Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Elétricos - A verdade sobre a poluição

Isto aqui, polui pra caramba...

Outro dia, tive uma discussão nos comentários sobre a velha questão ELÉTRICO vs GLOW, e por fim, ficamos sem resposta quanto à questão "QUEM POLUI MAIS?"...

Então, o AEROTAGUÁ, mais uma vez indo contra os fanáticos, xiitas e irresponsáveis fãs de elétricos, resolveu arregaçar as mangas e ir estudar a questão a fundo, afinal, é estudando que se aprende!

Vamos aos resultados da pesquisa.... Ficou meio complicado pois envolve uma certa quantidade de química, mas fiz o possível para simplificar pra todo mundo.


Vamos começar pelo glow...

Como todos sabem, o combustível glow contém normalmente 3 elementos: Metanol, óleo e nitrometano.
No motor, são queimados apenas o metanol e o nitrometano, TODO o óleo é apenas expelido pelo motor (ou seja, ele não queima!), e fica ou no aeromodelo, ou cai no chão na forma de pulverização fina.


O Resultado da queima do metanol é: 2CH3OH + 3O2 --> 2CO2 + 4H2O

Ou seja, para cada duas moléculas de metanol, são utilizadas 3 de oxigênio para a queima, resultando em duas moléculas de CO2 e 4 moléculas de água.

O resultado da queima do nitrometano é: 2CH2NO2 + 1O2 --> 2CO2 + 2H2O + 2O2

Ou seja, para cada duas moléculas de nitrometano, é utilizada uma de oxigênio para a queima, resultando em suas moléculas de CO2, 2 moléculas de água e duas molécula de oxigênio.

Porém, no motor do aeromodelo, queimamos os dois, resultando em:

2CH3OH + 2CH2NO2 + 1O2 --> 2CO2+2H2O+2O2 --> 2CO2 + 3H2O

No fim, temos duas moléculas de CO2 e 3 de Água... (Essa ficou comprida, por isso resumi...)

Ou seja, o óleo (normalmente rícino degomado, 100% biodegradável) é pulverizado e muita daquela fumacinha que vemos sair do motor glow, é simplesmente vapor de água. Temos sim, uma leve quantidade de CO2.

Em teoria, nas C.N.T.P. cada litro de combustível de aeromodelo se transforma em 650ML de água e 650ML de CO2.

Ora, é muito, dirão os fãs de elétricos... Porém, todos estão esquecendo o CICLO do combustível... A mais ou menos 20 anos, foi desenvolvido o método de conversão de biomassa em metanol. Esta biomassa, caso não fosse transformada em metanol, liberaria na atmosfera da terra o gás METANO, que é de 80 a 100 vezes mais prejudicial ao meio ambiente que o CO2. Lembre-se que em termos de efeito estufa, são necessárias 21 toneladas de CO2 para se ter o efeito de 1 tonelada de metano...

Graças a este efeito, TODA a pegada de carbono do motor glow é automaticamente apagada pela produção de seu combustível., ou seja, tecnicamente a poluição de sua operação é ZERO. (Na verdade, chega a ser MENOR que zero, pois o óleo em sua produção, captura muito carbono, que depois é pulverizado e biodegradado, devolvendo esse carbono à natureza de forma quimicamente natural)

Certo, OK, o metanol tem sua pegada de carbono apagada... E o nitrometano?

No caso do nitrometano, sua produção é proporcionada pela mistura de ácido nítrico com o butano, que por sua vez é GÁS DE COZINHA, este sim, caso fosse queimado sozinho, teria uma certa pegada de carbono... Porém, sua parte na composição do combustível para aeromodelismo é muito reduzida (no máximo, 30%, normalmente se usa 10%), e além disso, como ele é queimado associado ao metanol, sua pegada de carbono fica fortemente reduzida... Assim como, já se estuda a substituição do butano pelo biogás...

Mais uma vez, o combustível para aeromodelismo quando queimado, tem taxa de poluição total próxima a ZERO!

Para efeitos de comparação, é muito pior acender o fogão de casa por 5 minutos do que voar seu aeromodelo glow por uma hora...

Se você usa isto aqui, você está salvando o seu planeta!


Mas... Os elétricos não soltam fumaça, não liberam CO2 nenhum, usam óleo mas em quantidade ínfima e não o liberam... Como eles podem poluir mais que os glow?

Bom, a explicação vem de várias formas... Uma delas, conforme já citei aqui no blog em várias matérias, é em relação a bateria. A bateria de lítio, desde a sua extração, até o seu uso é extremamente poluente. São necessários cerca de 600Kg de Sal-Gema para produzir 1Kg de Lítio, num processo que consome bastante energia (é necessário derreter o sal-gema com uma fonte de corrente contínua). No processo, são liberados haletos (alguns são CFC's, que destroem a camada de ozônio) na atmosfera, e gasta-se quantidade considerável de energia. Como 50% das reservas de Lítio do planeta estão na Bolívia, quase toda a produção de energia necessária à produção do lítio vem de usinas termoelétricas movidas a querosene ou carvão natural (as piores, em termos de poluição)

Se seu aeromodelo usa isto aqui, você está destruindo seu planeta e deixando um péssimo exemplo para seus filhos, netos e etc...

Além do fator BATERIA, os aeromodelos elétricos também necessitam de recarga, normalmente feita em altas correntes, o que consome grande quantidade de energia. Toda esta energia vem de algum lugar, e neste lugar é gerada MUITA poluição, destruindo o meio-ambiente. Lembre-se sempre que a bateria é um ACUMULADOR QUÍMICO DE ENERGIA, e que aquela energia não está ali dentro por mágica... Ela vem de algum lugar.

"Ah, mas no Brasil, usamos usinas hidrelétricas, elas não poluem..."

Este é mais um argumento falso utilizado por fanáticos por elétricos. Na verdade, estudos realizados, comprovaram que as hidrelétricas poluem mais que as termoelétricas. A água represada é rica em gás metano proveniente da floresta inundada e apodrecida. Ao passar pelas turbinas se transforma em gás carbônico. Isto é grave, só perdendo em intensidade para as queimadas.

    Assim sendo, os estudos põem por terra a idéia de que as hidrelétricas seriam um procedimento ecologicamente correto. A usina de Balbina, no Amazonas, acabou com a vida, por alguns quilômetros, no rio Uatumã. E os estragos feitos por Tucuruí, no Pará? A usina de Corumbá IV aqui em Brasília, inundou 200Km² de área...

"Ah, mas os aviões glow também usam bateria"

Sim, novamente um argumento falso utilizado pelos xiitas que gostam de elétricos... A bateria do avião glow, devido à sua baixa exigência de carga, assim como, seu recarregamento que é feito de forma lenta, dura cerca de 4 anos. E é utilizada apenas UMA carga de bateria para todo um dia de vôo. As melhores baterias para aviões elétricos, duram de 3 a 6 meses, e normalmente são necessárias de 4 a 8 baterias para um dia de vôo. Logo, o glow usa UMA bateria a cada 3 ou 4 anos, e o elétrico usa de 4 a 10 baterias num período de 6 meses. Não é nem necessário comparar...

Foto externa da fábrica da Turnigy na China.

Ainda é necessário falar mais alguma coisa?

Na verdade, preciso!!!

Existe também a questão do DESCARTE, ou seja, quando aquilo, seja motor ou seja bateria não serve mais para ser utilizado.

No caso dos motores glow, os mesmos são feitos de 4 materiais: Alumínio, Aço, Cobre, platina (velas) e plástico, o que torna o motor glow totalmente reciclável, sem perdas. (isso sem contar que todas as peças quebradas/desgastadas podem ser substituítas, aumentando ainda mais a vida útil do motor, que em média é de 20 anos)

No caso dos elétricos, os motores podem sim ser reciclados totalmente, exatamente como os glow, porém, temos a questão da bateria (que normalmente é muito maior que o motor), e ela sim, representa um problema para a reciclagem, além de ser perigosa no armazenamento e inviável no descarte direto (ou seja, nunca jogue suas baterias usadas no lixo!)

Gente, isso aqui no lixo NÃO!!!! Joguem fora as suas, mas não no lixo!!!

Atualmente ainda não é economicamente muito viável fazer a reciclagem das baterias de lítio, mas à medida que o mercado crescer e as baterias se tornarem maiores, a atividade de as reciclar será mais importante e lucrativa, para além dos bons impactos ambientais.
Ah!!! Até agora não falei da produção dos motores, mas caso alguém ainda queira discutir, saiba que o processo de produção, assim como os materiais utilizados, são exatamente os mesmos (alumínio, aço e cobre). E normalmente, os motores glow atuais são feitos de metais RECICLADOS...

Abraços a todos! E parem com essa coisa de elétricos... Vocês estão destruindo o planeta com isso.

Algumas das fontes utilizadas para fazer a matéria:

6 comentários:

  1. Aprenda a conversar que eu deixo o comentário... Ou, vá estudar!

    ResponderExcluir
  2. Se alguém falar que aquela mina rende uma boa área de vôo, esse alguém vai pro inferno...

    ResponderExcluir
  3. Perdoe-me, mas a quantidade de aeromodelistas (elétricos ou glow) no planeta é desprezível para efeitos de clima. A vantagem do elétrico é a praticidade. Mas também gosto do cheiro e da fumacinha do glow. :-)
    Abraços a todos!
    Marcio Egito

    ResponderExcluir
  4. Marcio, pode até ser.. Mas cada um que fizer algo, faz diferença no todo...

    Além disso, o maior problema do pessoal do elétrico é ficar tentando dizer que elétrico é melhor por isso, ou por aquilo...

    Na pista, eu já havia derrubado todos os argumentos a favor dos elétricos, mas sempre tinha um chato que ficava falando, mas glow polui, mas glow polui... Então corri atrás pra ver se poluía mesmo... Tá aí o resultado...

    ResponderExcluir
  5. Um link que deveria ter olhado: http://www.abal.org.br/aluminio/producao_alupri.asp

    ResponderExcluir
  6. @MadfoX" desculpa a total intromissão, concordo com seu ponto de vista em relação a exploração do Lítio e descarte, porém a Bolívia não é a maior produtora de Lídio, passa longe disso. E essa foto da mina não é exploração de Lídio e nem é na Bolívia. O Lídio da Bolívia é explorado em um deserto de sal. Porém, parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!