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sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aeromodelismo Escala - Outubro de 2010

Isso sim é uma bela competição, competir pra ver quem constrói o avião escala mais fiel ao original!
(hehehe, não tinha nenhum elétrico... por que será?)

Vejam só que maravilha!!!


(Quem usa o Aerofly irá reconhecer a pista: Ohmenhausen na Alemanha!)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Desvendando as baterias LiFe A123 M1 - By Cassio Mikulski, editado por MadfoX do Aerotaguá

Bem, já fazia algum tempo que eu queria escrever algo para esclarecer o que são, como se usa em aeromodelos, como se carrega e demais assuntos correlacionados com as células LiFe A123 M1 2300 mAh.

O que será abordado aqui é praticamente tudo que um leigo precisa saber para entrar no mundo das LIFEs e é fruto de muito estudo e leitura na net. Espero que possa ajudar.

[N.E.: O documento original do Cássio Mikulski aborda apenas Helimodelos, eu estou alterando o documento para Aeromodelos Elétricos e Glow]

OBS.: TUDO O QUE FOR TRATADO AQUI APLICA-SE SOMENTE ÀS
CÉLULAS LiFe A123 M1 2300 mAh!!! NÃO TENTE CARREGAR,
DESCARREGAR, UTILIZAR, MANIPULAR E ARMAZENAR LIPOS  E/OU
OUTRAS CÉLULAS GENÉRICAS DE LiFePO4 DA MESMA FORMA  QUE
APRESENTO AQUI.

 Diferenças entre LIPOs e LIFEs

 Acredito que a primeira coisa que precisa ser esclarecida são as diferenças entre as Life
e as LiPo:
LiPoLiFe
Danifica-se se suas células forem descarregadas abaixo de 3,0VPodem ser descarregadas até 0,0V que não sofrem danos.
Devem ser carregadas no máximo a 1C (embora fabricantes de Lipos de qualidade afirmem que suas Lipos possam ser carregadas até 3C) Podem ser carregadas até 5C sem perda de vida útil e até 8C com redução de vida útil (mais tarde tocaremos no assunto novamente)
Lipos de qualidade e muito bem cuidadas (carregadas a no máximo 1C) afirmam
que duram até 200 cargas
Lifes bem cuidadas duram até 1000 cargas e se forem mal tratadas duram cerca de
500 cargas.
Se carregadas com tensão excessiva ou corrente excessiva ou com algoritmo de carregamento inadequado podem explodir Baterias Life não explodem.
São tóxicas, seu conteúdo contém além de Lítio (que não é tóxico), componentes bastante tóxicos (mercúrio e etc)... Não são tóxicas
Baterias de ótima qualidade suportam até 30C de descarga máxima contínua. Descarga contínua máxima de 20C
O peso varia dependendo da capacidade de descarga, mas uma média seria algo em torno de 55g por célula Peso de cerca de 70g por célula
Tensão nominal 3,7 VoltsTensão nominal de 3,3 volts
Estufam com o passar do tempo Não estufam.
Aconselha-se a não consumir mais de 80% da capacidade da LIPO. Podem ser esgotadas totalmente sem perda de vida útil.
Somente podem ser carregadas com carregador de Lipos Podem ser carregadas sem carregador específico (assunto será detalhado posteriormente)
Precisam ter suas células balanceadas para que não sofram perda de vida útil. Não precisam ser balanceadas, as células de A123 tendem a se balancear sozinhas
com a utilização.

Olhando estes comparativos pode-se dizer que as LiFes são “tudo de bom”, mas num
mundo onde as LiPos comandam existem problemas de utilização tendo em vista que
os aeromodelos em geral, tem sua eletrônica e estrutura preparada para trabalhar com LiPos:
  •  Para aviões pequenos, existe o problema de acomodação, onde é difícil acomodar as células grandes, cilíndricas e pesadas das LiFes.
  • Os motores, os ESCs, a proteção de bateria dos ESCs, e as hélices todos são projetados para LiPos
Aliado a isso temos a dificuldade da resistência dos usuários em migrar para uma
tecnologia nova e da necessidade de, muitas vezes,  fabricar-se artesanalmente as
baterias a partir de células compradas avulsas na internet.

 A queda de tensão sob cargas das LiFes

Não vou postar gráficos de queda de tensão de LiPos aqui, pois já estamos carecas de
saber como se comportam...

 Acredito que um dos maiores problemas de utilizar-se baterias LiFe seja a queda de
tensão do Pack sob altas descargas, vejamos a figura abaixo:


Os que voam aeromodelos elétricos sabemos que a velocidade de nossos motores
elétricos é dada em Kv, ou seja, RPM para cada volt aplicado nos seus terminais.

Vamos tomar como referência as seguintes baterias abaixo, uma ThunderPower (LiPo 2200Mah 30C) e uma
A123: 


TipoConfigmAhDescargaPeso(g)VmaxVnomVrecargaVpicoMin
LiPo3S1P217025C/50C1804.23.73.53.2
LiFe3S1P230016C/33C2303.63.32.72.5

Exemplo:
Vôo com esta LIPO acima e gostaria de mudar para LIFE, o que devo modificar?

Segundo os gráficos que consultei, um motor de 3600kv sob uma descarga continua de uns 32A teríamos
aproximadamente a LiPo a 3,6 volts e a LiFe a 2,7 volts, assim para uma troca de
bateria direta sem modificarmos nada, teríamos uma queda de RPM de:

((3,6-2,8)/3,6)x100=22,22%

O que posso fazer para revolver isso? Basicamente posso, em ordem do mais barato
para o mais caro:

•  aumentar o passo da hélice em 22,22%
•  aumentar a voltagem total em 22,22%
•  aumentar o Kv do meu motor em 22,22%

Aumentar o passo da hélice talvez não fosse a melhor opção pois, embora a velocidade do avião possa se manter igual, o motor irá consumir muito mais sob um regime de torque mais elevado.

Aumentar a voltagem total significaria aumentar em uma célula a bateria. Isso adicionaria mais peso e consequentemente pioraria o desempenho do avião...

Poderia trocar o motor, se meu motor fosse de 3600Kv eu poderia passar para 4400Kv:
((3700-4200)/3700)x100=22,22%

Claro que esses todos cálculos são aproximados, pois a tensão de trabalho, a corrente, os
rendimentos e as perdas seriam diferentes, mas já podemos ter uma idéia de como
poderíamos migrar de LiPo para LiFe, pelo menos em termos de RPM.

Outro ponto que precisa ser observado é se o meu ESC vai poder trabalhar com LiFe,
digo isso em relação ao sistema de proteção de bateria utilizado, visto que nenhum
ESCs atualmente no mercado foi feito para LiFe e sua tensão de trabalho mais baixa.
Pela minha experiência com LiFes, o ideal é desabilitar ou deixar a tensão de corte o
mais baixo possível, vejamos:

Eu uso um ESC Xing-ling que comprei na net:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.11981 e ele está funcionando muito bem
com a LiFe 3S1P, possibilitando que eu esgote totalmente a carga do Pack sem que ele
comece a cortar. (Lembre-se que ao tentar fazer isso com uma LiPo, você simplesmente a destruiria, pois sua tensão nunca pode ir a zero!)

Eu uso o ESC stock com um Pack LiFe 6S1P, configurado para corte
médio, ou seja 3,0volts por célula, mas esses são 3,0 volts por célula de LIPO e quando
conecto meu Pack de LiFe o ESC pensa que é um Pack  5S1P de LIPO que foi
conectado, vejamos porque:

LiPo 5S totalmente carregada: 5 x 4,2 volts = 21,0 volts
LiFe 6S totalmente carregada: 6 x 3,6 volts =  21,6 volts

Assim o meu ESC vai começar a cortar com:
3,0v x 5 = 15 volts
e 15v/6 células de LIFE = 2,5 volts por célula 

Vamos observar as curvas de descarga de uma célula LiFe A123 na figura abaixo:

Nesta figura vimos que com uma tensão de 2,5 volts a célula está praticamente descarregada, então poderemos voar sem sermos incomodados pelo corte do ESC.

Vale ressaltar que a bateria LiFe quando sob alta descarga apresenta uma queda de
tensão abrupta, restando muito pouco tempo para pousar após você sentir que o motor
começou a perder força. Em meus vôos observei que esse tempo é entre 3 e 5 segundos,
exigindo uma aterrissagem forçada, então procure testar o tempo de duração da bateria
LiFe para o seu estilo de vôo e controle no timer do rádio, deixando uma folga para um
pouso com segurança.

 Sobre a recarga, basicamente pode-se concluir que para descargas até 13C (30A) as células de LiFe tem
uma vida útil estimada de cerca de 500 recargas, nestas condições a célula trabalhará a
cerca de 140ºF (60ºC).
Para se ter uma idéia, 140ºF é a temperatura máxima de operação indicada para uma
LiPo, inclusive a capacidade nominal de descarga de uma LiPo é calculada com base
nos 140ºF, se a medição de temperatura de sua LiPo ultrapassar 140ºF é sinal que você
está com taxa de descarga acima no máximo permitido. 

Carregando sua LIFE

Células de LIFE podem ser carregadas com até 5C de corrente e até 4,2 volts de tensão
sem danificar-se, embora suportem cargas de até 8C com um pouco de diminuição na
sua vida útil.

Para 5C temos: 5 x 2300mAh = 11,5A
Para 8C temos: 8 x 2300mAh =  18,4A

Outro fato interessante é que um Pack de LiFe praticamente não precisa ser balanceado,
pois suas células tendem a se balancear sozinhas com o uso do Pack. Meu Pack 3S1P
nunca foi balanceado e até agora e nas medições de tensão individual das células que fiz
elas estavam sempre balanceadas, com uma diferença nunca superior a 0,02 volts entre
a célula de maior tensão e a de menos tensão.

Considerações finais 

Atualmente a utilização de LiFes é mais difundida em helimodelos elétricos de grande
porte, trabalhando com sistemas de alta tensão de muitas células em série, já vi T-rex
600 com A123 16S1P! Nestes casos é necessário substituir o motor e o ESC stocks por
motores e ESCs de alta tensão, nesta condição teremos condição de setups adequados
para 3D!!!

 Espero que este post ajude a esclarecer as dúvidas sobre as "novas" baterias de Lítio-Ferro-Fosfato (LiFe), que ainda são meio que desconhecidas de todos.

Lembrem-se sempre que uma bateria LiFe se comporta mais como uma NiCd, e uma bateria LiFe de duas célula (2S1P) pode perfeitamente substituir a bateria padrão do seu avião glow com excelentes resultados!

Lembrem-se também que as baterias LiFe não são a última novidade em baterias! Estão a caminho as baterias LiAl (Lítio-Alumínio) e as baterias de Sal Fundidas sob pressão. Estas duas baterias são mais robustas, mais leves, suportam cargas de até 20C... Mas ainda estão em pesquisas.

Por hoje é só.. Abraços a todos!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A arte de se construir um belo FunFly!!!

Esse vídeo mostra como foi construido um Extra Funfly!! É bonito ver um trabalho bem feito!!


Planta da Semana - Weekender

Desta vez é a vez de mais um Fun-Fly aparecer aqui no blog... Trata-se do Weekender, um avião fácil de fazer e como todo funfly, fácil de se voar! A planta pode ser executada em qualquer escala (podendo assim ser construída até para motores elétricos pequenos) e na escala original ele voará com motores .36 até .46

Espero que gostem do avião!!

Weekender (Clique para Ampliar)

Até semana que vem!! Abraços!

Ah sim! Se alguém construir algum avião com as plantas mostradas aqui no blog e quiser ver as fotos do seu bichinho publicadas, por favor entre em contato!!!

Abraços!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os melhores times civis de acrobacia aérea de mundo

Na última postagem sobre esquadrilhas de acrobacia, mostramos os melhores times militares, aqui mostrarei alguns times civis... Os caras são muito doidos também...

Brasil - Esquadrilha Oi
Avião: North American NA-AT6

Estados Unidos - Aeroshell
Avião: North American NA-AT6

Canadá - Ray Ban Gold
Chris Pitts - Pitts S-2S

Estados Unidos - Red Baron Pizza Team
Avião: Boeing PT-19 Stearman

Paquistão - Sherdil Aerobatic Team
Boeing L-39 Albatros

Croácia - Ikarii Acrobati
Avião: Yakolev Yak-52

Estados Unidos/Canadá - Northern Light Precision Team
Avião: Walter Extra, Extra 300L

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Assunto Técnico - Programação de Rádios, PARTE II


Programação de Rádios - Parte II

Na última matéria sobre programação de rádios, abrangemos os aspectos básicos de programação, como reversão de servos, curso máximo e mínimo dos mesmos, dual-rate, exponenciais e etc... Hoje vamos falar de coisas mais avançadas, como por exemplo flaperon, diferencial e etc.

Mixagens Básicas:
 
Os rádios atuais tem uma ampla gama de mixagens possíveis, mas normalmente algumas já vem pré-configuradas de fábrica e estão prontas para uso, diretamente ao alcance de um click no botão de programação... As mais comuns são: Elevon (Profundor+Aileron),  Flaperon (Aileron+Flaps), Diferencial (Dois servos para o aileron, sem flaps), Leme > Aileron, Aileron > Leme, e Flap > Profundor.

Função: ELEVON
Outros nomes: DELTA, EVN, ELV, ELEVN, Spoileron
O que faz: Usando os canais de profundor e aileron juntos, mistura suas funções para que se possa utilizar aviões sem cauda.
Como usar: Alguns aviões com asa em delta e asinhas voadoras não tem as superfícies de deriva, estes aviões só voam se os ailerons também funcionarem como profundores, para isso, ativa-se a função Elevon e trabalha-se com os marcadores positivos e negativos até que o resultado seja o seguinte: Ao se cabrar, ambas as superfícies se levantam. Ao picar, as duas superfícies se abaixam. Ao se aplicar aileron pra direita, a superfície direita sobe e a superfície esquerda desce. Ao se aplicar aileron para a esquerda, a superfície direita desce e a esquerda sobe. Procure também manter o comando de aileron em 50% em relação ao profundor. Isso deixa o avião mais manso e equilibrado.

Função:  FLAPERON
Outros Nomes: FLAPR, FLAPRN, AILAFLAP, AFLAP, CROW, D/F
O que faz: Utilizando-se os canais de aileron e flap juntos, simula-se flaps em aviões originalmente SEM flaps, movendo os dois ailerons simultaneamente para cima ou para baixo.
Como usar: Liga-se cada superfície de comando do aileron respectivamente nos canais de aileron e flap, então ativa-se a função flaperon e trabalhe com os marcadores positivos e negativos até obter-se o seguinte resultado:  Ao se acionar o freio do flap, ambas as superfícies se levantam. Ao baixar os flaps, as duas superfícies se abaixam. Ao se aplicar aileron pra direita, a superfície direita sobe e a superfície esquerda desce. Ao se aplicar aileron para a esquerda, a superfície direita desce e a esquerda sobe. Utilize a função freio apenas no solo!!!! No ar, perde-se muita sustentação e aí é queda certa.
 
Função: DIFERENCIAL
Outros nomes: DIFERENTIAL, DIFF, DIF, DFL, DTIAL
O que faz: Utilizando-se dos canais de aileron e primeiro auxiliar, esta função permite ter um servo separado para cada aileron. Difere do FLAPERON por nunca mover as superfícies na mesma direção, e por poder regular a incidência do avião quando em roll.
Como usar:  Ao se ativar a função Diferencial, o canal do aileron é duplicado normalmente no canal do primeiro auxiliar, então pode-se inverter este canal e regular seu Endpoint até que o avião faça rolls perfeitos para ambos os lados, sem "barrilzar" nenhum... 

Função: LEME > AILERON
Outros nomes: RUDDER>AILERON, RUD>AI, R/A, 4-1, PITCH
O que faz: Combina o comando de leme com o aileron, de forma a corrigir atitudes indesejadas do avião quando da aplicação do comando de leme.
Como usar: Normalmente, quando se dá comando de leme em um avião, a perda de velocidade na meia-asa para a qual foi dado o comando de leme faz com que o avião "tombe" para o mesmo lado para o qual foi aplicado o leme... Porém, alguns aviões (ex.: U-Can-Do 3D) tem a mania feia de "tombar" para o lado contrário, complicando muito a vida do piloto na hora de fazer uma faca ou outra manobra qualquer que dependa de leme. Esta mixagem faz com que o aileron se mova juntamente com o leme, sempre que o comando de leme for aplicado. Assim, o avião é "obrigado" a tombar sempre pro lado certo, corrigindo-se o problema. Normalmente, basta acionar a função e aplicar a quantidade de aileron necessária para a correção do problema. (U-Can-Do 3D: 18% de aileron)

  Função: AILERON > LEME
Outros nomes: AILERON>RUDDER, AIL>RUD, A/R, 1-4, RPITCH
O que faz: Combina o comando de aileron com o leme, de forma a facilitar a resposta do avião quando da aplicação do comando de aileron.
Como usar: Alguns aviões tem muita dificuldade de fazer curvas utilizando somente o aileron (ex.: Piper J3Cub, Paulistinha), assim como alguns outros fazem curvas somente com o aileron, porém suas caudas ficam caidas, de modo que a curva fique "feia" (ex.: P-51 Mustang, T-27 Tucano, Albatroz 60). Esta mixagem corrige o problema aplicando um pouco de leme sempre que o comando de aileron é aplicado. Isto "arredonda" as curvas e facilita muito o controle do avião coordenando a curva (como em um avião real, onde se dá comando do tipo "pé-e-mão"). Ao se ativar esta função, sempre que o aileron for movimentado, o leme se move junto. Recomenda-se aplicar o comando aos poucos (normalmente começa-se em 5% e vai se aumentando de 5% em 5%), até que o problema seja sanado.

Função: FLAP>PROFUNDOR
Outros nomes: FLAP>ELEVATOR, ELEVATOR-FLAP, 6-2, F/E, ELVFLP, E/F, ELECROW
 O que faz: Corrige a alteração do Centro de Pressão da asa.
 Como usar: Em alguns aviões, ao se aplicar os flaps, a brusca alteração do centro de pressão da asa faz com que o nariz se abaixe e a cauda suba (o que parece muito com uma picada, mas a altitude normalmente não se altera muito). Esta mixagem corrige este problema aplicando um pouco de profundor para cabragem sempre que se dá o comando de flap. Aconselha-se ir aplicando este comando aos poucos, de 5% em 5%.

TABELINHA DE CANAIS DE RÁDIOS

Para facilitar a vida, vou listar abaixo as marcas de rádio mais comuns e suas definições de canais.

Futaba:
1 - Aileron
2 - Profundor
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap
7 - Aux1
8 - Aux2

JR/Spektrum
1 - Acelerador
2 - Aileron
3 - Profundor
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap/Aux1
7 - Aux2

Airtronics
1 - Profundor
2 - Aileron
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Trem de pouso
6 - Flap
7 - Aux1
8 - Aux2
Hitec
1 - Aileron
2 - Profundor
3 - Acelerador
4 - Leme
5 - Segundo Aileron/Trem de pouso/Aux1
6 - Flaps
7 - Segundo Aileron/Aux2
8 - Aux3
9 - Aux4

Ufa!! Por hoje é só pessoal... Última parte na semana que vem, onde trataremos das mixagens mais avançadas de alguns rádios e as programáveis... Abraços a todos!

sábado, 23 de outubro de 2010

Funcionamento de uma turbina..animação muito bem feita !!

http://www.adv.dartoracemzi.com.br/Radio-Controle/turbina.html
ACESSE O LINK ACIMA E UTILIZE O MENU PARA INTERAGIR COM A ANIMAÇÃO !

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ALGUMAS PISTAS EM GRAMA

Galera, segue algumas pistas em grama, podemos discutir depois se essa será a nossa melhor opção.

Nesse vídeo, não sei qual é o mais interessante, se é o Cessna ou a pista.



Essa é em Guarulhos, está funcionando em grama, mas será asfaltada no futuro. Trata-se de um pessoal que nem nois, unidos e fazendo as coisas acontecerem. rsrsr...



Esse até parece o Reges, até o aero é igual. rsrs... Mas a pista é bem gramadinha, muito boa.



Mais uma pista de grama, os chifrudos vão se sentir em casa.




Até pra jato...




Bom, acho que dá pra ter uma ideia de como será.

Peço a galera pra deixar seus comentários, afinal a opnião de todos serão aceitas.

Abç,

REGES.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Explicação....

Gente, as postagens desta semana estão atrasadas mas desta vez a culpa não é 100% minha! Explico: O Irlândio conseguiu encher a caixa do meu Mozilla Thunderbird duas vezes! Estou desde domingo consertando as caixas pra não perder os e-mails! Assim que eu resolver esse problema, posto as fotos... E as matérias estão na fila, todas devidamente formatadas no Microsoft Word e no OpenOffice... 

Assim deixo aqui meu sincero apelo: IRLÂNDIO, BATA AS FOTOS SEMPRE EM 2MP!! O Blog e as caixas postais da galera agradecem!!!

Abraços.

domingo, 17 de outubro de 2010

SESSÃO DE QUEDAS E ATRAPALHADAS!!!! Sábado 16/10/10

Quero aqui deixar o meu PROTESTO!!!!!

Ontem tivemos 09 comandantes envolvidos em quedas e atrapalhadas, mas no entanto, não tiraram sequer 01 foto.

Mas se fosse o Reges, há... apareceriam pelo menos umas 10 máquinas fotográficas,celulares, filmadoras, chamariam a Rede globo, ou melhor a TV CMN, record, bombeiros, PM, polícia Cívil, Ibama, FBI, Suate etc.. etc... etc... etc... rsrsrsrs......

Mas dançaram quem achou que ia passar desapercebido, sou o dedo duro das quedas e atrapalhadas e vou relatar mesmo sem fotos...

IRLÂNDIO (02 aviões)

CESSNINHA - lembra daquele cessninha azul que ficava matando as pobre coitadas das formiguinhas, de tão baixo que passava na pista, esse mesmo. As formigas se vingaram e derrubou ele com PT total. E em uma histórica atitude louvável do Irlândio o mesmo foi doado para o paredão do Fernando.

SCOLT - Queda grave que teve que ir parar na oficina (lucro da Microvoo).

MOZARD

EXTRA 300 elétrico - PT no extra que estava voando muito bem, apesar do motor estar um pouco fraco, mas não teve um final feliz.

FERNANDO

ASA BAIXA - Imaginem só...!!! Fernando com um asa baixa. Nem vou falar o resto... Eita muro duro.

CARLINHOS

Também sem comentários....

JONNY

Acho que o nome dele é esse... vou confirmar hoje. Esse como voa muito, no sentido de não parar de voar (deve fazer uns 20 voos por dia) é claro que a possibilidade de quedas e atrapalhadas aumentam, no entanto, teve alguns pousos mal sucedidos e algumas quedinhas sem danos maiores.

CLÁUDIO PTCOB

Esse tem que procurar o oftamologista urgente, não conseguiu fazer um pouso na pista, somente fora dela... Mas graças a Deus não quebrava nada.

ERIC

Até o nosso mascote da pista, depois de cansar de ouvir do seu Pai "CABRA, CABRA, CABRA, dá motor, dá motor Pô Eric de novo" o garoto tbm teve 02 quedas com o brutus e Graças a Deus, nao teve danos maiores a não ser hélice quebrada.

MESTRE PEIXOTO e JAILTON

Com o seu KDT querendo se vingar dos Kero-Keros, o mestre Peixoto atropelou o Tucano do Jailton, os dois se abraçaram no ar e desceu de parafuso chato, foi o que salvou os 02 aviões de uma bela lenha.

Como vocês pode ver 09 comandantes envolvidos, mas nenhuma fotos ou provas, desse jeito vou acabar sendo processado por falta de provas. rsrs.... apesar de ter testemunhas.

Então é isso, espero que nas proximas quedas ou atrapalhadas alguem tire fotos e me mandem, TODOS SERÃO BEM RECOMPENSADOS. rsrs....

E.T. = Acredita que o João Microvoo não lenhou nada ontem??? lógico ele não voou. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Abç,

REGES.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Enquanto isso, na oficina do Mestre Peixoto...

Eis que de lá, da Oficina do nosso grande mestre Peixoto, surge uma homenagem ao nosso patrono da aviação, inventor do Avião como nós conhecemos, Alberto Santos Dumont!

Olha que coisinha linda... Será que alguém vai conseguir pilotar?

Sábado (16/10) e Domingo (17/10)


Lembramos a todos que este é mais um fim de semana de vôo na nossa pista provisória da "M" Norte.
O pessoal estará na pista a partir das 14:00, sem hora pra ir embora (afinal, os "fominhas" ficam voando até no escuro...).

A previsão do tempo para Sábado é:
Dia nublado com possibilidade de trovoadas e pancadas de chuva no fim da tarde
Temperatura média de 30ºC mínima de 19ºC
Sensação Térmica 34ºC
Ventos Lestes de 7Km/h a 9Km/h (Atravessados com a pista, Fracos)
Índice UV: 8 (recomendado óculos, boné e protetor solar)
Umidade relativa do Ar: 73%
Por do sol as 18:41

Domingo também é dia de vôo! Afinal, voar é preciso!

A previsão do tempo para Domingo é:
Chuvas e trovoadas pela manhã, tempo nublado no resto dia.
Temperatura média de 30ºC mínima de 18ºC
Sensação Térmica 32ºC
Ventos Sudoestes de 4Km/h a 6Km/h (Alinhados com a pista, Fracos)
Índice UV: 8 (recomendado óculos, boné e protetor solar)
Umidade relativa do Ar: 74%
Por do sol as 18:41

Foto do Satelite:

Parlamentares na Suécia - OFF TOPIC

Normalmente eu não gosto de matérias off-topic aqui no blog... Mas acreditem... Essa merece!

 
Será que um dia será assim aqui no Brasil?