Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dica da Semana - Flutuadores

Tem muita gente que olha aquele lago enorme perto de casa, ou mesmo uma praia de águas cálidas e tranqüilas e sonha em fazer um vôo rasante bem pertinho da água com aquele seu aeromodelo anfíbio...

Pois é... Pra que a nossa traquitana voadora predileta possa fazer isso, é necessária a instalação de um flutuador no lugar dos trens de pouso... Mas... Como se faz um treco desses?

Nesta postagem de hoje, irei descrever as mumunhas de como se constrói um flutuador e de quebra, como instalá-lo corretamente no aeromodelo.

Exemplo de Aeromodelo com flutuador

Há vários tipos de flutuadores para uso em aeronave. Algumas aeronaves antigas como o biplano de Sopwith usava o tipo de fundo plano que flutuam por igual , enquanto os V assentam mais como a armação de um barco. Nas aeronaves tipo aeromodelos qualquer flutuador projetado trabalha bem. O de fundo chato é muito mais fácil construir, e deixará que seu modelo decole e aterrisse na água muito facilmente. O fundo V balança mais, e é um pouco mais difícil construir. Porém. o plano básico dos estilos de flutuador ainda é o mesmo. Falando de modo geral os flutuadores construídos de isopor são mais fáceis de construir e mais resistentes aos danos que os flutuadores construídos de balsa, e que tudo depende do tipo de aeronave que você deverá estar voando na água. Se é um escala então você deveria construir flutuadores duplicata dos flutuadores da aeronave de tamanho real. Se vão ser para sua máquina normal, então a construção em isopor será mais fácil e mais rapida de construir, e dará um serviço excelente.

O ponto de partida projetando os flutuadores que nós vamos usar é determinar o comprimento de fuselagem de sua aeronave.
O certo é medir até a parte de trás de da linha de dobradiça do grupo estabilizador horizontal. Algumas aeronave tem uma linha de dobradiça diferente para o leme e elevador, neste caso, use a linha de dobradiça mais para o traseiro como o ponto medido para o fim da fuselagem. O comprimento do flutuador deveria ser a aproximadamente 75% do comprimento da fuselagem. Esta medida não é definitiva, mas é bem aproximada. O comprimento pode variar de 70% a 80% sem problema. Se você é tentando determinar um comprimento, então trabalhe no 70/80% . Se você vai construir seus próprios flutuadores, então use a 75% . Não faz nenhuma diferença o comprimento do flutuador mesmo se sua aeronave tem uma asa, duas asas, ou dez asas. A relação de fuselagem/flutuador fica a mesma. Por exemplo, fuselagem tem um comprimento de 47 “, 75%, disto é 351/4 “. Alguns flutuadores comerciais estão disponíveis nesta relação Mesmo ao fazer seu próprio flutuador, unifique um pouco. O único problema para esta relação que poderia não estar correta é se a aeronave para a qual você está projetando os flutuadores têm um nariz muito longo (a distancia da extremidade principal da asa para a parte de trás do suporte). Algumas aeronaves do tipo treinador têm um nariz extra longo . assim a próxima coisa para a que nós precisamos considerar é a localização do centro de gravidade da aeronave. Ora, isto deveria ser mostrado sempre nos planos, mas, você também deveria inspecionar o ponto de equilíbrio sua aeronave para ver se seu modelo (sem combustível no tanque) equilibre-a no mesmo ponto. É possível que você esteja voando com o ponto de equilíbrio diferente da localização do desenhista.

Marque o centro de gravidade agora em seu modelo em uso, e no futuro quando vamos voar rebalance depois dos flutuadores terem sido instalados. O passo do flutuador deveria ser localizado direto no ponto de equilíbrio, e não mais que um 1/2 “ à popa . Se seu modelo é então um do tipo de nariz longo nossos 75% de comprimento pode não ser bastante.
Normalmente, se usa uma figura de 53% do comprimento do flutuador adiante da localização do passo enquanto o comprimento à popa do passo 47% do comprimento total do flutuador. É muito importante ter adiante do nariz dos flutuadores várias polegadas além do suporte em sua aeronave. 
Se os flutuadores não estão estendidos além do nariz (suporte-suporte do motor)então o modelo tende a girar abaixo , submergindo os flutuadores primeiro e a seguir a aeronave. Puxe uma linha nos planos do seu modelo paralelo para com a linha de fuselagem não a linha de tração nem a linha de corda, mas a de fuselagem. Nesta linha localize o ponto de equilíbrio. Então meça adiante ao longo desta linha até um ponto que é 53% do comprimento do flutuador. 

Helicópteros também podem

Aumentando a varredura à popa de 3° a 5° a aeronave permitirá uma sucção mais fácil mas também a cauda da aeronave pode entrar na água .Eu prefiro para aderir com aproximadamente 4°.
Agora que nós chegamos a nosso básico desígnio de flutuação e nós precisamos decidir se construimos os flutuadores em balsa ou espuma.
Claro que, você pode usar qualquer material mas considerando que eu sou muito à favor do isopor, isso é o que falaremos todo este tempo. Há razões por que eu gosto de usar espuma. O primeiro é que é muito mais fácil e mais rápido usar, segundo é que você não pode provocar um buraco em uma lateral e encher de água a aeronave.
Você pode pensar que o único modo para trabalhar com isopor é com um arame quente e modelos. Você pode seguir esta rota entretanto você precisa construir modelos para cada tamanho fixo dos flutuadores que você deseja construir. Use uma serra para recortar os tocos. Se você tem uma serra de fita que isto é muito fácil fazer.Eu uso uma lâmina de metal cortante que uso para quase tudo de balsa. Se você não tem uma serra de fita, ou um amigo com uma, então, você pode usar a mão para regular a serra, ou para recortar o flutuador. Com uma mão visto você terá que fazer um pouco mais de lixamento, mas ainda está bonito rápido fazer. Eu também acho uma boa idéia usar uma máscara de pó quando lixando o isopor, ou sempre que você fazer qualquer tipo de lixamento.
Depois que o par de flutuadores está cortado, instale o compensado atrás no topo do isopor.
Use uma tira de 1/4 “ de compensado aproximadamente 5/8 “ de largura.Se você quiser construir um bonito jogo de flutuadores então precisa cortar uma abertura no topo de cada flutuador para encaixar o pedaço.
Este slot pode ser cortado com uma faca, ou um estilete. Se você realmente não se preocupa com a perfeição, esqueça o entalhe e cole com epoxi. O próximo passo é muito importante, e não deveria ser negligenciado. Fixe os flutuadores em sua banca de trabalho e posicione sua aeronave nos flutuadores de forma que o passo é localizado onde determinado na linha que você utilizou nos planos.
Remova o fuselagem e perfure um buraco de 1/4 “ pelo suporte atrás e no flutuador de espuma num total de 2 ‘, de profundidade para cada buraco. Um mínimo de quatro buracos em cada flutuador. Encha cada buraco de epoxy e insira um tarugo de 1/4 “ x 2 “ em cada buraco.
Você pode precisar bater estes tarugos no lugar com um martelo. Se você negligencia isto então não se surpreenda quando o suporte de tras saltar para longe em uma aterrissagem dura. Se voce está construindo flutuadores longos para uma aeronave maior , então some um mais tarugo à popa do flutuador.

Flutuador de Isopor Chapeado

Todo bom avião pode ser um bom hidro se dispor dos flutuadores adequados. Devemos levar em conta tres pontos:

Aumento da superficie lateral, aumento de potencia, impermeabilização.

O aumento do direcional (leme) é necessário para compensar a superficie lateral incrementada pelos flutuadores. O direcional (leme) no aviao assegura o voo em linha reta mesmo que não atue nenhuma superficie de controle. Para isto é necessário que a superficie lateral, atrás do centro de gravidade seja maior que a superficie a frente do mesmo. Em geral é suficinte aumentar um quarto a um terço a superficie do direcional (leme). Podemos colocar um novo direcional (leme) abaixo da fuselagem com a área adequada ou aumentar o já existente.

Devido ao aumento de peso e a resistência aerodinâmica dos flutuadores, pode ser necessário um pequeno aumentode potencia. Assim um aviao que normalmente voa com um
motor .35 deverá decolar da água com um .40. Em outros casos basta trocar a hélice para ter a potencia requerida, normalmente se aumenta 1 no diâmetro e se diminui 2 no passo pra se obter esse efeito.

A impermeabilização é o terceiro e mais importante fator. Podemos dividir em duas partes: a impermeabilização do próprio aviao e em segundo lugar a proteção do equipamento de R/C. Um hidro bem desenhado, deve ter um compartimento estanque. Mesmo assim o receptor e baterias
devem ser enrolados em um saco plástico, selados por uma cola de boa qualidade. E preferivel que o interruptor fique no interior do aviao, acionado por uma vareta que saia fora da fuselagem. Os servos sao muito mais dificeis de proteger,porém menos sensiveis os efeitos corrosivos da água. Sempre que esta for doce. O equipamento de rádio pode submergir na água doce sem sofrer nenhum deterioramento, sempre que seja seco meticulosamente. Porém a água salgada é diferente e devemos evitar todo o contato com o equipamento.
Se ocorrer o contato com esta água devemos lavar o equipamento com água doce e secá-lo com ar quente. Isto é válido para todas partes metálicas do aviao.
O problema fundamental é a impermeabilização do próprio aviao. O melhor seria a fuselagem de fibra e as asas de isopor. Porém se o modelo for de madeira deve ser protegido com tres demãos de dope. Internamente. Não deve ser usadas colas solúveis em água. Evite-as o máximo possivel.
E aconselhável selar a junção da asa com silicone ou borracha sintética.

Vôo de um aeromodelo com flutuador:
 

Agora, pra vocês entenderem como funciona a coisa a fundo, vem a planta detalhada de um flutuador:
Espero que tenham gostado... Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Boa tarde, eu quero compra Flutuador de Isopor Chapeado.. Qtos preço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito me serviu muito,já tenho uma idéia como fazer.Mas a minha dúvida é a altura e a largura do flutuador.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!