Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Assunto Técnico - Rádios 2.4ghz: A nova geração

Na última matéria sobre rádios, discutimos sobre os sistemas de transmissão, características e funcionamento dos rádios 2.4Ghz. Nesta postagem vamos fazer um comparativo entre os vários rádios atualmente disponíveis no mercado.

A única relação que muda nos sistemas de transmissão é em relação aos sistemas DSMX e FHSS 3.0 cujo funcionamento é bidirecional, permitindo assim que o rádio receba informações 

Vamos procurar não puxar a sardinha para nenhuma marca ou modelo específico.

Vamos à matéria então...

Futaba T8FG

Este é um rádio de 8 canais da nova geração que usa a tecnologia de transmissão FASST (DSSS+FHSS) com resolução de 2048bits que vem de fábrica com 20 memórias de modelo, expansíveis "indefinidamente" graças a um slot para cartão SD de até 2Gb. Ele permite também transferir dados sobre seus aviões diretamente para um PC ou mesmo para outro rádio.

Este rádio possui menu selecionável através de teclas sensíveis ao toque (similar ao iPod Nano) e tela LCD de 128x64 Pixels Iluminada para uso noturno.

Como principais características de uso, este rádio possui chaves programáveis, 5 mixagens programáveis multi-canal, 7 tipos de asa e 6 tipos de cauda, assim como sticks fixados por rolamentos. O sistema de Fail-Safe funciona em TODOS os canais e são programados por software à distância sem precisar apertar nada no receptor.

Nota Aerotaguá: 8

Gostamos:
Ergonomia, Velocidade de Resposta, confiabilidade de sinal

Não gostamos:
Não possui telemetria, poderia tocar MP3, poderia ser mais bonito


Spektrum DX8
Este é um rádio de 8 canais da nova geração que usa a tecnologia de transmissão DSM2/DSMX (DSSS+DSSS Reverso) com resolução de 2048bits que vem de fábrica com 30 memórias de modelo, bastante expansíveis graças a interface de dados que possui um slot para cartão SD de até 1Gb. Através do cartão ele pode trocar dados com um PC ou mesmo com outros rádios.

Este rádio possui menus acessíveis através de teclas com a função rolagem, similar à rodinha do mouse e tela LCD de 128x64 pixels iluminada para uso noturno.

Como principais características de uso, este rádio possui chaves programáveis, 8 tipos de asa, 5 tipos de cauda e 4 mixagens programáveis duplo-canal. Este rádio também possui telemetria, capaz de receber diretamente na tela as informações sobre voltagem da bateria (seja glow ou elétrico), temperatura do motor, qualidade do sinal e RPM do motor.

Nota Aerotaguá: 9

Gostamos:
Ergonomia, Telemetria, Beleza

Não gostamos:
Posição do cartão SD, fragilidade da antena


Hitec Aurora 9
Este é um rádio de 9 canais da nova geração que usa a tecnologia de transmissão AFHSS (FHSS 3.0) com resolução de 2048bits que vem de fábrica com 30 memórias de modelo e pode trocar dados com um PC através de uma interface de dados sem fio.

Este rádio possui menus acessíveis através de sua tela touchscreen (similar à de telefones celulares) com iluminação noturna.

Como principais características de uso, este rádio possui chaves programáveis, 9 tipos de asa, 5 tipos de cauda e 8 mixagens programáveis multicanal. Com este rádio também se pode ajustar a velocidade de movimento de cada servo... Interessante para aviões escala e/ou acrobáticos. Este rádio também possui telemetria, capaz de receber diretamente na tela do rádio ou de um PC as informações sobre voltagem da bateria (seja glow ou elétrico), consumo de corrente (glow e elétricos), temperatura do motor, nivel do combustível (glow), qualidade do sinal, RPM do motor e posição do avião via GPS

Nota Aerotaguá: 10

Gostamos:
Telemetria, tela touchscreen, ergonomia, funções, beleza e preço

Não gostamos:
Faltou a entrada pra cartão SD, podia ter tela colorida e podia tocar MP3


Airtronics/Sanwa SG-10G
Este é um rádio de 10 canais da nova geração que usa a tecnologia de transmissão FHSS (Nas versões 1.0 e 3.0) com resolução de 3072bits que vem de fábrica com 20 memórias de modelo expansíveis a 40 através de um cartão de expansão e pode se conectar a um PC via cabo USB

Este rádio possui menus acessíveis através de 12 botões localizados na frente do rádio, e possui tela LCD de 100x64 Pixels

Como principais características de uso, este rádio possui 10 canais (contra 8 ou 9 dos concorrentes) chaves programáveis, 8 tipos de asa, 4 tipos de cauda e 15 mixagens programáveis multicanal. Possui fail-safe e delay em todos os canais. Também é possível trimar mas de um canal simultaneamente. A característica de escolher entre o FHSS 1.0 e o FHSS 3.0 permite usar receptores mais antigos com este rádio.

Nota Aerotaguá: 7
Gostamos:
Quantidade de programações disponíveis, velocidade de resposta, quantidade de canais e preço.

Não gostamos:
Ergonomia, estilo, peso, display pequeno, capacidade de expansão, falta da telemetria.


Turnigy 9X

Este é um rádio de 9 canais da nova geração que usa a tecnologia de transmissão FHSS (FHSS 1.0) com resolução de 1024bits que vem de fábrica com 10 memórias de modelo. É possível conectar o rádio a um PC para fazer atualização de Firmware (existem 3 firmwares diferentes disponíveis para este rádio 2 "oficiais" e um Open Source (Se eu tivesse um desses, usaria o Open Source))

  Este rádio possui menus acessíveis através de 6 botões localizados na frente do rádio, e possui tela LCD de 128x64 Pixels iluminada para vôo noturno.

Como principais características de uso, este rádio possui chaves programáveis, 8 tipos de asa, 5 tipos de cauda e 4 mixagens programáveis duplo-canal. Este rádio também possui 2 timers programáveis
Nota Aerotaguá: 6
 Gostamos:
Preço, beleza (para um rádio de baixo custo...), mixagens (idem), timers
Não gostamos:
Qualidade da construção, poucas memórias de modelo, confiabilidade do sinal.


Hobbyking 7X
Este é um rádio de baixo custo com 7 canais da nova geração que usa a tecnologia de transmissão FHSS (FHSS 1.0) com resolução de 1024bits que vem de fábrica com 5 memórias de modelo.
 
  Este rádio possui menus acessíveis através de 4 botões localizados na frente do rádio, e possui tela numérica de leds, iluminados para vôo noturno.

Como principais características de uso são 5 tipos de asa e 2 tipos de cauda. Este rádio possui Dual-Rates.

Nota Aerotaguá: 5

Gostamos:
Preço MUITO baixo, boas mixagens para um rádio deste preço e ergonomia.

Não gostamos:
Para um rádio deste custo, pelo menos o display deveria ser LCD.

Esperamos com esta matéria ter esclarecido as diferenças entre os rádios atuais... Se fôssemos escolher um destes rádios para comprar, ficaríamos com o Aurora 9 devido às suas características avançadas... Porém, sabemos que o fator determinante muitas vezes é o preço, e pelo preço ficaríamos entre o Airtronics e o Turnigy...

Ainda assim nada substitui a qualidade dos rádios Futaba e dos rádios Spektrum... Logo, quem puder, aconselho a pegar um desses, pois estes rádios serão seus companheiros por muito tempo!

Como características técnicas, apenas não recomendamos que os rádios com tecnologia FHSS 1.0 sejam utilizados para aviões à combustão pois estes aviões são mais rápidos e mais pesados, logo, qualquer falha seria catastrófica...

3 comentários:

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!