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quarta-feira, 29 de junho de 2011

VALE A PENA VER DE NOVO

GALERA NÃO É SÓ O VIGÃO QUE COLOCA FOGO NOS AVIÕES, VEJA ESSE AÍ:

PARA QUEM NÃO VIU, VEJA O QUE ACONTECEU....

PARA QUEM JÁ VIU, VALE A PENA RELEMBRAR. KKKKKKKKKKK

A data original dessa postagem foi 10/03/2010 (mais de um ano atráz)

Galera, nesta semana tivemos muitas lenhas, e teve uma que temos que tirar o chapéu, esse foi realmente PT, e na minha doloroza opnião foi a mais interessante e bonita de todos os tempos, como essa só se vê de jatos.
Ainda não ví nada igual em se tratando de eletricos, inclusive procurei no Youtube algo parecido e não encontrei.

Essa merece até uma historinha:

João Microvoo, construiu com muito amor e profissionalismo o chamado "CESSNÃO" e veja a festa que foi para o recebimento do Avião. A entrega foi em uma ocasião bem oportuna que até as esposas dos aeromodelistas quizerão sair na foto:


Veja como era bonito esse avião, sem falar que voava maravilhosamente bem.


mais fotos,






Depois de muitos voos, diversão e admiração, acontece uma fatalidade.
A verdadeira lenha, ou melhor cinzas...
Avião perdeu o sinal (não sabemos ainda porquê)o pessoal da ANAC ainda vai dar o parecer tecnico.
Apos a queda o avião começa a pegar fogo:


Continua o fogo.


E cada vez aumenta mais.


E enquanto isso a pista continua bombando.


Temos até uma princezinha na pista.


O Corpo de Bombeiros chega para apagar o incêndio.


Depois de muito trabalho o Corpo de Bombeiros conseguiu conter o fogo.


Veja o que sobrou do avião, ainda bem que sobreviveram todos, inclusive o piloto.




Chega o pessoal da ANAC para as perícias e investigações.



Agora é só aguardar os resultados das perícias.

Como não houve vítimas, o final apesar de tudo foi feliz... Buá, buá...

Mas dando continuidade as lenhas da semana, o Reges não se contendo por perder um avião, ainda tentou acabar com outro, por felicidade esse só quebrou a hélice.
EXPLICAÇÃO: Por estar ainda assustado com o incêndio, não atentou que o rádio estava acionado o flap, péssima decolagem...


Novamente o Reges?????
Putz... desta vez, literalmente enfiou a asinha no muro.
A asinha era do Cláudio, que antes do Reges bater no muro o Claudio já tinha derrubado ela de bico que afroxou o motor, um dos motivos do descontrole da asinha.
EXPLICAÇÃO: Cláudio; não teve dedo, o motor era muito bravo.
Reges, teve menos dedo ainda, já que o cláudio já tinha lenhado antes. "Cara que motor bravo".





Tivemos também o João microvoo como instrutor do Kaká, mas instruntor de lenha???
Não, na verdade a asa do avião soltou em pleno voo, desta vez o João não teve culpa.




Tivemos tbm algumas atrapalhadas que não foram fotografadas:

-João Microvoo, no primeiro voo do Speed fly, deu uma pequena quedinha.
-Carlinho e Jarbas, pequena queda, nada que cola não resolva.
-Claudio, derrubou a asinha em seu primeiro voo.
-Marcelo, como sempre com suas decolagens loucas, emcima do pessoal.

Fora isso, tudo na sua mais conformidade.

Abraços a todos,

Semana que vem tem mais, ou melhor, espero que não. rsrsr...

REGES.

terça-feira, 28 de junho de 2011

imagem cedida por algum desconhecido no meu e-mail e no do joão...


é galera....essa imagem chegou para mim e para o joão por algum e-mail fake.....e pediu para colocarmos nos blogs, então, estou fazendo aki a minha parte.....e ai q q vcs acham.....

ê seu reges!!!...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

TV Aerotaguá - Filmagens do Feriado

Com o fabuloso, estupendo, estonteante, inexorável, excelentíssimo e escandaloso sucesso da TV Aerotaguá, estamos aqui postando os vídeos do último feriado...

