Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como Lançar um Aeromodelo (Humor no Aerotagua)

Os aeromodelos elétricos sem trem de pouso estão em toda parte e na nossa pista tem vários deles. Eles são práticos, já que você pode pousar em praticamente qualquer lugar que tenha um pouco de grama. Inclusive em viagens, eles ocupam menos espaço no transporte. Mas eu tenho percebido que muita gente na nossa pista tem dúvidas sobre a forma correta de lançar um aeromodelo. O termo é conhecido como "hand launch" ou lançamento manual. Mas ao invés de postar apenas a minha opinião sobre o assunto, eu resolvi coletar a experiência de vários aeromodelistas do Aerotagua, assim, cada um tira suas próprias conclusões e adquire experiência. Mas chega de blá blá blá e vamos à matéria.

De acordo com o mestre Peixoto, a maneira correta de lançar um aeromodelo é olhando para o chão. Assim, se o seu aeromodelo cair pelo você vê com clareza a bagaceira.



De acordo com o Ventania o mais importante é verificar se a Hélice está balanceada antes de você arremessar o aeromodelo. Segundo ele, a hélice preta que está na mão direita está perfeitamente balanceada e por isto ele vai trocar a hélice antes de arremessar o aeromodelo.


Segundo o João do Kart a forma correta de arremessar um aeromodelo elétrico é direto para o chão, para que ele quebre logo. Em seguida você pisa em cima, passa um rolo compactador de 30 toneladas e em seguida põe fogo no que sobrar. Aeromodelos elétricos, nem pensar. arrrghhhh, que nojo.


Segundo o Édson a maneira correta de lançar um aeromodelo é solicitar que uma pessoa mais experiente o faça para você. É mais seguro até que você ganhe experiência.


Segundo o Fernando, controlador oficial de vôo da base aérea Aerotagua M-Norte, a maneira correta de lançar um aeromodelo elétrico é não lançá-lo, ficar com ele nas mãos, assim as chances de queda são praticamente zero.


Cláudio PT2COB explica que planadores não pertencem à praia dele, mas ele sabe lançá-los quando precisar. Ele afirmou que lançar planadores pode até ser, mas voar estas porcarias nem pensar.


Segundo o nosso amigo John Kennedy, você pode lançar o aeromodelo de qualquer jeito, desde que você tenha perícia para logo em seguida controlar o aero.


Segundo o Reges, é possível lançar um aeromodelo mesmo sem asas, sem leme, sem profundor, sem servos, sem motor e sem receptor. Ele afirmou: o aeromodelo não vai cair mesmo um dia ?
Então que caia logo.


Segundo o nosso amigo aqui, que não lembro o nome, este negócio de lançar aeromodelos está por fora. O bom mesmo é amarrar o avião, assim ele não voa, mas em compensação não cai.


Segundo o Wesley, é possível lançar qualquer coisa, desde que seja um aeromodelo glow. Elétricos eu só jogo dentro do lixo.


Segundo Carlinhos, ele joga o aeromodelo com a mão direita porque é canhoto. Mas ele já está treinando jogar o aeromodelo com a mão esquerda.


Segundo Irlândio, a maneira correta de jogar o aeromodelo é com a mão esquerda e manter a mão direita no stick do aileron e profundor. Desta forma você terá mais controle durante o arremesso do aeromodelo.


Aqui Reges mostra sua técnica na hora de arremessar uma asinha muito rápida.


Aqui Irlândio mostra novamente que o correto é jogar o aeromodelo com a mão esquerda, mesmo que você seja canhoto, e manter a mão direita no rádio.


Segundo o nosso amigo Kaká, que abandonou o hobby, o correto mesmo é não lançar o aeromodelo e sim ficar abraçado com ele. Desta forma o avião não vai cair nunca.


Reges mostra sua técnica na hora de lançar um delta muito veloz.


Segundo o nosso amigo Jarbas, que aliás anda muito sumido, o correto mesmo é lançar o aeromodelo sem a asa, assim ele cai mais perto e você não precisa ir muito longe para buscá-lo.


De acordo com o clênio você pode jogar o aeromodelo com o bico para o chão. O problema é que todas as 18 vezes que ele jogou desta forma o aeromodelo caiu, por isto ele não recomenda jogar assim.


Segundo o Érick, você pode jogar o aeromodelo de costas, assim a adrenalina aumenta. Quem sabe, sabe.


Segundo o Paulo, que aliás anda sumido da nossa pista, a maneira correta de você jogar um aeromodelo glow é com o motor apagado, assim esta porcaria cai logo, você pisa em cima, vende o que sobrou e compra um elétrico.


Segundo o nosso amigo Ernando, a maneira correta de você lançar o aeromodelo é sem hélice e com os ailerons desligados. Desta forma a adrenalina aumenta muito, o aeromodelo cai perto e você não tem que caminhar muito para buscar o que sobrou. Em seguida você anuncia tudo o que você tem de aeromodelos e procura um outro hobby.


João microvoo, com toda a sua experiência, ensina a forma correta de lançar uma asinha. Segundo ele, se a asinha for sua lance para cima. Mas como esta aqui não era dele, ele achou melhor lançar para baixo, assim ele testa a perícia de quem estiver comandando no rádio.


Segundo o Rodrigo, a maneira correta de lançar um aero elétrico é a 90 graus para cima. Assim esta porra cai logo e ele volta a voar aeros glow. Elétricos nem pensar.


Segundo o nosso Amigo Taiguara, que anda muito sumido, a forma correta de lançar um aeromodelo é em faca, assim aumenta a adrenalina.


Este tipo de lançamento eu não vou comentar.


Segundo o Marcelo, se o aeromodelo elétrico estiver jogando para um lado, você pode "mover levemente" o bico do aero para o lado contrário. Em seguida, basta jogar o aero, ver o tamanho da carnificina, colocar fogo em todos os aeros elétricos e voar um aero glow. Este negócio de elétrico tá por fora, eu vou é voar meus aeros glow.


Segundo o Marcelo, a forma correta de lançar um aero elétrico é com o bico para baixo. Assim esta porra cai logo, você pisa em cima, põe fogo e vai voar um glow.


Segundo o Alex, é melhor não lançar o avião, fique com ele nas mãos, assim você nunca vai cair.


Segundo o Jaildo, você pode jogar o aero de qualquer forma, desde que tenha perícia para controlá-lo.


Segundo o Fernando, a melhor maneira de arremessar o aeromodelo é não arremessá-lo, assim você não cai.


Segundo o Tabajara, a forma correta de arremessar um aero elétrico é no lixo. Se tiver como colocar fogo melhor ainda. Avião elétrico nem pensar. Tabajara está enviando ao congresso a MP 418 que proíbe aeromodelos elétricos em todo o território nacional. Vamos ver se a medida vai ser aprovada.



Segundo o Pedrinho a melhor maneira de arremessar um aero é apenas assistir.


Segundo Alexandra, a forma correta de jogar aeromodelos é jogar tudo no lixo, assim a casa fica arrumada.


Tabajara: "que vontade de jogar esta porra no chão e pisar em cima. Quando o assunto for aeromodelos elétricos não falem mais comigo. Este foi o motivo pelo qual eu sumi da pista, tem sempre alguém pedindo ajuda para elétricos"!


Aqui Irlândio mostra como lançar um planador.


Para Cláudio o ideal é ter muita paciência na hora do lançamento.


Aqui Irlândio mostra como lançar um planador.


João Microvoo mostra sua técnica apurada no lançamento de um planador.


Bruno explica que sabe lançar elétricos, mas para voar somente glow.


Cláudio PT2COB mostra como lançar um avião, mas para voar somente glow.



8 comentários:

  1. Irlândio, EXCELENTE matéria!! Mereceu a seção de DICAS da semana!! hauahuahauhauahauhauhauhaha

    ResponderExcluir
  2. o bom de ver essas postagens é observar que 70% dos aeros que aparecem foram feitos pela minha pessoa,ou melhor pela microvoo,vendo algumas fotos que foram feitas entre novembro de 2009 e dezembro de 2010 pude ver que fiz mais pelo aerotagua do que eu mesmo tinha noção.o que ficou sensação de dever cumprido...foi bom fazer parte do AEROTAGUA. abraços a todos.

    e lembrem-se....
    "VIVA POR NADA OU MORRA POR ALGO.
    joão microvoo

    ResponderExcluir
  3. Irlandio,gostei muito dessa sessão,incluindo fotos recentes e antigas.valeu.

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    muito boa a materia. sobrou pra todo mundo.

    Ernando

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas fotos e também pelos comentários bem humorados, um abraço a todos do aerotaqua

    ResponderExcluir
  6. Uma das melhores postagens do Aerotaguá, Parabens Irlândio, ri pra Karai. muito bom.kkkkkkkkk

    REGES.

    ResponderExcluir
  7. valeu Irlandio,foi muito bom relembrar os velhos tempo do aerotagua.
    esse grupo era feliz e não sabia.rsrsrs
    Carlinho transporte escolar

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!