Seções Fixas

quarta-feira, 23 de março de 2011

você sabe o que está fazendo...ou vai fazer ?

você sabe porquê o seu aeromodelo voa !! ??

Depois de quase dois anos voando aeromodelos (antes eu só construia mas não sabia voar), uma coisa que ouço na pista é: como é que funciona? Como você consegue fazer isso voar, na verdade eu não consigo nada! as leis, condições, variáves e técnicas estam ai a um século eu só aprendir a usalas,bom mais ouvir esse tipo de pergunta de um leigo total é comum e aceitavel,o pior é constatar que existem aeromodelistas experientes que voam super bem a muito tempo e simplismente não entendem e não sabem como funciona um aeromodelo eles apranderam a voar e dar manutenção e isso é suficiente pra voar e se divertir, mas como conhecimento nunca é demais e sempre tem gente querendo começar da forma certa ou seja do começo, vou descrever como funciona e como voa um aeromodelo,de forma resumida é claro.

as caracteristicas que serão descritas servem tanto para aeromodelos a combustão como para elétricos, uma vez que o que se abrange é como funcionam e não com o que funcionam.

hélice : Quando um aeromodelo voa é obvio e facil de se perceber que ele não faz contato fisico com nenhuma outra materia que não seja o ar, portanto se faz necessário um dispositivo que possa tranformar o movimento de rotação do motor em tração para puxar o aeromodelo pra frente e assim gerar sustentação,e essa é a tarefa da hélice (quando o aeromodelo está equipado com esta, é óbvio, pois existem modelos movidos a turbinas e turbohelices.) de uma forma generica podemos afirmar que a helice desloca o ar pra tras fazendo o modelo avançar.

motor :no sistema de tração e deslocamento do modelo esse seja talvez a peça mais importante,é o motor que gira a helice e permite que o modelo se desloque com a volocidade necessária para a geração de sustentação.

tanque de combustivel : no caso de modelos a combustão o motor é alimentado com combustivel (devidamente preparado para tais motores) o controle de volocidade é obtido da mesma forma que em qualquer motor a combustão interna, controlando-se (através de um servo ligado ao carburador) a quantidade da mistura ar-combustivel a entrar na camara de combustão.

bateria : no caso de modelos eletricos o motor é alimentado por uma bateria especialmente desenvolvida para tais fins, hoje em dia o mais comun é se usar o polimero de litio para compor uma bateria para aeromodelo eletrico. No caso de aeromodelos à combustão, a bateria serve para alimentar os circuitos eletrônicos do modelo. E ela pode ser de Niquel-Cádmio (NiCd), Niquel-Metal-Hidreto (NiMH), Lítio-Ferro (LiFe) ou Lítio-Polímero (LiPo). Para o caso de baterias LiPo, recomenda-se o uso do BEC

speed control : como foi dito logo acima para controlar o potencia de um motor a combustão se controla a entrada de combustivel,no eletrico o processo é parecido só que aqui se controla a quantidade de energia que o motor recebe,e esse é o papel do esc ( eletrônic speed control)
do bom e velho português controle eletrônico de velocidade.

receptor : tanto no caso dos eletricos como dos glows (combustão) para que se tenha total e perfeito controle do modelo (nem sempre é possível) é necessário um dispositivo que receba e interprete os comandos que são feitos pelo piloto e enviados pelo transmissor (rádio,se prefirirem).e quem faz esse trabalho de interprete é o receptor que é na verdade é o cerebro de todo o sistema eletrônico do aeromodelo.

servos : quando uma aeromodelo voa nivelado e alinhado significa que ele está com todas as suas superficies perfeitamente alinhadas ou seja ele desliza pelo ar com o menor atrito possivem.para que um aeromodelo decline para a esquerda ou direita ou aida pra que ele suba ou desça (cabragem e picagem ) é necessário que suas superficies de comandos se movam e entrem em atrito com o ar gerando arrasto e consequentemente mudando a tragetória do modelo horizontalmente ou verticalmente,e para mover tais superficies de comando fazemos uso dos servomotores que recebem os dados enviados pelo radio através do receptor e imprimem na forma de movimento exatamente o que o piloto fez nos stiks do radio.

sustentação : ha um ditado que diz que tudo que sobe desce,e é verdade até mesmo um avião quando está voando só pensa em cair,isso devido a uma lei da fisica muito importante para a existencia da umanidade que é a força gravitacional e que atrai tudo que existe na façe da terra em direção ao seu centro.então para que um avião decole e permaneça voando é necessário que surja uma força capaz de superar a força gravitacinal,e é isso que ocorre quando uma asa de avião se desloca através do ar.se você observar bem vai perceber que a maioria das asas tem uma forma parecida ,reta em baixo e curva em cima,quando a asa se desloca no ar o ar que passa por cima da asa passa mais rapido,e o ar que passa por baixo passa mais devagar,isso faz surgir uma diferença de pressão que em baixo é maior que em cima e isso puxa a asa pra cima gerando sustentação.isso ocorre por que a distancia entre os bordos de ataque e fuga é maior em cima devido acurvatura e o ar tem que se deslocar mais rapido que em baixo que a trajetória é menor.

conheça o seu modelo :

fuselagem : esse é bastante conhecida de quase todos,no caso dos aeromodelos é onde se alojam todos os dispositivos eletrônicos e aparatos do modelo.

bordo de ataque : como o proprio nome sugere ele penetra o ar separando-o para formar a diferença de pressão o que auxilia na sustentação.

bordo de fuga : é onde as moleculas de ar se reagrupam depois de percorrer toda a extensão da corda da asa.

corda da asa : á a distancia entre o bordo de ataque e o bordo de fuga.enter outras coisas a corda determina a quantidade de arrasto,sustentação,carga alar e volocidade de stoll de uma aeronave.

perfil : perfil é o corte lateral da asa e determina muitas variantes do voo,inclusive se o avião vai voar rapido ou lento.

estabilizadores : localizados na parte traseira do avião são eles que determinam o alinhamento vertical e horizontal do deslocamento do modelo,e sua superficies moveis são reponsaves por mudanças na trajetóriadesse deslocamento.

considerações finais :

a costrução de aeromodelos data antes mesmo da aviação real,a registros de que em 1871 um françês chamado PENAULD construiu um pequeno modelo movido a elático que media aproximadamente 1 metro de envergadura e o chamou de PLANAFLORE.era o inicio de uma histaria de amor por essas maquinas espetaculares que ja dura mais de 100 anos.por isso é fundamental conhecermos os modelos entender o seu funcionamento a fundo.

bom mais uma vez coloquei na materia apenas meus conhecimentos próprios portanto se houver erros por favor me corrijam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário... Assim que a moderação analisar, seu comentário será publicado!