Motores à gasolina - Regulagem e Manutenção
Todos sabemos que os melhores aeromodelos do mundo utilizam não motores glow, e sim motores à gasolina comum, muitas vezes devido à sua grande potência e confiiabilidade, assim como pelo seu baixíssimo consumo e economia com o valor do combustível.
Ultimamente porém, tem aparecido motores à gasolina de baixa cilindrada. Estes motores visam a substituição direta dos motores glow pelos motores à gasolina. Normalmente se faz isso por motivos de economia de combustível...
Por estas e várias outras razões esta postagem está saindo... Para muitos, os motores à gasolina são novidade e por isso, a maioria simplesmente não sabe como regulá-los e/ou fazer a sua devida manutenção.
Primeiramente vamos às dicas sobre estes fantásticos motores:
1. Sempre deixe um pouco de combustível dentro do tanque para não ressecar as mangueiras de Tygon..
2. Sempre que possível substitua as mangueiras internas do tanque por mangueiras de neoprene. O neoprene não fica "duro" com o tempo, e pode facilmente ser adquirido em lojas onde se vendem motoserras.
Exemplo de mangueira de neoprene para tanque de combustível
3. Procure sempre usar óleos de boa qualidade como Motul ou Castrol TTS. Eles são a vida do seu motor e as misturas corretas são aquelas indicadas no próprio óleo, normalmente são 50:1 ou 45:1, mais que isso, carboniza a vela!
4. Procure utilizar gasolina pódium ou comum, o AVGAS carboniza muito devido ao chumbo. Porém, se for usar AVGAS, procure utilizar o tipo 100LL, o tipo 110L tem chumbo demais.
5. Motores à gasolina normalmente mantém a regulagem por muito tempo, só necessitando ajustes caso seja trocado o tipo do combustível.
Regulagem:
Para entender a questão dos "minutos" descritos abaixo, imagine o parafuso de regulagem como sendo um relógio...
a) agulhas de alta e baixa fechadas sem esforço;
b) abrir a agulha de baixa (sempre essa agulha fica para o lado do bloco do motor, daí, fácil: "baixa" = "b" = lado do bloco) em 90 min., sentido anti-horário (1 volta e meia);
c) abrir a agulha de alta (High = "h" = lado da "h"élice. Fácil!) em 75 min., sentido anti-horário (1 volta e metade de meia volta);
d) ligue o motor:
e) deixar funcionando por 2 minutinhos na lenta.
f) acelerar bruscamente: se apagar, abrir a LENTA em 5 min. (abrir sempre em sentido anti-horário. Fechar, sentido horário) e continuar o processo (abrir sempre de 5 em 5 min.) até que a aceleração se mantenha imediata e sem engasgos na transição lenta/alta.
g) fechar a agulha de alta em intervalos de 5 em 5 minutos e, no mesmo processo (lenta/aceleração rápida), observar o comportamento do motor.
E AQUI, "O PULO GATO": Vá fechando (sentido horário) a alta até que o motor dê uma falhada no processo lenta/aceleração. Chegando nesse ponto, retorne a agulha de alta cerca de 10 min.
Estará equalizado o motor!
Simples não? Na verdade não!! A regulagem de um motor à gasolina é um pouco mais trabalhosa que a de um motor glow, porém, uma vez regulado, raramente tem que se regular de novo! Os gasolina não são como os Glow que se afina só com a agulha da alta. O certo é achar o ponto de equalização entre a baixa e a alta.
Amaciamento de um motor à gasolina:
Os motores a gasolina são um pouco mais complexos que os tradicionais Glow, tem o carburador um pouco mais complexo e sistema eletronico de ignição.
O basico que vi sobre o amaciamento dos motores em todos os manuais com os quais tive contato, é que para a primeira partida deve-se abrir uma volta e meia em cada uma das duas agulhas.
A partir dai puxa-se o afogador, mantém-se o mesmo puxado e começa-se a bater.
