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segunda-feira, 11 de junho de 2012

Assunto Técnico - Comprometimento dos Combustíveis


Combustível para Modelismo:
Degradação e contaminação

 Como todos sabemos, uma das coisas mais chatas que podem acontecer enquanto voamos nossos aeromodelos é o apagamento de motor.

Muitas vezes perdemos horas futucando na regulagem, trocando velas, descarbonizando motores e ainda assim nada resolve. Quando isso acontece ficamos chateados e confusos, muita gente pensa até em partir para o elétrico, mesmo com o custo altíssimo de tais aeromodelos.

Mas... E se o grande culpado disso tudo for o combustível?
Pois é, muitas vezes o verdadeiro culpado pelo apagamento é o combustível, que se degradou, se contaminou, se separou ou mesmo, perdeu suas características explosivas.

Mas antes de tudo, de que é feito o combustível?
O combustível para modelismo é feito basicamente de 3 compostos químicos que são:

Metanol (ou Álcool Metilico)
Óleo 2T
Nitrometano

(para maiores detalhes sobre como se faz um combustível de modelismo, visite esta matéria aqui: Como fazer combustível para modelismo)
 
Estes três componentes tem características próprias que determinam seu funcionamento em conjunto. Destes componentes, o mais facilmente corruptível é o próprio metanol, pois este componente dos combustíveis é altamente higroscópico, ou seja, absorve umidade do ar. Além disso, suas moléculas são quebráveis com radiação ultravioleta, e quando as moléculas de metanol são quebradas, o resultado é água, que é absorvida por outras moléculas do metanol que se tornam inertes... Ou seja, tanto um quanto o outro, são extremamente nocivos ao seu combustível.

Gotículas de água que se formam no galão, prejudicando seu combustível.

Outro componente sensível é o óleo, não por ser sensível em si, mas por ser um óleo e óleos não são lá muito miscíveis em álcoois, sejam eles metílicos ou etílicos. Às vezes, o óleo se separa do combustível com o tempo, ou então perde suas características lubrificantes ao entrar em contato com umidade.

O Nitrometano não se corrompe facilmente, em teoria, as únicas coisas que podem corromper o nitrometano são a gasolina e a radiação UltraVioleta,  porém por ser extremamente volátil ele se evapora com uma facilidade incrível. Frequentemente vemos um combustível que antes deveria ter 15% de nitrometano passar a ter 7% ou até 3% de nitro, pois todo o nitrometano simplesmente se evaporou... É comum vermos alguma condensação dentro do galão de combustível. Na maioria das vezes, aquilo lá é nitrometano.

Como podemos ver, são vários os fatores que determinam a qualidade e a duração do combustível para modelismo depois que ele chega até suas mãos.

"Como podemos fazer com que o combustível não se estrague?"

Existem várias dicas sobre isso, mas as mais importantes são:

Mantenha seu combustível bem fechado, de preferência sempre com aquela tampinha vermelha que vem com ele. Não use aqueles sistemas de mangueirinhas que vão na tampa do tanque, eles são práticos mas acabam deixando seu combustível aberto e combustível aberto é combustível com água e sem nitrometano... Às vezes ter um pouquinho de trabalho economiza uma grana preta...

Infelizmente, isso deve ser evitado

Outro fator importante é o sol. Mantenha seu combustível longe do sol, a radiação ultravioleta decompõe o metanol em outros ingredientes (como água, por exemplo...). Quando não estiver abastecendo, mantenha-o na sombra. E em casa, mantenha-o longe da janela, de preferência, guarde-o em um armário escuro... Também não compre combustível em lojas que o deixam exposto ao sol.


A gasolina é inimiga do nitrometano, ao abastecer seu avião à gasolina não use a mesma bomba. A gasolina se liga ao nitrometano e altera suas características, destruindo sua capacidade resfriadora.


Deixe de ser murrinha e compre uma dessas só pra gasolina!

Ao deixar o combustível fechado de uma semana à outra de vôo, dê uma sacudida... Isso ajuda a misturar tudo de novo, principalmente o óleo e o nitrometano.

Se o seu combustível mudou de cor é porque se corrompeu com alguma coisa, logo, é melhor deixar este combustível de lado e comprar outro. Afinal, um galão custa algo em torno de R$70,00 e um avião custa em torno de R$1500... Logo... Combustível ruim seria o menos caro a ser substituido...

Se o seu combustível está pronto, não coloque mais nenhum aditivo (a não ser nitrometano), pois as medidas dele já foram definidas, de repente, adicionar algo pode desandar a receita.

Não cheire seu combustível pra saber se ele está bom... Metanol é toxico.

Bom, como sempre, vai ter um monte de gente falando "Ah! Esse Tabajara fala demais, acha que sabe de tudo, não vou fazer nada disso aí e vou continuar voando"... Bom, a esses eu lembro que meus aviões quase nunca apagam motor e normalmente pegam na primeira batida de hélice (se não pegar, é glow starter descarregado ou vela ruim...)

Pra quem duvida, olha só como fica o combustível velho e cheio de umidade...
 (É isso que vc quer no seu avião???)

E lembrem-se, tudo que sai neste blog é fruto de muito estudo, muita pesquisa  e muita experiência de pista... Muita coisa eu pego com os mais "velhacos" e vou juntando pra por aqui no blog... Logo... Estudar não dói né?

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Estou com dúvida sobre combustível bioetanol. Eu estou a quase um ano sem voar, e tenho um galão novo e fechado de combustível guardado e um outro galão aberto que estava em uso e ainda tinha 1/3 de combustível. Todos estão guardados abrigados da luz ( no escuro e com um pano grosso por cima, e num ambiente que mesmo nos dias mais quentes não é mais de 25ºC. Será que ainda posso usá-lo, pois estou me organizando para voltar a voar. Obrigado.

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  2. Olá. Gostaria de saber se combustível tem prazo de validade. Eu tenho um galão de Bioetanol fechado a um ano, pois fiquei um tempo sem voar e agora gostaria de utilizá-lo.O galão esta guardado em ambiuente escuro e a temperatura vai ao máximo de 25°C nos dias mais quentes. Obrigado.

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