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quarta-feira, 7 de julho de 2010

Plantas da Semana - Flying Wing e Ugly Stick ORIGINAL

Desta vez resolvi inovar... Esta semana vou postar a planta de uma asinha elétrica (que pode ser convertida em glow .25) e vou contar também a história de um dos aeromodelos mais antigos que se tem notícia, porém tão bom que se voa o mesmo até hoje... O Ugly Stick...

A Asinha Flying Wing foi projetada desde o início para ser elétrica, porém utiliza no projeto um antigo motor Speed 550 (Enorme!!!) e baterias NiMh. Aconselho a todos que forem montá-la elétrica que utilizem o conjunto 3536-1400kv com baterias 2450-30C-LiPo ou então um motor glow .25. Já vi uma dessas voando e o vôo é maravilhosamente estável. Lembrando que são DOIS lemes (não está muito claro isso na planta, mas são) e esta asinha utiliza leme e elevons...

Clique na planta para ampliar

- Das Ugly Stik -

Em 1966 o aeromodelismo era muito diferente do que é hoje. Não existiam aeromodelos escala sendo fabricados. Aliás, não existiam aeromodelos sendo fabricados (a coisa toda ainda estava engatinhando). Cada um pegava um monte de balsa e construia o seu avião (lembrando que não existiam modelos elétricos feitos de isopor, era tudo na balsa e compensado mesmo, como deve ser)... Um processo demorado, trabalhoso e que muitas vezes, dava errado... Foi então que o americano descendente de alemães Phill Kraft resolveu parar, sentar na frente do papel e projetar um avião que fosse simples de ser construído, cujo projeto pudesse ser realizado sem muito cuidado e com várias alternativas de material.

Após muito projetar, saiu então o modelo mais voado de avião que já existiu: O Ugly Stik (a tradução literal seria algo como "Pau Feio"), cujo projeto se baseou nos aviões dos anos 1920, porém com um excelente perfil de asa, washouts nas pontas, ailerons recortados (para diminuir o arrasto). A asa ficou tão bem projetada, que o perfil dela é utilizado até hoje em grandes aviões 3D e Fun-Fly (como o U-Can-Do e ou Hots 40). Toda essa performance da asa se traduziu em um modelo com muita sustentação, que pudesse carregar muito mais que o próprio peso, logo, se tornou um excelente avião treinador, com vôo lento e dócil, mas que conforme a experiência do piloto aumentava, respondia as expectativas de manobrabilidade.

Capa da revista onde saiu o Stik pela primeira vez.
Este avião é tão querido, que até hoje é fabricado. A Hangar 9 fabrica o Ultra Stick (Versão "modernizada" do stick), a World Models fabrica o Super Stunts, que também é uma versão modernizada do Stick e a Radar fabrica o Ugly Stick.

Agora você também pode constuir o seu! Segue abaixo a planta ORIGINAL de 1966 do Ugly Stick, inclusive com a indicação da entelagem original (vermelha com a cruz de malta preta na faixa branca)
Pena que a planta original está pequena... Por isso, vai abaixo a planta aumentada, porém não é a original, é uma reprodução moderna. Tanto o original quanto este da planta abaixo, utilizam motores de .40 a .60.. (é sério, o stick permite que usem vários motores... assim como, não necessariamente se precisa utilizar balsa, compensado de 3mm ou 4mm resolve! Esse é o stick!)

Ugly Stick - Fuselagem
Ugly Stick - Asa

Eletrificadores, por favor, sigam a planta original!! Fica legal fazer a planta original de balsa, entelada com monokote transparente e um motor elétrico dos bons! (embora stick de verdade tenha que ter o bom e velho glow (ou álcool) lá na ponta!)

Espero que gostem!

Abraços e até semana que vem... Ainda estou na dúvida se semana que vem eu posto o F-86 Sabre ou o U-Can-Do 46 (60,90 e etc...)

2 comentários:

  1. vc deveria postar uma planta menor para nós iniciantes construirmos.

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  2. de qual dos dois? Se for pra fazer elétrico, basta usar apenas os contornos...

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