E o embate continua...
Na pista, essa é uma discussão que não acaba nunca!!!
O que é melhor? O que rende maior desempenho? O que é mais econômico?
O Aerotaguá foi à luta e após muitas pesquisas, muito estudo e muita perseverança, conseguiu juntar dados suficientes para fazer esta matéria.
Vamos colocar cada uma das vantagens e desvantagens de cada um em pontos, 1 pra vantagem e 0 pra equivalência e -1 pra desvantagem, e no fim veremos a pontuação geral de cada um de modo a podermos ter uma conclusão no final.
Vamos lá... Tomaremos por base um motor Glow O.S. 61FX com mufla e tanque cheio, um motor a Gasolina RCGF 15CC também com mufla e ignição e tanque cheio e um motor elétrico SK-5055-750KV com ESC e BATERIA 5S-5000, deste modo, todos os motores e seus conjuntos equivalerão em potência de modo a nivelar o teste.
Fator 1: Peso
Glow - 769 Gramas (1 ponto)
Gasolina - 925 Gramas - (0 ponto)
Elétrico - 420(motor)+80(esc)+650(bateria) = 1150 Gramas (-1 ponto)
NOTA: Lembrando que os pesos dos motores à combustão acima citados já incluem o peso do tanque cheio.
Fator 2: Potência (em HP)
Glow - 1.90HP@16000RPM-1300W (0 ponto)
Gasolina - 2.1HP@9000RPM-1540W (1 ponto)
Elétrico - 1.7HP@12000RPM-1000W (-1 ponto)
NOTA: Estes valores são obtidos com a hélice 12x6 APC
Fator 3: Tempo de vôo em potência máxima com carga máxima ou tanque cheio
Glow - Em torno de 15 minutos para o tanque de 12 OZ (1 ponto)
Gasolina - Em torno de 13 minutos para o tanque de 10OZ (0 ponto)
Elétrico - Em torno de 6 minutos para a bateria de 5000Mah (-1 ponto)
Fator 4: Vibração
Glow - Média vibração devido ao alto RPM (0 ponto)
Gasolina - Alta vibração devido ao baixo RPM (-1 ponto)
Elétrico - Sem vibração a qualquer RPM (1 ponto)
Fator 5: Durabilidade do conjunto (Quando bem cuidado)
Glow - Em torno de 20 anos sem perda de potência (1 ponto)
Gasolina - Em torno de 15 anos sem perda de potência (1 ponto)
Elétrico - Deve ser trocada a bateria a cada 40 Carga. perda de potência a partir da décima carga e o motor a cada 50 vôos, devido ao desgaste dos rolamentos, que não são lubrificados (-1 ponto)
NOTA: Por melhor que seja a bateria, ela não dura muito... E se for exigida além das especificações, ela dura menos ainda... Os motores glow devem ter sua vela trocada a cada 30 vôos, e os motores gasolina devem ter a vela trocada a cada 50 vôos.
Fator 6: Confiabilidade em vôo (quando bem ajustado)
Glow - em torno de 60% confiável (-1 ponto)
Gasolina - em torno de 80% confiável (1 ponto)
Elétrico - em torno de 80% confiável (1 ponto)
NOTA: Motores à jato são 95% confiáveis, e os elétricos perdem muita confiabilidade pois falhas em ESCs e baterias são constantes (sem contar os servos para elétricos...)
Fator 7: Preço do combustível
Glow - muito caro, cerca de R$75,00 o galão (-1 ponto)
Gasolina - Barato, cerca de R$15,00 o galão (0 ponto)
Elétrico - Muito Barato, cerca de R$0,30 a carga de bateria (1 ponto)
NOTA: Lembrando que para cada vôo vai uma carga de bateria, ainda assim, o custo por vôo é o mais baixo.
Fator 8: Sujeira após o vôo
Glow - Muita sujeira após o vôo (-1 ponto)
Gasolina - Quase nenhuma sujeira após o vôo (0 ponto)
Elétrico - Nenhuma sujeira aparente após o vôo (1 ponto)
Fator 9: Relação peso/potência
Glow - Mais leve para a sua potência (1 ponto)
Gasolina - Média relação de peso, poderia ser melhor (0 ponto)
Elétrico - Muito pesado para a sua pouca potência (-1 ponto)
(NOTA: Lembrando ainda que conforme os modelos à combustão queimam seu combustível, eles se tornam mais leves à medida que o combustível vai acabando. Já nos modelos elétricos, a bateria vai ficando cada vez mais pesada, visto que a carga vai abaixando e a potência diminuindo durante o vôo, piorando ainda mais as coisas)
Fator 10: Ruido
Glow - Ruido aceitável para o seu tamanho (0 ponto)
Gasolina - De longe, o mais barulhento (-1 ponto)
Elétrico - Baixo ruido para o seu tamanho (1 ponto)
(NOTA: A vantagem do elétrico neste ponto termina justamente neste tamanho de motor, motores maiores produzem ruido equivalente a um glow, e se forem EDF's, geram ruido maior que o motor à gasolina proposto)
Fator 11: Regulagem
Glow - Regulagem simples, basta mexer +- em dois parafusos. (1 ponto)
Gasolina - Regulagem complexa, deve ser feita por aeromodelista experiente (-1 ponto)
Elétrico - Regulagem simples mas deve ser feita por aeromodelista experiente e usando equipamento específico (0 ponto)
NOTA: Muita gente pensa que o conjunto elétrico basta ligar e usar, porém este é o fator que mais causa queima de ESC's e perda de potência em conjuntos elétricos. Cada ESC deve ser devidamente programado para o tipo de bateria e motor proposto. Existem vários kits de programação de ESC, cada um para um tipo de ESC. Para obter máximo desempenho, sempre programe corretamente seu ESC.
Fator 12: Preço dos motores
NOTA: Valores abaixo são a média dos valores obtidos nas lojas em 6 de Setembro de 2011
Glow - O.S. 61 FX: R$550,00 (1 ponto)
Gasolina - RCGF 15CC: R$640,00 (0 ponto)
Elétrico - SK-5055-580+ESC+BATERIA: R$580,00 (0 ponto)
NOTA: Os preços dos motores à combustão foram obtidos em lojas, mas os preços dos produtos elétricos foram obtidos no MercadoLivre, daí os preços se equivaleram... Porém, caso deseje obter seus produtos apenas em lojas, saiba que o ESC de 100A custa em torno de R$350,00 em lojas e a bateria sobe de R$300,00 para cerca de R$550,00, só isso já elevaria o custo para cerca de R$1100 Reais. Os motores à combustão acima citados são encontrados ainda mais baratos no MercadoLivre. Achei OS 61FX por até R$300,00 e o RCGF em torno de R$400,00, caso sejam usados, acha-se ainda mais baratos... Estes valores também compreendem apenas a compra de UMA bateria para o conjunto elétrico, porém, para se ter uma boa experiência com elétricos, é necessário possuir de 3 a 4 baterias, para que se possa ter uma na carga, duas em espera e uma no avião.
Fator 13: Fator ecológico
Glow - Pouco poluente, mas não deixa rastros (1 ponto)
Gasolina - Poluente (-1 ponto)
Elétrico - Pouco poluente (0 ponto)
NOTA: Muita gente pensa que o elétrico não polui, porém, a bateria de LiPo é extremamente poluente, e a carga da bateria gera poluição indireta na produção de energia. Já existem matérias sobre o assunto em vários sites especializados e aqui também no Aerotaguá.
Fator 14: Segurança contra fogo
Glow - Não há casos registrados de fogo em aviões glow, mesmo depois de quedas graves (1 ponto)
Gasolina - Em raros casos, houve incêndio após quedas graves, devido a faiscas elétricas (0 ponto)
Elétrico - São inúmeros os casos de incêndio, tanto em vôo quanto em quedas (-1 ponto)
Fator 15: Segurança no uso
Glow - Existem casos de acidentes, alguns graves na hora da regulagem do motor (0 ponto)
Gasolina - Existem casos de acidentes, alguns graves na hora da regulagem do motor (0 ponto)
Elétricos - Existem casos de acidentes, alguns graves, na hora de ligar o motor e em eventuais explosões da bateria, assim como em incêndios (-1 ponto)
NOTA: Com isso, conclui-se que AEROMODELO NÃO É BRINQUEDO!!!
Fator 16: Tempo de abastecimento
Glow - Abastecido rapidamente (cerca de 1min) com bomba manual de R$30,00 (1 ponto)
Gasolina - Abastecido rapidamente (cerca de 3min) com bomba manual de R$30,00 (1 ponto)
Elétrico - Mesmo com baterias NanoTech (10C charge), levam de 15min a 20min para carregar, usando um carregador de R$300,00 (-1 ponto)
NOTA: Baterias LiPo normais (1-2C charge), levam de 1h a 5h para serem carregadas com o mesmo carregador. Para acionar o carregador, usa-se uma fonte de 12V-10A ou a bateria do carro. Para se usar a bomba manual, usa-se a mão...
Fator 17: Facilidade para encontrar peças
Glow - Qualquer loja tem materiais para aviões glow, basta ir e comprar (1 ponto)
Gasolina - Embora não se ache peças específicas em qualquer loja, basta ir e encomendar.. E normalmente as peças mais comuns estão disponíveis. (0 ponto)
Elétrico - Não se encontra material de elétricos em lojas, normalmente compra-se tudo pela internet se você tiver cartão de crédito internacional, pois não há uma loja que venda somente material de elétricos que não vá à falência. (-1 ponto)
Totais:
Glow: 5 pontos
Gasolina: 3 pontos
Elétrico: -1 pontos
O que essa pontuação no diz? Pelo menos por enquanto, fique com seu motor glow pois ele apresenta maiores vantagens sobre os outros dois tipos... Porém, os motores à gasolina chegam bem perto e também podem ser muito bons para o seu modelo, com um custo bastante aceitável. A grande vantagem dos motores à gasolina reside em seu baixo custo operacional (devido ao baixo preço da gasolina em relação ao metanol+nitrometano).
Sobre os elétricos, bem, o comparativo demonstra que a tecnologia ainda não está madura o suficiente para ser considerada superior às outras e ainda é a mais cara opção (no fim das contas) para quem quer ingressar ou se manter no aeromodelismo, porém existem os fatores "gosto", preguiça e falta de conhecimento técnico para operar modelos à combustão, fatores nos quais os elétricos podem ter alguma vantagem. Porém, esta vantagem acaba caso o aeromodelo cresça e/ou o aeromodelista evolua.
Quando da produção desta matéria, também demonstrou-se que: Abaixo do tamanho .40 até o .60, vale à pena usar GLOW, e abaixo disso, os elétricos começam a apresentar vantagens devido à dificuldade na regulagem de motores pequenos. Porém, para aviões acima da categoria .60, os motores à gasolina apresentam grandes vantagens e economia, então, deve-se pesar estes fatores na hora de escolher a sua motorização.
No mais, por hoje é só... Semana que vem tem mais!!!
Abraços a todos: