Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dica da Semana - Primeiras dicas para entrar no hobby


ROBERT J. FOX (*)

Na qualidade de aeromdelista ávido e instrutor de vôo, me espanta a maneira pela qual alguns principiantes se iniciam no hobby. Sua atitude é alguma coisa do tipo "Preparar, apontar... fogo". Essa tática não funciona bem neste hobby. Enquanto você está aprendendo, será inevitável e quebrar aviões. Devido à sua natural falta de conhecimentos e experiência, os novatos sofrem muito com isso. As dicas listadas abaixo não eliminarão chances de acidente, mas aumentrão suas possibilidades de sucesso no aeromodelismo.

1. Ache um bom clube - Eu fico pasmo com o número de pessoas que entram em um clube logo de cara. Muitos nunca visitaram quaisquer dos outros clubes da área e não tem informações nessesárias para comparar vantagens e desvantagens de cada um. Procure um clube onde os sócios sejam receptivos a visitantes. Este é o tipo de ambiente legal para apoiar um iniciante. Os sócios tendem a especializar-se? Pode ser um clube cujos sócios que estejam profundamente envolvidos com modelos escala ou então elétricos, não seja adequado para quem está dando os primeiros passos no hobby. O clube é bem estruturado? Tem diretoria formada, pista adequada, normas de segurança? Essas são perguntas importantes para quem quer se iniciar no hobby, para que não se tenha dores de cabeça tardias.

2. Ache um bom instrutor - Infelizmente, muitos clubes não têm programas de qualificação de instrutores. Assim sendo, você terá que avaliar sozinho qual é o melhor piloto para ensinar-lhe. Preste atenção nas qualidades de cada um. Dê preferência para àqueles que freqüentemente são solicitados para resolver algum problema complicado. Muitos pilotos bons não têm tempo para dar instrução. Aproxime-se dos que se mostrarem mais prestativos. Pergunte aos sócios do clube quais são os bons instrutores. Se você vir algum instrutor se preparando para voar com algum aluno, pergunte se você pode ficar junto e observar o processo de treinamento, mas não atrapalhe fazendo perguntas ou comentários. O estilo de treinamento do instrutor lhe agrada? Ele é competente? Uma vez de grande parte do treinamento acontece no solo, o instrutor deveria fazer um briefing minucioso antes do vôo, complementando com comentários ao encerrá-lo. Eu estimulo meus estudantes a voar com outros instrutores pois eles simplesmente aprenderão técnicas diferentes. Não tenha medo de pedir ajuda aos instrutores escolhidos. Se você receber uma resposta negativa de um (normalmente porque a pessoa simplesmente não tem tempo), pergunte a outro. Tal como na escolha do clube, a seleção do instrutor requer algum tempo observando para decidir quem trará os melhores resultados.

3. Ache uma boa loja - No comércio de máteriais de aeromodelismo, existe sempre um compromisso entre preço, conveniência e a disposição do profissional para orientar o cliente. Os principiantes precisam muito mais de orientação do que preço. Não escolha sua loja só baseado nos preços. Vá a várias e diga que está interessado no hobby. Veja o que cada loja oferece em termos de componentes basicos (kits, motores e rádios), ferramentas, material de acabento e outros. Fale com o dono ou vendedor e descubra se eles são aeromodelistas ativos. Peça conselhos sobre o que comprar para começar. Peça que enumere as vantagens e as desvantagens de cada opção e desconfie se não for mencionada nehuma desvantagem. Tome cuidado com pressões para fechar negócio rapidamente ou se o vendedor não está querendo empurrar artigos "encalhados". Desconfie se recomendarem comprar produtos muito sofisticados logo de cara, como rádios computadorizados com 6 ou 9 canais. Faça anotações. Repita este processo cada vez que visitar uma loja. Compare as várias recomendações e converse novamente com cada vendedor sobre suas vantagens e desvantagens dos seus conselhos com relação aos outros. Feito isso, você pode decidir onde fazer suas compras. Se achar várias lojas faça negócio com todas elas. Durante a escolha do clube, do instrutor e da loja, você aprenderá muitas coisas importantes.

4. Quanto mais simples melhor - Eu já vi muitos alunos que aparecem no campo com rádios computadorizados de última geração, motores de 4 tempos e aviões sofisticados. O raciocínio deles é mais ou menos assim: "Bem, se você leva este hobby a sério, provavelmente vai querer o melhor equipamento, então, é melhor comprá-lo logo de uma vez". Embora essa idéia seja atraente, há um outro ponto de vista. Primeiramente, rádios computadorizados requerem uma certa habilidade para programar. O principiante normalmente não compreende os fundamentos da regulagem dos comandos, o que torna a programação muito difícil. Segundo, a flexibilidade que um rádio computadorizado oferece pode levar alguns iniciantes a deixar de aprender certas técnicas importantes: até mesmo com um desses rádios é fundamental saber regular mecanicamente os comandos. Terceiro, se você permanecer no hobby, é muito provável que sempre terá uso de 6 canais. Até mesmo se comprar um rádio computadorizado mais tarde, aimda poderá usar os componentes de bordo do sistema de 4 canais para equipar um outro aeromodelo. Da mesma forma, um motor de 4 tempos é mais complexo, mais caro e você vai gastar mais para consertá-lo em caso de queda. Elas acontecem, você sabe! A escolha do primeiro avião é crítica para seu sucesso. Prefira uma marca de renome para não se arrepender mais tarde.

5. Nada de equipamento velho - É tentador comprar um equipamento usado para "economizar" dinheiro. No entanto, isso equivale a comprar um carro usado sem entender nada de mecânica. Você pode se dar mal. Um equipamento usado tem maior probabilidade de mau funcionamento. Jamais compre baterias de níquel-cádmio (NiCds) ou Lítio-Polímero (LiPo) usadas! Compre equipamentos de marcas tradicionais (Futaba, JR, O.S. MAX, ASP e etc., leia as instruções e siga-as à risca.

6. Leia, leia e leia - O aeromodelismo RC é um hobby que requer alguns conhecimentos elementares na mecânica, aeronáutica e eletrônica. Felizmente, há várias fontes de informação. Temos aqui o nosso blog, as revistas de RC normalmente trazem artigos destinados aos principiantes. Há também vários livros, principalmente em inglês. Catálogos de produtos costumam ter informações muito úteis para os novatos. Manuais de instrução de kits às vezes são fontes excelentes de boas técnicas. Se puder, peça emprestado livros, catálogos ou manuais.

7. Simulador de vôo é bom? - Sim! Com o surgimento de simuladores de vôo para PC's, muitos alunos começam o treinamento num deles. Geralmente, eu consigo ver se o aluno treinou no simulador já no primeiro vôo. Problemas de inversão de controle e a tendência a exagerar os comandos são minimizados. Se custo não for um obstáculo, compre um simulador. Porém, não espere que ele o ajude muito além da fase de treinamento primário. Os simuladores podem ajudar a desenvolver a coordenação olho-mão e a mecânica dos controles, mas eles simplesmente não são realistas o bastante para ajudar muito em coisas como um procedimento de aterissagem.

8. Avalie diferentes opiniões - Um dos aspectos mais frustantes do aeromodelismo é que há muitas opiniões sobre quase tudo. Muitas vezes as opiniões de pessoas altamente respeitadas diferem significativamente umas das outras. Por exemplo, pergunte qual avião de treinamento para um novato. Provavelmente você ouvirá várias respostas diferentes. A chave está em entender porque cada indivíduo tem uma opinião em particular. Um pode valorizar mais o manual de instruções, outro, a durabilidade, um terceiro acha que o mais importante é o custo etc. Entendendo a escala de valores de cada indivíduo, fica mais fácil julgar as vantagens e desvantagens de cada opção e, então, de acordo com as suas próprias prioridades, determinar o que é melhor para você. Um kit de treinador muito bom não será a melhor escolha se você não tem tempo para montá-lo. Neste caso, sua melhor opção será um modelo ARF (do Inglês "Almost Ready to fly", quase pronto para voar ou simplesmente semipronto). Um elétrico, por não ter uma boa performance de vôo, pode frustrá-lo logo de cara no hobby...

9. Observe - É muito comum ver iniciantes cometendo o seguinte erro: eles detectam algo que não entendem e, porque o que está acontecendo não corresponde à sua idéia de como aquilo deveria ser ou funcionar, eles ignoram o problema e acabam derrubando o avião. Por exemplo, eu vi um principiante brigar durante vários vôos com um avião cujos comandos estavam desregulados (ou "destrimados", como se diz no jargão das pistas). Na cabeça dele, a situação não fazia sentido. Ele já estava reabastecendo para voar novamente quando um piloto experiente veio ajudá-lo. Quando a asa foi removida, viu-se que o montante do servo do profundor não tinha sido bem colocado e o servo estava solto. Esse aeromodelista tinha ganhado um avião! Se desconfiar que algo está errado, verifique imediatamente. Peça ajuda a um piloto mais experiente. Também observe outros modelos na pista. Veja se a regulagem dos comandos está muito diferente. Repare como seus motores foram instalados. Observe os pilotos experientes, principalmente o procedimento de pouso. Você aprenderá muito só observando.

10. Calma - Outro engano que muitos novatos cometem é tentar progredir muito rápido. Durante o treinamento, quatro vôos por dia são o limite. Ocorre uma deterioração muito grande na coordenação motora da maioria dos alunos depois de três ou quatro vôos. Além disso, os vôos devem ser espaçados em mais ou menos 30 minutos. Normalmente, eu vôo meu próprio avião entre um vôo com um aluno e outro. É comum alunos que solaram recentemente quererem logo passar para um modelo mais avançado: um caça com flaps, trem retrátil e sistema de fumaça. Certa vez, vi um piloto principiante comprar três aeromodelos avançados novos e destruí-los numa única tarde! O segundo avião não pode ser muito mais sofisticado que o primeiro treinador de sua vida. Vá devagar!

11. Apaixone-se - Um dos primeiros conselhos que eu recebi quando estava começando foi: "Não se apaixone pelo seu primeiro avião". Eu ouvi isto muitas vezes desde então. Tudo bem, você não deve ficar frustado com as "raladas" inevitáveis no seu primeiro aeromodelo, mas acho que é muito saudável se apaixonar por ele ou por qualquer outro aeromodelo. Por que não? O aeromodelismo pode assumir as proporçoes que você desejar. Pode permanecer simples e modesto ou consumir muito tempo, esforço e dinheiro. Pode ser uma forma de convívio social, uma oportunidade de participar de competições ou apenas um divertimento. Não há absolutamente nada de errado nisso. Só não se esqueça de que os problemas acontecem com muita freqüência no ínicio da aprendizagem. Não desanime e, acima de tudo, relaxe e divirta-se!

(*) Robert J. Fox é articulista da RC Modeller e aeromodelista há 30 anos.

Tradução de Luiz Henrique da Câmara Camillo.

Revisão por Ismael da Cunha Lopes

Fonte:Viagem ao mundo do aeromodelismo/RC Modeller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!