Logo que a gasolina chega ao carburador com umas 7 ou 8 batidas o motor ja começa a dar sinal que quer pegar. A partir daí podemos deixar o afogador aberto e bater para ligar o motor, com umas 2 ou 3 batidas ele irá ligar.
Agora com o motor ligado, e ele estará provavelemente numa faixa de 4000 rpm nessa regulagem devemos deixar que ele rode assim nas primeiras 2 horas de funcionamento, essa é a primeira fase do amaciamento do motor.
Após essas 2 primeiras horas já podemos começar a aumentar a rotação do motor, a principio dando leves bombadas no acelerador. Nesta segunda fase podemos permanecer por mais umas 2 horas.
Agora ja tendo sido feitas as 2 primeiras fases do amaciamento podemos colocar o aeromodelo em vôo.
Nesta fase onde vamos voar com o motor não devemos exigir muito dele ainda, evitar faze-lo rodar em regimes altos de rpm por longos periodos. O motor só deve ser afinado e ter a regulagem que usará para vôos em definitivo após amaciado, depois de um intervalo de 12 a 20 horas de funcionamento (Tempo total para o amaciamento).
Uma coisa muito importante é: Durante a fase de amaciamento usar a menor hélice descrita pelo manual para evitar superaquecimento, após o motor estar amaciado podemos escolher a hélice que nos atender melhor dentro da faixa de hélices permitidas para o motor.
Possíveis problemas e suas soluções:
Agora, uma tabelinha com possíveis problemas e suas soluções...
Situações Especiais
Alguns motores funcionam bem quando o avião está no chão e horrívelmente quando o avião está voando, isso acontece especialmente em aviões que tem cowl. Normalmente isso acontece devido à diferença de pressão entre o tanque e o carburador devido à velocidade do vento que entra no cowl. Caso este seja o seu caso, recomendamos que você faça uma adaptação no furo de ventilação da bomba de combustível, de modo a buscar a pressão na parte de trás da parede de fogo. Observe na figura abaixo, a tal adaptação.
Isso resolve o problema e ainda por cima faz o motor trabalhar de modo mais regular em qualquer situação.
Espero que com esta postagem, você leitor tenha uma excelente experiência com o seu motor à gasolina e com isso, aproveite este lado emocionante do aeromodelismo.
Com isso, terminamos nossa postagem de número 500! Lembrem-se sempre que este blog é feito com muito carinho pra você, aeromodelista, e é com a sua opinião que chegamos até aqui!
Por hoje é só pessoal, até a próxima!
1. Sempre deixe um pouco de combustível dentro do tanque para não ressecar as mangueiras de Tygon..
2. Sempre que possível substitua as mangueiras internas do tanque por mangueiras de neoprene. O neoprene não fica "duro" com o tempo, e pode facilmente ser adquirido em lojas onde se vendem motoserras.
Exemplo de mangueira de neoprene para tanque de combustível
3. Procure sempre usar óleos de boa qualidade como Motul ou Castrol TTS. Eles são a vida do seu motor e as misturas corretas são aquelas indicadas no próprio óleo, normalmente são 50:1 ou 45:1, mais que isso, carboniza a vela!
4. Procure utilizar gasolina pódium ou comum, o AVGAS carboniza muito devido ao chumbo. Porém, se for usar AVGAS, procure utilizar o tipo 100LL, o tipo 110L tem chumbo demais.
5. Motores à gasolina normalmente mantém a regulagem por muito tempo, só necessitando ajustes caso seja trocado o tipo do combustível.
