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sábado, 26 de março de 2011

Dicionario do aeromodelista !

Salve galera do arotaguá ......

Bom eu creio que a maioria dos aeromodelistas experientes estão familiarizados com termos técnicos usados no aeromodelismo,mais sempre tem muita gente nova no pedaço,e que nem sempre entende o que a galera mais experiente diz e ai sempre surje o refrão "tá falando ingês",e é pra dar uma mão pra essa galerinha que resolvi postar um pequeno dicionário da lingua aeromodelistica,e tenho certeza que mesmo você que tinha carteza que era especialista no assunto,vai achar algum termo que não conhecia.


stall = stoll é quando o modelo atinge uma velocidade abaixo do limete minimo e perde sustentação,geralmente ocorre em modelos de asa baixa e média,dependendo do quão é baixa essa velocidade não há como recuperar o modelo.e ele venhe a cair.

cabrar = levantar o nariz do modelo,de forma que esse fique em angulo de ataque positivo e ganhe altitude.

picar = baixar o nariz do modelo de forma que esse fique em angulo de ataque negativo e venha a perder altitude.

trimar = colocar os cursores de sub-trim do radio tranmissor em posição teoricamente neutras de forma que o modelo se desloque numa trajetória nivelada e alinhada,vetical e horizontalmente.

lenha = no meio aeromodelistico usamos este termo para denominar uma queda do modelo,ou seja quando um modelo vem a cair dizemos que ele lenhou.

undercamber = pefil que gera altissima sustentação,geralmente usado em modelos de baixissima velocidade.

nervuras = estruturas internas da asa que derteminam o perfil da mesma.

entelagem = cobertura de tuda a estrutura do modelo com material flexivel,geralmente monocote,vinil ou fitas adesivas.

dorço= ato de colocar o modelo de ponta cabeça durante o voo,monobra que sempre chama atenção de quem assiste.

angulo de ataque = é o angulo formado entre a corda da asa e a direção do voo.

diedro = é o angulo formado entre os dois painéis da asa.

poliedro = duplo angulo formado entre três ou mais painéis de uma asa.

corda = distancia entre o bordo de ataque e o bordo de fuga.

carga alar = é o indece resultante do peso do modelo dividido pela área da asa.

CG.= é o centro de gravidade,local onde se equilibram as massas que compoem o modelo.

aileron = superficie móvel responsavel pela inclinação lateral do modelo.

profundor = superficie móvel responsavel pela inclinação e declinação frontal do modelo.

envergadura = é a distancia entre as extreminada da asa,ponta a ponta.

momento de cauda = distancia entre o bordo de fuga da asa, e o bordo de ataque doestabilizador horizontal.

washout= é uma torção na ponta da asa,fazendo com que o bordo de fuga fique mais alto nas pontas da asa,e evita com quê a ponta da asa perca sustentação antes do resto da mesma e o modelo venha a entrar em stoll.

winglet= são pequenos estabilizadores instalados nas opontas das asas,servem pricipalmente para diminuir o arrasto induzido na ponta das asas evitanto assim o vórtice.

vortice = redemoinhos que se formam nas pontas das asas geralmente é amenizado com uso de winglet.

passo = é a distancia teorica que a hélice caso ela girasse sem empurrar o ar levaria pra dar uma volta completa.

pitch speed = é quanto o modelo avança a cada volta dada pela hélice multiplicado pela rotação da mesma.

bom galera citei apenas os termos que normalmente usamos na pista,é claro que existem vários outros mais acredito que pelo pouquissimo uso ele venham a ser dispensáveis.

abraços.

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