Divirtam-se galera!

TV Aerotaguá entrevistando todos ao chegar na pista

TV Aerotaguá registrando os vôos

TV Aerotaguá ao ir embora da pista!

Da próxima alguém me ajuda a filmar... Também quero sair nos vídeos!! :P

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fatos e Fotos deste FERIADO!!! (23/06/2011)

Gente, agora eu estou meio apressado e não vai dar pra comentar as fotos!! Mais tarde eu comento!

A turma reunida logo após a chegada na pista!

Estava eu caminhando pela pista quando me deparei com algo muito estranho... O que será isso?

Reges arrepiando com o biplando elétrico

Tá até aprendendo a hoverar e quem sabe a torquear!! Vai lá Reges!! 3D é isso ai!

Visão geral da pista 1

Visão geral da pista 2

Visão geral da pista 3

Reges passando baixo com o Biplaninho elétrico

Marcelo preparando o Sky Raider Trainer pra voar

Sky Raider Asa Baixa do Hélio

Um quase Pégasus do Wesley

Pastinha do Tabajara... O piloto já está a postos e acena para a foto!

T-34 do Reges

Ao fundo: Biplano elétrico do Reges, Super Bandit do Reges (O que não voa!), Piper J-3 Cub do Ivan, O Ivan, Albatroz do Ivan

Pastinha do Tabajara pronto pra subir

Ivan preparando o Piper pra um vôo! (Ivan, joga esse evolution fora e pega um OS!!!)

Asinha elétrica do Bruno... Essa sim dá adrenalina!

Super Bandit do Reges... Pena que não voa! Sem CG certo não sai do chão...

Bruno exibindo a sua criação

Lançamento da Asinha e Reges com a graça de uma garça...
(Detalhe para o pezinho...)

Após o lançamento, qq leve erro leva ao chão, não é Bruno?

Wesley exibindo seu belo avião!! MAS TAMPE O BURACO NA MUFLA!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Servos - Analógicos e Digitais - Funcionamento, uso e diferenças entre eles!


Atendendo a pedidos, e visto que a postagem anterior sobre servos simplesmente sumiu (sumiu é? sei...), hoje o "assunto técnico" do dia será sobre SERVOS. Lembrando a todos que esta matéria serve para qualquer tipo de servo utilizado em aeromodelismo...

Introdução aos servos:

Os servomotores RC (Rádio Controle) ou simplesmente servos, são pequenos dispositivos constituídos basicamente por: Um motor DC, um circuito eletrônico de controle, um pequeno potenciômetro que roda solidário com o eixo do servo, um conjunto de engrenagens e três fios exteriores de ligação; dois para a alimentação DC e outro para condução do sinal de comando.

Esquema interno de um Servo:
O motor do servo ao ser alimentado faz rodar uma série de engrenagens (redutoras) que amplificam e transferem o binário (Soma do torque e RPM) do motor ao eixo externo, onde estão ligados os dispositivos a movimentar (aileron, leme, profundor e etc). Obtém-se assim uma força considerável à custa da reduçãoda velocidade.

Se o motor fosse ligado diretamente ao eixo de controle, para movimentar a mesma carga, o tamanho físico do motor teria que ser várias vezes superior ao que os servos utilizam. Também não seria possível obterem-se baixas rotações.Um servo é utilizado para controlar movimentos angulares, tipicamente, entre 0 e 180º pois não é mecanicamente capaz de rodar muito mais devido à existência de um potenciômetro e de um batente mecânico na engrenagem de saída.
A utilização dos servos é muito interessante uma vez que pequenos motores são capazes de deslocar massas consideráveis (existem servos que controlam até 50Kg/cm), tornando-os muito poderosos para o seu tamanho.

Esse servinho pode levantar até 15Kg/cm

Princípio de funcionamento de um servo:

O circuito eletrônico de controle e o potenciômetro formam um sistema interno de realimentação (feedback) para controle da posição do eixo do servo. Tipicamente, o eixo de um servo roda entre 0º e 180º e pode ser posicionado, entre estes dois valores angulares, pela aplicação de um sinal na entrada de controle. Aplicado e mantido o sinal,o servo manterá a posição angular do seu eixo sem mudanças. Se o sinal mudar, então a posição angular do eixo também muda.

Caso não seja aplicado sinal, só as forças de atrito mantêm o servo na sua posição angular (o servo é meio "duro" ao tentar girar seu eixo com as mãos). O sistema interno de realimentação faz com que o servo rode para uma determinada posição em resposta a um determinado trem de impulsos e pare naquela posição. O potenciômetro de feedback que está conectado mecanicamente ao eixo do servo, funciona como sensor que indica a posição do eixo. A divisão de tensão no potenciômetro produz uma tensão proporcional ao ângulo do eixo do servo, uma vez que a sua resistência varia em função do ângulo de rotação do motor.

O circuito eletrônico compara o valor da resistência do potenciômetro com os impulsos que recebe pelo fio de sinal, ativando o motor para corrigir qualquer diferença que exista entre ambos. Isto é, o potenciómetro permite ao circuito de controle dentro do servo,  verificar a todo o momento o ângulo de rotação do servomotor. Se o eixo está no ângulo correto, o motor não roda. Se o circuito verifica que o ângulo não é o correto, o motor roda, no sentido adequado, até alcançar o ângulo correcto.

A comparação entre o valor do potenciómetro e a amplitude dos impulsos, e as correções que isso origina, são as componentes de um processo de controle designado por controle em malha fechada (LL - Locked loop).
A tensão aplicada ao motor do servo é proporcional à distância que o eixo necessita rodar. Logo, se o eixo precisa de rodar muito, o motor roda à velocidade máxima. Seprecisa de rodar pouco, o motor roda a uma velocidade mais baixa. A isto chama-se controle proporcional. (Exatamente como vem escrito na caixa de alguns rádios)

Controle do ângulo do eixo de um servo

O ângulo do eixo dos servos é determinado pela duração do impulso (TEMPO ON vs TEMPO OFF) que se aplica na entrada de comando. O servo funciona em PWM (Pulse Width Modulation - Modulação por Largura de Pulso), sistema que consiste em gerar uma onda quadrada em que se varia a duração do impulso, mantendo o período da onda. (Pode parecer complicado, mas uma olhada nos gráficos abaixo mostram que não é tão complicado assim)

Normalmente se o servo receber na sua entrada impulsos com a duração de 1.5ms, o seu eixo roda até ficar estável no centro do intervalo de rotação, a que corresponde o ângulo de 90º. Se receber impulsos com a duração de 1ms, roda, no sentido anti-horário, até atingir o limite do intervalo de rotação correspondente a 0º. Se receber impulsos com a duração de 2ms, roda, no sentido horário, até atingir o outro limite do intervalo de rotação correspondente a 180º ou um pouco mais.Impulsos ente 1ms e 1.5ms farão com que o servo rode para posições intermédias entre0º e 90º, enquanto impulsos entre 1.5ms e 2ms farão com que o servo rode para posições intermédias entre 90º e 180º.

Gráfico exemplificando a relação dos pulsos versus movimento do servo
Os impulsos, para que o servo funcione corretamente, devem ser aplicados a cada 20ms (50 Hz) mas valores entre 10 ms e 30 ms também são possíveis.

Se um mesmo impulso for aplicado continuamente na entrada do servo ele se mantém na mesma posição angular. Ao tentar-se rodar manualmente a engrenagem do servo, o circuito de controle detecta uma diferença entre o valor do potenciômetro e a amplitude dos impulsos e ativa o motor para a tentar corrigir. Este processo é tão rápido que apenas se sente o servo a resistir à tentativa de se alterar a sua posição, ou seja, o servo fica "duro" e a força dessa "dureza" depende apenas da força do servo.

Notas importantes sobre os servos:

Os impulsos não desejados, que possam ocorrer no tempo OFF do sinal aplicado ao servo, podem interferir com o sincronismo interno e provocarem zumbido ou vibração no eixo.

