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quinta-feira, 15 de julho de 2010

PISTA DE AEROMODELISMO DE JOAO PESSOA - PB.

Galera, nesta última semana estive em João Pessoa- PB. e fiquei curioso para saber onde o pessoal de lá faz seus voos, então fui conhecer a pista deles, veja que bacana, uma pista bem simples, mas muito bem feita, inclusive ainda está em contrução.
A pista é bem próxima as casas e predios, dão menos de 50mts, mas eles voam para a frente.


Tem até um banheirinho....



Veja as normas de segurança - Precisamos fazer as nossas.
'Clique para ampliar"




Quadro de frequencias.




Uma cobertura de 10 X 5 mts com uma mesa no centro da cobertura e tbm um banheirinho, veja tbm que estão fazendo umas mesas fora da cobertura.





Aqui, veja que bem bolado... Só entra os sócios.





Aqui é uma outra cobertura onde ficam os espectadores e curiosos, ele não conseguem chegar aos pilotos e nem nos aeromodelos pois ela é toda cercada.





Enfim, fiquei babando, mas logo,logo a nossa vai estar assim...
Abraços,
REGES.

Problemas de trabalho

Pessoal, devido a problemas que estou tendo com o trabalho essa semana, estou sem tempo pra postar o conteúdo normal do blog.... Semana que vem deve voltar tudo ao normal, agradeço a compreensão de todos!

Abraços

terça-feira, 13 de julho de 2010

FPV muito louco!!

Isso sim é uma boa filmagem FPV!!! Uma asinha Zagi voando no Rio...

Do subúrbio até Ipanema, voando dentro do túnel Rebouças... Quero ver uma dessas aqui na nossa pista da "M" Norte!!!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lenha da semana... (ou quase...)

Participando pela primeira vez desta seção, Tabajara...

Finalmente uma queda! O avião não quebrou, mas que ficou engraçado o vôo de "enfinca" ficou...

A prova do creme! (Lembrando sempre que o Creme não com pinça!)

Mais uma, pra não esquecer!! :P

Fatos & Fotos do Fim de semana... (Post atrasado!!!)

Foi um fim de semana de vôos excelentes na nossa pista da "M" Norte

Contamos com a presença de vários pilotos, alguns conhecidos, outros não... Também tivemos a presença de grande público...

O único problema é que os vôos estavam tão bons, mas tão bons que ninguém lembrou de bater fotos!! Teve um momento em que falamos assim: "E aí, quem bateu as fotos pra por no blog?" a resposta foi "Você não bateu não?" e o outro respondeu "Não! Achei que você tinha batido" ... No fim, ninguém bateu foto nenhuma e ficamos todos com cara de tacho... Sorte que tínhamos as fotos de sábado! Porém no domingo fizemos um vôo com câmera on-board, mas ainda não recebi o vídeo.. Assim que sair, eu posto aqui no blog!

Temos apenas algumas fotos pro post não passar em branco!!!
T-Rex 450 do Jaildo em vôo "hoverado"
Irlândio babando com o T-Rex 500
Jaildo e o T-Rex 450
Irlândio e o Stick
Fernando, e mais uma criação saindo do forno
Carlinhos e o Tucaninho elétrico
Luan e o Tucaninho elétrico
João microvôo fazendo avião na pista!
Enquanto isso, Carlinhos se mata pra lavar a van depois de tanto pó de isopor

Tabajara trimando o Starflyer do João do Kart

De qualquer forma, ficamos devendo as fotos de domingo! Obrigado a todos os que compareceram...

Ainda hoje sairão mais fotos e a segunda parte da matéria sobre motores a jato.

Abraços a todos!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um exemplo a ser seguido... Repassem isso a todos os políticos que vocês conhecem. Este é um plano excelente para Brasília, cuja demanda por novidades tecnológicas é grande...

