Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Na aviação, o que é mais importante? Imaginação ou Técnica?

Todo mundo que me conhece pessoalmente sabe que eu sou meio fascinado pelo seriado japonês Macross que, pelo menos pra mim, é uma das mais perfeitas séries espaciais já feitas. Tanto que tenho toda a cronologia (Macross Saga, Macross - Do You Remember Love, Macross Plus, Macross 7, Macross Zero, Macross Frontier, Macross II, Macross VFX (PS1), Macross VFX2 (PS2) e Macross SDF1 (PS2)) salva no servidor aqui de casa...

Acontece que Macross tem uma característica muito interessante, alguns dos caças que aparecem no desenho são baseados em aviões reais, e ALGUNS AVIÕES REAIS SÃO BASEADOS EM DESENHOS OBTIDOS EM MACROSS ou pelo menos algumas partes deles... Duvidam? Acompanhem a postagem abaixo...
Primeiro caso: OTEC/Northrop-Grumman VF-1 (1982)

Este é o caça padrão utilizado na história original de Macross. Seu desenho foi baseado no Grumman F-14 Tomcat, utilizando o nariz do F-111. Ele também possui asas de geometria variável e tem os modos VSTOL (Vertical-Short Take-Off and Landing - Decolagem e pouso vertical/curtas) providos pelo modo Gerwalk.

Outra modificação relacionada é que o VF-1 não possui superfícies de cauda. Sua estabilização vem da utilização de empuxo vetorado em sua cauda. O conceito de empuxo vetorado só foi explorado a partir de 1992, ou seja, Macross estava à frente em pelo menos 10 anos...
 (Adendo:  Em 1982 a fusão Northrop-Grumman ainda não havia acontecido, até nisso Macross acertou...)

Segundo Caso: Stonewell/Bellcom/Shinsei VF-19 (1994)

Sua aparição foi em Macross Plus, de cara impressionou todo mundo com o conceito de enflexamento negativo em um avião à jato bimotor. Outras inclusões curiosas foram primeira o conceito de triplano-linear onde se tem cauda, asas e canard, assim como o conceito de aviônica avançada e tecnologia Stealth (quem assistiu Macross Plus! lembra bem que quando foram entrar com o VF-19 no sistema de defesa terrestre, eles apenas precisavam se preocupar com os sensores ópticos, pois nem radares nem sensores de calor podiam detectar o VF-19...)

VF-19K versão russa (preto?!)

Quando todo mundo falou que aquilo era "apenas" coisa de desenho, eis que aparece o Sukhoi SU-47 Berkut (1997/98) utilizando EXATAMENTE os mesmos conceitos 4 anos depois de Macross...

Su-47 Berkut (preto também?!?!)

Assim como o VF-19 de Macross, o SU-47 também usa o conceito de FSW (Forward Swept Wing) e ficou muito parecido com o VF-19 (embora particularmente eu ache o VF-19 mais bonito e na minha preferência pessoal, ele só perde pro SV-51 e pro VF-27, os quais espero poder citar posteriormente)


Terceiro Caso: General Galaxy/Lockhee/Martin VF-22 Sturmvögel II (1994)



Este também fez sua primeira aparição em Macross Plus e assim como o VF-19 revolucionou o conceito de desenho aeronáutico, era Stealth, possuia aviônica avançada, todo construido em composites, possui empuxo vetorado e também não possui superfícies discretas de cauda... O interessante é que dois aviões que vieram depois disso absorveram exatamente essas características

O primeiro deles é o Northrop/McDonnel Douglas YF-23 Black Widow II
(Parece pra caramba, não?)

O YF-23 é Stealth, é parcialmente feito de composites, possui aviônica avançada e também não possui superfícies discretas de cauda, em seu lugar ele possui uma cauda em V que assume a dupla função (exatamente como no VF-22) de estabilizador vertical e horizontal. Este avião perdeu a disputa ATF justamente contra o outro avião que possui as mesmas características do VF-22, o F-22 (É... Até os números bateram desta vez)

Lockheed Martin F-22 Lightning II (Não é o Raptor, é o F-22 original)

Interessante denotar que o VF-22 era VF-22 Sturmvögel II (Trovão II) e o F-22 é F-22 Lightning II (Relâmpago II)... O F-22 ganhou do YF-23 justamente por possuir 2 detalhes interessantes que o YF-23 não tem: Asas de formato comum (para baratear os custos) e empuxo vetorado... Mas se contrapormos o VF-22 contra o F-22 e o YF-23 veremos que ele é exatamente o complemento de um e de outro!


Interessante, não? O melhor dos dois mundos reunidos é justamente o avião que apareceu em Macross...

Agora, falando de aeromodelismo, tem muita gente que olha esses aviões de Macross e dizem que eles não podem voar, pois não tem uma aerodinâmica comum e por aí vai... Bom, este post também irá servir para provar exatamente o contrário! Aeromodelos baseados em Macross voam muito bem e tenho os vídeos pra provar! Observem:

O Vôo do VF-1 (Sem cauda mesmo! Pena que é elétrico)

VF-19 sendo preparado pra vôo

O Vôo do VF-19
Destaque para a música Information High instrumental de Macross Plus


Mais um VF-1 que voa direitinho... Extremamente bem detalhado...
Destaque para a tentativa de imitar a abertura de Macross, com música e tudo...
Agora, um SV-51 (Se o post der certo, falarei dele na semana que vem)
Cara... EU QUERO UM DESSES!!! Até volto a voar elétrico se eu tiver um!

E pra quem ficou boiando sem saber o que é Macross depois desta postagem ENORME, vão alguns videozinhos mostrando o que é...

Macross Zero Dogfights

Macross Plus Dogfights

Todos os VF's de Macross em vôo acrobático

Espero que gostem da postagem... Até a semana que vem... Abraços...
Caso a postagem dê certo, falarei mais do SV-51 e do VF-25...

P.S.: Quem tiver Playstation 2, tente arrumar o Macross VFX-2 e jogue no modo MANIAC se conseguir zerar, me avise, aí podemos fazer uma partidinha um contra o outro...

"If we get the transient facts,
then we feel the info high.
If we get the transient facts,
then we are really free
to fly high
in space."
http://www.youtube.com/watch?v=TFxiMz3w2sM
 

9 comentários:

  1. Lá vem mais algumas das idéias da mente brilhante e criativa do Tabajara.

    "Aeromodelista tem que voar com os pés no chão." Esta é a minha opinião. Não adianta querer inventar. O avião já foi inventado. O joão tentou algumas fabricar asinhas no passado e apenas uma voou bem.

    O Tabajara sempre posta algumas destas maluquices aqui no blog, mas na hora de voar com os aeros dele, ele só voa com aeromodelos dentro na nossa realidade, dentro do padrão normal, aeros testados e aprovados, como o Fusca 40, o Sukoy e o Albatroz, ou seja, tudo o que já foi testado e aprovado por aeromodelistas e fabricantes.

    O pior de tudo é que as idéias do Tabajara, que não constrói, acabam parando na mão do João Microvôo. Aí o João constrói uma porcaria desta, o treco não voa, o pessoal malha e ele passa mais um ou dois meses sem ir na nossa pista e vai pescar em algum lugar por aí.

    Se alguém gosta de aventura, o que não é o meu caso, então vale a pena tentar fazer estas esquisitices postadas neste post (eu ainda vou arrumar um nome melhor). Agora se você realmente quer voar, já temos aeros prontos e testados no mercado, independentemente se o tipo de vôo que você gosta é rápido, lento, alto, asa baixa, asa alta, planador, elétrico, glow, gasolina, aeromodelo pequeno médio ou grande.

    Pessoal, vamos voar com os pés no chão, vamos deixar as aventuras para a NASA.

    Irlândio.

    ResponderExcluir
  2. irlandio me dsculpe cara mais acho que em todo a historia do aerotagua finalmente vç falou besteira,e muita besteira,cara é o seguinte as ideias malucas servem pra quebrar a monotonia desse voos chatos que se vê todo final de semana,falar a verdade é presciso tem hora que ninguêm aguenta ver scoolt amarelo voando,o fato de eu sumir da pista e ir pescar não tem nada a ver com o fato dos modelos voarem ou não ninguem é obrigado a ser fanático por aeromodelismo não cara,inclusive eu acho que vç deveria ir pescar um dia pra vç ver que existe vida elam do aeromodelismo,e agora ielandio vç vai me desculpar mais ainda o que vou falar agora vai parecer falta de humildade mais não é NINGUEM NUNCA FINANCIOU MEUS PROJETOS MALUCOS NEM COM 1 REAL CARA,PELO CONTRARIO JÁ FIZ AVIÃO DE GRAÇA PRA QUASE TODO MUNDO E JÁ DEI AVIÃO DE PRESENTE PRA QUASE TUDO MUNDO ATÉ PRO REGES QUE É O MAIS BEM DE SITUAÇÃO FINANCEIRA DA PISTA MAIS DISSO QUASE NINGUEM SE LEMBRA,E OUTRA EU NÃO TENHO DÓ DE GASTAR COM MODELOS QUE NÃO VOAM,PELO CONTRARIO MESMO QUE O MODELO VEO EU SÓ GOSTO DE VOAR UM MODELO UMA VEZ OU DUAS VEZES E JÁ ENJOU JÁ QUERO DESMANCHAR E FAZER OUTRO,DINHEIRO FOI FEITO PRA GASTAR,SE A GENTE NÃO CONSEGUE GASTAR JUNTA E TOCA FOGO.
    eu esperava esse tipo de comentario de qualquer outra pessoa menos de vç até porque vç foi um cara que sempre se posicionou neutramente nas situações de conflito no aerotagua,acho que vç foi infeliz no comentario.
    me desculpe

    ResponderExcluir
  3. MACROSS,MACROSS,MACROSS, Adorei a matéria, puts quas parius, os japoneses fizeram até aeromodelos, cara adoro o povo japonês(amo as japonesas), se tiver mais coisas de macross por favor post mais, GENTE; GOSTO NÃO SE DISCUTE, TEM GENTE QUE GOSTA DO OLHO, TEM GENTE QUE GOSTA DA REMELA...DEIXEM DE DISCUÇÃO BOBA.
    Éder.

    ResponderExcluir
  4. Discordo totalmente do Irlândio, aviador e aeromodelista tem que tirar os pés do chão e colocá-los nos pedais do leme! E também tem que manter a cabeça nas nuvens!

    Sem imaginação ainda estaríamos voando aviões de bambu, seda e motor de carro modificado, isso é... Se estivéssemos voando! Pois foi preciso quebrar todos os paradigmas da época para se iniciar o vôo do mais-pesado-que-o-ar!

    Quando digo que Macross revolucionou foi exatamente nesse sentido! Pois até agora QUASE TUDO que apareceu lá a 28 anos atrás se tornou REAL, e por que se tornou real? Por que alguém imaginou aquilo e outro maluco falou: "Pô... Será que dá pra fazer? Humm..." E é assim que começa todo o desenvolvimento humano...

    Pés no chão é para os fracos de coração...

    ResponderExcluir
  5. Ah sim, só pra constar nos autos... Sim, eu vôo Sukhoi, Funtana, U-Can-Do, CAP 232 e coisas do gênero pois estes são os únicos aviões que consigo comprar que tem um desempenho imitável de um caça Valkyrie (Nome adotado pelos pilotos de Macross para seus aviões...). O resto dos aviões (Fusca, Pégasus, Albatroz e etc) eu vôo pq acho gostoso o vôo de um bom avião estável...

    Mas se eu tivesse grana e principalmente ACHASSE PRA COMPRAR um VF-1S Valkyrie ou um VF-19 Excalibur ou até mesmo um VF-11 Thunderbolt (Cujo "primo real" direto é o Su-37) pode ter certeza ABSOLUTA que eu compraria sem dó... Ah!! Todo mundo sabe que eu gosto do Su-47... Advinha por que... Parece o VF-19!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Só pra constar NA POSTAGEM... Tabelinha de caças Macross que tem equivalentes em aviões reais...

    VF-0 Phoenix -------> Sukhoi T-50 PAK-FA
    VF-1 Valkyrie ------> F-111 + F-18
    VF-4 Lightning III -> SR-71
    VF-9 Cutlass -------> Su-47
    VF-5000 StarMirage -> Rafale
    VF-11 Thunderbolt --> Su-37
    VF-17 Nightmare ----> Have Blue
    VF-19 Excalibur ----> Su-47
    VF-22 Sturmvögel II > F-22 Lightning/Raptor
    VF-25 Messiah ------> Mig-29OVT
    VF-27 Lucifer ------> Su-35Bm
    VF-171EX -----------> F-117

    ResponderExcluir
  7. q massa! a sua postagem me incentivou mais a montar um yf 19 q deu na louca pra eu montar! :D nem q demore um ano pra construir hahahah!

    ResponderExcluir
  8. Olha, se quiser eu te mando um material que tenho aqui indicando onde é o CG e a "quase planta" do aero...

    Só tem UMA condição: Mande as fotos do bicho pra eu postar aqui no blog!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!