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sexta-feira, 6 de maio de 2011

Matéria especial - Elétricos vs Glow vs Gasolina

Esta semana o blog foi "metralhado" pelo assunto polêmico dos elétricos versus os glow e gasolina, teve gente se chingando, teve gente se "esgüelando", teve até gente assumindo lados um tanto estranhos... E ainda, teve gente que me xingou até a 19ª geração, só pq disse que odeio elétricos (embora isso nunca tenha sido novidade)...

Então, pra resolver o "imbróglio" e tentar fazer a turma mais uma vez fumar o cachimbo da paz de chocolate (pois fumar faz mal e nesses cachimbos costuma ter um treco muito doido, mas que não é adequado ao vôo) resolvi fazer esta matéria com TOTAL e ABSOLUTA imparcialidade, mostrando as vantagens e desvantagens de aviões elétricos, de aviões glow e de aviões gasolina. 

Os dados foram obtidos em vários sites sobre o assunto, assim como fóruns e comunidades do orkut (sim, até o e-vôo entrou...)

Primeiro tópico: PREÇO

Fator determinante para todos o iniciantes, o preço costuma (de cara) definir a compra do primeiro avião, então vamos lá! (Todos os preços foram obtidos em sites de LOJAS, excluindo-se assim, o mercado livre, pois no ML não dá pra ter uma idéia precisa de valores, tamanha é a variedade)... Vamos tomar por base, um treinador básico para motor .40 para começar.

Preços na Hobbydelivery para um set iniciante com um bom rádio e um bom avião... Tanto elétrico quanto glow...

Glow:
Avião:  Wingman I .40 ARF - R$ 263,69
Motor: JBA 46F - R$263,92
Rádio e Receptor: Optic 6 Sport 2.4Ghz - R$625,40 (R$735,53 com os servos e bateria)
4 Servos Standard - R$ 115,32 (R$28,83 cada)
Bateria 4.8V 600Mah - R$30,04
Um galão de combustível R$75,00 (Voa 3 fins de semana)


Elétrico:
Avião:  Wingman I .40 ARF - R$ 263,69
 Motor:

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