Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

Um pouco de história - Messerschmitt Me-262

 
Continuando com a história dos aviões da 2ª Guerra Mundial, a estrela de hoje trata não apenas de um avião histórico, mas sim do primeiro avião do mundo a entrar em serviço com um motor turbojato!

O Messerschmitt Me-262, embora não tenha sido o primeiro caça a jato do mundo (honra que fica com o Heinkel He-280, mas este nunca entrou em serviço), o Me-262 foi o primeiro avião de caça com motor a reação a entrar ao serviço no mundo.

O Me-262 tinha duas versões principais, a Schwalbe (andorinha) e a Sturmvögel (Pássaro-Trovão).

A versão schwalbe era um caça interceptador à jato enquanto a versão sturmvögel era um avião de ataque ao solo. Ainda existiam as versões radar e ataque à bombardeiros

Um Me-262A Schwalbe

Mesmo tendo entrado em operação tardiamente e nunca disponível em quantidade suficiente e necessária, ele foi efetivamente empregado pela Luftwaffe numa variedade de missões tais como: caças diurnos, caças-bombardeiros, reconhecimento e caças noturnos, provando ser uma máquina de guerra formidável, numa fase onde a velocidade era a principal característica exigida para um caça, porém não chegando a ter uma influência decisiva no término da guerra.

O projeto do revolucionário Me 262 teve inicio no Outono de 1938 e recebeu a designação P.1065. Na realidade, ele começou a ser desenvolvido não como um avião para o qual fosse necessário projetar um novo tipo de motor, mas um avião que fosse capaz de utilizar duas turbinas P.3302 de 585 kp que estavam em desenvolvimento na BMW e na Junkers. O desenho coube ao Dr. Woldemar, que desde os primeiros esboços sempre encarou o aparelho como um caça, embora o RLM não o tivesse mencionado nas suas especificações originais. Em Março de 1940, a Messerschmitt recebia formalmente o pedido para construir quatro P.1065, então renomeado Me 262.

 O Motor Junkers Jumo-004A do Me-262

A combinação de um excelente desenho e momentos de profunda inspiração, aliados a um lance casual do destino, resultou em um projeto harmonioso, um aparelho de vanguarda que decididamente revolucionou e expandiu as fronteiras do conhecimento aeronáutico. Um exemplo disto são suas asas, cujas curvas características (enflechadas), tornaram-se a tendência mundial das décadas futuras. O F-86 Sabre (norte-americano) e o MiG-15 (soviético), que combateram na "Guerra da Coréia" e serviram na Força Aérea de seus países até qua-se o final dos anos cinqüenta, tiveram seus projetos baseados nos alemães, mais precisamente no Messer-schmitt P.1101 e no Focke-Wulf Ta 183 respectivamente e são provas reais disso.

Um Me-262 Sturmvögel (com bomba de arrasto) evidenciando seu enflechamento

As asas enflechadas do Me 262 surgiram algum tempo depois de iniciado o projeto. Embora isto tivesse acontecido por acaso - um redesenho da fuselagem tinha forçado o deslocamento do centro de gravidade mais para trás do que fora inicialmente previs to (um dos primeiros desenhos mostrava os motores montados nas junções das asas com a fuselagem), e as asas tiveram que ser inclinadas ligeiramente para trás para compensar este deslocamento; só mais tarde é que se descobriu que isso tinha fortuitamente melhorado o comportamento aerodinâmico do aparelho.

A construção dos protótipos dos novos motores a reação estava planejada para finais de 1939 sofreu diversos atrasos e só um ano mais tarde é que seria entregue a primeira turbina, mas que se constatou ser capaz de um empuxo de apenas metade da potência esperada. Só em Novembro de 1941 é que seriam entre gues as primeiras turbinas BMW 003 (o novo nome das P. 3302). Algum tempo depois, a Junkers completaria os ensaios nas suas turbinas Jumo 004, capazes então de 900 kp.

O primeiro vôo experimental ocorreu em 04.04.1941 com o Me 262 V1 que usava um motor convencional Junkers Jumo 210 de 690 hp, pois o planejado turbojato BMW 003 não estava pronto na época.

Me-262-V1 

 Foram realizados apenas testes aerodinâmicos e na estrutura da aeronave. Em 25.03.1942, num vôo experimental com propulsão mista, comandado pelo piloto de testes Fritz Wendel decolou com um motor a hélice Jumo 210 no nariz, mais as duas turbinas BMW 003 nas asas. Pouco depois da descolagem, as turbinas falharam, uma após a outra e Wendel viu-se em grandes dificuldades para aterrar em segurança no aeródromo de Augsburg.

O Me 262 V1 fez seu primeiro vôo com propulsão totalmente a jato em 02.03.1943. Uma segunda fase de vôos experimentais seria iniciada empregando apenas as turbinas Jumo 004 (Me 262 V3) e em 18.07.1943 o quinto protótipo produzido (Me 262 V5) voaria com roda na biquilha. No dia 23.07.1943 o caça seria apresentado a Hermann Göring e em 26.11.1943 ao próprio Adolf Hitler. Seria nesta última apresentação que ocorreria a decisão que viria atrasar todo o desenvolvimento do projeto e a sua entrada em produção. Com efeito, Hitler impressionado com as características do avião e convencido da absoluta necessidade de encontrar um sucessor para o estafado bombardeiro de mergulho Ju 87 Stuka insistiu que o Me 262 fosse transformado num bombardeiro. Esta decisão atrasaria durante um ano a entrada em ação do avião e certamente contribuiu para que a derrota alemã chegasse mais cedo.

Um Me-262 Restaurado

O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Também foram derrubados vários caças da época, como o P-47 Thunderbolt e o P-51 Mustang. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvögel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm.

Primeiro vôo do Me-262 em 1942!!!

Ficha técnica do Messerschimitt Me-262A

Cockpit do Me-262 (Pra macho!!! Sem nenhuma automatização)

Dimensões:
Comprimento ............... 10.6 m
Envergadura .................. 12.51 m
Altura ........................ 3.5 m
Área (asas) ................... 21.7 m²

Peso:
Peso bruto máximo carregado: 7.130 kg
max na decolagem: 6.400 kg
Vazio: 3.800 kg

Propulsão:
Motores 2x Junkers Jumo 004B-1 turbojatos
relação peso/potencia: 0.28
Força (por motor) 8.8 kN

Performance:
Velocidade máxima ........ 890 km/h
Alcance .......................... 1,050 km

Teto:
máximo .................... 11,450 m
Relação de subida .......... 1,200 m/min


Armamento:

Mísseis/Bombas:
24 foguetes R4M de 55mm
(A-2a: + duas bombas de 250 kg)

Canhões:
A-1a: 4x canhões MK108 de 30mm
A-2a: dois canhões MK108 de 30mm

Nós aermodelistas devemos muito a este avião, simplesmente por que todas as turbinas atuais que são utilizadas em aeromodelos descendem diretamente do motor Jumo-004 devido à sua simplicidade de funcionamento.

Aeromodelo Me-262

Espero que tenham gostado da matéria, semana que vem tem mais. Acho que vou falar do Me-163 Komet ou do Heinkel He-162 Salamander

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!