Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

assunto técnico: Baterias LiPo

 
  Até pouco tempo voar um aeromodelo elétrico tinha um grande impecílio,as baterias,pois eram utilizados packs formados por pilhas recarregáveis de niquel cádmio NI-CD ou niquel metal hidreto NI-MH, elas eram pesadas caras e pouco eficientes, esse incoviniente só foi superado com o surgimente de uma nova tecnologia, que consiste em construir baterias a base de litio, tecnologia essa que derivou dos celulares, onde a construção básica consiste em ions de litio por isso baterias de celular denominan-se li-ion = litio ion ou ions de litio.
    No caso dos aeromodelos a tecnologia e os meterias variam um pouco,a base da construção ainda é o litio, mas não ions, e sim polímeros de lítio.surge entâo as baterias de lipo. 
Um avanço significativo no mundo dos aeromodelos elétricos.

   Sem dúvidas as baterias de lipo apresentam grandes vantagens em relação as demais,entre elas as pricipais são: maior densidade energética,maior descarga,menor tempo de carga e maior eficiência no funcionamento  de um modo geral.Mas como no mundo nem tudo são flores,as baterias de lipo também apresentam pontos negativos,entre os quais se destacam o menor numero de ciclos de carga,o que significa que a vida útil de uma lipo é menor que as demais,o fato dela ser formada por celulas separadas o que causa desbalanceamento entre as mesmas e o mais importante,o fato de você nunca poder descarregar um celula abaixo de 3 volts,o que resulta na perda da celula e em alguns casos da própria bateria.
Estrutura de uma Bateria de Líthum-Polimer (LiPo):

Uma bateria de lipo é formada por células que variam de 1 até 12 ou seja quando totalmente carregadas vão de 4,20 até 50,40 volts com as mais variadas correntes nominais.


pricipais caracteristicas de uma lipo.

as pricipais caracteristaicas de uma bateria são : tensão,corrente e descarga,
tensão : é a voltagem resultante da soma de todas as celulas que formam a bateria.

corrente : é a amperagem que a bateria é capaz de fornecer durante uma hora levando em conta o consumo.
descarga :diz respeito a densidade energetica da bateria,quanto maior a descarga maior é a capacidade da bateria de suportar a grandes esforços.
construção de uma lipo
como foi dito antes as baterias de lipo são formadas por celulas que variam de 1 a 12,.a tabela abaixo mostra as caracteristicas das lipos no que diz respeito a sua construção.


Células1S2S3S4S5S6S8S10S12S
Nominal3,7v7,4v11,1v14,8v18,5v22,2v29,637,0v44,4v
Descarregada3,0v6,0v9,0v12,0v15,0v18,0v24,0v30,0v36,0v
Aramazenagem3,8v7,6v11,4v15,2v19,0v22,8v30,4v38,0v45,6v
Carregada4,2v8,4v12,6v16,8v21,0v25,2v33,6v42,0v50,4v



carregando uma lipo
 devido aos cuidados especias que deve-se ter com as lipos,geralmente os fabricantes recomendam carregar-las com 0,7 C,isso signifaca que devemos carregar-las com 70% de sua corrente nominal,ou seja 70% de sua amperagem nominal,pra dar um exemplo bem genérico se você dispôe de uma bateria de 1000mAh você deve carregar-la a 700mAh.
quando uma bateria de lipo está totalmente carregada cada celular deve está com sua tensão por volta de 4,20 volts,recomenda-se sempre carregar a bateria pelo cabo de balanceamento a fim de se manter todas as celulas com tensôes equivalente.o que aumenta a vida util da bateria.
descarregando uma lupo
como foi citado linhas atrás as lipos possuem uma particularidade,elas não podem ser descarregadas abaixo de 3,0 volts por celula pois isso acarreta na perda da celula,os fabricantes recomendam descargas em torno de 3,60 volts por celula,menos que isso ja se pôe em risco a integridade da bateria.
armazenando uma lipo
uma outra manha (digamos assim) das baterias de lipo é o fato dela não poder ser guardada totalmente carregada por um intervalo de tempo muito longo,devido a sua alta densidade energética,quando uma lipo está totalmente carregada ela tende a querer expulsar essa grande quantidade de energia,se ela não faz isso através de consumo,muitas vezes ela simplismente incha.o que a danifica.a maioria dos carregadores inteligentes possuem uma função chamada " storage " que serve para carregar baterias que deixaremos guardadas por um longo intervalo de tempo.
considerações finais

sem duvida as baterias de lipo nos permite tirar um maior proveito dos hobbys,já que els são usadas tambem em outras aereas do modelismo.levando em conta vantagens e desvantagens vale muito a pena o seu uso,pricipalmente pelo custo beneficio,e tomando-se os devidos cuidados elas nos garantem muitas horas de lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!