Regulagem:
Para entender a questão dos "minutos" descritos abaixo, imagine o parafuso de regulagem como sendo um relógio...
a) agulhas de alta e baixa fechadas sem esforço;
b) abrir a agulha de baixa (sempre essa agulha fica para o lado do bloco do motor, daí, fácil: "baixa" = "b" = lado do bloco) em 90 min., sentido anti-horário (1 volta e meia);
c) abrir a agulha de alta (High = "h" = lado da "h"élice. Fácil!) em 75 min., sentido anti-horário (1 volta e metade de meia volta);
d) ligue o motor:
e) deixar funcionando por 2 minutinhos na lenta.
f) acelerar bruscamente: se apagar, abrir a LENTA em 5 min. (abrir sempre em sentido anti-horário. Fechar, sentido horário) e continuar o processo (abrir sempre de 5 em 5 min.) até que a aceleração se mantenha imediata e sem engasgos na transição lenta/alta.
g) fechar a agulha de alta em intervalos de 5 em 5 minutos e, no mesmo processo (lenta/aceleração rápida), observar o comportamento do motor.
E AQUI, "O PULO GATO": Vá fechando (sentido horário) a alta até que o motor dê uma falhada no processo lenta/aceleração. Chegando nesse ponto, retorne a agulha de alta cerca de 10 min.
Estará equalizado o motor!
Simples não? Na verdade não!! A regulagem de um motor à gasolina é um pouco mais trabalhosa que a de um motor glow, porém, uma vez regulado, raramente tem que se regular de novo! Os gasolina não são como os Glow que se afina só com a agulha da alta. O certo é achar o ponto de equalização entre a baixa e a alta.
Amaciamento de um motor à gasolina:
Os motores a gasolina são um pouco mais complexos que os tradicionais Glow, tem o carburador um pouco mais complexo e sistema eletronico de ignição.
O basico que vi sobre o amaciamento dos motores em todos os manuais com os quais tive contato, é que para a primeira partida deve-se abrir uma volta e meia em cada uma das duas agulhas.
A partir dai puxa-se o afogador, mantém-se o mesmo puxado e começa-se a bater.
Logo que a gasolina chega ao carburador com umas 7 ou 8 batidas o motor ja começa a dar sinal que quer pegar. A partir daí podemos deixar o afogador aberto e bater para ligar o motor, com umas 2 ou 3 batidas ele irá ligar.
Agora com o motor ligado, e ele estará provavelemente numa faixa de 4000 rpm nessa regulagem devemos deixar que ele rode assim nas primeiras 2 horas de funcionamento, essa é a primeira fase do amaciamento do motor.
Após essas 2 primeiras horas já podemos começar a aumentar a rotação do motor, a principio dando leves bombadas no acelerador. Nesta segunda fase podemos permanecer por mais umas 2 horas.
Agora ja tendo sido feitas as 2 primeiras fases do amaciamento podemos colocar o aeromodelo em vôo.
Nesta fase onde vamos voar com o motor não devemos exigir muito dele ainda, evitar faze-lo rodar em regimes altos de rpm por longos periodos. O motor só deve ser afinado e ter a regulagem que usará para vôos em definitivo após amaciado, depois de um intervalo de 12 a 20 horas de funcionamento (Tempo total para o amaciamento).
Uma coisa muito importante é: Durante a fase de amaciamento usar a menor hélice descrita pelo manual para evitar superaquecimento, após o motor estar amaciado podemos escolher a hélice que nos atender melhor dentro da faixa de hélices permitidas para o motor.
Possíveis problemas e suas soluções:
Agora, uma tabelinha com possíveis problemas e suas soluções...
O motor morre quando acelerado | Agulha de alta muito fechada, ou agulha da lenta fechada além do ponto |
O motor fica engasgando quando em marcha-lenta ou na metade do acelerador | Agulha da baixa muito aberta, ou limitador da bomba muito aberto |
O motor aquece muito durante o vôo | Agulha da alta muito fechada e a agulha da baixa muito aberta, limitador da bomba muito fechado |
O motor fica com mistura rica quando em vôo | Este é um problema especial que ocorre em aviões com cowl muito aberto, veja em "situações especiais" uma possível solução pra isso. |
O motor roda bem, mas nunca pega lenta | Pode ter sujeira nos injetores de marcha-lenta, retire seu carburador e limpe-o. Você pode também ter entrada de ar na base do carburador. |
O carburador vaza combustível quando o motor está parado | A agulha da bomba está com problemas ou está suja. O limitador da bomba está aberto demais. Ou o diafragma está rasgado. |
O combustível volta pro tanque quando o motor está parado. | O diafragma da bomba está furado, ou tem vazamentos de ar nas mangueiras do tanque. |
Situações Especiais
Alguns motores funcionam bem quando o avião está no chão e horrívelmente quando o avião está voando, isso acontece especialmente em aviões que tem cowl. Normalmente isso acontece devido à diferença de pressão entre o tanque e o carburador devido à velocidade do vento que entra no cowl. Caso este seja o seu caso, recomendamos que você faça uma adaptação no furo de ventilação da bomba de combustível, de modo a buscar a pressão na parte de trás da parede de fogo. Observe na figura abaixo, a tal adaptação.
