemos acima. O que fazer? A idéia aqui é lhe dar um roteiro, ou seja, por onde começar e o que fazer.


Faça o seguinte:

  1. Primeiro o óbvio...veja se tem combustível no tanque e a seguir veja se a agulha da alta está bem regulada.


  2. Soprando a mangueira que fornece compressão ao tanque (aquela que vai na mufla), veja se o combustível corre livre pela outra mangueira. Caso não corra livre muito provavelmente a mangueira está torcida dentro da fuselagem impedindo a passagem de combustível.


  3. Veja se a vela funciona. Tire ela e a coloque no ni starter. Deve ficar incandescente. Note: o fato de ficar incandescente é 70% que ela está boa mas não 100%. Na dœvida troque a vela. Certifique-se que a bateria ni starter esteja carregada


  4. Olhe a vela. Há motores que não aceitam velas sem aquele filete de metal (só com o arame). Anote aí: quando o motor apaga quando está em alta rotação é sinal de que o problema pode ser na vela.


  5. O motor funciona mas quando fica com o nariz do avião para cima ele apaga. Provavelmente é o pescador do tanque que está dobrado dentro do tanque não conseguindo pegar o combustível da parte traseira fundo do tanque. É muito comum a mangueira no interior do tanque torcer depois de uma batida com o aeromodelo de frente. O peso do pescador joga a ponta da mangueira (onde fica o pescador) para a parte dianteira do tanque.


  6. Já que estamos mexendo no tanque verifique se ele não possui nenhum furo. Verifique também se não há furo nas mangueiras. A melhor forma de fazer essa verificação é colocar o tanque vazio em um balde de água e sopre em uma mangueira enquanto se tapa a outra. Aparecendo bolhas, está aí o furo. Com o furo fica faltando compressão no tanque. Tende a faltar combustível quando se acelera (como se a mistura estivesse pobre na lenta)


  7. Verifique se o tanque é importado ou nacional. Se for nacional veja se é GCM ou Kinder. Em caso negativo, jogue fora.


  8. Se o motor for dois tempos e o combustível for de rícino sintético, experimente utilizar um combustível com óleo de rícino normal. Muitos motores dois tempos não aceitam o rícino sintético (combustível tipo competição).


  9. Se o motor for 4 tempos veja se ele possui nitrometano. Se não possuir nitro, troque por um com pelo menos 10% de nitro. Motores 4 tempos não funcionam bem sem nitrometano.


  10. Verifique se o retentor do servo está prendendo bem o arame do pushroad. Se o arame não está deslizando no retentor de servo. Examine também se o pushroad do acelerador não está dobrando (pode dobrar até com o peso do tanque)


  11. Já examinamos a parte elétrica, já vimos a parte da alimentação de combustível, não restam muitas alternativas...regule a agulha da lenta (ver lição 2). Se o motor continuar não pegando regulagem, abra o carburador e limpe-o. Pode ter alguma sujeira.


  12. Continua com problemas? Quem sabe não está faltando compressão no motor (motor oco)? Motores sem compressão não pegam a lenta. Peça para alguém com experiência girar a hélice com o motor desligado para que lhe diga o que acha da compressão. Não acredite no primeiro chute. Ouça mais de uma pessoa. Se for esse o problema tem de trocar o conjunto camisa, pistão e biela.


  13. Peça ajuda. Às vezes é a melhor opção...

Para por fim à discussão...

Sempre que estamos na pista alguém lembra da história do reverso aberto em vôo, se dá, se não dá, o que acontece...

Como eu já disse INÚMERAS vezes, vários modelos de aviões podem abrir os reversos em vôo, mas ainda assim o povo teimoso insiste em querer sacanear e tal... Desta vez resolvi provar de uma vez por todas que os reversos podem (e em algumas situações DEVEM) ser abertos durante o vôo, como forma de reduzir a velocidade.

Primeiro caso: Aviões comerciais que abrem o reverso em vôo

Ilyushin IL-62 - Avião russo, produzido de 1963 a 1995. Devido a total ausência de spoilers ou outras formas de freio aerodinâmico, deve utilizar os reversores dos motores 2 e 3 (internos) para reduzir a velocidade de aproximação. (conforme visto abaixo, na foto)

Yakolev YAK-42 - Avião russo, produzido de 1979 a 2002. Devido a necessidade de operar em pistas curtas e cheias de neve, pode acionar o reverso do motor central em vôo. Apenas o do motor central, os outros dois nem reverso tem... Abaixo, uma foto do bicho com o reverso aberto em vôo.

Douglas DC-8 - Avião americano, produzido de 1957 até 1972, retirado de operação apenas em 1995. Devido à ausência de spoilers (exatamente o mesmo motivo do IL-62) deve utilizar os reversores dos motores 2 e 3 (internos) para reduzir a velocidade de aproximação. Porém, se o piloto baixar o trem de pouso (em qualquer situação), torna-se possível acionar o reverso de qualquer um dos motores, ou mesmo dos 4 em vôo (conforme visto abaixo, na foto), o DC-8 foi o único avião comercial a ser certificado em todos os tempos para executar essa manobra. Curiosidade sobre o DC-8, ele também foi o primeiro avião comercial a passar da barreira do som, em um mergulho.. 10 anos antes do concorde...

Foto do DC-8 descendo com os reversos abertos (notem que a fumaça da turbina está indo pra cima, devido ao deslocamento em 45 graus dos reversores) DC-8-63 (turbojato)

Nesta foto, a turbina 4 (na verdade TODAS) está com o reverso aberto, e o F-86 que está voando ao lado tem que acionar os spoilers (airbrakes) pra poder frear junto.. Reparem também que a altitude é grande...
(leiam o texto em inglês que confirma o assunto) DC-8-6M (TurboFan)


Concorde - Assim como o IL-62, o Concorde também usava reverso em vôo apenas nas turbinas centrais, mas apenas em modo IDLE REVERSE, destinado a criar mais arrasto para frear o avião e resfriar os motores. Na foto abaixo, os reversos estão abertos, mas não dá pra ver, visto que ficam embaixo da asa... Seu "primo" russo, o Tupolev-144 também abria o reverso dos motores internos em vôo, mas podia acelerar para baixar a velocidade e perder altitude rapidamente em caso de emergência.

Gulfstream G-II - Jatinho comercial, que pode abrir o reverso para fazer descidas MUITO rápidas. Embora o manual do avião não recomende, muitos pilotos sabem que este jatinho é capaz de abrir o reverso em qualquer altitude. Valendo-se deste fato a NASA usa um, com comandos modificados (APENAS OS COMANDOS) para treinar pilotos a pousar o Ônibus Espacial (Space Shuttle). A manobra consiste em subir até 30000 pés, colocar os motores em reversão total e baixar os trens de pouso principais (o dianteiro não aguenta e fica guardado até a hora do toque). A manobra é conhecida como "Falling Brick" (ou seja, tijolo que cai) e simula perfeitamente as condições de pouso do ônibus espacial...

Foto do Gulfstream G-II em Falling Brick

Segundo Caso: Aviões Militares que abrem o reverso em vôo

Boeing McDonnel Douglas C-17 Globemaster III - Avião de transporte tático norte-americano. Abre o reverso dos motores internos (2 e 3) em vôo para uma manobra especial conhecida como Tactical Descent (descida tática), onde o avião desce de 15000 pés para 2000 pés em menos de 2 minutos. Essa foi pra sacanear, além da foto, achei o vídeo... Prestem atenção na posição das manetes do acelerador (no meio do console)




Só pra constar nos "autos" o C-5 Galaxy também executa esta mesma manobra, exatamente do mesmo jeito.

