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segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Assunto Técnico - FAI F3A

Hoje vou iniciar uma série de matérias falando sobre diferentes tipos de vôo. Muitos pilotos já ouviram falar de vôo 3D, Freestyle, Sport, F3A, F3E e etc.

F3A
Hoje vou descrever o vôo de precisão, oficialmente conhecido como F3A. Na verdade, F3A é uma disciplina dentro do campo do aeromodelismo. Basicamente, consiste em desenhar imagens previamente descritas num padrão de acrobacias pré-determinado, de modo que o vôo possa ser avaliado. 

A precisão, suavidade e performance das acrobacias são julgadas por pilotos mais experientes, o que leva o F3A a ser o tipo de vôo mais técnico dentro do aeromodelismo.

A acrobacia F3A é praticada em diversos países do mundo, desde a América do Sul até a Europa.

A gama básica de manobras F3A consiste da seguinte seqüencia de manobras:
  1. Decolagem
  2. Vôo nivelado e RETO
  3. Loop
  4. Loop Quadrado
  5. Roll
  6. Roll Lento
  7. 3 Rolls consecutivos
  8. Roll de 4 tempos
  9. Roll Vertical Ascendente
  10. Roll Vertical Descendente
  11. 8 Cubano
  12. 8 Cubano Reverso
  13. 8 Horizontal
  14. Chandelle
  15. Split S
  16. Stall Turn
  17. Duplo Immelmann
  18. Vôo de Faca
  19. Circuito Descendente de  360º
  20. Toque e Arremetida
  21. Pouso
Video demonstrando a gama básica F3A
    Todas estas manobras compoem apenas a gama básica... Existem muitas outras e juntamente com estas citadas acima, elas compôem as gamas Intermediária e Avançada do vôo F3A.

    Exemplo de carta da gama INTERMEDIÁRIA F3A
    Se esta é a gama intermediária, imaginem a gama avançada...

    Voar F3A parece difícil, mas na verdade não é... Basta aprender a ter sensibilidade nos dedos... Claro que pra voar como os campeões, é necessário treinar MUITO!! Todos os campeões mundiais em aeromodelismo são campeões justamente em F3A. O Vôo 3D Freestyle normalmente é um adendo que visa tirar o fôlego do público!

    Na próxima matéria falarei mais sobre a competição F3A em si, em como os juizes julgam as manobras, que tipo de avião é adequado ao F3A, essas coisas...

    Curiosidades: Pela FAI (Federação Internacional de Aviação) F3 é qualquer categoria de aeromodelo radiocontrolado. F3A, é para aeromodelos a combustão, F3B é para planadores de encosta, F3C é para helimodelos, F3D é para Pylon Racers (aqueles que passam de 300km/h), F3E ERA para elétricos, F3F é para planadores de lançamento manual, F3G é para motoplanadores combustão, F3H é para plandores de percurso, F3J é para planadores vôo Irlândio (que ficam na térmica por HORAS).

    Como para muitos aeromodelistas profissionais os aviões elétricos não são considerados aeromodelos, a classe F3E deixou de existir e separou-se as classes lá na FAI. E assim, foram criadas categorias específicas para aeromodelos elétricos. São elas as da série F5:

    F5A - Aviões Motorizados
    F5B - Planadores e motoplanadores
    F5C - Helimodelos elétricos
    F5D Pylon Racers Elétricos (aqueles elétricos que voam a 200Km/h)

    (Antes que algum defensor de elétricos venha reclamar, saiba que tudo isto está MESMO no site da FAI e qualquer coisa, reclame com eles...)

    Site da FAI - http://www.fai.org/aeromodelling/

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