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quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dica da Semana: Carbonização de Motores

Exemplo de motor carbonizado:


Motores com perda de potência, marcha lenta irregular, ou corte do mesmo em vôo podem ocorrer por vários fatores.
Porém, um item que muito se encaixa a isso é a CARBONIZAÇÃO.

É frequente vermos aeromodelistas exigirem dos seus motores uma potência maior é que ele foi projetado. Com esse intuito, vemos nas pistas o uso de hélices com tamanhos inadequados, combustíveis com falta e/ou excesso de nitro, velas de ignição não recomendadas, carenagens dos modelos com refrigeração deficientes, combustíveis "batizados", agulhas muito fechadas, e também motores tentando "arrastar" alguns modelos que estão pesados demais. Esses são alguns itens que devem ser observados em um motor principalmente depois que o mesmo possui um tempo de uso. A carbonização é quase sempre imperceptível porque normalmente a mesma ocorre nas partes internas do motor. Dessa forma, como ela não é vista; sempre procura-se o defeito e quase nunca se encontra. Uma descarbonização nesses casos vem a corrigir por completo todos esses sintomas, fazendo com que o motor passe a trabalhar suave como antes. 

O carvão impregnado principalmente no pistão, janelas de admissão e escape ( nos motores 2 tempos ) e nas válvulas de admissão e principalmente nas válvulas de escapamento ( no caso dos motores de 4 tempos ) acarretará um superaquecimento no motor e por consequência obterá um dos maus resultados acima já citados.
Comum também é a presença de sujeira e normalmente vemos uma borra amarelada nas aletas de refrigeração do motor e do escapamento. Essa borra amarelada é o resíduo de combustível caído sobre o mesmo, talvez ocorrido durante um abastecimento e/ou algum vazamento em um item do sistema de alimentação ou escape. Haverá também um aumento expressivo da temperatura, e causará sintomas semelhantes. Para que isso não aconteça é de altíssima recomendação que o aeromodelista siga corretamente as instruções do manual do fabricante daquele motor em questão. Independente de marcas e modelos, os motores trabalham sempre com os mesmo itens citados porem exigem características diferentes.

Ou seja: uma vela mesmo sendo " NOVA " pode não ter um excelente desempenho em um modelo de motor, porem trabalhará excepcionalmente bem em outro!

Descarbonizar significa retirar por meio de um produto químico, a sujeira que adere em certas partes do motor, devido a queima do combustível.

Hoje em dia existem descarbonizantes prontos no mercado, como o CAR-80 e o ST-80 que agem de maneira segura e apenas desfazem a carbonização do motor sem prejudicar outras partes. Jamais use SOLUPAN em seu motor, pois o mesmo destroi o alumínio, tornando-o preto. 

Para descarbonizar, basta tirar a vela e aplicar CAR80 ou ST80 lá dentro e girar o motor com a mão de forma a espalhar o produto... Deixe lá por uns 15min e depois apliquem óleo singer ou wd-40 até sair toda a borra preta da carbonização. Para casos simples, não precisa nem desmontar o motor.

Olhem o resultado do CAR-80 num motor .61 bem usado (o motor do meu FUNTANA)


Interessante, não?

Abraços a todos!!!

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