Seções Fixas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Planta da Semana - Grumman X-29

Já que esta semana falamos sobre as asas de enflechamento invertido na seção de assuntos técnicos, resolvi postar uma planta que usa esta configuração. A planta deve ser seguida à risca para que o modelo não fique instável. Pode-se usar um motor glow pusher .30 a .40 ou um motor elétrico pusher 3536-1400kv, ou ainda um EDF de 75mm. Se bem feito, fica um modelo muito bonito, estável, diferente e com excelentes características acrobáticas. A versão elétrica pode ser feita de isopor e/ou depron. A versão glow obrigatoriamente deve ser feita de madeira balsa.

X-29 parte 1 - Fuselagem
(clique na imagem para ampliar)

X-29 parte 2 - Asa
(clique para ampliar)

Aqui um X-29 real para ser usado como referência.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Macaquice da semana... Hein? Tem macaco na pista?

Não exatamente... Mas é por aí...

Desta vez a coisa toda aconteceu com os nossos amigos Hélio e Marcelo, que conseguiram pendurar o Albatroz em uma árvore... A galera riu muito da situação, mas no fim, tudo acabou bem e o avião saiu sem nenhum arranhão!

Confiram as fotos do "acontecimento"

O Albatroz na árvore, esperando pra ser resgatado...

Mais perto... e Marcelo chegando para o resgate...

Resgatando, agarrado na árvore como um macaco!!

Resgate completo!
Não teve arranhão algum no Albatroz! Nem sujou!

Água gelada depois do susto!! Outra dessas, só daqui uns 10 anos

Essa foi sorte!! Normalmente, um avião assim iria figurar na seção de lenhas! Mas não houve lenha, foi apenas Árvore!!!

Abraços a todos
O nosso ilustre Peixoto tacando fogo num piper 50% de escala que caiu...

E pensar que este já foi o maior aeromodelo do Brasil... Mas o Peixoto é fogo e já fez outro!



segunda-feira, 28 de junho de 2010

DESABAFO!!!

Galera do Aerotaguá...

não sei se aqui é o lugar certo pra falar disso,mais eu pensei bastante e decidi falar aqui no blog por entender que aqui vou atingir a grande maioria da turma que voa na pista.ontem durante a festa com a minha asinha onde eu acho que até um dos carroceiros voou ela. (heheheh) eu ouvi la no fundo(não identifiquei a voz) alguém dizer que eu era um OTÁRIO BABACA que só vive pra fazer avião pros outros quebrarem, (não é a primeira vez).. Então é o seguinte galera apesar de eu ter mulher duas filhas e ganhar menos de 1000 reais por mês, nunca fui miserável e avarento, nunca tive dó de avião de isopor e meus modelos sempre foram pra divertir a galera, levar descontração pra pista e é ficar na mão de todos mesmo, era assim que eu me sentia alegre, mas já que é assim que alguns me vêem (nem todos), como um otário babaca,é o seguinte a partir de sábado ninguém mais pega no meu rádio ninguém mais voa meus aviões, se eu precisar de ajuda com cg ou algo parecido vou me limitar a pedir ajuda ao tabajara que é de longe quem mais entende do assundo.me desculpem o desabafo mas tem muita gente na nossa turma que não sabe manter uma amizade....

João Carlos (João Microvôo)

Assunto Técnico: O que faz um avião Voar - 3a (e última) Parte

Passei as últimas semanas falando sobre a aerodinâmica e física do vôo, porém, deixei as coisas simples para este último post, até porque, ele vai ser um tanto curto se comparado aos outros... 

Vamos lá... Desta vez, vou contar o que é o enflechamento e pra que serve, vou falar sobre diedro e anedro, assim como vou falar sobre o washout e formas alternativas de estabilização (o pessoal das asinhas vai amar essa...)

Enflechamento - Enflechamento é o ângulo formado entre o eixo lateral e o bordo de ataque das asas, tem como propriedade principal a estabilização do modelo, assim como a de prover uma maior taxa de penetração do modelo, sem perder capacidade total de sustentação. 

O enflechamento pode ser positivo, negativo ou variável.

Exemplo do fluxo de ar entre os enflechamentos positivos e negativos

 O enflechamento positivo aumenta a estabilidade do modelo e diminui um pouco o seu arrasto, porém diminui o ângulo de ataque crítico da asa, limitando assim a capacidade de manobra vertical do modelo.

Exemplo de avião com o enflechamento positivo

O enflechamento negativo diminui a estabilidade do modelo e também diminui drásticamente o seu arrasto, tem como vantagem aumentar muito o ângulo de ataque crítico de uma asa, aumentando assim a capacidade de manobra do modelo. Porém, é extremamente complicado estabilizar um modelo com enflechamento negativo. Normalmente se utiliza giroscópios e sistemas de empuxo vetorado para que se consiga estabilizar um modelo assim.

Exemplo de avião com enflechamento negativo

O enflechamento variável une o melhor de dois mundos, criando um modelo que seja mais estável em baixa velocidade (utilizando pouco ou nenhum enflechamento) e que também seja mais estável em alta velocidade, com pouco arrasto aerodinâmico (utilizando uma alta taxa de enflechamento). Foi muito utilizado em aviões dos anos 60, mas hoje em dia caiu em desuso, graças à melhoria dos projetos de asa, assim como a utilização de computadores para calcular asas com múltiplos perfis.

Exemplo de avião com asa de enflechamento variável

Washout - O objetivo do washout é garantir a estabilidade do modelo no pré-estol ou estol mesmo, fazendo com que isso ocorra de maneira previsível, sem surpresas. Um modelo sem washout tem o famoso péssimo hábito de entrar em estol repentino de ponta de asa, sem prévio aviso (vide Tucanos, Extras, Sukhois e etc), o que, numa condição de pouso, pode significar uma lenha. Isso acontece quando a ponta da asa entra em stall antes da raiz e o modelo cai para o lado desta asa, principalmente em modelos com asa trapezoidal. Para se evitar isso, a asa deve ser construída de tal maneira a garantir que o estol sempre ocorra na raiz antes do que nas pontas. Isso pode ser conseguido alterando-se o ângulo de ataque entre as duas seções, mudando com isso a condição de entrada em estol. Dessa forma, a maneira que se utiliza é construir uma asa “torcida”, ou seja, o ângulo de ataque nas pontas é ligeiramente menor do que na raiz, conforme a figura abaixo:

Exemplo de asa com washout

Essa diferença é na ordem de 0,5º à 2° (está exagerado na figura para facilitar a visualização), dependendo do tipo do avião. Com isso pode-se garantir que a ponta da asa irá entrar em estol por último, pois seu ângulo de ataque é menor, ocasionando assim um estol nivelado do modelo. Não se pode usar ângulos muito exagerados para o washout porque isso irá causar tendências do modelo sair da trajetória no topo de loopings ou no vôo invertido. Os aviões reais também se utilizam dessa característica. O Spitfire, por exemplo, possui um washout de 2,5°, sendo que na raiz da asa o ângulo de ataque é de +2° e nas pontas é de -0,5°.

Há outras maneiras de se fazer a asa com washout mas sem fazê-la torcida. Um exemplo é o chamado “washout aerodinâmico” e consiste em usar um perfil para a raiz da asa e outro para as pontas, sendo que o das pontas deve ser mais sustentador do que o da raiz. Dessa forma consegue-se o mesmo efeito, ou seja, numa condição de estol, as pontas irão cair por último, garantindo a estabilidade do modelo. Outra maneira é no posicionamento ou no perfil somente do aileron, também mudando o ângulo de ataque na região onde se encontra essa superfície. Essa técnica era usada em aviões da época da primeira guerra mundial.

Ainda outro exemplo é o que pode ser encontrado no treinador Nexstar da Hobbico, que aumenta a corda do perfil nas pontas das asas, fazendo com que aumente também a capacidade sustentadora dessa região. Esse efeito é conseguido através de uma peça plástica colada no bordo de ataque da asa, na região das pontas. Essa peça pode ser retirada mais tarde para melhorar as características acrobáticas do modelo, em detrimento da característica estabilizadora.
 Certamente devem existir outras maneiras ainda de se fazer uma asa com washout. As citadas acima são as que lembro no momento. A finalidade é entender o que é o washout e qual sua importância para o vôo do aeromodelo. Essa característica é muito útil em modelos escala, pois torna seu pouso bem mais estável. Geralmente não é usado em modelos acrobáticos justamente para não comprometer a capacidade de manobra do mesmo, mas paga-se o preço com a tendência de estol de ponta de asa, principalmente em asas como a do Extra 300, onde a corda é bem maior na raiz do que nas pontas.

Diedro - Diedro é a curvatura da asa para cima. Quase todos aviões reais que não sejam acrobáticos tem esta curvatura na asa. Ela a serve para manter o avião ou objeto voador estável.
O diedro funciona por que durante uma curva, a asa que estiver embaixo sempre terá mais sustentação do que a asa que estiver no alto, como as forças tem uma tendência natural a entrarem em equilíbrio, o modelo tende a ficar sempre com as asas "equilibradas".
Na verdade, com diedros entre 4º e 5º de diedro, o aeromodelo posto em curva tende a voltar sozinho para a posição de vôo linear. A desvantagem do diedro fica por conta da gradual perda de capacidade acrobática do modelo, justamente devido às características de auto-estabilização do avião. Para citar um exemplo simples, quando se coloca um modelo com muito diedro em vôo invertido (de dorso), o avião tende a querer desvirar sozinho, para voltar à posição de vôo normal, fazendo assim com que o piloto tenha muito trabalho para manter o modelo nesta posição.

Exemplo de avião com diedro.

Anedro - O anedro é o oposto do diedro, porém, nas condições certas também faz com que o modelo se estabilize, principalmente quando a carga alar (peso sustentado pela asa) é muito grande. O anedro é muito utilizado quando as condições de carga do avião são grandes demais para permitir que ele faça curvas. Um exemplo famoso é o Antonov AN-224, sem anedro, o mesmo não faria curva alguma.

Exemplo de avião com anedro

Conforme vimos acima, para estabilizar a rolagem de um avião, existem várias técnicas. Porém, como se faz para estabilizar longitudinalmente um avião? Normalmente se utilizam derivas viradas pra cima ou pra baixo, que normalmente são chamadas de "conjunto estabilizador vertical" (o leme vai preso no tal estabilizador).

Até aí, todo mundo já sabe... O "X" da questão aqui levada em conta é:

Tem como fazer um avião se estabilizar SEM a deriva vertical?

A resposta é SIM... Na verdade, já foram produzidos vários aviões sem esta deriva! Notoriamente, vários deles são justamente asas voadoras.

Exemplo de asa voadora SEM derivas.

Apenas para atiçar a curiosidade de vocês, vou deixar aqui apenas UMA forma de estabilizar o vôo de uma asa assim, se houverem comentários positivos, conto o resto através dos comentários mesmo... Na verdade, sei de mais umas 4 formas de estabilizar a asa...

A idéia mais simples é colocar freios aerodinâmicos na ponta das asas, em formato de triângulo, de forma a criar um grande arrasto apenas na ponta da asa. Já fiz uma assim e voava bem...

For today, that's all, folks!
(Por hoje, isso é tudo, pessoal!)

Até a semana que vem... O assunto da semana que vem (se não houver nenhum assunto duvidoso "voando" pela pista no fim de semana) será TURBINAS A JATO.

Mais um pra agitar a pista !!

ai galera do aero tagua,mais um aero da microvoo que vou testar na pista da m norte e que provovelmente irei fabricar pra comecializar,agora galera um aviso sério quem quiser voar as asinhas vai ter que comprar,afinal já está mais que compravado que voam bem,três minhas e uma do carlinhos voaram perfeitamente o problema com a do reges foi só cg,o que não ocorrerá mais. uma vez que todas as asas apartir de agora serão cópias perfeitas da que está voando.
abraços a todos.
MICROVOO AEROMODELISMO ELETRICO


ACERTO DE CONTAS

Agradecemos o Sr. João do Kart pela contribuição.


RELAÇÃO DE QUEM JÁ CONTRIBUIU:

1- REGES...............................................R$ 100,00
2- TAIGUARA LOBO...................................R$ 100,00
3- PAULO REZENDE...................................R$ 100,00
4- WESLEY.............................................R$ 100,00
5- RODRIGO TALAMONTE............................R$ 100,00
6- FCO PEIXOTO ANDRADE...........................R$ 100,00
7- MARCELO AZEVEDO................................R$ 100,00
8- CLÁUDIO OLIVEIRA "PTCOB"......................R$ 100,00
9- TABAJARA..........................................R$ 100,00
10- JOÃO MICROVOO.................................R$ 100,00
11- FERNANDO "MICRO-ONIBUS"....................R$ 100,00
12- IRLANDIO.........................................R$ 100,00
13- HÉLIO MELO......................................R$ 100,00
14- FRANCISCO FERREIRA...........................R$ 100,00
15- JOÃO DO KART...................................R$ 100,00

Abraços,

REGES.

domingo, 27 de junho de 2010

Fatos & Fotos deste Domingo 27/06/2010

Foi um domingo de muitos vôos e muitas risadas na nossa pista, pois ninguém voou 100% direito hoje, até o Tabajara caiu, mas foi de leve com a asinha do João Microvôo... Deve ser a ansiedade pelo jogo da seleção brasileira de amanhã!!!

Tivemos também mais dois novatos na pista (não são os mesmos de ontem!) mas por agora esqueci os nomes deles...

De qualquer forma a estrela do dia foi o Tucano .46 do José Carlos, que fez finalmente o pessoal ver o que é um Tucano voando... Está de parabéns pelo avião!!!

Vamos às fotos...

Pablo, João e o Scout

José Carlos preparando o Tucano para um vôo

Irlândio pilotando em meio aos aviões do Cláudio PT2COB

Irlândio, pagando de comandante...

O filho do Fernando, preparando a criação pra voar....

Reges e o Gemini

A dupla Hélio e Marcelo, gelando a garganta depois de ir tirar o avião da árvore

Cláudio PT2COB e o Albatroz, deu problema no motor mas semana que vem voará com certeza!

João assessorando o Pablo no vôo (VIXE... Queda na certa)

Claudio e o F-16

João do Kart e Wesley, apanhando com o motor.... Hoje foi dia...

Um momento de pista cheia... Que zona... Abaixo, Tabajara apanhando com o motor do Claudio

Zé Carlos passando "as manhas" pra um aluno

Taiguara e o Cessninha

Fernando e sua criação...

João olhando a asinha e pensando... "Será que voa?"

Então Tabajara se prontifica a ajudar... "Vamos ver o CG..."
Ah... Taca pro alto que voa!!!

Nosso amigo Clênio tava encarcerado mas um manifesto político pedindo que os presos políticos do golpe de 2010 fossem liberados incluiu nosso amigo na anistia... E por isso ele pôde comparecer novamente à pista...
Ele tá magro assim devido às más condições da prisão...

F-86 do Reges, só voou direito depois de cair e ficar assim...

O Carro mais zoneado da pista... O carro do Tabajara... Também, com 5 aviões, vira essa zona mesmo

Visão geral da galera da pista, logo no início da tarde...

Mais uma visão geral, agora na metade da tarde

Visão geral da galera no fim da tarde...

No mais é isso, um grande abraço a todos e até semana que vem... Neste meio tempo torçam não apenas pela seleção brasileira, mas também pela autorização ambiental para a construção da nossa pista definitiva...

Se tudo der certo, voaremos lá no final de semana que vem!

Abrações, abraços e abracinhos a todos!!!

sábado, 26 de junho de 2010

Fatos & Fotos deste Sábado à tarde (26/06/2010)

Foi uma tarde de muitos vôos na nossa pista (atualmente provisória) da "M" Norte!

Recebemos mais dois novatos no grupo, o Francisco Ferreira e o Jesiel. A eles damos as boas vindas!

Também ficou decidido na reunião (após irmos conhecer a área da pista nova) que não iremos mexer com a pista atual, e sim que iremos construir tudo já na pista nova. Se tudo der certo, em pouco tempo iremos estrear a nova pista.

Tivemos apenas algumas fotos, mas elas já servem pra comprovar o de sempre: Estamos voando com o novo grande grupo de aeromodelismo do DF. (Fotos by Irlândio)

O Mascote da pista e a MICRO ASINHA... (Será que voa?)

Marcelo e o Albatroz

Tabajara e o Tucaninho Elétrico

Carlinhos e a Asinha

Pablo e o Cessninha

Carro de aeromodelista... (Carro do Tabajara)



O papo no ônibus... O ônibus do Fernando virou mesmo o "escritório" da pista!

Cláudio PT2COB e o Albatroz... (com a Micro Asa a tiracolo...)

Peixotinho e o Eagle... A DUPLA...

O TRIO parada mole...
Em breve, todos estarão voando...

Irlândio e a Asinha feita pelo João Microvôo

Jesiel, um dos novatos da turma com um amigo (que esqueci de perguntar o nome...)

Visão geral de metade da galerinha, o dia estava excelente, pena que um pouco frio...

Mais uma visão geral, agora pegando o outro lado...


E finalmente, uma pegando o que tinha por trás do ônibus do Fernando

E com vocês, A JACA...

Os doidões, tentando fazer a jaca decolar de um carrinho...
(Na seqüencia - Ismael "MadfoX Tabajara", Paulo, Reges e Claudio PT2COB)

E o resultado da Jaca...
Não tem jeito, o Reges sempre lenhando algum avião...

Amanhã estaremos na pista novamente! Aguardamos vocês! Lembrando sempre que no AEROTAGUÁ, todos são sempre bem vindos!

Abraços a todos!