Volta Redonda - RJ

Um encontro realizado hoje, entre o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jessé de Holanda Cordeiro Junior, e Luiz Cláudio Omena da Silva, diretor da Confederação Brasileira de Aeromodelismo, pode ter sido o primeiro passo para que a cidade receba um complexo esportivo que só tem um similar no mundo, nos Estados Unidos: será um centro de modelismo que vai reunir espaços para a prática de três modalidades: o aeromodelismo, em que competem modelos em escala de aviões, o automodelismo, que promove competições com modelos de carros, e o nautimodelismo, que usa modelos de barcos e navios.

O encontro foi promovido por iniciativa do vereador Marquinho Motorista (PC do B), que recebeu Luiz Cláudio e o levou ao prefeito.

- Luiz Cláudio me procurou e, quando vi o projeto, achei que teria um grande impacto para a economia de Volta Redonda. Levei a ideia ao prefeito, que viu a exposição e se mostrou entusiasmado. Além de ajudar a divulgar mais ainda a imagem da cidade, que já está vinculada ao esporte por causa de diversos projetos apoiados ou promovidos pela prefeitura, a economia também vai sair ganhando - afirmou o vereador.

De acordo com Luiz Cláudio, a criação do centro de modelismo veio de uma sugestão da Federação Internacional de Aeromodelismo. O fato de o centro reunir instalações adequadas para a prática de três modalidades de modelismo vai contribuir para que o espaço tenha um alto índice de utilização, com cerca de 200 eventos por ano. O custo de construção do centro será de cerca de R$ 12 milhões, e a verba deve ser conseguida com o Ministério do Esporte.

Marquinho Motorista se comprometeu a levar o projeto ao ministro Orlando Silva e ao deputado federal Edmilson Valentim, que são ligados a seu partido.

- Como cada competição dura cerca de uma semana, a ocorrência simultânea de dois ou mais eventos será comum. As equipes que disputam as competições, mais torcedores e imprensa vão gerar uma forte demanda para os setores de serviços e comércio da cidade - disse o dirigente esportivo.

Neto, Jessé, Luiz Cláudio e Marquinho Motorista visitaram ontem três locais que podem sediar o centro. A próxima etapa será a vinda do presidente da Confederação Brasileira de Aeromodelismo para uma reunião com o prefeito.

Tecnologia

Além dos benefícios trazidos pela realização das competições, a vinda do centro de modelismo para a cidade pode ter um outro reflexo positivo: a Confederação Brasileira de Aeromodelismo está em busca de uma cidade para instalar um centro de pesquisas destinado a criar a tecnologia para a produção de turbinas a jato para aeromodelos.

Atualmente, os modelistas brasileiros usam turbinas importadas, que custam cerca de R$ 10 mil cada. A produção local reduziria significativamente esses custos.

Além do centro tecnológico, o centro de modelismo terá também um curso de capacitação que formará moradores de Volta Redonda para atuarem como árbitros nas competições.

Fonte: Notícia original do Diário do Vale




Por que esse projeto precisa ser implementado apenas em Volta Redonda? Esse é um excelente projeto para todas as cidades do Brasil, e Taguatinga sendo polo comercial e industrial de Brasilia merece algo assim! É por coisas deste tipo que lutamos!

Como eu disse lá no título, repassem isso por e-mail, coloquem links para a postagem em outros sites... Vamos divulgar a idéia! Queremos um centro assim em Taguatinga! A Aerotaguá pode muito bem gerenciar este centro!

Abraços a todos

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Plantas da Semana - Flying Wing e Ugly Stick ORIGINAL

Desta vez resolvi inovar... Esta semana vou postar a planta de uma asinha elétrica (que pode ser convertida em glow .25) e vou contar também a história de um dos aeromodelos mais antigos que se tem notícia, porém tão bom que se voa o mesmo até hoje... O Ugly Stick...

