Seções Fixas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Assunto Técnico: Bombas de fumaça para Aeromodelismo


Bombas de Fumaça

Uma das coisas mais legais que podemos ter em nossos aeromodelos é a bomba de fumaça. Quem nunca quis marcar o céu como a esquadrilha da fumaça?

Hoje vamos mostrar como se faz uma boa bomba de fumaça, seja seu aeromodelo glow, gasolina ou elétrico

COMO FUNCIONA:

A princípio, para se fazer fumaça em um aeromodelo, basta aquecer um óleo ou fluido até o ponto de ebulição e então joga-se este vapor diretamente na saída dos gases do motor, reaquecendo-os.

O diferencial reside em "como" fazemos esse óleo se aquecer e em como fazemos ele chegar até o aquecimento.

A forma mais comum e a mais utilizada para aquecer o óleo, consiste em enrolar um tubo de cobre bem fino DENTRO do escapamento e bombear o óleo por dentro deste tubo, o escapamento de um aeromodelo glow normalmente fica entre 200ºC e 300ºC, perfeitamente capaz de fazer o óleo ferver. Um escapamento de um aeromodelo a gasolina atinge uma temperatura ainda maior, normalmente entre 300ºC e 400ºC.

Nestes casos, basta fazer a montagem conforme a foto abaixo:



Conforme foi visto, é necessária a instalação da serpentina dentro do escapamento, de forma a maximizar o calor.

Para motores em que a descarga abre ao meio, neste modelo a
maneira mais eficiente de pré-aquecer o fluido é criando uma maior área e
tempo de contato do tubo, com os gases quentes dentro da descarga.

Para motores a gasolina, basta abrir um furo no escapamento e jogar o fluido lá, afinal, a saída dos gases de um motor à gasolina é bem mais quente que a saída de um motor glow...

Instalação do sistema em um motor à gasolina:

Em ambos os casos, o esquema de ligação dos tanques pode ser este aqui:
A válvula pode ser montada usando um servo e uma válvula de regulagem de ar para aquários como esta aqui:

Após a montagem, se a pressão de fluido de fumaça não estiver boa, basta manter a válvula (ela é importante) e substituir o servo por uma bomba das boas, como essa aqui:

A válvula é importante, pois é com ela que vamos calibrar a quantidade certa de fluido pra se fazer uma boa fumaça A MEIO MOTOR... Isso é importante, calibrem para ficar com o máximo de fumaça enquanto o motor estiver a meio pau, não com ele full... Isso é importante para se manter a temperatura do motor bem equilibrada, senão, ele pode querer apagar quando se dá fumaça (devido ao resfriamento repentino do seu escapamento).

OS FLUIDOS:

Um bom fluido para fumaça é parte essencial do seu show fumacento. Existem fluidos comerciais, prontos pra uso.. Eles garantem excelentes resultados, mesmo nas mais variadas condições...

Exemplo de fluido comercial:

Este fluidos são realmente bons, porém, são caros e muitas vezes inacessíveis aos aeromodelistas em geral (simplesmente por não haverem fluidos em estoque em algumas lojas).
A solução para este caso, é fazer o próprio fluido... Algumas dicas são:

  • 30% de óleo diesel e 70% de fluido hidráulico automotivo
  • 5% de óleo diesel e 95% de óleo mineral (automotivo)
  • 80% de óleo de banana e 20% de óleo de cozinha.
  • 50% de óleo mineral e 50% de glicerina
Essas receitas foram testadas pelo mundo a fora e foram muito bem cotadas, porém, em tese, qualquer óleo que possa ser "esfumaçado" abaixo dos 200ºC deve funcionar.
 
Mas... E os elétricos? Como ficam???
 
 Bom, para os elétricos, resta a alternativa do gelo seco, a ser montado conforme o esquema abaixo: 
 
Bom, por hoje é só, pessoal!!! Se vocês pedirem, semana que vem tem mais!!!
 
 
Abraços a todos!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Enquanto isso... Na praia

- Amor, você tem que fazer esse menino pensar em outra coisa que não seja avião...

- Pode deixar querida, eu o levei pra praia e ele tá lá na areia...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK