O Boeing-Stearman PT-17 é uma aeronave projetada e construída entre 1930 e 1940 para ser o treinador básico para a (então minúscula e ainda atrelada ao exército) força aérea americana.A aeronave possuía excelentes características para a época como baixíssima velocidade de estol (40km/h), alta manobrabilidade e uma velocidade decente de vôo (para a época) de 155km/h
Após o término da 2ª Guerra Mundial, milhares de Stearmans foram vendidos ou doados a escolas de aviação para servirem de treinadores básicos, ou então foram vendidos a ex-pilotos militares e entusiastas da aviação agrícola ou esportiva.
Seu uso moderno é quase que exclusivamente para diversão pessoal e/ou acrobacia aérea devido a sua alta capacidade de sustentação, e manobrabilidade, assim como pela confiabilidade e potência do seu excelente motor Continental R-670-5 Radial de 7 cilintros.
(Esses motores da 2ª guerra colocam qualquer motor aeronáutico atual no chinelo!! Nunca esqueçam disso!)
O Stearman PT-17 quando em vôo é facilmente identificado, senão pela sua beleza, pelo seu ruído inconfundível gerado por sua hélice, cujos bordos de fuga foram projetados para ultrapassar a velocidade do som, gerando um som de cavitação muito diferente de qualquer outro avião da época (o único outro avião que possuía este efeito era o Focke-Wulf-Tank TA-152H)
Abaixo, um belo vídeo feito aqui pertinho em Luziânia de um vôo à bordo de um Stearman
E agora, em duas partes, um vídeo mostrando o que um bichinho desses pode fazer...
(Não vale pirar na batatinha... Mas dá vontade!!!)
Parte 1:
Parte 2:
Agora, a versão aeromodelo! Simplesmente LINDO!!!! Parabéns a esses modelistas!
Quarta-feira postarei a planta de uma belezinha dessas, pra motor 61 ou elétricos classe 5555.
Abraços a todos!!!
P.S.: A previsão do tempo vai sair amanhã de manhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!