Isso resolve o problema e ainda por cima faz o motor trabalhar de modo mais regular em qualquer situação.
Espero que com esta postagem, você leitor tenha uma excelente experiência com o seu motor à gasolina e com isso, aproveite este lado emocionante do aeromodelismo.
Com isso, terminamos nossa postagem de número 500! Lembrem-se sempre que este blog é feito com muito carinho pra você, aeromodelista, e é com a sua opinião que chegamos até aqui!
Por hoje é só pessoal, até a próxima!
Amigo você esta de parabéns gostei muito de suas dicas.
ResponderExcluirola gostaria de parabeniza pela iniciativa porém me ficou uma duvida o que é limitador da bomba é que meu DLE 30 é novo porem da lenta bacana mais quando acelero até ametade fica falhando depois da metade não falha
ResponderExcluirola
ExcluirMuito bom o tutorial. Mas também fiquei na dúvida sobre esse limitador da bomba de combustível, o que é?
ResponderExcluirÓtimo post! Porém você poderia ter dito alguma coisa sobre o avanço do CDI, pois o meu estava solto e estou com dúvidas sobre como colocar novamente no ponto.
ResponderExcluirÓtimo Post! Porém poderia ser comentado alguma coisa sobre o "ponto" do CDI, pois o meu estava solto e estou em dúvidas de como ajustar este sensor do modo que fique o melhor possível.
ResponderExcluirOla...Gostaria de saber se pode ocasionar algum problema (como queima da ignição)se eu utilizar um pack de NI-CD de 6v - 2300mah para a ignição do DLE 20,uma vez que quando dou uma carga total na bateria ela chega a medir 7.2 v
ResponderExcluirTem que ver as especificações do seu módulo de ignição, se ele permitir trabalhar com 6 ou 8 volts, não tem problema algum. Já vi módulos que suportam até 12v
Excluireu gostaria muito de saber se posso usar motores a gasolina com o cabeçote virado virado para baixo? tera algulma diferenca no funcionamento? sera que corre o risco de encharcar a vela? se alguem puder mim ajudar fico agradecido pela gentileza..... mardoniolemos13@gmail.com
ResponderExcluirNão há problema algum, a única recomendação é tirar a vela após os vôos (e tampar o buraco com uma vela velha ou um tampax (é, o tampax mesmo que vc pensou), para que não se acumule óleo na mesma... (Igual ao motor glow)...
ExcluirIncrivél. Meus Sinceros parabéns.
ResponderExcluirAmigo...este é um post único!!! Muitas informações interessantes....gostaria de saber se vc também tem o problema de rigidez dos diafragmas após um certo período que o motor fica parado....todos falam que é devido ao alcool presente na gasola...quando o meu fica assim tenho que coloca lo em funcionamento, restringir a borboleta do afogador para que não dê falta na alta...e apos uns 15 min de funcionamento com uns dois intervalos de 2h, consigo fazer com que o motor opere normalmente apos movimentação da agulha de baixa......qual seria uma solução? lavar a gasolina com agua? podium tem alcool tb (a galera confunde octanagem com poder carbonifero)....AVGas??? pelo chumbo é cancer na certa, pior que glow..
ResponderExcluire ai..
Abraços. Parabens!
Esse povo tem medo de glow, e AVGAS, não tenha... Câncer só ocorre na exposição DIÁRIA ao produto... De qualquer forma, o mais simples é retirar o diafragma após os vôos e lavá-los com água... Sim, é o etanol na gasolina que o prejudica.
ExcluirAmigo...este é um post único!!! Muitas informações interessantes....gostaria de saber se vc também tem o problema de rigidez dos diafragmas após um certo período que o motor fica parado....todos falam que é devido ao alcool presente na gasola...quando o meu fica assim tenho que coloca lo em funcionamento, restringir a borboleta do afogador para que não dê falta na alta...e apos uns 15 min de funcionamento com uns dois intervalos de 2h, consigo fazer com que o motor opere normalmente apos movimentação da agulha de baixa......qual seria uma solução? lavar a gasolina com agua? podium tem alcool tb (a galera confunde octanagem com poder carbonifero)....AVGas??? pelo chumbo é cancer na certa, pior que glow..
ResponderExcluire ai..
Abraços. Parabens!
amigo,oque vc me diz do motor turnigy 50 cc?
ResponderExcluirBoa noite, amigos quando o motor (RCGF 26CC) não permanece em lenta normal, apos alguns segundos em lenta ele acelera sozinho, algum sabe como resolver esse problema???
ResponderExcluirtroca o caximbo da iguinicao que acabará esse ptoblema
Excluirola eu tenho um dle 30 cc estou co um problema
ResponderExcluirdesde que eu peguei esse motor . foi instalado no aero e regulado mais o problema é que o motor pega e morre nao fica trabalhando certo
ai fui testar a vela esta boa inclusive nova
passei para o teste de cdi
comecei a girar a helice com a mao e percebi que dando 8 voltas na helice na oitava volta falta faisca na volta de numero 20 tbm e na de 35 40 60
ai peguei um cdi imprestado igual ao meu faz a mesma coisa so que mantem meu motor funcionando tranquilamente o que pode ser sera que meu cdi esta com problema ?
em questão do morto acelerar sozinho pode ser várias coisas mas tente trocar o caximbo da iguinicao o meu estava assim e resolveu so trocando o caximbo
ResponderExcluirrcg26 troca o caximbo da ignição
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo publicado!
ResponderExcluirGostei muito das dicas que foram citadas. Ajuda muito os iniciantes como eu. São essas ajudas, que nós motivam a continuar no hobby.
ResponderExcluirExcelente matéria, tenho um rcgf 15cc que só fiz funcionar após essas dicas, depois de oito anos guardado, finalmente o motor vai literalmente voar.
ResponderExcluirEssa postagem foi o que motivou eu fazer meu motor voar, depois de cinco longos anos parado.
ResponderExcluirÓtima explicação, e ótimo espaço para informações em geral.
Parabéns pelo post excelemte explicação.
ResponderExcluirOi amigo, pode me ajudar... nunca tive motores a gas, comprei um evolution 26gt e o motor tava ótimo, começou a apagar em voo, e não consigo mais regular. Acontece que ele funciona normal por uns minutos (no chão ou em voo, tanto faz) depois, se ele estiver acelerado começa a cair a rotação e não sobe nem acelerando, cai até morrer. Se eu coloco em lenta quando começa a falhar ele não morre, mas se acelerar apaga. já abri um pouco (5 em 5 min) a lenta, voltei, abri a alta um pouco, abri um pouco as duas juntas, abri a lenta e fechei a alta, fiz o contrario e nada, continua o problema. Quando liga, funciona perfeitamente por uns tres minutos e depois começa. Pode parecer bem obvio para quem tem experiencia, mas eu não sei o que pode ser?
ResponderExcluirAlguem pode me ajudar
Com estas explicassoes consegui regular meu motor. Obrigado.
ResponderExcluirVocês estão de parabéns sempre que limpo um motor venho aqui para lembrar com9 regular. Obrigado
ResponderExcluir