Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Assunto Técnico - Colas & Aeromodelismo, quais usar e quando usar...

Não importa se seu aeromodelo é grande ou pequeno, uma ou mais dessas ele vai usar...
Na sequencia: Cola para isopor (Isocola, cola EVA, Zaz Traz e etc), cola epoxy (Araldite, Polyhobby e etc), cola PVA (cola madeira, cola Tenaz, cola branca e etc), cola de contato (cola de sapateiro, cola pritt, cola ), cola de cianoacrilato (super bonder e afins), cola de fibrocimento (cola Aerobrás, Iberê e etc) e por fim, cola "quente" (a de pistola)  9  

Mas, com tantas opções, quando devo usar cada uma????

Isso vai depender do material o qual se pretende colar... Vamos criar uma tabelinha pra facilitar:

Tipo da Cola
Força da colagem
O que cola
Tempo de colagem
Cola para Isopor
Colagem fraca
Cola isopor, papel, tecido, madeira balsa.
Colagem lenta
Cola Epoxy
Colagem Forte
Cola isopor, madeira balsa, compensado, plásticos, metal e fibras
Colagem variável
Cola PVA
Colagem média
Cola isopor, madeira, tecido, papel
Colagem lenta
Cola de contato
Colagem média
Cola isopor, tecido, papel, plásticos de entelagem
Colagem rápida
Cola de cianoacrilato
Colagem Forte
Cola plásticos, madeira, tecido, plásticos de entelagem, metais e fibras
Colagem ultra rápida
Colas de fibrocimento
Colagem Forte
Cola isopor, madeira, tecido, papel
Colagem Lenta
Cola Quente
Colagem Fraca
Cola isopor, madeira, papel e plásticos
Colagem Rápida

Interessante, mas existe alguma recomendação sobre elas?

Sim, várias... Seguem abaixo:

Cola para isopor: 

Não a utilize com plásticos e metais, ela se solta muito facilmente destes materiais. Também deve-se evitar usa-la como colagem primária, pois ela demora para secar.

Cola Epoxy:

As colas epoxy são vendidas em densidades diferentes de solvente, o que determina o tempo de cura de cada uma. Tenha em mente que quanto mais rápida é a cura, menor é a resistência e a capacidade de adesão da cola. Logo, para colar fuselagens, paredes de fogo, longarinas de asa e outras estruturas sujeitas a grande esforço, utilize colas com longos tempos de cura.

Cola PVA:

As colas PVA tem como característica dominante a solvência em água e a elasticidade, assim como, seu poder para manter peças de celulose (papel e madeira) unidas. Como desvantagens, temos o tempo de secagem que é longo, e sua solvência em água... Logo, se a água ou óleo entrarem em contato com a cola, esta se solta.

Cola de Contato:

As colas de contato são excelentes para ajudar na montagem e na entelagem de aeromodelos, devido a sua capacidade de adesão instantânea, porém, esta mesma capacidade causa alguns problemas como por exemplo, colar o que não deve por acidente, assim como, colar e depois soltar... Já que esta cola estica igual borracha... Porém, para colagem de receptores, baterias e etc, é excelente...

Cola de Cianoacrilato (também conhecidas por colas C.A.):

As colas de cianoacrilato vieram com a promessa de serem as colas perfeitas pois são capazes de colar praticamente qualquer coisa e juntam características de várias outras colas, porém, tem alguns probleminhas: Não se deve em hipótese alguma tentar colar isopor com elas, elas destroem o isopor (exceto um tipo especial, mas que é mais raro que unha de cobra)... Outro problema é que elas são colas de contato, logo, deve-se ter cautela com seu uso senão, coisas que não devem ser coladas acabam coladas. São excelentes para preparar a colagem final de uma fuselagem.

Cola de Fibrocimento

Na verdade, a cola de fibrocimento tem um nome errado, pois na verdade trata-se de uma cola feita a base nitrocelulose e acetato que costuma colar tudo... Elas ganham esse nome, pois ao secar ficam duras e com uma textura similar a cimento... Esta cola é excelente para montagens de aeromodelos, exceto para a parede de fogo, pois ela é quebradiça quando exposta a muitas vibrações.

Cola quente:
Como o próprio nome diz, é uma cola a base de silicone que derrete por ação do calor emitido por uma pistola de colagem que é conectada a eletricidade. É a rainha das colas pro pessoal do isopor... Porém, apresenta várias desvantagens... De todas as colas, é a mais pesada.... Gruda bem, mas tem que ser bem derretida...  Solta fácil se forçada a frio... Pensem duas vezes antes de utiliza-la. Para modelos a combustão, é inútil. (a não ser para tapar pequenos buracos na fuselagem e/ou colar equipamentos).....

Tem alguma dica pra uso dessas colas?

Sim!! Algumas... 

Para colas epoxy e de isopor: O solvente universal destas colas é o ETANOL, nosso conhecido álcool 92º que se vende na padaria... Logo, se você misturar álcool a sua cola, ela vai ficar bem fina... O que é bem útil para se "pintar" algumas partes do aeromodelo com uma fina camada de epoxy, protegendo-o da ação do óleo, por exemplo... Outra aplicação desta mistura, é na hora de laminar uma asa de isopor. A maneira mais fácil de se produzir uma lâmina de cola eficiente, é diluir a cola epoxy ou pra isopor em álcool e aplicá-la com uma pistola de pintura.

Para quem usa isopor e cola quente, saibam que existem bastões de cola coloridos, isso ajudaria bem a colar as coisas sem ficar aquele filete branco de cola...

É possível fazer plástico usando a cola de cianoacrilato. Basta ir aplicando camadas de cola e bicarbonato de sódio... Isso forma uma espécie de acrílico branco bem forte, que pode ser lixado, furado e etc... Bastante útil para reparar ou mesmo moldar peças em plástico e fibra de vidro.
Outra propriedade interessante do cianoacrilato, é que ele serve como resina fina para a fibra de vidro. caso você deseje fazer um reparo qualquer, basta colocar um pouco de tecido e/ou manta de fibra de vidro e jogar um pouco de cianoacrilato.

Por hoje é só pessoal... Como essa matéria está saindo numa quinta, quero desejar um bom fim de semana de vôos a todos!!!

Abraços!

12 comentários:

  1. Muito boa matéria técnica. Faltou a tabela de resistência de adesão. Tenho uma dúvida sobre cola epóxi. Se misturar a resina com álcool etanol, fica mais fraca ( perde resistência ) e demora mais para secar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ela não fica mais fraca... Mas realmente, demora mais pra secar... Normalmente cerca de 2h...

      Excluir
  2. Também gostaria de saber se tu conhece a cola Cascola 100% Multiuso, porque não à incluiu na lista das colas testadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incluí sim... A cascola 100% é uma das colas de contato... Ela só é extremamente forte para a categoria. Porém, estica e pode ser recolocada... Logo, não serve para a montagem de aeromodelos, mas pode servir se diluída em alcool, como auxiliar na entelagem.

      Excluir
  3. Eu me refiro a esta cola aqui:
    http://www.cascola.com.br/cascola100/product-details-100-percent.shtml

    ResponderExcluir
  4. Eu me refiro a esta cola aqui:
    www.cascola.com.br/cascola100/‎

    ResponderExcluir
  5. ARTIGO MUITO BOM, COM CERTEZA VAI AJUDAR AOS AEROMODELISTAS COM DÚVIDAS NO ASSUNTO!
    CASO O PRATICANTE QUEIRA SE APROFUNDAR É SÓ BUSCAR INFORMAÇÕES MAIS ESPECÍFICAS SOBRE CADA CATEGORIA!
    UM GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  6. Materia muito boa, parabéns pelos esclarecimentos. Agora para ficar melhor ainda, seria legal na tabela, colocar uma outra coluna indicando quais partes do aero são mais indicadas cada tipo de cola. Abraço

    ResponderExcluir
  7. parabens pelas dicas,gostaria de saber que tipo de cola uso,isopor no aço e isopor no fibrocimento,grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o caso citado, o ideal é usar uma das colas de adesão universal... Ou seja, epoxi ou contato... Se sua aplicação for para aeromodelismo, epoxi é melhor, se for para algo estático, a cola de contato sai mais barata.

      Excluir
  8. bom dia pessoal, estou começando agora no aero e o artigo é muito bom, parabéns

    ResponderExcluir
  9. amigo que cola eu posso usa na parede de fogo aero glow

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!