Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Plantas da Semana

A Postagem de Planta da Semana será um tanto diferente hoje... Toda semana eu posto a planta de um avião que possa ser construído tanto elétrico quanto glow, atendendo assim a todos os gostos. Esta semana, por pura preguiça de procurar no meu arquivo de plantas (são mais de 4000...) não encontrei nenhuma planta capaz de ser "polivalente". Por este motivo estou postando DUAS plantas, uma de um excelente avião glow que é mistura entre um esporte de asa baixa com um F3A Full Acrobático e a outra planta é de uma asinha elétrica que pode ser feita tanto de isopor quanto de depron. Aconselho o depron... 

Vamos às plantas.

Planta 1 - Guardian 46, para motores glow de .40 a .55, para utiliza-lo como avião esporte, divida a corda da raiz da asa por 4 e marque o CG em 3/4 a partir do bordo de fuga, nesta configuração usa-se motores do .40 ao .46 com deflexão máxima de 15 graus nas superfícies móveis horizontais de vôo (ailerons e profundores).  Para configuração F3A, divida a corda da raiz da asa por 3.14 e marque o CG a 2 terços, a partir do bordo de fuga. Nesta configuração devem ser utilizados motores de .46 a .55 com deflexão máxima de 35 graus nas superfícies móveis horizontais.

Guardian 46 - Parte 1

Guardian 46 - Parte 2

A X-41 é uma asinha elétrica que pode ser montada em vários tamanhos, dependendo do gosto do construtor. No desenho original ela tem 60Cm de envergadura e utiliza um motor 2822 de 1000KV e foi feita com depron de 4mm, embora pareça arisca, na verdade este modelo tem um vôo bastante dócil, e plana bem devido aos canards. Se bem montada, não fica devendo nada aos jatinhos que são vendidos por aí. Na configuração do desenho original devem ser atingidos cerca de 130Km/h de velocidade máxima horizontal e cerca de 160Km/h no mergulho. Aconselho reforçarem bem o depron, conforme mostrado na planta.

X-41

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!