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segunda-feira, 16 de maio de 2011

Matéria Técnica - Deseletrificações, Parte 2

Na última matéria técnica sobre deseletrificações, explicamos como proceder com a parede de fogo e com o cowl dos aviões elétricos, para que eles possam suportar bem a maior potência dos motores glow.

Nesta matéria explicaremos de maneira rápida como proteger o resto da fuselagem e como reforçar as superfícies de comando.

A Fuselagem

Existem alguns aviões elétricos cuja pintura é muito bem feita, porém, como grande parte da fuselagem é de isopor puro, a tinta é baseada em água e por isso não suporta que fique passando óleo por cima dela.
Para que seu avião não fique "branco", simplesmente entele-o com fita adesiva transparente! Outra alternativa é verniz para tintas epoxi... Mas este é um tanto caro (porém o resultado é excepcional)

As superfícies de comando

As superfícies de comando (leme, profundor, ailerons e flaps) devem ser reforçadas com filetes de cola epoxi para não se dobrarem ou quebrarem devido à maior potência do motor (e consequente maior velocidade). Outra opção seria instalar varetas de fibra de carbono para reforço estrutural.
Mas o que fica perfeito é trocar as superfícies de comando de isopor para balsa.
As dobradiças devem ser verificadas e trocadas se forem frágeis demais.

Cuidados Gerais

Deve-se prestar muita atenção ao CG do avião quando da montagem do motor... Motivo: O conjunto de motor, tanque e servo de acelerador é mais leve que o conjunto de motor elétrico, esc e bateria. às vezes chega a 100 gramas de diferença. Nestes casos, deve-se calibrar direitinho para que o avião fique sempre no CG. Outro fator é o tanque, que ao contrário do elétrico (cuja bateria vai perdendo força e consequentemente vai ficando cada vez mais "pesada" de se carregar), vai ficando cada vez mais leve durante o vôo. Por isso, todos os ajustes devem ser feitos com o tanque vazio (quem voa glow sempre sabe disso, mas o pessoal do elétrico pode achar que é diferente).

Outro cuidado que se deve tomar é em relação ao trem de pouso, caso ele seja muito frágil, convém reforçar um pouco. O motor glow além de vibrar, dá um tranco muito mais forte na decolagem.

No mais é isso, convertam seus aviões pra glow e garantam muito mais diversão...

Abaixo alguns vídeos de aviões convertidos de elétricos pra glow...

Lembram daquele Cessninha bonitinho que vende no MercadoLivre, mas que não voa direito pq o motor elétrico que vem com ele é uma verdaeira porcaria? Olhem como fica com um glowzinho 0.061

Um FW-190 da GWS, antes era brushless, agora é glow... Olhem como ficou com o motor ASP 0.12!!!

Aqui um ZERO também da GWS, agora com o motor Norvell 0.061

Um Stick digno de construção do Peixoto... Motor Cox 0.020

Aqui outro Stick, agora um MiniUltra Stick, de elétrico pra glow 0.25

Aqui um Reactor Bipe (Acho que o Reges tem um) de elétrico pra glow 0.25

Um Spree da Kyosho, de elétrico 2822 pra glow 0.25

Um Red Hawk de isopor, motor glow 0.25 (Ficou o bicho!)

E os minis? Ficam de fora? Não!!! Aqui um MiniMag com motor 0.12

É... acho que depois disso tudo, vou tentar arrumar um motor desses 0.12 pra por numa certa asinha que tenho em casa!!!

Será que a onda dos elétricos finalmente está passando? TOMARA!!!

Abraços a todos

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