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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Assunto Técnico - Autogiros (ou girocópteros)

Exemplo de um Autogiro tipo "Cierva"

O que são os autogiros?

Um autogiro é um avião sem asas, em que a sustentação é dada por um rotor (asas rotativas) e o deslocamento à frente do aparelho por é produzido por um motor, como nos aviões. Normalmente o motor é traseiro, embora no início fosse à frente . No autogiro o rotor (hélice de cima (sic)) não tem acionamento mecânico, girando pelo princípio de autorotação, tal como os moínhos de papel, usados pelas crianças, giram se os movimentarmos. O comando principal dos autogiros é dado pela inclinação do rotor para a frente e para trás, comandando a subida e descida, respectivamente. A inclinação lateral do referido rotor, para um lado e para o outro, dará equilíbrio e fará as curvas. Como o rotor é autorotativo, não há efeito de torque (esforço de torção). O leme traseiro destas aeronaves serve para facilitar e coordenar as curvas.

Como funcionam os Autogiros?

O autogiro voa basicamente utilizando a capacidade das asas rotativas (hélice de cima) de se manterem em movimento pela passagem do fluxo de ar provocado pelo deslocamento à frente. Repetimos que o hélice superior (rotor) não é acionado a motor. Uma das grandes vantagens do autogiro é a segurança. Caso o motor pare, ele desce lentamente, sustentado pelo movimento do rotor. Ou seja, um autogiro NUNCA estola! Chega a ser complicado pousar rapidamente um autogiro, pois quando se aumenta a velocidade de descida, ele automaticamente aumenta a sustentação.

Diferença de funcionamento entre aviões, autogiros e helicópteros.

A única grande desvantagem dos autogiros, é que eles necessitam rolar numa pista, algumas dezenas de metros, para decolar e também (embora bem menos) para pousar, motivo pelo qual os militares nunca os aceitaram, ao contrário do helicótero que se desloca na vertical e pode pairar. Os autogiros já evoluíram muito e hoje fazem parte da aviação desportiva. 

Hoje em dia existem autogiros capazes de decolar na vertical. Para isso, eles tem um pequeno motor, geralmente elétrico que gira o rotor principal até que ele atinja a velocidade de giro necessária para decolagem. Este tipo de decolagem é conhecida como "Jump Takeoff"

Autogiro executando o Jump Takeoff

Claro que os malucos de plantão já bolaram um monte de aeromodelos autogiro. Achei alguns vídeos na web falando deles... Olhem só que loucura!

Treinador ou Autogiro? Você decide!

Autogiro clássico, pode? Pode!

E elétrico? Pode? PODE!!!

E tem algum de tipo moderno? TEM!!!

E moderno elétrico? Tem? TEM!!

Espero que tenham gostado da matéria!! Semana que vem tem mais! Abraços a todos!

4 comentários:

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