Seções Fixas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Na aviação, o que é mais importante? Imaginação ou Técnica?

Todo mundo que me conhece pessoalmente sabe que eu sou meio fascinado pelo seriado japonês Macross que, pelo menos pra mim, é uma das mais perfeitas séries espaciais já feitas. Tanto que tenho toda a cronologia (Macross Saga, Macross - Do You Remember Love, Macross Plus, Macross 7, Macross Zero, Macross Frontier, Macross II, Macross VFX (PS1), Macross VFX2 (PS2) e Macross SDF1 (PS2)) salva no servidor aqui de casa...

Acontece que Macross tem uma característica muito interessante, alguns dos caças que aparecem no desenho são baseados em aviões reais, e ALGUNS AVIÕES REAIS SÃO BASEADOS EM DESENHOS OBTIDOS EM MACROSS ou pelo menos algumas partes deles... Duvidam? Acompanhem a postagem abaixo...
Primeiro caso: OTEC/Northrop-Grumman VF-1 (1982)

Este é o caça padrão utilizado na história original de Macross. Seu desenho foi baseado no Grumman F-14 Tomcat, utilizando o nariz do F-111. Ele também possui asas de geometria variável e tem os modos VSTOL (Vertical-Short Take-Off and Landing - Decolagem e pouso vertical/curtas) providos pelo modo Gerwalk.

Outra modificação relacionada é que o VF-1 não possui superfícies de cauda. Sua estabilização vem da utilização de empuxo vetorado em sua cauda. O conceito de empuxo vetorado só foi explorado a partir de 1992, ou seja, Macross estava à frente em pelo menos 10 anos...
 (Adendo:  Em 1982 a fusão Northrop-Grumman ainda não havia acontecido, até nisso Macross acertou...)

Segundo Caso: Stonewell/Bellcom/Shinsei VF-19 (1994)

Sua aparição foi em Macross Plus, de cara impressionou todo mundo com o conceito de enflexamento negativo em um avião à jato bimotor. Outras inclusões curiosas foram primeira o conceito de triplano-linear onde se tem cauda, asas e canard, assim como o conceito de aviônica avançada e tecnologia Stealth (quem assistiu Macross Plus! lembra bem que quando foram entrar com o VF-19 no sistema de defesa terrestre, eles apenas precisavam se preocupar com os sensores ópticos, pois nem radares nem sensores de calor podiam detectar o VF-19...)

VF-19K versão russa (preto?!)

Quando todo mundo falou que aquilo era "apenas" coisa de desenho, eis que aparece o Sukhoi SU-47 Berkut (1997/98) utilizando EXATAMENTE os mesmos conceitos 4 anos depois de Macross...

Su-47 Berkut (preto também?!?!)

Assim como o VF-19 de Macross, o SU-47 também usa o conceito de FSW (Forward Swept Wing) e ficou muito parecido com o VF-19 (embora particularmente eu ache o VF-19 mais bonito e na minha preferência pessoal, ele só perde pro SV-51 e pro VF-27, os quais espero poder citar posteriormente)


Terceiro Caso: General Galaxy/Lockhee/Martin VF-22 Sturmvögel II (1994)



Este também fez sua primeira aparição em Macross Plus e assim como o VF-19 revolucionou o conceito de desenho aeronáutico, era Stealth, possuia aviônica avançada, todo construido em composites, possui empuxo vetorado e também não possui superfícies discretas de cauda... O interessante é que dois aviões que vieram depois disso absorveram exatamente essas características

O primeiro deles é o Northrop/McDonnel Douglas YF-23 Black Widow II
(Parece pra caramba, não?)

O YF-23 é Stealth, é parcialmente feito de composites, possui aviônica avançada e também não possui superfícies discretas de cauda, em seu lugar ele possui uma cauda em V que assume a dupla função (exatamente como no VF-22) de estabilizador vertical e horizontal. Este avião perdeu a disputa ATF justamente contra o outro avião que possui as mesmas características do VF-22, o F-22 (É... Até os números bateram desta vez)

Lockheed Martin F-22 Lightning II (Não é o Raptor, é o F-22 original)

Interessante denotar que o VF-22 era VF-22 Sturmvögel II (Trovão II) e o F-22 é F-22 Lightning II (Relâmpago II)... O F-22 ganhou do YF-23 justamente por possuir 2 detalhes interessantes que o YF-23 não tem: Asas de formato comum (para baratear os custos) e empuxo vetorado... Mas se contrapormos o VF-22 contra o F-22 e o YF-23 veremos que ele é exatamente o complemento de um e de outro!


Interessante, não? O melhor dos dois mundos reunidos é justamente o avião que apareceu em Macross...