Se o servo receber impulsos cuja duração, mínima e máxima, corresponda àultrapassagem dos limites mecânicos de rotação, entra em vibração. As engrenagens estão sendo forçadas. Nesta situação, deve-se alterar a duração dos impulsos de modo a eliminar-se a vibração. (Pra isso serve o sistema de ATV/EPA dos rádios...)

Se o servo apresenta ruído e o seu movimento for irregular, pode significar quealgum dente da engrenagem esteja defeituoso.

Se o período dos impulsos for demasiado elevado, em relação ao valor indicado pelofabricante, o eixo do servo pode mover-se devido ao peso da carga que suporta. Seo período for demasiado pequeno, o servo pode emitir zumbido e aparecer vibraçãono eixo de saída;

A corrente absorvida pelos servos é proporcional à carga mecânica a que estãosujeitos. Um servo com pouca carga não consome muita energia.

Tensão de Alimentação dos servos
 
A tensão de alimentação dos servos está normalmente compreendida entre 4,8 V não devem exceder 6V, sendo recomendável a tensão de 5 V. Quanto mais baixa é a tensão mais lenta é a resposta do servo e menor é o seu binário. A corrente de alimentação depende da potência do servo. Normalmente o fabricante indica o valor da corrente. Esta depende, principalmente, do binário do servomotor e pode exceder 1A se o servo se encontrar bloqueado.

Existem servos especiais que aceitam tensões superiores a 6V, porém estes servos são específicos para o uso com baterias LiPo e não podem ser utilizados com baterias comuns ou BECs. Mas sempre tomem como regra NUNCA utilizar tensões maiores que 6,5V em circuitos de aeromodelos. (Por este motivo se usam BEC's em aviões com baterias LiPo 2S de 7.2v)

Exemplo de servo para LiPo's - Este servo suporta de 6 a 12V diretamente:

O Binário de um servo:
 
Ao longo do texto, o termo "binário do servo" apareceu várias vezes... Apenas pra explicar, o binário dos servos permite avaliar a força que os mesmos são capazes de exercer. Por exemplo, o servo Futaba S3003 apresenta um binário de 3 kg/cm a 4,8 V. Isto significa que com uma polia, engrenagem ou braço de 1 cm de comprimento ligado ao eixo do servomotor, o mesmo está apto a levantar até 3 kg. Caso a polia, engrenagem ou braço possua, por exemplo, 2,5 cm, o servo será capaz de levantar até 1,2 kg. Daí, para os tamanhos que possuem, os servos são extremamente potentes.

Servos Digitais:

Além dos servos analógico, referidos no texto, também existem no mercado servos digitais.

A grande diferença entre um servo digital e um servo analógico é a existência de um microprocessador no servo digital. Este tem por finalidade processar a informação vinda da entrada de sinal e efetuar o controle do motor de forma totalmente digital. Os servos digitais oferecem a possibilidade de se configurar os parâmetros de sentido de rotação, posição neutra, posição final e velocidade. As principais diferenças, entre estes dois tipos de servos, são as seguintes:

Para começar, um "servo digital” é o mesmo que um servo analógico, com exceção de um microprocessador, que analisa os sinais recebidos receptor e controla o motor.

Não é correto achar que um servo digital se difere muito de um servo analógico em seu design físico. Servos digitais têm os mesmos motores, engrenagens e caixa como os servos analógicos, e o que é mais importante, têm um Potenciômetro de “Feedback” tal como os analógicos.

Onde o servo digital difere é na forma de como os sinais recebidos do receptor são processados, e, por sua vez, controlando a potência inicial para o servo motor, reduzindo a inatividade, aumentando a precisão e gerando uma maior força.

Em um servo analógico ocioso, não há energia sendo enviada para o motor.

Quando um sinal é recebido pelo servo ou uma força é aplicada em seu braço, o servo responde enviando alimentação/tensão para o motor.

Esta tensão, que é de fato a maior possível, é pulsada ligando/desligando a uma taxa fixa de 50 ciclos por segundo.
A criação de pequenos pulsos gera um controle eficiente de velocidade, controlando o motor e movendo-o para a posição desejada.

Por sua vez, o potenciômetro informa ao micro controlador que a posição desejada foi alcançada, assim, os pulsos são reduzidos até que nenhuma tensão seja aplicada ao motor.

Gráfico exemplificando a diferença no número de pulsos entre um servo digital e um analógico:


Como você pode imaginar um pequeno pulso (5 volts) seguido de um intervalo (0 volts), não da ao motor um grande “incentivo” a girar, ao contrário do que um longo período faria.
Isso significa que, um pequeno movimento no controle, envia um pequeno pulso ao motor, sendo que isso é muito ineficiente, isso é chamado de “banda morta”, isso é, muito lento ou praticamente nenhum movimento do servo.

Principais vantagens dos servos digitais:

Permite receber e processar as informações recebidas do receptor antes de enviá-las para o servo, e com isso calcular e aplicar a largura de pulso de forma mais eficiente e precisa, melhorando o desempenho do servo.

A freqüência com que os sinais são enviados ao motor do servo, é significativamente maior, isso significa que ao contrario dos servos analógicos em que o motor do servo recebe 50 pulsos por seg., nos servos digitais ele passa a receber 300 pulsos por segundo. Isso não significa apenas aumento de resposta do servo, mas também aumenta e diminui o poder de aceleração/desaceleração que é capaz de ser transmitida ao motor do servo. Permitindo ao servo diminuir a “banda morta”, melhorar a resposta, aumentar e suavizar a aceleração e desaceleração, melhorar a precisão e maior força de sustentação.

E a desvantagem:

O consumo de energia. Naturalmente, com a maior freqüência de pulsos sendo mandado para o motor, o consumo de energia do servo aumenta consideravelmente. Porém, levando em consideração que cada vez mais os packs de bateria suportam mais e mais carga, esse consumo adicional de energia em relação aos benefícios, acaba deixando de ser um problema. O recomendado, é que sempre se use o maior Pack (espaço/peso/capacidade) possível, não esquecendo também de instalar, se possível, um monitor de bateria “on-board”, para se manter informado em relação ao nível de carga.


Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado da matéria! Era pra ser mais simples, mas com o sumiço da matéria anterior sobre os servos, tive que colocar tudo em uma só!!

Abraços a todos!

sábado, 18 de junho de 2011

Fatos e Fotos deste Sábado (18/06/2011)

Foi mais um sábado de muitos vôos na nossa querida pista do Aerotaguá na "tailândia". Contamos com a presença de diversos aeromodelistas, alguns antigos, outros não... Porém todos concordaram que a nova sinalização da pista de aeromodelismo melhorou muito!!

Hoje não bati muitas fotos, afinal eu também queria voar e sendo assim eu tenho duas opções: Ou eu vôo, ou eu bato fotos! Hoje voar ganhou... :P

Agora, vamos às fotos!

Fernando feliz da vida ao pilotar um Albatroz glow!

Visão geral da galerinha às 14:30, hora de chegada na pista

Wesley e seu Aero Reboque

Fernando tentando homenagear o Ônibus Espacial Endeavour, indo para o espaço!

Wesley provando como se faz um bom pouso: Primeiro Àrvore, depois chão!

 Hélio preparando o seu Sky Raider pra mais um vôo

Marcelo preparando o seu T-34 pra finalmente voar...

Wesley preparando o Albatroz pra mais um vôo, após o pouso forçado na árvore!

 U-Can-Do do Tabajara prontinho pra voar...

 Hélio e Wesley preparando mais uma seqüencia de manobras... E olha que ainda era cedo!
 
 Wesley se aproveitando da própria plataforma de vôo, patrocinada por ele mesmo!

 Marcelo em mais um pouso bem sucedido...

E este parou pertinho... Ele tá aprendendo!

  Tabajara hoje matou o verme... Um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair...

Visão da turma remanescente às 18:30

A descontração de sempre em nossa pista!

Todo mundo pondo a mão na massa pra  instalar mais uma mesa!

 Tabajara dando as coordenadas, e a galera executando...

Tudo pronto pra instalação da mesa amanhã! E assim, de mesa em mesa vamos organizando a pista!

E já vamos alocando a próxima, com o auxílio da mais alta tecnologia!

Por hoje é só, pessoal! Amanhã tem mais! Aerotaguá SEMPRE!!