Farchild A-10 Thunderbolt - Avião destruidor de Tanques norte-americano. Abre o reverso em vôo para reduzir rapidamente a velocidade de 850Km/h para cerca de 290Km/h, facilitando assim a vida do piloto, ao mirar um treco de 40 toneladas com uma metralhadora enorme encima de algo pouco maior que uma caminhonete... Abaixo a foto com o reverso aberto.

Em matéria de aviões militares que executam esta manobra, saibam que inúmeros modelos o fazem, entre eles o nosso C-130 Hércules (Passo Beta nas hélices). Se eu fosse citar todos os que achei fazendo isso, ia passar o dia inteiro postando os nomes, modelos e especificações. Mas entre os famosos, está o F-35, que usa o reverso pra frear o vôo até o vôo pairado, de forma a facilitar a operação de pouso vertical.

Aviões modernos e/ou mais leves não precisam mais utilizar este recurso devido à introdução de outras formas "mais confortáveis e econômicas" de frenagem aerodinâmica. O acionamento dos reversores em vôo sacode bastante o avião (conforme visto no vídeo o C-17) devido à turbulência gerada pelo empuxo à frente, e consome uma quantidade considerável de combustível. Estes dois motivos levaram a técnica ao desuso. Pilotos americanos e europeus ainda são treinados a utilizar este recurso (quando a aeronave permitir) em caso de emergência e/ou neve na pista. Em caso de neve na pista deve-se tocar as rodas no chão o mais devagar possível. Um dos links abaixo descreve o procedimento, prestem atenção que ele liga os reversores ANTES do toque na pista.

Espero ter esclarecido o assunto de uma vez por todas...  E para o caso de alguém ainda ter dúvidas, basta seguir os links abaixo e ir discutir com a NASA, com a Boeing, com a Yakolev, Ilyushin e etc..

fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Douglas_DC-8
http://www.nasa.gov/vision/space/preparingtravel/rtf_week5_sta.html
http://www.oaviao.com.br/artigos/bassani/oeracao_inverno.shtml
http://www.google.com (procurem por "in-flight reverse thrust")

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Para marcar a época...

Este post é dedicado à nossa linda cidade, com seu formato inconfundível... Ainda vou ter essa visão pessoalmente... 

Brasília, vista do espaço

é assim que começa a nascer um tucano...

fala galera....
começando mais um super tucano de 1,60cm,dessa vez é pro pedrim o homem
da funerária.hehe

domingo, 25 de abril de 2010

O Por do sol na nossa pista

Lá na pista, todo fim de semana somos presenteados com este lindo Por-do-Sol, como ninguém havia registrado isso ainda, tá aqui a foto

Lenha do Dia

Uma vez me disseram "Voar é arte, lenhar faz parte..." mas neste caso não é lenha, é ferro velho por que o "caido" da vez foi o Heli do Ernande, infelizmente essas coisas acontecem, mas pelo menos não quebrou muito...

E como sempre, o registro fotográfico da queda:
Putz, essa deu dó...

é bom voltar a voar...hehehe

depois de quase dois meses desenvolvendo alguns projetos malucos,os quais não voaram muito bem.voltei ao padrão,com esse aviãozinho que voou muito bem.20 minutos com uma bat 2s 1000mAh.

Seção A CARA DO BRUTO

O Albatroz do Reges

O Scout do Irlândio (que salvou todo mundo da Ilha de LOST)

Tucano do João Vitor

Sukhoi do Tabajara

Stick do João Microvoo

E pra finalizar, o SkyMaster do Fernando (Vulgo Escalavrado)

Fotos & Fatos deste Domingo

Foi um domingo de muitos vôos e muito papo de pista, contamos também com a presença do Ernande com o seu helimodelo. Abaixo, as fotos do dia

João Microvôo e seu Stick, pena que ele não para com nenhum avião, ou vende ou manda pro chão, mas é assim o nosso João do Avião

Átila, o rei dos Hunos também esteve presente (com sua esposa), aliás, sua primeira aparição na pista e que seja muito bem vindo! Aquele Quickmunk (mistura de Quick com Chipmunk) tava muito bom de vôo!

Tivemos também a presença de mais um novato, o João Vitor que apareceu com este tucaninho elétrico ESCALA muito bem feito!

O Carlinhos também contribuiu pra este domingo com a sua presença, assim como a presença do seu Cessninha amarelo! (é do Detran?)

Reges pousando o seu Albatroz, após fazer um vôo estonteante! (Deixou todo mundo tonto com o rasante de dorso em cima da galera!)

O Heli do Ernande

A decolagem do Heli do Ernande

Sukhoi SU-26M do Tabajara (Vulgo Maricão)

Visão geral de hoje (pena que não deu pra enquadrar todo mundo na foto)

Mais uma visão geral

Reges tentando pegar o 737 da Gol...

ATENÇÃO!! NOTÍCIA URGENTE!!!

Finalmente o grande mistério foi resolvido, localizamos o Irlândio!!! O mesmo se encontrava na Ilha de LOST (Até que pegou um bronzeado por lá...) e com a ajuda do Locke ele usou seu Scout Amarelo pra burlar a segurança da Dharma e passar perto do helicóptero dos Bombeiros que sobrevoava o local (e por pouco não se torna mais uma aeronave caída na ilha). Os bombeiros desceram pra pagar sapo pro Irlândio e acabaram salvando TODOS os que estavam na ilha (menos o Hurley que era pesado demais pro helicóptero).. Por causa disso Irlândio se tornou um herói para todos os que estavam lá. Mas nós que não somos bobos e não acreditamos nessa balela toda, sabemos apenas que (de acordo com Irlândio), o Scout "Voa demais!!!!"

Tá aqui a prova fotográfica do reaparecimento:

APRENDA COMO VOAR DE HELICÓPTERO

Enquanto não tenho dedo pra voar helicoptero, preferi assim.... SHOW DE BOLA.



quer construir seu aero ?

Primeiro Vôo do Tucano do Claudio

Tucano do Claudio:
Envergadura - 1:50cm
Comprimento - 1:20cm
Corda - 24cm
Fabricante - Microvoo

sábado, 24 de abril de 2010

Fatos & Fotos deste sábado...

Foi um sábado de bons vôos e uma lenha, mas que no fim acabou sendo proveitoso para todos!
Contamos com a ilustre presença de vários amigos aeromodelistas, que voaram muito e deixaram seu recado e suas caras aqui no nosso blog... Confiram só...

Reges e seu Albatroz, esmerilharam MUITO em um vôo emocionante com o Wesley

Os aviões do Paulo (Falta o Spitfire)

Albatroz do Reges, decolando!

Paulo e seu Spitfire (que infelizmente se tornou lenhado.. E pior... POR MIM!! QUE ECA!!!)

Avião de produção própria do Paulo, voa muito bem e é muito bonito!! Este aqui fica bem pra voar no 7 de Setembro

Alguns aeromodelistas de hoje, em fila: Wesley (e seu filho), Fernando, Reges, Paulo e Ismael "MadfoX" "Tabajara"

Alguns aviões de hoje...

De outro ângulo...

O SkyMaster 0Km do Paulo

O Albatroz do Wesley
Não confundir com...
O Albatroz do Reges

E inaugurando uma nova série de fotos, aqui está A CARA DO BRUTO:

A Cara do U-Can-Do 3D do Tabajara

E também, a CARA DO SPITFIRE do Paulo (antes da 2a Lenha)

Novamente gostaria de agradecer a todos que compareceram neste sábado, lembrando sempre que amanhã tem mais... Mas neste meio tempo, o mistério continua...

ONDE ESTARÁ IRLÂNDIO???

Dizem as más línguas que ele morreu eletrocutado com tanto avião elétrico que ele tem em casa...