Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

domingo, 13 de maio de 2012

Editorial: O novo ou o velho?


"O velho e o novo..."

 Ontem vi alguém falando que temos que ceder ao novo, que devemos aceitar o avanço da tecnologia, que temos sempre que enxergar à frente!

Eu, como profissional da área de tecnologia, abraço esse conceito e assino embaixo! Porém, toda mudança tem que vir para melhor, as mudanças para pior devem ser ignoradas.

No aeromodelismo, assim com na vida, tudo deve ser levado em consideração. Nem tudo que é novo é melhor algumas vezes, o novo é apenas novo... Se o novo fosse melhor, deveríamos todos ser homossexuais então, pois, embora não seja novo (assim como o aeromodelismo elétrico, que vem sendo tentado desde os anos 30), está na moda... Ou então, vamos todos jogar nossos carros que fazem 800km com um tanque e podem ser abastecidos em cinco minutos e custam de R$25.000,00 a R$65.000,00 (em média), por carros elétricos, que rodam (em média) 200km e levam 8 horas (em média também) para serem carregados e custam de R$50.000,00 (preço médio de um Toyota Prius nos EUA) a R$124.000,00 (preço de um Ford Fusion Hybrid aqui no Brasil) ... Ou ainda, vamos trocar nossos computadores, sejam eles desktops ou notebooks, por tablets afinal, o tablet é coisa nova, deve ser melhor, quem já digitou em um que o diga... Ou ainda, quem sabe, vamos trocar nossa cidade atual por uma nova, que está no "terrão" e só vai ficar boa daqui uns 10 anos, quando ela já não for "tão nova" assim...

No aeromodelismo, o aeromodelismo elétrico representa o mesmo que o video-game para as crianças. Antigamente, brincávamos na rua, com os amigos, utilizando um grande espaço (às vezes a rua inteira ou até mais), brincando de várias formas, várias brincadeiras.
Indo por essa analogia, vejamos o seguinte: Antigamente, o lugar de brincar era na RUA com os AMIGOS e os brinquedos serviam pra brincarmos COM OS AMIGOS. O pedido número um de qualquer criança era ganhar uma BICICLETA... 

Mas.. O tempo passou, o novo chegou... E o que virou? Hoje em dia, lugar de brincar é DENTRO DE CASA, com os amigos ONLINE, e o pedido número um de qualquer criança é, PLAYSTATION, XBOX ou um PC... (Agora tem os tablets também... Mas como esses servem pra ser utilizados na escola, nem toda criança quer, ainda)

Antes que vocês pensem que sou avesso a video-games, saibam que sou um feliz possuidor de um Playstation 3/320Gb (com o HD trocado pra 500Gb) e de um XBox 360, e além disso, tenho 12 PC's...

Mas voltando ao assunto aeromodelismo, com o aeromodelismo está acontecendo a mesma coisa. Antigamente, lugar de voar era na PISTA, e essa pista tinha que ter um tamanho certo, num local correto... Era na PISTA que OS AMIGOS se encontravam, trocavam experiências... Era NA PISTA que os AMIGOS iam pra VOAR.... Quando a pista não era boa, os AMIGOS se reuniam e procuravam uma PISTA MELHOR, e todos estariam lá prontos para construir tudo de novo, a partir do zero. O GRUPO DOS AMIGOS sempre crescia, pois todos se ajudavam uns aos outros, pois regular motor, ajustar rádios, ajustar detalhes do avião demandavam experiência e conhecimento técnico, coisas que só se aprendia com o TEMPO e o mesmo TEMPO era ganho estando na pista.

Além disso, os aeromodelos de verdade são feitos pra durar, construídos quase artesanalmente, de forma a ficarem o mais próximo do original quanto possível... Eram quase perfeitas réplicas dos seus originais...

Hoje em dia, os aeromodelos elétricos são coisas toscas feitas de isopor que irão se quebrar sozinhos ou facilmente durante um transporte, "aeromodelos" projetados e planejados para dar dinheiro a seus construtores, sem pensar na diversão, no prazer e no aproveitamento do dinheiro dos seus clientes... Acham que eu estou brincando? Vamos comparar, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras!

Aqui temos um aeromodelo T-27 Tucano em escala GLOW para motor .90 4T

 Aqui temos um AT-29 Super Tucano em escala, até com o armamento! Glow, motor 1.20 4t

E agora, para efeitos de comparação, um Tucano T-27 elétrico...

Não preciso nem dizer mais nada sobre o assunto, não é? Mas vou falar assim mesmo! Além do material do próprio avião, temos os seus sistemas... Receptores, motores, servos, ESC's, baterias... Todos são de péssima qualidade. Quantas vezes ouvi lá na "pista" da M-Norte em Taguatinga - DF, frases do tipo "Ih! Vou ficar sem voar, meu ESC bichou..." ou então "Putz... Um vôo e a bateria já inchou..."... Já ouvi coisas do tipo "Pô.. Pousei errado e bati num galho de mato, e o eixo do meu motor empenou"... E é claro, a clássica: "Essas hélices alaranjadinhas são ótimas mas quebram a toa, já comprei logo 10 hélices"...

Por favor, acordem para o fato de que o aeromodelismo elétrico é muito bom, PARA O CONSTRUTOR/VENDEDOR, que lucra MUITO com ele nas SUAS costas...

Além desses fatores, ainda tem os rádios, rádios como o Turnigy 9X, que tem 9 canais, é 2.4ghz, tem um monte de mixagens, mas que eu já vi pessoalmente pegarem interferência enquanto um simples rádio 72Mhz PCM passou ileso no mesmo local.E detalhe, o tal rádio PCM é um Futaba 7-UAP feito em 1991... Eita.. Tem mais de 20 anos e se saiu bem melhor que um Turnigy... Mais uma vez, é o velho sobre o novo...

Nos aeromodelos à combustão, se o piloto for razoável, é comum termos aviões que duram 10, 15, 20 anos... Eu mesmo tenho 2 aviões nessa situação, que passaram de mão em mão e tem mais de 20 anos... Por que? Por que a qualidade do produto é outra, o cuidado do construtor é outro, o respeito do construtor em relação ao consumidor é outro...

Mas, além disso tudo, vamos voltar ao principal assunto: Pista!

Hoje em dia, o pessoal de elétrico vai pra pista, fica com o avião no ar por 30min (voando igual a uma pata choca, com 25% de motor, pois se acelerar, a bateria acaba...) e fica falando "nosss.... voa muito esse avião"... Depois passa 30min "metendo o pau" nos outros, pega outra bateria, fica mais 30min falando "nosssssa voa demais esse avião" e volta pro chão pra falar mal dos outros, apenas no intuito de CRIAR INTRIGAS... Sempre tem um "construtor" que fica falando mal de qualquer coisa que não seja o avião que ele "constrói", sempre fica criticando, claro que sempre no intuito nefasto de empurrar as porcarias que ele faz, e é claro, "encoxa" os novatos com o preceito de "estar ajudando", quando na verdade está agindo como o traficante de drogas, que dá uma "amostra grátis" pra ficar cobrando depois, após a pessoa viciar, ele ficar lucrando com aquilo pro resto da vida. Pessoas assim deveriam ser excluídas da pista e de preferência, enfiarem a cara num buraco pra aprender a ter vergonha na cara.

Além disso, elétricos sem trem de pouso não precisam de pista, não precisam de perícia para o pouso, não precisa de grupo de amigos... Enfim, não precisa de nada... Mas aí você que está lendo pode pensar "Mas isso não é bom?", mas a resposta é não! Se não precisa de pista, nem de grupo, basta comprar avião, motor, esc, servos pelo "Mercado Livre" e ir "voar".. Mas isso torna o aeromodelismo menor, mais triste e mais sem graça.

E mesmo quando há uma pista, ela é uma coisa tosca... Pois não precisa ter qualidade para se usar um aeromodelo sem qualidade...

Vou mostrar dois exemplos...

Aqui uma pista de aeromodelismo de verdade, como tem que ser, quase um mini-aeroporto


E aqui, como é uma pista de elétricos, notem o lixo à volta...

E é isso que essas pessoas amam! Ou seja, o aeromodelismo que já foi escola que pra muitos pilotos profissionais foi o impulso que o levou ao vôo, o aeromodelismo que já foi a "cachaça" do fim de semana daqueles pilotos profissionais, que nos levam pelos ares do Brasil e do mundo com maestria... Aeromodelismo que já foi, além de esporte, UMA ARTE, atualmente está sendo reduzido a campinhos e ao lixo, por pessoas inescrupulosas, falsas e sem amor e respeito a nada e a ninguém... Pra piorar existem as pessoas vão na pista de elétricos apenas para criar intrigas, fazer fofocas e acabar com a melhor parte do aeromodelismo. A prova de que essas pessoas são assim, é que ao postarem em blogs, fórums e etc, elas escondem a cara, falando como ANÔNIMOS, pois não são homens o suficiente para expôrem suas idéias de forma clara.

E é por isso que eu (e muitos) querem o velho aeromodelismo de volta., aquele aeromodelismo onde a AMIZADE comandava em primeiro lugar, onde o COMÉRCIO era praticado NA LOJA DE AEROMODELISMO e longe da pista, onde as pessoas iam na pista pra se divertir, não pra zoar alguém, onde as pessoas iam na pista pra ACRESCENTAR algo a elas mesmas e as pessoas, onde os valores de AMIZADE, LEALDADE e CRESCIMENTO faziam parte da comunidade da pista.. Para fazer a pista, o grupo, e as amizades crescerem. Um aeromodelismo onde tinha-se orgulho de dizer que éramos aeromodelistas... (E não pilotos de aviõezinhos de brinquedo, feitos de isopor).

E pra não dizer que não falei das cuecas, cuecas de lycra podem ser bonitas e confortáveis para se trabalhar, mas nada substitui uma boa samba-canção de seda na hora de dormir ou de se divertir com a "patroa", afinal a de lycra dá trabalho pra tirar...

E sobre "O velho e o novo" lá de cima, sim.. O Stearman PT-17 de 1932 versus o A380 ano 2012, saibam que em termos de confiabilidade, qualidade de construção, conforto dos assentos, manobrabilidade e probabilidade de pistas para pouso, o Stearman ganha disparado do A380, que além de não ter muitos aeroportos onde possa ser utilizado e não possuir assentos confortáveis, ultimamente vem dando problemas com a estrutura das asas e problemas de apagamento de turbinas em vôo... O que prova a boa e velha teoria...

DE QUE NEM SEMPRE O NOVO É MELHOR! EM ALGUNS CASOS, É MELHOR DEIXAR COMO ESTÁ E DEIXAR O NOVO PRA LÁ!

Pensem nisso! Abraços a todos!

4 comentários:

  1. também concordo plenamente ...

    ResponderExcluir
  2. você fala como se todos tivessem condições de comprar um aeromodelo de boa qualidade, essa pista que você mostrou acho que o único pobre q entra ai e o jardineiro p cortar a grama, eu estou nos planos para construir um aeromodelo queria muito um tucano t 27 mas quero fazer com madeira de balsa, ainda estou pesquisando como dar inicio e estudando as plantas desse modelo, espero um dia eu poder ter um tucano T-27 igual a este da foto q você mostrou.

    ResponderExcluir
  3. você fala como se todos tivessem condições de comprar um aeromodelo de boa qualidade, essa pista que você mostrou acho que o único pobre q entra ai e o jardineiro p cortar a grama, eu estou nos planos para construir um aeromodelo queria muito um tucano t 27 mas quero fazer com madeira de balsa, ainda estou pesquisando como dar inicio e estudando as plantas desse modelo, espero um dia eu poder ter um tucano T-27 igual a este da foto q você mostrou.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!