Agora, falando de aeromodelismo, tem muita gente que olha esses aviões de Macross e dizem que eles não podem voar, pois não tem uma aerodinâmica comum e por aí vai... Bom, este post também irá servir para provar exatamente o contrário! Aeromodelos baseados em Macross voam muito bem e tenho os vídeos pra provar! Observem:

O Vôo do VF-1 (Sem cauda mesmo! Pena que é elétrico)

VF-19 sendo preparado pra vôo

O Vôo do VF-19
Destaque para a música Information High instrumental de Macross Plus


Mais um VF-1 que voa direitinho... Extremamente bem detalhado...
Destaque para a tentativa de imitar a abertura de Macross, com música e tudo...
Agora, um SV-51 (Se o post der certo, falarei dele na semana que vem)
Cara... EU QUERO UM DESSES!!! Até volto a voar elétrico se eu tiver um!

E pra quem ficou boiando sem saber o que é Macross depois desta postagem ENORME, vão alguns videozinhos mostrando o que é...

Macross Zero Dogfights

Macross Plus Dogfights

Todos os VF's de Macross em vôo acrobático

Espero que gostem da postagem... Até a semana que vem... Abraços...
Caso a postagem dê certo, falarei mais do SV-51 e do VF-25...

P.S.: Quem tiver Playstation 2, tente arrumar o Macross VFX-2 e jogue no modo MANIAC se conseguir zerar, me avise, aí podemos fazer uma partidinha um contra o outro...

"If we get the transient facts,
then we feel the info high.
If we get the transient facts,
then we are really free
to fly high
in space."
http://www.youtube.com/watch?v=TFxiMz3w2sM
 

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fatos e Fotos deste domingo (27/02/2011)

Foi um domingo de vôos e muita descontração aqui na nossa pista provisória da "M" Norte
Afinal, contra todas as  previsões de todos os centros meteorológicos do planeta fez-se muito sol e muito calor no fim de semana inteiro...

Nosso fotógrafo oficial registrou com a mesma primazia (e outros detalhes) de sempre o que rolou na pista e nos seus bastidores... Vamos às fotos

Mais um aeromodelista presente em nosso grupo (que cresce cada vez mais)

Essa já é tradicional, Irlândio...
Com a mesma cara!!!!!

Mozart preparando a 9ª Sinfo... Digo... Preparando o Extra!

Reges de volta na nossa pista, acho que ele finalmente esta largando as dorgas e vai deixar de voar na L2, assim como nosso amigo Cláudio PT2COB, exibindo o novo look com tudo encima!!!
(Cabeça encima do peito, peito encima da barriga, barriga encima do joelho... Enfim... tudo encima!)

Irlândio em vôo, evocando os poderes da força pra mais uma luta Jedi

Irlândio em mais uma luta Jedi com antenas de rádio! Desta vez com Cláudio PT2COB

Nossa central de controle de vôo (ônibus do Fernando) servindo como hangar dos elétricos

João microTROLLvôo, Reges e Taiguara, preparando o Slow Stick Elétrico pra mais um vôo

Irlândio tentando fazer uma cara diferente, mas ele não engana ninguém!

Mais um Skymaster na pista! Nosso amigo Rodney deve estar feliz com as vendas! Pena que é elétrico!

Taiguara exibe orgulhoso o Slow Stick!

Jaildo e seu tucano do Kaká! O único que sobrou depois da queda do Tucano do Tabajara (que está em (lentos) reparos)

Cláudio, o aeromodelista mais tranquilo da pista! Amante dos planadores!

Visão geral da galerinha de hoje

Em determinado momento, as nuvens ameaçaram, mas ficaram só na ameaça mesmo...

Afinal, nossos aviões e pilotos não tem medo de uma chuvinha!

E mesmo os céus não sendo de brigadeiro, estamos sempre lá!

E o pouso sempre é tranquilo...

Cláudio exibe orgulhoso mais um de seus "urubus"

Eis que aparece mais uma criação da Microvôo!!! Um Ipanema! Será que voou bem? (mesmo sendo elétrico?) Pelo menos bonitinho ele ficou!

Mais um momento de bom papo e descontração em nossa pista! A melhor de todas nesse sentido!

Kadett Mini pronto pra voar! Esse bichinho voa MUITO

Extra do Mozart pronto para vôo!

Mais um Skymaster!!! E este é do SKULL SQUADRON!

A grande prova de que a nossa pista é PODEROSA! Nós temos CAVALOS DE FORÇA!
E é claro, um haras pra guardar todos!!!

Ufa! Havia muito tempo que eu não comentava as fotos... Acho que ando meio enferrujado! :P Mas a coisa melhora com o tempo...

Neste fim de semana que vem esperamos passar a máquina na pista nova para finalmente aposentarmos a pista provisória... Esperamos que os céus permitam e não mandem chuva!

Abraços a todos e até semana que vem!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fatos e Fotos deSábado (26/02/2011)

A chuva prometeu, prometeu, prometeu e não veio. Até as obras da nova pista foram canceladas em função da previsão da meteorologia de que o final de semana seria de muita chuva, inclusive chuva de granizo. Mas os aeromodelistas que preferiram as previsões de mãe menininha do Gantois, Jair de Ogum e alguns outros pais de santo da Bahia acertaram, e puderam voar sem problema. Tivemos um sábado com presença de vários aeromodelistas, tivemos as quedas do Clênio, do Irlândio, do Édson e do Carlinho, mas todas sem maiores danos ao patrimônio e os aeros estarão prontos para voar no domingo.
Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa, os fatos e fotos do sábado. Lembrando que as fotos foram tiradas pelo controlador de vôo oficial da nossa pista, o Fernando.




Preparativos antes do vôo.


Irlândio preparando o Scout (sempre o Scout marca presença). Será que este aero é realmente tão bom quanto o Irlândio afirma ?


Visão geral da pista, após o mato ter sido cortado.


Aqui o Cessninha do Édson. Este aero está sendo um grande professor para o dono.


Aeros em momentos de preparação para os vôos.


Vista da nossa pista no final de tarde.


Aqui Irlândio prepara o aXN Floater Jet (planador) para mais um vôo junto aos urubus da base aérea Aerotagua M-Norte.


O nosso amigo Taiguara foi perseguido por um cachorro. É que segundo o cachorro, que não quis gravar entrevista, o Taiguara anda voando muito pouco, por isto o cachorro ficou com raiva.


Mais um cachorro persegue o carro do Taiguara.


Irlândio, após a queda do planador AXN floater Jet. Muitas rajadas de vento durante as tentativas de pouso. Felizmente, o aero saiu sem um arranhão. O Irlândio está aprovando o elapor como material para aeromodelos, muito resistente.


Visão geral da pista.


Irlândio e o AXN Floater Jet, após a queda.


O planador não teve maiores danos durante a queda. Foi na verdade um pouso forçado.


Após a queda, resta pegar o aeromodelo e contabilizar os danos.


Aqui o exato local em que o planador caiu. Felizmente foi na grama.


A base aérea Aerotagua é a única que possui cachorros treinados para farejar e localizar vítimas em caso de acidentes. Éder, aqui está um prato cheio para você.


O planador AXN Floater Jet do Irlândio desliza pelos céus da base aérea Aerotagua M-Norte, esbanjando equilíbrio, apesar do vento muito forte.


Aeros nos céus do Aerotagua.


De vez em quando temos cachorradas na nossa pista, mas são todos treinados. Bom para o nosso amigo Éder, que adora cachorros.


Visão geral da pista.


Mozart e os preparativos para voar.


Visão geral da pista.


Tivemos várias presenças, algumas de novatos.


Visão geral da pista.


Aeromodelos do João Microvôo.


Visão geral da Pista.


Você acha este aero diferente? Então saiba que ele foi projetado pelo Tabajara e pelo João Microvôo e nenhum deles estava alcoolizado.


O aero ainda está sem nome, vamos lançar a enquete.


Alguém sugere algum nome??? Podem comenta à vontade. O vencedor vai levar um prêmio.


Eu poderia até sugerir o nome "aerobu", mas por enquanto estou pensando em um nome melhor.


As produções do nosso amigo João Microvôo.


A galera batendo papo.


Taiguara desta vez trouxe o Paulinho para auxiliá-lo durante os preparativos.


Aqui a turma bate um papo antes do próximo vôo.


Visão geral da galera.


Taiguara e Paulinho durante um leve desentendimento sobre qual a hélice correta para o motor do aeromodelo. O Paulinho acabou vencendo.


Irlândio e o Planador AXN Floater Jet. Este também voa muito.


Aqui temos de tudo e não ocultamos nada.


Temos também um haras ao lado da pista.


Os cavalos adoram os vôos do final de semana.


Visão geral da pista.


Pilotos sumidos aparecem de vez em quando.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Planador do Irlândio em vôo.


Novamente o planador do Irlândio.


Aqui Mozart e Bruno trocam idéias.


Édson se prepara para mais um vôo.


João Microvôo ajuda um iniciante.


Mozart e Bruno, mas o Albatroz não decolou.


Taiguara feliz da vida.


De quem seria este aero ???




Carlinho, após uma leve queda.


Visão geral da pista.


Carlinho, retornando após a queda.


Jaíldo e o Tucano com um super motor.


O pouso do Tucano, não foi queda.




Pouso perfeito do Tucano do Jaíldo.


Mozart e Irlândio.


Irlândio durante o lançamento do planador.


Agora vai.


Realmente o desenho deste planador é muito bem feito, merece várias fotos.


Éder e Carlinho.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Temos também cavalos (de raça) em nossa pista.


Eu não sabia que cavalos gostavam tanto de aeromodelismo.


Visão geral da galera.
Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Édson, feliz da vida com o seu cessna.


Visão geral da galera.


Mozart e o seu cessna.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera. Esta foto ficou boa.


Bruno e o Albatroz.


Irlândio e o AXN Floater Jet.


Realmente o poliedro do planador é bem feito.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.




Visão geral da galera.


Vejam a cara de felicidade do Éder.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Taiguara e Paulinho.


Taiguara e o slow stick.


Irlândio e o cessna da microvôo.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Visão geral da galera.


Cessna fabricado pela microvôo.