A Asinha Flying Wing foi projetada desde o início para ser elétrica, porém utiliza no projeto um antigo motor Speed 550 (Enorme!!!) e baterias NiMh. Aconselho a todos que forem montá-la elétrica que utilizem o conjunto 3536-1400kv com baterias 2450-30C-LiPo ou então um motor glow .25. Já vi uma dessas voando e o vôo é maravilhosamente estável. Lembrando que são DOIS lemes (não está muito claro isso na planta, mas são) e esta asinha utiliza leme e elevons...

Clique na planta para ampliar

- Das Ugly Stik -

Em 1966 o aeromodelismo era muito diferente do que é hoje. Não existiam aeromodelos escala sendo fabricados. Aliás, não existiam aeromodelos sendo fabricados (a coisa toda ainda estava engatinhando). Cada um pegava um monte de balsa e construia o seu avião (lembrando que não existiam modelos elétricos feitos de isopor, era tudo na balsa e compensado mesmo, como deve ser)... Um processo demorado, trabalhoso e que muitas vezes, dava errado... Foi então que o americano descendente de alemães Phill Kraft resolveu parar, sentar na frente do papel e projetar um avião que fosse simples de ser construído, cujo projeto pudesse ser realizado sem muito cuidado e com várias alternativas de material.

Após muito projetar, saiu então o modelo mais voado de avião que já existiu: O Ugly Stik (a tradução literal seria algo como "Pau Feio"), cujo projeto se baseou nos aviões dos anos 1920, porém com um excelente perfil de asa, washouts nas pontas, ailerons recortados (para diminuir o arrasto). A asa ficou tão bem projetada, que o perfil dela é utilizado até hoje em grandes aviões 3D e Fun-Fly (como o U-Can-Do e ou Hots 40). Toda essa performance da asa se traduziu em um modelo com muita sustentação, que pudesse carregar muito mais que o próprio peso, logo, se tornou um excelente avião treinador, com vôo lento e dócil, mas que conforme a experiência do piloto aumentava, respondia as expectativas de manobrabilidade.

Capa da revista onde saiu o Stik pela primeira vez.
Este avião é tão querido, que até hoje é fabricado. A Hangar 9 fabrica o Ultra Stick (Versão "modernizada" do stick), a World Models fabrica o Super Stunts, que também é uma versão modernizada do Stick e a Radar fabrica o Ugly Stick.

Agora você também pode constuir o seu! Segue abaixo a planta ORIGINAL de 1966 do Ugly Stick, inclusive com a indicação da entelagem original (vermelha com a cruz de malta preta na faixa branca)
Pena que a planta original está pequena... Por isso, vai abaixo a planta aumentada, porém não é a original, é uma reprodução moderna. Tanto o original quanto este da planta abaixo, utilizam motores de .40 a .60.. (é sério, o stick permite que usem vários motores... assim como, não necessariamente se precisa utilizar balsa, compensado de 3mm ou 4mm resolve! Esse é o stick!)

Ugly Stick - Fuselagem
Ugly Stick - Asa

Eletrificadores, por favor, sigam a planta original!! Fica legal fazer a planta original de balsa, entelada com monokote transparente e um motor elétrico dos bons! (embora stick de verdade tenha que ter o bom e velho glow (ou álcool) lá na ponta!)

Espero que gostem!

Abraços e até semana que vem... Ainda estou na dúvida se semana que vem eu posto o F-86 Sabre ou o U-Can-Do 46 (60,90 e etc...)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Como narrar a própria queda...

Esse aqui inovou, arrumou um jeito legal de narrar a própria queda... Fica a dica!!! :P

5000

5000 VISITAS!!!!
 Chegamos à marca histórica de 5000 visitas, sinceramente não esperávamos por todo esse sucesso. No início achei que o blog ia ter no máximo umas 300 visitas depois de uns 6 meses...

Agradecemos a todos os que tem nos acompanhado até aqui!
 e manteremos sempre o compromisso de manter o blog movimentado e sempre cheio de novidades.

Reiteramos também o convite para que todos venham conhecer o aeromodelismo pessoalmente. Todos estão convidados a comparecerem à nossa pista! Estamos recebendo todos, sempre de braços abertos!

E continuem visitando o blog, é o único blog sobre aeromodelismo do Brasil com atualizações diárias...

Gente, isso merece um vôo em formação no Sábado... :P

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Assunto Técnico: Motores a Jato - Parte 1 - Motores de Ciclo Brayton

 A algum tempo falei aqui no blog sobre motores à combustão, e obtive vários comentários favoráveis sobre o assunto tanto na pista quanto por e-mail, e olha que recebi e-mails do Brasil inteiro falando sobre o assunto... 

Então, para dar continuidade, resolvi postar hoje a primeira metade do artigo sobre MOTORES A JATO. 
Espero que gostem, afinal, este assunto foi tema de conversas na pista neste final de semana...

Hoje vamos conhecer o mais popular tipo de motor a jato para os nossos aviões: O Motor à turbina, ou simplesmente, motor a reação... 

A História

Os motores a reação foram os responsáveis por uma verdadeira revolução da aviação. Surgidos bem no final da segunda guerra mundial (entre 1944 e 1945), de invenção alemã (embora os ingleses tenham tido a mesma idéia há vários anos, mas sem tempo para por em vôo antes dos nazistas), os aviões equipados com os "motores a jato" das forças de Hitler colocavam respeito e desafiavam os pilotos das aeronaves aliadas equipadas com motores convencionais de aterrorizante cavalaria, como é caso do P-51 Mustang, Corsair, Spitfire e do P-47 Thunderbolt, equipadas com motores de até 3000 hp de potência. Na aviação civil, foram gradativamente ganhando espaço no pós-guerra, tornando-se os responsáveis pelo "boom" do transporte aéreo transcontinental, e pela aposentadoria de verdadeiros titãs a pistão dos céus como são os Constellation, Electra, Douglas entre outros que acabaram perdendo a preferência dos seus passageiros de vanguarda e, devido a isso, a "preferência" de seus clientes (companhias aéreas) devido à baixa velocidade.
Mas antes de qualquer coisa, vamos eliminar as confusões (afinal, aqui não tem espaço pro narrador da sessão da tarde)

Uma confusão constante 1 – Turbina não é motor

Não se diz que turbina é motor. Turbina é parte do motor. Não se diz que "eu vi na televisão que o passarinho fez ninho dentro da turbina!" Da próxima vez diga que fez o ninho no motor do avião. Não aumente as estatísticas de pérolas da aviação! Por isso, lembre-se "motor a reação".
A turbina é a parte de um motor que recebe os gases quentes oriundos da explosão. No jato, a turbina é a parte quente alimentada pelos gases provenientes da câmara de combustão e o compressor é a parte fria, que é alimentado pelo ar frio que depois de comprimido, entra na câmara de combustão, provido de pressão, velocidade e temperaturas elevadas. Isso também vale para os carros turbo-alimentados.

Uma confusão constante 2 - Reversor

É comum a grande imprensa querer dar aula técnica de pilotagem e mecânica/elétrica após acidentes aeronáuticos e ainda afirmar qual foi a causa do acidente antes mesmo do anúncio oficial. A pérola da imprensa desta vez foi afirmar, taxativamente, que o reverso funcionava da seguinte maneira. O motor pára e inverte o seu sentido de rotação. O ar ao invés de entrar pelo motor, passa a sair! Esta pérola foi ensinada nas tragédias do vôo 402 e 3054. Portanto: Atenção! Não repitam o que aprenderam com a grande imprensa!
Na verdade, o reversor é uma espécie de freio aerodinâmico. Salvo algumas exceções, só funciona com a aeronave no solo. Ele desvia o ar, que sai do escapamento, para frente e ajuda na frenagem da aeronave. Durante o vôo normal o ar sai pelo escapamento e empurra a aeronave para frente. Com o reverso, o ar continua saindo pelo escapamento e é desviado pelas conchas do reversor para frente, empurrando a aeronave para trás. Desta forma se o avião estiver parado e o Piloto acionar este dispositivo, o avião dará marcha à ré com toda facilidade! Os Electra faziam sempre esta manobra quando atrasados para decolagem!

Vamos entender como tudo isso funciona?

Verdadeira proeza da engenharia, os motores a jato são assustadores. Basta ficar em sua frente, olhando para sua bocarra...
Podem ser de fluxo axial ou centrífugo, ou uma combinação dos dois.
Atualmente existem motores a reação com potência que ultrapassam a marca de 80 Toneladas de empuxo em bancadas de teste. Estes motores equipam o Boeing 777. Uma potência tão "discreta" que à grosso modo poderíamos comparar a massa de ar sendo propelida, como se fossem carretas de 60 toneladas arremessadas, constantemente, pelo fan do motor.
O que impressiona é justamente esta constância da propulsão, ao contrário dos motores do ciclo Otto, que possuem os quatro tempos-motor ocorrendo um de cada vez no interior de cada cilindro, os motores a reação, do ciclo Brayton, contam com estes quatro estágios ocorrendo simultaneamente em quatro partes distintas do motor, vamos conhecê-las.



1º Estágio (Admissão):

O estágio admissão (suck) começa aqui, estamos na entrada de admissão do motor, bem na parte visível onde sempre os urubus teimam em entrar durante o vôo e acabam virando picadinho. Neste estágio o ar entra em baixa pressão, sugado pela depressão criada pelas palhetas (blades) do compressor e pelo ar de impacto, se aeronave já estiver em vôo. Vale lembrar que os motores a jato são projetados para que o ar na admissão tenha direção, velocidade e volume determinados. Se a quantidade não estiver dentro da margem operacional, o motor não funciona: ou ele apaga por falta de ar, ou apaga por excesso, neste último caso imaginem uma vela sendo apagada pela força do sopro.

2º Estágio (Compressão):

O estágio da compressão (squeeze) vem em seguida. A massa de ar, obtida na admissão, chega aos compressores intermediários e em seguida aos compressores de alta pressão. Como logo denuncia seu nome, este estágio faz com que o ar que vem da admissão em pressão muito baixa ganhar, a cada etapa da compressão, mais velocidade, caloria e densidade. Todos estes parâmetros em níveis absurdos de pressão e o entrega pronto para explodir na câmara de combustão.

3º Estágio (Combustão):

O penúltimo estágio, combustão (burn). É aqui que literalmente as coisas pegam fogo. A massa de ar, entregue pelos compressores no estágio anterior, chega prontinha para ser misturada com o combustível (querosene), formando a famosa mistura ar-combustível que pega fogo no interior da câmara de combustão, que em seu interior atinge com toda facilidade mais de 1300 ºC entregando a massa de gases de combustão para a Turbina.

4º Estágio (Escapamento):

Agora queimada, a mistura ar-combustível, chega transformada em gás propelente até a Turbina, trocando energia térmica em energia mecânica, girando os discos de turbina, produzindo energia que faz o 1º, 2º e 3º estágios aconteceram anteriormente ligados em eixos concêntricos, neste ciclo vicioso "sem fim", até que cesse ou diminua o fornecimento de combustível. Vencida esta fase o ar flui pelo escapamento (blow), fornecendo a propulsão necessária para colocar a aeronave em movimento.

Partida

Nos jatos, cada estágio depende um do outro. Assim como nos carros, para ligar o motor a jato, precisamos de uma forcinha extra, precisamos de um motor de partida um famoso "motor de arranque" ligado no compressor (2º estágio). Quando a rotação chega em um ponto ideal, as velas centelham dentro da câmara de combustão (3º estágio) e explodem, levando os gases da queima para as turbinas (4º estágio) e, assim o ar é admitido pelo compressor (1º estágio).

Eixos concêntricos

Os estágios do motor a reação de fluxo axial ou centrífugo ocorrem simultaneamente e são interligados entre si por eixos concêntricos. Nos motores de nossos carros (ciclo Otto), cada tempo motor também depende do outro, mas cada um ocorre de cada vez. Assim, não há escapamento sem a explosão, esta sem a precedente compressão e admissão, isto em duas voltas de 360º de movimentação do eixo de manivelas.

Existem diversos tipos de motores de automóveis... alguns com quatro, seis, oito pistões. Alguns com oito, outros com 16, 20 válvulas, alguns turbo, outros aspirados e também supercarregados. Alguns podem ser carburados outros injetados eletronicamente. Enfim, todos funcionam da mesma forma. O mesmo ocorre com os jatos. Existem diversos modelos de motores a jato, cada um para uma aplicação. Se for para a caça, defesa ou aeromodelismo: jato puro; se aviação comercial moderna: turbo-fan; se aviação comercial para operar em pistas curtas ou não asfaltadas, o turbo-hélice; Se for para helicóptero é usado o turbo-eixo (shaft). Há também os motores foguete, pulso-jato e estato-reator, os dois últimos foram usados, restritivamente, pelos militares em beligerância e serão abordados na segunda metade deste artigo.

Existem várias marcas de motores a reação para aeromodelos, as mais comuns são Jet-Cat, AMT Netherlands ou FTE. 

Exemplo de motor a jato AMT.

Olha só o que uma bichinha dessas pode fazer por um de nossos aviões...
Por hoje é só... Semana que vem vou postar como funciona o resto dos motores a jato usados em aeromodelos, começando pelo famoso PULSOJATO... Aquele trem é pra maluco... mas sempre tem um que gosta!

domingo, 4 de julho de 2010

Lenhas da semana...

Semana passada tivemos o prazer de ver ilustrada a quase lenha da semana, estrelada pelo nosso amigo Hélio, que conseguiu pendurar o Albatroz numa árvore e tirar o avião de lá sem nenhum arranhão...

Esta semana, alguns pilotos tentaram "copiar" o feito, mas os resultados não foram tão satisfatórios...

A começar pelo nosso caideira de plantão, o Reges, que não passa fim de semana nenhum sem derrubar algum avião... A vítima da vez foi o F-18 Tiger Meet que não voava fazia algum tempo... Depois de quebrar o bico numa decolagem desastrada, o bichinho voou bem até dar de cara com a árvore do Hélio... O resultado foi este:

Outra lenha engraçada foi quando Tabajara foi ajudar o Jaildo a trimar o tucaninho elétrico, o problema é que ninguém avisou que o aileron tava invertido... Olha o resultado desastroso!
 

O troféu Macaco da semana vai para o Zé Carlos, que após deixar a um Cessninha elétrico nessas condições

Conseguiu deixar a asa lá encima da árvore...

Proporcionando assim, a nossa MACAQUICE DA SEMANA!!!

Zé Carlos para o Resgate!

Houveram outras quedas, mas infelizmente o fotógrafo estava voando na hora e acabou não registrando... De qualquer forma, a todos os que voaram (e cairam...) conosco neste fim de semana, fica aqui o nosso MUITO OBRIGADO!

Fatos & Fotos deste Domingo...

Foi mais um domingo de muitos vôos, altos papos e muita diversão na nossa pista da "M" Norte

Como novidade do fim de semana, finalmente parece que o Claudio PT2COB vai largar essa mania de elétrico pra finalmente aprender a voar de verdade! O Albatroz subiu, voou e pousou!! E pousou na mão do Claudio!! (Foi um pouso meio catrapo, mas o avião ficou inteiro!)

O Irlândio finalmente descobriu o prazer de voar uma asinha, mesmo a bichinha sendo ligeira... Afinal, vôo de asinha é vôo despreocupado...

Contamos também com o primeiro vôo do Starflyer cachaceiro do Hélio. O motor a álcool funcionou redondinho! Adorei a performance! Em breve vou adquirir um...

João do Kart anda voando sozinho também!! Logo estará aprontando muito nos céus!

Vamos às fotos.. São poucas (de novo) mas boas

João, Irlândio e a asinha...

