Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Um pouco de História - Focke-Wulf TA-152

Focke-Wulf TA-152H em uma RARÍSSIMA foto colorida

Todos sabem que sou fã dos aviões do "Eixo" na Segunda Guerra Mundial, e entre eles, o meu favorito é o TA-152H (Também conhecido como "Long Nosed Focke-Wulf", Tank-152 e Turbojet FW. 

 O TA-152 é descendente direto do famoso Focke-Wulf FW-190

Um FW-190 para efeito de comparação

Para estudiosos, o Ta152 é o melhor caça de toda guerra. O projeto atendia as preocupações da Luftwaffe, que eram sanar os problemas que seus caças tinham em combates a grande altitude, principalmente enquanto enfrentava os bombardeiros aliados. O avião tinha uma performance impressionante, mas devido aos problemas de falta de matéria-prima e combustível, só entrou em combate nas semanas finais do conflito, mas demonstrou superioridade sobre caças inimigos. Após a guerra, alguns modelos capturados foram testados pelos aliados.

Seus protótipos, que datam do final de 1943, derivavam do Focke-Wulf Fw-190D e eram denominados Ra2 e Ra3, sendo que possuíam um armamento que compreendia um canhão de 30 mm disparando pelo cubo da hélice, um par de canhões MG151 de 20 mm nas asas e outros dois canhões MG151 sob capô do motor. O protótipo Ra3 caracterizava-se por possuir uma envergadura maior.

A despeito das pressões de seu projetista, o projeto demorou a atingir a produção em série, cujas versões seriam denominadas Ta152H e Ta152C. O primeiro, destinado às altas altitudes, caracterizava-se por possuir uma envergadura de 14,5m (contra 10,2m do FW-190) e uma velocidade máxima de 760 km/h e um teto de serviço de 14.800m - que o tornava o caça com motor a pistão mais rápido de seu tempo.

As versões que chegaram às linhas de frente, no início de 1945, eram armadas com um canhão de 30mm no nariz e dois outros canhões de 20mm nas raízes das asas. Já a segunda versão, o Ta152C, destinado aos combates à baixa altitude, mal havia completado os testes quando o fim da guerra chegou, em maio de 1945.

A razão de todo esse atraso - que parece indesculpável diante da performance incrível do avião - decorre do fato de que o motor Jumo 213E demorou a atingir um grau de desenvolvimento que lhe desse uma performance confiável. Por fim, quando isso ocorreu, a situação estratégica da Alemanha já era tal que a produção foi severamente afetada pela falta de matérias-primas e combustível.

O motor Junkers-Jumo 213E


Graças a todo este atraso, o Ta152H foi a única versão a entrar em combate, sendo que apenas o Stabschwarm (esquadrilha composta pelos membros do Geschwaderstab) da JG301 utilizou a aeronave nas semanas finais da guerra, em embates tanto contra as formações soviéticas quanto contra aviões anglo-americanos.

A despeito do pequeno número de Ta152's construídos - cerca de duzentos foram fabricados, mas apenas 67 viram serviço ativo - as poucas missões de combate em que participaram serviram para comprovar sua superioridade. O caso a seguir ilustra bem esta situação:

Cockpit de um TA-152H em restauração... Nota-se o controle de seleção de armamentos e adicionais à direita do piloto, e a modernidade do manche de combate.
Este avião era voado por Oberfeldwebel Josef Keil também conhecido como Erhardt von Rheindars

"Em 14 de abril de 1945, dois Hawker Tempests do 486 Squadron da RAF (composto de Neozelandeses) decolaram de Volkel (Holanda) com ordens para atacar as linhas férreas situadas em Ludwigslust. Enquanto iniciavam o ataque, três TA-152s decolavam de Neustadt-Glewe a sete quilômetros dali, com a missão de interceptá-los. A despeito de um dos aviões alemães ter se chocado no solo - devido à inexperiência de seu piloto, o Oberfeldwebel Willy Reschke engajou-se em um violento dogfight à baixa altitude, tendo superado todos os adversários com suas manobras, terminando por fulminar o Hawker Tempest pilotado pelo Warrant
Officer Mitchell, que espatifou-se no solo. Dez dias mais tarde, o mesmo Reschke (que havia voado com a JG 300, o I/JG 302 e o III/JG 301) destruiria facilmente dois Yak-9 soviéticos sobre Berlim."


Mas o maior ás do Ta152 foi o Oberfeldwebel Josef Keil, que alcançou a marca de cinco vitórias a bordo desta aeronave. A primeira, alcançada diante de um B-17 Flying Fortress e seus dois alas, Spitfire, sobre Berlim, sendo também a primeira a ser creditada para o Ta152. (A história do abate deste B-17 é contada no primeiro episódio do Anime "The Cockpit") As outras seriam um P-51 Mustang em 01.03.1945; um P-47 Thunderbolt em 10. 04.1945 sobre Kassel e dois Yak-9 sobre Berlim em 21.04.1945.

É importante denotar também, que este foi o único avião a incorporar os recursos do motor turbo, assim como do MW-50 (Injeção de mistura de metanol e água a 50% diretamente no coletor de admissão) e do GM-1 (Injeção de Oxido Nitroso diretamente na câmara de combustão) no mesmo motor, o que gerou o apelido de "Turbojet" a este avião, pois ele era tão rápido quanto os jatos da época.

Vários dos Ta152 sobreviventes foram testados e copiados pelos aliados após a guerra, mas apenas um foi preservado, encontrando-se atualmente no Smithisonian Institute nos Estados Unidos, onde vem sendo restaurado, com previsão para conclusão dos trabalhos em 2003. A última águia de uma linhagem de caçadores natos.

TA-152C com hélice de passo variável e MW-50


Ficha técnica desta fantástica máquina...

Motor:
Junkers Jumo 213E-1, 12 cilindros em V invertido

Potência:
1.750 hp (na decolagem), 2.050 hp com MW 50
1.320 hp a 10.000 m, 1.740 hp com GM 1

Dimensões:
Envergadura:......................................    14,44 m
Comprimento:.....................................    10,71 m
Altura:.................................................    03,36 m

Pesos:
Vazio:..................................................    3.600 kg
Máximo:.............................................    5.500 kg

Desempenho:

Vel. cruzeiro: 534 km/h ao nivel do mar
Vel. máximas:   
563 km/h ao nivel do mar (c/ MW 50)
695 km/h a 10.500 m
750 km/h a 9.000 m (c/ MW 50)
760 km/h a 12.500 m c/ MW 50 e GM-1

Vel. ascensão:....................................    1.050 m/min (c/ MW 50)
Autonomia: ................................................................    1.200 km
Teto serviço: ................................................    14.800 m c/ GM 1

Armamento(s):
1 x MK108 de 30 mm no eixo da hélice
2 x MG151 de 20 mm nas semiasas

Vídeo de um TA-152 aeromodelo


Semana que vem devo falar do primeiro avião a jato da história, o Messerschmidt ME-262. Espero que tenham gostado da matéria!

Abraços a todos

Um comentário:

  1. Eu sou lukas estou usando um email da minha prima vc nao falou dos computadores de bordo do piloto altomatico com direçao por radio e vidro anti embaçamento com aquesimento eletrico e computador que comtrolava o giro do motor para melhor desempenho e controlava o paso da helise que tambem tinha no fw190 d13/r11 meu email lukas villar @ hotmail .com tudo junto

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!