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domingo, 20 de março de 2011

Pra você que quer construir um aeromodelo !


bom depois do surgimento dos motores de alto desenpenho,sejam eles a combustão ou eletrico e tambem de combustives e baterias cada vez mais poderosos surgiu tambem um lema no aeromodelismo moderno,que diz que com MOTORZÃO E CG até vaca voa,é bem verdade que motores glows do tipo 120 ou brusheless de 4000kv são capazes de levantar qualquer coisa do chão.

mas a verdade é que qualquer construtor ou conhecedor das leis de aerodinâmica sabe que sair do chão e pendurar na vertical não significa exatamente um voo,ou pelo menos não deveria.

para que um aeromodelo voe de forma a imitar uma aeronave real,ou seja fazer um voo escala é necessario que se siga determinadas regras de construção,que levem em conta aspectos de aerodinamica,arrasto,peso,tração,sustentação,stall,centro de gravidade e centro de pressão.

vou passar aqui algumas dessas regras pra serem usadas na hora de construir um aeromodelo,para que ele voe de forma o mais escala possivel e não pendure simplismente no motor.

proporções gerais.


uma avião prescisa ter as dimensões proporcionalmente dimensionadas para que alem de ficar esteticamente apresentavel ele possa voar bem.então vamos lá.

geralmente a base de todas as dimensões do avião é a envergadura da asa.então baseado nessa podemos determinar o tamando das outras pertes do avião.


comprimento da fuselagem : essa deve ficar entre 70% e 100% a envergadura da asa,ou seja se eu tenho um avião com 1 metro de envergadura a fuselagem deve ter entre 70cm e 1 metro.


estabilizador horizontal : esse dever ter 40% da envergadura,ou seja asa de 1 metro estabilizador horizontal de 40cm de comprimento,a largura geralmente fica em 70% da corda da asa.

obs : corda da asa é a distancia do bordo de ataque aé o bordo de fuga.


estabilizador vertical : esse deve ficar com 20% da envergadura,ou seja asas de 1 metro estabilizador vertical de 20cm.


momento de cauda : chamamos de momento de cauda a distancia entre o bordo de fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador horizontal,a regra diz que essa distancia dever ser de 2 vezes o tamanho da corda da asa para que o avião tenha um movimento mais suave,se esta distancia for muito pequenas o avião ficará com movimentos de cabragem e picagem muito rapidos é o que chamamos no meio de "arisco".


centro de gravidade : para que um avião voe nivelado hohizontalmente uma lei muito importante para o aeromodelismo e para a aviação real deve ser respeitada rigorosamente,essa lei é a gravidade (não confundir com gravidez) tudo e qualquer coisa que pretenda sair do chão dever ter um ponto de equilibrio das massas que o compoem esse ponto de equilibri é o que chamamos de CG (centro de gravidade ).na maioria dos avioês o cg pode ser determinado de forma bem simples,divide-se a corda da asa (bordo de ataque ao bordo de fuga) depois divide-se por três,o cg vai está no primeiro terço,então segurando o modelo apoiado no primeiro terço dessa medida ele deve ficar nivelado horizontalmente.


arrasto : o arrasto é outro fenômeno enerente a qualquer avião ou qualque coisa de se mova pelo ar,terra ou agua,é uma força que surge contraia ao movimento na aviação real ou em aeromodelismo devemos manter o menor nivel de arrasto possivel para que o avião voe satiafatoriamente.


bom galera tudo que coloquei aqui é o que sei e aprendir construindo,não busquei nada na rede portanto sehouver algum erro nas informações posso desculpas e me corrijam os mais entendidos,o objetivoé sempre o mesmo que busco desde que começei no aeromodelismo,ajudar quem está começando.


o desenho no inicio da materia mostra as dimenções adequadas de avião.

abraços até a próxima.


8 comentários:

  1. João, boa postagem... Já foi parar inclusive na biblioteca técnica

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  2. qual e a largura da asa traseira vc não a informou informe a e ficarei muito grato

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    1. você de está se referindo ao estabilizador horizontal,que nesse caso tem 40cm x 14cm

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  3. que material isopor e fibra pode ser pra um a combustao

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  4. Fibra de vidro é bem comum de ser utilizada, desde que bem fina, para não ficar pesado. Madeira é o material mais utilizado, juntando-se caixeta, compensado e balsa, faz-se qualquer aeromodelo.

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  5. Madfox. Eu ainda não tinha lido esta matéria, e achei muito interessante. Fiquei com curiosidade de saber quais as dimenssões das partes móveis seguindo os mesmos critérios descritos. Também gostaria de saber se este dimensionamento vale para qualquer tipo de aeromodelo; ou seja, se construir em isopor, depron, madeira ou fibra, muda alguma coisa.

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    1. As dimensões das superfícies de comando ficam a critério do construtor, quanto mais, mais comando e mais bravo é o avião... em geral, como via de regra, 10% da área para aviões estáveis e lentos, 20% da área para acrobáticos esporte, 35% para 3D e 40% para fun-flyers... porém, alguns jatos requerem área total.. mas são poucos... O dimensionamento vale pra qualquer material utilizado, até pra AÇO vale... ok? Abraços!

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