Todo mundo querendo sair na foto! Até o Claudio quis sair com o Tsubame!

Pastinha do Zé Carlos e aviões do Irlândio

O Tsubame do Tabajara, rapidinho esse moço...

Luan ajudando no abastecimento do U-Can-Do, Hélio e João do Kart conversando sobre motores

Zé Carlos dando dicas a todos

Visão +- geral da galerinha de hoje.. (hoje foi dia de pista vazia, pois o pessoal voou pela manhã)

João Microvôo, Irlândio e Ismael "MadfoX Tabajara" verificando o CG da asinha

Como eu disse, as fotos foram poucas... Mas fim de semana que vem eu vou levar a minha câmera, assim não faltarão fotos! 

Assim que sair qualquer novidade sobre a pista, postarei aqui no blog! 

Ainda estamos esperando a Fernanda aparecer! Estou curioso pra saber quem é!

Abraços a todos! E até a semana que vem!

sábado, 3 de julho de 2010

Fatos & Fotos deste Sábado à tarde (03/07/2010)

Foi um sábado de vôos excelentes...

Tirando as lenhas do Reges (sempre...) e do Tucaninho do... ihh... Esqueci o nome (de novo...), tudo correu bem. 

A asinha delta do João voou muito bem! Aliás, bem melhor do que a expectativa... Realmente os estudos em aerodinâmica estão rendendo frutos!

A única "dívida" do dia ficou por conta do Tsubame do Tabajara que teve problemas com o tanque de combustível.
Mas amanhã, se a pista estiver vazia, ele voa!

Vamos às (poucas, mas boas) fotos... (Fotos by Reges)

Reges e o CAP232
Pô Reges, acho que são essas camisas da ABRA que estão dando azar!

Reges preparando a lenha, digo... O vôo do CAP232
Reges, rasga essa camisa!

João e o delta... ESSE VOA MUITO!!!
Guarda essa planta João!!!

Galerinha reunida e Irlândio no ar! (SEMPRE)

Visão geral da galerinha de hoje

Por hoje é só pessoal, amanhã tem mais!!!
Lembrando também que tem uma turma que irá voar pela manhã (por causa do sol), logo, quem quiser aparecer, o pessoal estará reunido a partir de 09:00

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sobre a pista nova...

A nossa pista definitiva está quase liberada junto às autoridades ambientais.
A liberação ainda não saiu por que agora temos que esperar a visita de um técnico na área, pra saber se o solo resiste à pista, se os vizinhos não vão se incomodar e etc... Mas ao que tudo indica nossa liberação vai sair sem problema algum. A visita do técnico está agendada para segunda-feira. Assim que ele liberar, em no máximo 24h a nossa autorização sai.
O Reges já está em prontidão, esperando apenas a dita cuja autorização.

Logo, pedimos a todos um pouquinho de paciência, pois infelizmente moramos em um país burocrático e devido a isto, certas coisas levam mais tempo que o esperado! Mas vai sair!

Abraços a todos.

Amanhã (03/07) e Domingo (04/07)


Lembrando a todos que este é mais um fim de semana de vôo!

Como sempre, estaremos na pista a partir das 14:00. Contamos com sua presença!

A previsão do tempo para Sábado é:
Dia ensolarado com poucas nuvens
Temperatura média de 22ºC mínima de 12ºC
Sensação Térmica 23ºC
Ventos Nordestes de 14Km/h a 21Km/h (alinhados com a pista, médios)
Índice UV: 5 (recomendado óculos e boné)
Umidade relativa do Ar: 75%
Por do sol as 17:52

A previsão do tempo para Domingo é:
Dia ensolarado com poucas nuvens
Temperatura média de 23ºC mínima de 11ºC
Sensação Térmica 23ºC
Ventos Lestes de 10Km/h a 22Km/h (na diagonal com a pista, médios)
Índice UV: 5 (recomendado óculos e boné)
Umidade relativa do Ar: 75%
Por do sol as 17:53

Foto do Satélite: