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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

E o Aerotaguá mais uma vez causa polêmica ao ser VERDADEIRO

Diga não aos ELÉTRICOS, adote este selo!


O Blog mais uma vez deu o que falar! Desta vez foi a matéria que denunciou o absurdo que os amantes de aeromodelismo elétrico cometem ao dizer que seus aviões não poluem.

Infelizmente, alguns fanáticos, insistem em dizer que a matéria está errada, foi tendenciosa e etc., MESMO QUE AS FONTES TENHAM SIDO INCLUÍDAS NA MATÉRIA... Tem gente que é insana mesmo...

Para estes, que felizmente são pouquíssimos, aqui vão alguns links de matérias relacionadas a CARROS ELÉTRICOS, que compartilham das mesmas características dos aeromodelos elétricos.

Aerotaguá DIZ, Aerotaguá MOSTRA. Aqui, o aeromodelismo é levado a sério!









Querem mais alguma prova? Fácil... Digitem "Elétricos poluição" no Google e obtenham MILHARES de resultados. Maluco é quem voa aeromodelo elétrico!


Aeromodelismo elétrico: Ajudando americanos e chineses a ficarem mais ricos nas suas costas, trouxa!

Elétricos: É isso que a indústria americana e chinesa querem que você compre!

Querem salvar seu planeta? Ainda dá tempo! Voe ETANOL ou GLOW, o resto, só polui!

TV Aerotaguá no GAMA

É estivemos no GAMA e fizemos um video lá!

sábado, 22 de outubro de 2011

E o Aerotaguá conheceu a pista do GAMA!!!

Semana que vem rola o encontro da UAG lá no gama, então fomos ver como é a pista de lá... Juntamos os amigos do Aerotaguá e fomos ver de perto o local.

Ah sim, as fotos são de celular, por isso ficaram HORROROSAS...

Reges mandando ver no helicóptero

Reges, vira homem e sobe esse helicóptero!!!

A área de partida e boxes da pista do Gama, tudo muito bem arrumadinho

Bruno voando o heli a partir da Taxiway

Área de estacionamento

Comprimento total da pista: 100m

Taxiway arrumadinha

Os malucos na área...

Os voadores do Aerotaguá marcando presença

Mais uma vez, desta vez com a coroa que merecem!! :P

É isso aí, abraços a todos! E semana que vem estaremos lá no Gama! Como disse um maluco que passou pelo bate-papo: QUEM AMA, VOA NO GAMA!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Elétricos - A verdade sobre a poluição

Isto aqui, polui pra caramba...

Outro dia, tive uma discussão nos comentários sobre a velha questão ELÉTRICO vs GLOW, e por fim, ficamos sem resposta quanto à questão "QUEM POLUI MAIS?"...

Então, o AEROTAGUÁ, mais uma vez indo contra os fanáticos, xiitas e irresponsáveis fãs de elétricos, resolveu arregaçar as mangas e ir estudar a questão a fundo, afinal, é estudando que se aprende!

Vamos aos resultados da pesquisa.... Ficou meio complicado pois envolve uma certa quantidade de química, mas fiz o possível para simplificar pra todo mundo.


Vamos começar pelo glow...

Como todos sabem, o combustível glow contém normalmente 3 elementos: Metanol, óleo e nitrometano.
No motor, são queimados apenas o metanol e o nitrometano, TODO o óleo é apenas expelido pelo motor (ou seja, ele não queima!), e fica ou no aeromodelo, ou cai no chão na forma de pulverização fina.


O Resultado da queima do metanol é: 2CH3OH + 3O2 --> 2CO2 + 4H2O

Ou seja, para cada duas moléculas de metanol, são utilizadas 3 de oxigênio para a queima, resultando em duas moléculas de CO2 e 4 moléculas de água.

O resultado da queima do nitrometano é: 2CH2NO2 + 1O2 --> 2CO2 + 2H2O + 2O2

Ou seja, para cada duas moléculas de nitrometano, é utilizada uma de oxigênio para a queima, resultando em suas moléculas de CO2, 2 moléculas de água e duas molécula de oxigênio.

Porém, no motor do aeromodelo, queimamos os dois, resultando em:

2CH3OH + 2CH2NO2 + 1O2 --> 2CO2+2H2O+2O2 --> 2CO2 + 3H2O

No fim, temos duas moléculas de CO2 e 3 de Água... (Essa ficou comprida, por isso resumi...)

Ou seja, o óleo (normalmente rícino degomado, 100% biodegradável) é pulverizado e muita daquela fumacinha que vemos sair do motor glow, é simplesmente vapor de água. Temos sim, uma leve quantidade de CO2.

Em teoria, nas C.N.T.P. cada litro de combustível de aeromodelo se transforma em 650ML de água e 650ML de CO2.

Ora, é muito, dirão os fãs de elétricos... Porém, todos estão esquecendo o CICLO do combustível... A mais ou menos 20 anos, foi desenvolvido o método de conversão de biomassa em metanol. Esta biomassa, caso não fosse transformada em metanol, liberaria na atmosfera da terra o gás METANO, que é de 80 a 100 vezes mais prejudicial ao meio ambiente que o CO2. Lembre-se que em termos de efeito estufa, são necessárias 21 toneladas de CO2 para se ter o efeito de 1 tonelada de metano...

Graças a este efeito, TODA a pegada de carbono do motor glow é automaticamente apagada pela produção de seu combustível., ou seja, tecnicamente a poluição de sua operação é ZERO. (Na verdade, chega a ser MENOR que zero, pois o óleo em sua produção, captura muito carbono, que depois é pulverizado e biodegradado, devolvendo esse carbono à natureza de forma quimicamente natural)

Certo, OK, o metanol tem sua pegada de carbono apagada... E o nitrometano?

No caso do nitrometano, sua produção é proporcionada pela mistura de ácido nítrico com o butano, que por sua vez é GÁS DE COZINHA, este sim, caso fosse queimado sozinho, teria uma certa pegada de carbono... Porém, sua parte na composição do combustível para aeromodelismo é muito reduzida (no máximo, 30%, normalmente se usa 10%), e além disso, como ele é queimado associado ao metanol, sua pegada de carbono fica fortemente reduzida... Assim como, já se estuda a substituição do butano pelo biogás...

Mais uma vez, o combustível para aeromodelismo quando queimado, tem taxa de poluição total próxima a ZERO!

Para efeitos de comparação, é muito pior acender o fogão de casa por 5 minutos do que voar seu aeromodelo glow por uma hora...

Se você usa isto aqui, você está salvando o seu planeta!


Mas... Os elétricos não soltam fumaça, não liberam CO2 nenhum, usam óleo mas em quantidade ínfima e não o liberam... Como eles podem poluir mais que os glow?

Bom, a explicação vem de várias formas... Uma delas, conforme já citei aqui no blog em várias matérias, é em relação a bateria. A bateria de lítio, desde a sua extração, até o seu uso é extremamente poluente. São necessários cerca de 600Kg de Sal-Gema para produzir 1Kg de Lítio, num processo que consome bastante energia (é necessário derreter o sal-gema com uma fonte de corrente contínua). No processo, são liberados haletos (alguns são CFC's, que destroem a camada de ozônio) na atmosfera, e gasta-se quantidade considerável de energia. Como 50% das reservas de Lítio do planeta estão na Bolívia, quase toda a produção de energia necessária à produção do lítio vem de usinas termoelétricas movidas a querosene ou carvão natural (as piores, em termos de poluição)

Se seu aeromodelo usa isto aqui, você está destruindo seu planeta e deixando um péssimo exemplo para seus filhos, netos e etc...

Além do fator BATERIA, os aeromodelos elétricos também necessitam de recarga, normalmente feita em altas correntes, o que consome grande quantidade de energia. Toda esta energia vem de algum lugar, e neste lugar é gerada MUITA poluição, destruindo o meio-ambiente. Lembre-se sempre que a bateria é um ACUMULADOR QUÍMICO DE ENERGIA, e que aquela energia não está ali dentro por mágica... Ela vem de algum lugar.

"Ah, mas no Brasil, usamos usinas hidrelétricas, elas não poluem..."

Este é mais um argumento falso utilizado por fanáticos por elétricos. Na verdade, estudos realizados, comprovaram que as hidrelétricas poluem mais que as termoelétricas. A água represada é rica em gás metano proveniente da floresta inundada e apodrecida. Ao passar pelas turbinas se transforma em gás carbônico. Isto é grave, só perdendo em intensidade para as queimadas.

    Assim sendo, os estudos põem por terra a idéia de que as hidrelétricas seriam um procedimento ecologicamente correto. A usina de Balbina, no Amazonas, acabou com a vida, por alguns quilômetros, no rio Uatumã. E os estragos feitos por Tucuruí, no Pará? A usina de Corumbá IV aqui em Brasília, inundou 200Km² de área...

"Ah, mas os aviões glow também usam bateria"

Sim, novamente um argumento falso utilizado pelos xiitas que gostam de elétricos... A bateria do avião glow, devido à sua baixa exigência de carga, assim como, seu recarregamento que é feito de forma lenta, dura cerca de 4 anos. E é utilizada apenas UMA carga de bateria para todo um dia de vôo. As melhores baterias para aviões elétricos, duram de 3 a 6 meses, e normalmente são necessárias de 4 a 8 baterias para um dia de vôo. Logo, o glow usa UMA bateria a cada 3 ou 4 anos, e o elétrico usa de 4 a 10 baterias num período de 6 meses. Não é nem necessário comparar...

Foto externa da fábrica da Turnigy na China.

Ainda é necessário falar mais alguma coisa?

Na verdade, preciso!!!

Existe também a questão do DESCARTE, ou seja, quando aquilo, seja motor ou seja bateria não serve mais para ser utilizado.

No caso dos motores glow, os mesmos são feitos de 4 materiais: Alumínio, Aço, Cobre, platina (velas) e plástico, o que torna o motor glow totalmente reciclável, sem perdas. (isso sem contar que todas as peças quebradas/desgastadas podem ser substituítas, aumentando ainda mais a vida útil do motor, que em média é de 20 anos)

No caso dos elétricos, os motores podem sim ser reciclados totalmente, exatamente como os glow, porém, temos a questão da bateria (que normalmente é muito maior que o motor), e ela sim, representa um problema para a reciclagem, além de ser perigosa no armazenamento e inviável no descarte direto (ou seja, nunca jogue suas baterias usadas no lixo!)

Gente, isso aqui no lixo NÃO!!!! Joguem fora as suas, mas não no lixo!!!

Atualmente ainda não é economicamente muito viável fazer a reciclagem das baterias de lítio, mas à medida que o mercado crescer e as baterias se tornarem maiores, a atividade de as reciclar será mais importante e lucrativa, para além dos bons impactos ambientais.
Ah!!! Até agora não falei da produção dos motores, mas caso alguém ainda queira discutir, saiba que o processo de produção, assim como os materiais utilizados, são exatamente os mesmos (alumínio, aço e cobre). E normalmente, os motores glow atuais são feitos de metais RECICLADOS...

Abraços a todos! E parem com essa coisa de elétricos... Vocês estão destruindo o planeta com isso.

Algumas das fontes utilizadas para fazer a matéria:

sábado, 15 de outubro de 2011

Comparativo Rápido - E-Max CF2822 (Elétrico) e ASP 0.061 WASP (Glow)

Ontem à noite, alguém me perguntou (infelizmente não sei quem, pois ficou como anônimo no bate-papo), se o motor ASP 0.061 WASP era mais forte que o E-Max CF2822 1200KV...

Embora eu tenha dito imediatamente que o glow era mais forte, fui pesquisar...

Abaixo, segue o que eu encontrei...

Primeiramente vamos falar do elétrico:

E-Max CF2822-1200
- Tensão de trabalho: 7,4 V a 11,1 V (2 a 3S para LI-PO)
- RPM/Volt: 1200 RPM/V
- MAX RPM: 13320RPM (11,1 x 1200)
- Eficiência máxima: 82%
- Faixa de corrente em uso contínuo: 7 a 12 A
- Corrente máxima admissível: 16 A por 60segundos
- Consumo de corrente sem carga: 0,9 A
- Dimensões da área magnética: 22 mm. x 10 mm.
- Dimensões externas: 28,5mm x 30mm (incluindo base de fixação)
- Diâmetro do eixo: 3 mm.
- Peso com cabos de alimentação: 39 gr.
- Utilizável em aeromodelos de peso: 200 a 600gr. Para acrobáticos, utilize a metade inferior para seu projeto.
- Speed control recomendado: EMAX 18 A ou EMAX 25
- Bateria recomendada: LIPO de 2 a 3S com corrente de descarga nominal de no mínimo 18 Amperes.
- Potência entregue (max): 128W

Hélices recomendadas:
Sport, 8x5 (16A de consumo quando no máximo)
Slow: 10x4S (14A de consumo quando no máximo)

Agora vamos falar do Glow:

ASP 0.061A WASP
Modelo: AP061A
Capacidade cúbica: 0.99cc
Hélices recomendadas: 4,75x4,75 ; 5x3 ; 5,5x2 ; 5,5x2,5 ; 5,7x3 ; 6x2 ; 6x3 ; 6x4 ; 7x3
Faixa de Trabalho: 5000~25000 RPM
Potência máxima entregue: 270W a 18000 RPM
Peso: 55g
Consumo: 250ml por hora.
Utilizável em aviões de 300g a 900g, para acrobáticos, utilize a metade inferior (200g a 500g)
Peso do tanque: 50g.

Mais uma vez estamos comparando um motor glow com um elétrico equivalente, e olha aí o resultado... O glow SEMPRE é mais potente. E olha que este é o menor motor glow disponível. Além disso, a relação peso-potência sempre é melhor (pois ali encima não está listado o peso da bateria nem do ESC)

Para deseletrificar aqueles aviões de isopor, basta olhar como se faz, lá na biblioteca técnica do blog.
Abraços anônimos! :P

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aeroporto de brinquedo. Tudo automático.


E aí galera! Gostaram?

Sábado (15/10/2011) e Domingo (16/10/2011)


Este será um fim de semana de muitos vôos para todos!

E quem sabe, estaremos comemorando também os 100.000 acessos ao Aerotaguá, comprovando assim que este é um dos mais movimentados e melhores blogs de aeromodelismo do Brasil.

E este sucesso todo vem de você, leitor. É por você que este blog existe e é pra melhor servi-lo que a nossa equipe está sempre pesquisando, estudando e aprendendo cada vez mais sobre este hobby maravilhoso que é o Aeromodelismo!

Outra coisa interessante é que a previsão do tempo em todas as pistas de Aeromodelismo do Distrito Federal (Tailândia (Ao lado da Academia de polícia civil), L2 (No final da L2 Sul), 11º GAAAe (elétricos, fica no SAAN), Planaltina (Morro da Capelinha) e Sobradinho (Perto dos Motéis Altana e Flamingo)
Será a mesma no fim de semana inteiro!
Lembrando também que esta previsão vale pro pessoal do vôo livre e também da aviação leve e ultraleve!

Previsão do Tempo:

A previsão do tempo para TODO O FIM DE SEMANA é:
 
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Temperatura média de 26ºC mínima de 20ºC
Sensação Térmica 19ºC
Ventos Noroestes de 3Km/h a 9Km/h (Alinhados com a pista, fracos)
Índice UV: 4 (recomendado boné)
Umidade relativa do Ar: 80%
Por do sol as 18:11
Foto do Satélite: 
 
Vejo vocês pelas pistas de aeromodelismo

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Eu sou atrevido, posto foto que não é de avião!!!




Pode não ser de avião, mas LEVA qualquer avião pra pista!

Dia das Crianças



De repente
Ao lembrar dos brinquedos queridos
Que ficaram esquecidos
Dentro do armário
Me bate uma saudade
Me bate uma vontade
De voltar no tempo
De voltar ao passado
Mas nada acontece
Nada parece acontecer
E eu choro
Choro como o bebê que fui
E a criança que quero voltar a ser
Não quero crescer!

Uma singela homenagem do Aerotaguá a todas as crianças pelo seu dia!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

WTF!!!!!

Embora eu não seja fã nem de helicópteros e muito menos de elétricos, este vídeo mostra o que é verdadeiramente ter perícia na pilotagem de helis pequenos.


O quê que é isso meu?? O CARA POUSA DE DORSO???!?!?

domingo, 2 de outubro de 2011

Enquanto isso... DESELETRIFICAMOS OS JATINHOS

Todo mundo sabe que aviões elétricos não prestam e por isso, nada melhor do que DESELETRIFICAR, o problema é que nos jatinhos, a coisa complica um pouco e ficava complicado conseguir colocar boa tecnologia de motores ou turbinas em aviões pequenos... Simplesmente não havia maneira de colocar uma turbina em um avião menor que o tamanho .60, então o povo utilizava aqueles horríveis, anti-econômicos, barulhentos e ineficientes EDF's de 70mm a 90mm... Os aviões são até bonitos, mas faltava uma propulsão decente...

A empresa Jet-Cat dos EUA botou a mão na massa, a equipe de engenheiros trabalhou duro e resolveu o problema!

Foi criada a mini-turbina JetCat P20, especialmente para estes casos!

A nova turbina P-20 cabe em aviões originalmente elétricos! Mesmo aqueles feitos de isopor!

Agora, tudo que é necessário fazer para se ter um avião realmente de sucesso na pista é: Arrancar a propulsão elétrica, instalar a propulsão à jato e ser feliz igual pinto no lixo!

F-16 de Fibra com turbina P20 no lugar do EDF de 90mm

E uma Funjet de isopor com turbina P20??? PODE??? PODE!!!

Esse aqui também era elétrico... AGORA TÁ DECENTE!!!

É a nova onda do momento! VAMOS DESELETRIFICAR!!! Diga NÃO ao lítio você também!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Enquanto isso, em outros céus...

Encara essa, Snoopy!!!


Este será mais um fim de semana de muitos vôos pra todo mundo!

E quem sabe, estaremos comemorando também os 100.000 acessos ao Aerotaguá, comprovando assim que este é um dos mais movimentados e melhores blogs de aeromodelismo do Brasil.

E este sucesso todo vem de você, leitor. É por você que este blog existe e é pra melhor servi-lo que a nossa equipe está sempre pesquisando, estudando e aprendendo cada vez mais sobre este hobby maravilhoso!

Outra coisa divertida é que a previsão do tempo em todas as pistas de Aeromodelismo do Distrito Federal (Tailândia, L2, 11º GAAAe (elétricos), Planaltina (Morro da Capelinha) e Sobradinho)
mais uma vez será a mesma no fim de semana inteiro!

Lembrando também que esta previsão vale pro pessoal do vôo livre e também da aviação leve e ultraleve!

Previsão do Tempo:

A previsão do tempo para TODO O FIM DE SEMANA é:

Sol com poucas nuvens. Não chove.
Temperatura média de 33ºC mínima de 18ºC
Sensação Térmica 34ºC
Ventos Nordestes de 7Km/h a 14Km/h (Alinhados com a pista, fracos)
Índice UV: 8 (recomendado boné, óculos de sol e protetor solar fator 30)
Umidade relativa do Ar: 68%
Por do sol as 18:09

Foto do Satélite: