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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Assunto Técnico - Baterías de Lítio (LiPo, LiFe, LiNanoPo) - Seus perigos e cuidados

Acidente em Dubai
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A FAA afirmou ainda que o Boeing 747 que caiu em Dubai em Setembro carregava um grande número de baterias de lítio.

"Investigações sobre o acidente ainda estão em curso, mas acreditamos ser prudente informar os operadores sobre esse fato", afirmou o órgão no comunicado.

"Containeres de metal não foram construídos para resistir um incêndio provocado por lítio", alertou a agência.

A agência de aviação americana quer que empresas de transporte aéreo adotem medidas de segurança mais rígidas durante o transporte de baterias de lítio e garantam que elas estão armazenadas em locais resistente ao fogo.

O departamento de Transporte dos Estados Unidos já propôs uma lei para reduzir o risco de incêndio provocado por essas baterias ou então seu banimento para uso e transporte em aeronaves tripuladas e não-tripuladas.
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No artigo publicado no The New York Times o alerta é sobre a bateria utilizado em controle de aeromodelismo.

As baterias de lítio estão se tornando muito populares como fonte de energia para controles e sistemas de nossos modelos. Isto é verdade devido à sua grande capacidade de armazenamento de energia comparadas com as baterias de NiCad e outras. Com o aumento de energia, aumentam os riscos na sua utilização. E o principal risco é o incêndio que pode resultar de uma recarga inadequada, danos devido à queda do modelo ou curto-circuito dos elementos. Todos os fornecedores destas baterias alertam seus clientes quanto a estes riscos e recomendam um cuidado extremo no seu manuseio.

Independente disto, muitos casos de incêndio têm ocorrido com o uso de baterias de lítio-polímero (Lipo) ocasionando perda de modelos, automóveis e outras propriedades. Casas, garagens e oficinas também têm sido atingidas.
O incêndio provocado por uma bateria de lítio pode chegar a milhares de graus e pode provocar incêndios espontâneos. O incêndio ocorre devido ao contato do lítio com o oxigênio contido no ar. Não necessita de outra fonte de ignição, ou combustível e pode queimar quase que explosivamente.Estas baterias devem ser manuseadas de forma a evitar estes acontecimentos.

As seguintes recomendações devem ser seguidas:
■Armazene e recarregue as baterias em um dispositivo à prova de incêndio; Nunca no modelo. Recarregue a bateria em um lugar protegido e afastado de combustíveis. Mantenha vigilância constante durante o processo de carregamento da bateria.
■Num caso de acidente, remova os destroços para um lugar seguro e aguarde pelo menos trinta (30) minutos para observação. Células com danos físicos podem romper em fogo, e somente após garantir a segurança, a bateria deve ser rejeitada de acordo com as instruções do fabricante. Nunca tente recarregar uma bateria que tenha sofrido danos físicos, por menor que pareçam.
■Sempre utilize carregadores desenhados para fins específicos, preferivelmente que tenham um ajuste fixo para seu conjunto de bateria. Muitos incêndios ocorrem quando se usam carregadores com ajustes feitos inadequadamente. Nunca tente recarregar uma bateria de lítio com um carregador que não seja o especificado para esta bateria. Nunca utilize um carregador especificado para baterias de NiCad.
■Use carregadores que possuam sistema de monitoramento e controle do estado de cada célula do conjunto. Células desbalanceadas podem ocasionar um desastre caso uma das células seja levada a uma condição de sobrecarga. Se uma ou mais células mostrarem qualquer sinal de aumento de tamanho (inchaço) pare o processo de carga imediatamente e remova as células para um lugar seguro e ventilado pois podem iniciar o fogo.

O mais importante: Nunca deixe uma bateria recarregando durante à noite, sem que esteja sendo observada. Muitos casos de incêndio ocorreram devido a esta pratica.

Não tente montar seu conjunto de bateria usando células individuais. Estas baterias não podem ser manuseadas e recarregadas ocasionalmente como os outros tipos de bateria. As conseqüências desta prática podem ser muito sérias resultando em danos maiores em propriedades e danos físicos nas pessoas.

Fonte: Emergency Safety Alert - Academy of Model Aeronautics
 
Comentário
Nos últimos anos, com a miniaturização de equipamentos portáteis de lazer ou de trabalho, as baterias têm um valor importante nesses produtos pela capacidade de armazenar energia e como conseqüência fixar a autonomia desses produtos.
A deterioração da bateria, inicia-se quando ela sai da fábrica. Sua vida útil varia conforme o tipo de material químico usado para gerar energia. Mas dificilmente o usuário poderá escolher o tipo de bateria que alimentará o seu aparelho na maioria dos casos, cada produto é compatível com apenas um tipo.
Ainda assim, vale a pena verificar qual o modelo de bateria que será utilizado pelo equipamento portátil que se pretende utilizar. As baterias de lítio estão entre as mais utilizadas atualmente, pois oferecem uma boa sobrevida num espaço compacto. É extremamente importante tomar cuidado com as baterias piratas, que não possuem segurança necessária ou capacidade de armazenagem de energia.
Entretanto, os fornecedores não alertam os consumidores dos riscos existentes das baterias ou na suas recargas, defeitos ou a maneira como os equipamentos são utilizados.
As ocorrências de vítimas devido às explosões de baterias, algumas graves com seqüelas para usuários já foram registradas no Brasil, predominando celulares e alguns casos de pilhas convencionais. Nos USA já houve caso de explosão de bateria em aparelho desfibrilador portátil.
Porém o tipo mais comum de incêndio e/ou explosão da bateria, é justamente em aeromodelos. 
 
 Evite a bateria de lítio (LiPo, LiFe, LiNanoPo) sempre que possível, o seu patrimônio e o de outrem, agradece!

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