Seções Fixas

Enquanto isso, no mundo real...

Gente, essa semana foi de cão pra mim (outra vez...) e por isso deixei o blog meio largado (fácil de perceber pelas postagens do pessoal...).. Mas estou "reassumindo" a direção do blog e até sábado deve estar tudo normalizado.

mais um speed fly da microvoo !!

fala galera,esse é o speed fly um quese 3d da microvoo,esse é pro fernando,resta
saber se ele da conta de segurar o bichinho que é arissssssssssssssssco .

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

OS ATÔAS DE QUARTA-FEIRA

Galera cada vez mais aumenta os atôas dos dias úteis da semana, muitos voos, bate-papos e como sempre lenhas e atrapalhadas.

Desta vez tivemos a presença dos novatos: F-16 EDF , Asinha EDF e Brutus da microvoo.

Foram tiradas poucas fotos, mas veja aí o F-16 juntamente com a Asinha EDF.





Os vídeos:

O primeiro vídeo foi o da Asinha EDF, veja até o final e veja que pouso meio estranho!!!



Nesse outro vídeo foi o do F-16 projetado para motor Pusher mas foi transformado para EDF, não ficou legal pois não tinha entrada de ar suficiente para a EDF, voou muito mal, com um pouso daqueles.... Pena que o nosso cinegrafista "Carlinhos" parecia que estava meio tonto e não pegou o pouso.



Esperamos que o grupo dos Atôas cresça cada vez mais.

Abç,

REGES.

MAIOR HELIMODELO DO MUNDO

Só para descontrair um pouco, já que o Tabajara não posta as fotos e nada interessante.

Abç,

REGES.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

o brutus está de volta !!

bom acho que de toda a galera do aerotaguá,só quem vai lembrar do brutus é o tabajara
ja construir esse modelo a uns 6 meses atrás,e olhando as fotos resolvi fazer dinovo.
só que agora com uma alteração,que é o profundor no alto do leme.


domingo, 26 de setembro de 2010

LANÇAMANETO DO PARAQUEDAS

Lançamento do paraquedas do Reges:

Avião fraco, piloto do paraquedas inesperiente, galera dando pitaco, muita espectativa e enfim, que coisa mais sem graça, um paraqueda caindo sem comando algum.....

Hoje vamos tentar um lançamento descente.



Abç,

REGES.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ISSO SIM É QUE É AVIÃO!!!

Galera, olhe apenas para os aviões, veja que riqueza de detalhes, vejas que belissimas curvas e pinturas, simplismente perfeitos!!!

Isso sim é avião.



Não leve para o lado da maldade, mas me responda: Não é lindos esses aviões???

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Planta da Semana - North Star 2000

Mais uma vez estou postando a planta da semana, seção criticada por uns, amada por outros...

Mas desta vez vou propor um desafio diferente, quem fizer o North Star 2000 mais bonito, ganhará um rádio de 6 canais!!! (só o TX...)
Apenas dois requisitos: Tem que ser fiel à planta, e tem que fazer um vôo completo (decolagem, vôo e pouso).
O Original é pra motor .40, mas voa bem com o .46 tbm, ou seu equivalente elétrico!

Vamos lá!!! Construam!!!

Planta do North Star 2000

Quero ver quem vai levar o rádio!!! Abraços a todos!!!

Pra vocês entenderem como é o avião, aqui vai o vídeo de um North Star 2000


 Ah sim!! Um pedido!! Quem puder, por favor clique de vez em quando nos anúncios que aparecem no blog! Manter o hobby e o blog sai caro e estes cliques podem resolver o problema! Abraços!

OUTRO VÍDEO DO CESSNÃO DA MICROVOO

Galera, segue o vídeo dos Atoas, plena quarta-feira as 16:00hs e um bando de atoa, fazendo o primeiro voo do cessna da microvoo.

Atoa I - Jõao Microvoo, o construtor (pai da criança).
Atoa II- Wesley, o câmera.
Atoa III - Reges, o comandante. (desta vez não teve lenha)
+ um monte de atoas assistindo. rsrsrs....




Depoimento do comandante: Mais uma vez o João Microvoo acertou no projeto, o avião voa demais, nem precisou trimar. O avião nasceu perfeito, para quem não acredita estarei voando ele no sábado, apareça e veja você mesmo. PERFEITO!!!!

Abç,

REGES.

PRIMEIRO VOO DO CESSNÃO DO REGES !!

Ta ai galera do aerotagua o video do primeiro voo do cessnão do reges
ele fez outros videos e deve colocar no blog tambem.

Pra vcs entenderem vejam os dois vídeos, nesse primeiro o Wesley estava deitado no chão para filmar o Cessna decolando por cima dele.



Nesse outro veja o wesley lá na frente deitado onde vez a filamagem do primeiro vídeo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

VÍDEOS DO III-CHURRASCO AEROTAGUA

Galera, gostaria de agradecer a presença de todos que compareceram ao Churrasco, que desta vez o pessoal veio em massa.

O objetivo principal foi alcançado, além de divertir, comer e beber bastante, nossas familias conheceram um pouco uns aos outros. Sem dúvidas foi muito bom!!!!

Segue dois vídeos da galerinha que encheu a cara e se divertiu muito:





Até que enfim o Claudio apareceu com o seu violão e deu um Show, nossa autarquia toca MUUUUUUITO!!!




Abraços a todos, espero que no próximo o pessoal que não veio apareça.

REGES.

domingo, 19 de setembro de 2010

Fotos do fim de semana

A bruxa estava solta neste fim de semana, na nossa pista provisória da "M" Norte!!!

Houveram várias lenhas e o vento estava horrível... Mas também conseguimos voar bastante e o fim de semana foi muito proveitoso.

Destaque para o 3º churrasco Aerotaguá, que bombou!!!

Vamos às fotos






sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sábado (18/09) e Domingo (19/09)

E agora aeromodelista? Pra qual avião você olha?

Lembramos a todos que este é mais um fim de semana de vôo, e que temos churrasco!!
(Informações sobre o churrasco no Post abaixo)

A previsão do tempo para Sábado é:
Dia ensolarado sem nuvens
Temperatura média de 31ºC mínima de 17ºC
Sensação Térmica 32ºC
Ventos Lestes de 11Km/h a 15Km/h (Alinhados com a pista, Leves)
Índice UV: 8 (recomendado óculos, boné e protetor solar)
Umidade relativa do Ar: 31% (LEVAR BASTANTE ÁGUA!!!)
Por do sol as 18:05


Domingo também é dia de vôo! Afinal, voar é preciso!


A previsão do tempo para Domingo é:
Dia ensolarado sem nuvens
Temperatura média de 29ºC mínima de 18ºC
Sensação Térmica 31ºC
Ventos Lestes de 14Km/h a 18Km/h (Meio Alinhados com a pista, Médios)
Índice UV: 8 (recomendado óculos, boné e protetor solar)
Umidade relativa do Ar: 32% (LEVAR ÁGUA!!! É SÉRIO!!!)
Por do sol as 18:06

Foto do Satelite:
 

TERCEIRO CHURRASCO AEROTAGUA

C O N V I T E

Galera, com o intuito de unir ainda mais a galera e tbm poder integrar as nossas famílias, ficam todos os aeromodelistas convidados para o III-Churrasco do pessoal do AEROTAGUÁ.

Gosto de avisar que sempre que faço churrasco ou festinhas aqui em minha casa as coisas são bem simples e humilde, no entanto não teremos, garçom, churrasqueiro, cozinheiro e nem faxineira, tudo terá que ser feito por nós mesmos.

LOCAL: Casa do Reges
(A maioria do pessoal sabe meu endereço e devido o blogg ser público, peço que, quem não souber me peça pelo meu email ,blogg ou pelo fone: 7814.6947 que passo o endereço. Meu email: regesb10@gmail.com ).

COLABORAÇÃO: Como sempre, o churrasco é americano, no entanto ficam todos obrigados a levar o que for consumir, Cervejas, carne, linguiça, refri, wisk, pinga e o que mais quizer levar, menos avião. rsrs...

HORÁRIO: Após os voos de sabado abitual, cada um passa no Mercado compra as coisas (carne,cerveja, refri e etc..), pega a família e pronto, caminho a casa do Reges.

TRAJE OBRIGATORIO: A piscina é aquecida e tbm temos sauna, no entanto, ficam todos obrigados a trazer short de banho, bermuda e biquinis. (Não vão fazer como no churrasco da chácara que o pessoal chegou de terno e gravata, rsrsrs...) venham bem avontade.

Minhas músicas preferidas são sertanejo e forró, então quem quizer pode trazer CD ou DVD com outros estilos de músicas, senão vai ter que ouvir musica sertaneja e forró o tempo todo. rsrsr...

Violão e instrumentos tbm são bem vindos.

segue algumas fotos da casa.

Conto com a presença de todos.

Abracos,

REGES.







quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dica da Semana - Velas para motores GLOW

Muitas vezes nos deparamos com um motor que não está pegando direito, ou um motor que não pega de jeito nenhum, um motor que não pega regulagem, que apaga à toa e etc.. Muitas vezes pensamos que é o motor que é ruim, mas na maioria das vezes a culpada é a vela.
 
O Problema é que muitas vezes, sequer estamos utilizando a vela certa para o nosso motor. Para resolver este problema estamos listando as velas mais utilizadas e suas respectivas aplicações.

 Vela : A3
Temperatura da vela: Médio-Quente
Aplicação: Amaciamento, Pequenos Motores (.32 ou menores)

Vela : No.8

Temperatura da Vela:  Média-Fria
Aplicação: Uso Geral
Tipos de Motores : A Maioria dos motores O.S.Engines
 
Vela : A5
 

Temperatura da Vela: Média
Motores maiores (.60 ou mais) ou com alto percentual de nitrometano
Tipos de Motores : 61FX, 140RX, BX-1 e BGX-1

Vela : F
 Temperatura da Vela: Quente
Tipos de Motores :  Todos os motores 4 Tempos ou de cilindrada excessiva (Acima de 1.50)

Vela :P8

Tipos de Motores : A vela P8 é produzida especialmente
para os motores Rotatórios 49PI O.S.Wankel (Rotary).
 
E o que são velas quentes? e velas frias?

Os termos são relativos; esta vela é mais quente do que aquela ou mais fria do que
aquela outra.
De um modo geral, pode definir-se como vela quente aquela que permite que maior
quantidade de mistura atinja o seu filamento.
A característica que mais influencia a temperatura de uma vela é a maior ou menor
área do filamento exposta ao combustível. Quanto maior for a área exposta, maior
quantidade de mistura será aquecida.
Também uma massa maior de arame do filamento reterá mais calor, mantendo mais
facilmente a temperatura na explosão seguinte.

Se a espiral do filamento se encontrar muito próxima das paredes da cavidade,
deixará irradiar calor para o canhão e a vela será mais fria.
Se o corpo da vela for dourado ou niquelado, o calor refletirá e a vela será mais
quente.

Em certas circunstâncias de trabalho, o filamento pode deslocar-se dentro da
cavidade, aproximando-se a um dos lados, ou comprimindo-se para dentro. Nestes
casos, a vela tornar-se-á mais fria.
Esta constitui mesmo uma solução de emergência para ajustar a temperatura de uma
vela. Puxando ou empurrando ligeiramente o filamento, torna-se a vela mais ou menos
quente.

Assim, e sintetizando, os principais elementos da vela que determinam a sua posição
na escala de temperaturas são os seguintes:

1 - O diâmetro e o comprimento do arame que constitui o filamento;
2 - O diâmetro da espiral do arame e o diâmetro da cavidade em relação ao
da espiral;
3 - A posição do filamento dentro da cavidade.

A vela é demasiado fria ... 
 
 Para concluir que uma vela é demasiado fria, para um dado combustível e
para uma determinada taxa de compressão, verificam-se os sintomas seguintes:

- quando, sempre que se tenta pôr o motor em marcha, as explosões são
fracas e ele não pega. Isto pode ser também início de bateria fraca;
- quando o motor não afina, apesar de se fechar a agulha, emitindo um som
surdo no escape;
- quando o motor baixa de rotação ao desligar da bateria, aumentando o
número de r.p.m. quando se liga de novo a corrente. Em certos casos, pode
também ser sintoma de que a vela está defeituosa;
- quando o motor, em voo, se for afogando progressivamente. Isto dá-se em
virtude do aumento de arrefecimento da vela em presença da corrente de ar.

A vela é demasiado quente ...

Se a vela é demasiado quente para as restantes condições existentes, podem
verificar-se os seguintes sintomas:

- no arranque, o motor pateia, invertendo a rotação. Sintoma idêntico se verifica
quando se fornece 2 vóltios a uma vela de 1,5;
- ao apertar a agulha, de modo a empobrecer a mistura, o motor não atinge
gradualmente o máximo de rotações. Quando em voo, a mistura torna-se rica,
repentinamente.
- o motor tende a sobreaquecer e a baixar de rotações (ratear do escape),
embora tenha sido regulado com a mistura ligeiramente rica;
- o escape emite cacarejos agudos (som de frigir ovos), sobrepondo-se ao som
normal do motor. Nestas circunstâncias, está a dar-se pré-ignição, ou
detonação, o que provoca perda de potência, enorme sobreaquecimento e
um desgaste anormal, que pode levar à destruição do motor.
 
Dicas da dica:
- Use a vela apropriada para o seu tipo de motor
- Use combustíveis com percentual de
nitrometano moderado, a não ser que seja
essencial para competição.
- Não rode seu motor com mistura muito pobre
ou deixe a bateria conectada enquanto faz
ajustes na agulha.
- Use combustível com o menor percentual de
nitrometano possível.

Quando trocar:

Fora à hora em que ela queima, uma vela deve ser trocada quando seu desempenho não é mais satisfatório ou:

- O fio do filamento se deformou.
- A superfície do filamento se tornou enrugada e branca.
- Materiais estranhos estão aderidos ao filamento e o corpo da vela está oxidado,
- O motor tende a morrer em marcha lenta.
- A partida ficou mais difícil.

Esta dica ficou meio longa, mas velas são assim mesmo... Complicaaaadas... :P

Abraços a todos

Planta da Semana - Mini 3DP

Mais um 3Dzinho manso, fácil de construir e de vôo garantido... Na configuração original pode voar com um motor .15 glow ou um 2822 elétrico (hélice recomendada para ambos: 10x4)

Na verdade, este avião pode ser feito em qualquer escala e nas escalas pra motor .46, .60, 1.20 e Giant, ele é um avião bem conhecido feito pela Great Planes... (Não vou contar qual é, mas quem for bom observador descobrirá na hora...)

Mini 3DP

Pra quem não reconheceu o modelo... DICA: Eu tenho um...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pequena Homenagem aos Aeromodelistas Antigos

Pra quem não sabe, o aeromodelismo nasceu junto com a aviação! Desde que surgiram os primeiros aviões, as pessoas fazem aeromodelos. 

Nossa sorte é que mais ou menos na mesma época, surgiu o cinema... 
 E por isso, tenho estes vídeos pra mostrar... 

Lembre-se, nesta época não existia madeira balsa, isopor, sistemas proporcionais de rádio, projetos por computador, simuladores nem nada que se pareça com o que temos hoje... Esses caras eram pioneiros MESMO!!!

A coisa toda era feita na base da "macheza", e é por isso que homenageamos esses desbravadores do céu!

Primeiro, um vídeo que mostra aeromodelos voando desde 1930 até 1960

Agora, aeromodelos ingleses dos anos 40...


E pra finalizar, olhem bem como eram os rádios dessas belezinhas...



Desde aquela época fazem aeromodelos elétricos, mas até hoje, não voam direito... Mas vale a pena acompanhar o esforço...


Foi por causa desses aeromodelistas de antigamente que hoje temos aviões que voam assim:
 
Ou então assim:
 
Um abraço a todos!

Tirinha de 1900 e antigamente...

Nosso ilustre Peixoto nos enviou essa tirinha, acho que é 1971...

É com muito carinho que contamos...

COMO FAZIAM AEROMODELOS ANTIGAMENTE...
 -Agora é só instalar o motor diesel e o rádio AM...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Novos motores a gasolina

Pra quem não conhece motores à gasolina, o FG-14B equivale a um motor glow 4 tempos .90 e o FG-30 equivale a um motor glow 1.45

É uma alternativa bem economica... O FG-14B funciona em aviões para motores .60 e o FG-30 funciona em aviões de 1.20 pra cima...

A gasolina oferece cerca de 80% de economia em relação ao glow!

Clique na imagem para ampliar!

Assunto Técnico - Programação de Rádios


 Tenho visto muita gente apanhando na hora de programar seu rádio, às vezes com conseqüências trágicas...
Às vezes o problema é causado apenas por problemas de LPM¹, outras vezes é por desconhecimento do que faz cada função, outras ainda, é por completo desconhecimento do inglês.

Pra piorar tudo, cada fabricante dá uma nomenclatura diferente pra cada função, dificultando ainda mais o aprendizado.

Neste post vou tentar explicar o que é, pra que serve e como usar as funções mais comuns de todos os rádios. Espero que gostem...

Vamos lá:

Função: Endpoint
Outros nomes: ATV, EPA, EndPoint, TMAX
O que faz: Determina o ponto máximo de movimento do servo
Como usar: Ao montar um servo, verifique se a superfície de comando está defletindo somente o necessário para que se mantenha o correto funcionamento da função. Caso esteja faltando movimentação do braço do servo, aumente o Endpoint daquela função. Caso esteja defletindo demais, diminua o endpoint. Esta função é muito útil para se determinar onde o servo para de virar, evitando assim eventuais quebras de servo e/ou linkagens.

Exemplo da função EndPoint

Função: Reverse
Outros nomes: REV, RTS, RVL, Reversal
O que faz: Inverte o movimento do servo
Como usar: Ao montar um servo, se o movimento dele estiver invertido, usa-se esta função para fazê-lo girar para o lado certo.
Função: Dual-Rate
Outros nomes: DualRate, DR, D/R, D-Rate
O que faz: Cria dois valores máximos de movimento do servo.
Como usar: Alguns aviões são muito ariscos quando em alta velocidade e muito mansos quando em baixa velocidade (Ex.: Funtana S40), nestes casos deve-se utilizar o Dual-Rate para reduzir o comando do servo quando em alta velocidade. Normalmente usa-se de 30% a 50% do comando normal quando em baixo comando. Alguns rádios possuem a função triple rate, que cria ao invés de duas, três posições de rate, mas a programação se dá da mesma forma.

Exemplo de uso do Dual-Rate

Função: Exponencial
Outros nomes: Exponential, Exp, XP, Expo, Xpo
O que faz: Altera o local de máximo e mínimo movimento do servo.
Como usar: Alguns aviões tem grandes superfícies de comando e/ou são muito ariscos em qualquer velocidade. Para estes aviões, existe a função exponencial, que tem o "poder" de amaciar o comando na zona de pilotagem (aquela onde movimentamos os servos apenas o necessário para manobrar o avião na direçao necessária), mantendo porém o índice total de deflexão (endpoint) inalterado. Esta função é muito útil quando o seu avião tiver grandes superfícies de comando e for complicado ficar batendo chaves de dual-rate. Normalmente um fator exponencial de -50% costuma amaciar qualquer avião. Caso seu avião esteja "manso demais" pode-se usar o exponencial positivo para deixa-lo mais esperto!

Exemplo de uso do Exponencial

Outro Vídeo, explicando DUAL RATE e EXPONENCIAL

Função: Sub-Trim
Outros nomes: Center, Sub, STRM, Stm, CNT
O  que faz: Ajusta o ponto central de movimento do servo
Como usar: Após instalar todos os servos do seu avião, retire os braços dos servos e ligue o rádio. Eles irão "centralizar", então, coloque os braços de volta nos servos e verifique se as superfícies de comando estão "zeradas",  caso esteja, ok, não faça nada, caso não estejam, usem a função Sub-Trim para deixar todos os comandos bem alinhados. O uso desta função ajuda bastante na hora de trimar o avião.

Função: Model
Outros nomes: Memory, MSEL, SEL, ModelMemory, Model Memory
O que faz: Seleciona a memória de modelo a ser utilizada naquele momento.
Como usar: Quando comprar um novo avião, ou desejar adicionar outro avião ao seu rádio, utilize a função Model para selecionar uma memória vazia para armazenar os parâmetros do avião em questão.

Função: Elevon
Outros nomes: Elevn, Delta, Dlt, Elvn, Eln, Elv, F-Wing, F/w
O que faz: Executa uma mixagem entre o profundor e o aileron
Como usar: Em aviões delta ou asas zagi, só existem duas superfícies de comando: Elevon direito e Elevon Esquerdo, estes aviões necessitam desta função especial que faz com que os elevons trabalhem tanto como profundor quanto como aileron, para usar, basta ligar a função e fazer a reversão de servos se for necessária.

Por hoje é só, pessoal... Caso gostem, semana que vem posto as programações avançadas do rádio, e na outra semana, exemplos reais de programação avançada...

Espero que ajude! Abraços a todos!

domingo, 12 de setembro de 2010

BRINCADEIRAS PARA O PRÓXIMO SÁBADO

Proximo sábado vamos fazer uma brincadeirinha dessas em nossa pista da M-norte
Já comprei o paraquedas e vamos adaptar o aviao do Tabajara para fazer o lançamento do Paraquedista e o Reges vai estar no comando do paraqueda (Tombo na certa...rsrs) vamos ver no que dá....
Abç.
REGES.

Fatos e Fotos deste Domingo (12-09-2010)

O 11 de setembro passou e ninguém jogou avião em torre!! Ainda bem...

Foi um domingo de muito sol, muitos aviões, muitos vôos e poucas fotos na nossa pista provisória da "M" Norte
O dia tava tão "apetitoso" pra voar, que todo mundo esqueceu de bater fotos! Mas a pista encheu e tudo foi muito agradável!

Vamos às fotos:

Acho que todo mundo tentou esvaziar o hangar hoje!!!

Decididamente...

Visão geral da galera e dos aviões

O Cessninha ficou bem na foto

Irlândio e o Tucaninho

Esqueci o nome deste novato, mas agora o seu Skymaster está pronto pra voar, semana que vem levo o cabo trainer pra JR e assim teremos mais um no ar!

João microvôo, o homem que copiava...
E colava!!!! :P

Irlândio e Ventania, felizes como pintos no lixo... :P

É... e as fotos acabam por aqui, as antas esqueceram de fotografar (isso me inclui, afinal, nem câmera eu levei pra pista...)

Mas em compensação, temos vídeos!!!

Reges pusando o Cap232 sem motor...
Poucos aviões... :P
Tucaninho do Irlândio
Por hoje é só, pessoal... Vamos torcer para que as coisas andem essa semana, assim poderemos voar na pista definitiva na semana que vem...
Não esqueçam que amanhã tem matéria técnica!!!! O assunto desta semana, será programação de rádios!

Abraços a todos!

sábado, 11 de setembro de 2010

Fotos deste sábado à tarde

Foram muitos vôos e muitas novidades na nossa pista provisória da "M" Norte.

Os fominhas ficaram lá até tarde voando... E olha que amanhã também é dia de vôo e tem mais!!!

O divertido é que todo mundo testou coisa nova na pista... Reges testou seu jatinho novo, Wesley testou o Tucaninho microvôo, eu testei o rádio com o módulo adaptado, Paulo testou o Reactor 3D, o João testou o Cessninha... Enfim, foi uma testação só!!!

Vamos às fotos:

Albatroz do Wesley e Starfire do Reges

Reges e seu Starfire

Acho que tem um bicho lá dentro...
E dois do lado de fora...

Reges e o Cessninha do João

João e seu Cessninha

Wesley e seus dois filhos!
(O outro é o Tucaninho, não o Reges...)

Reges e o Skymaster Gold

Fernando e o Frank

Marcelo e o Cessna

Marcelo e o Albatroz

Irlândio e o planador

João ainda tentando copiar a asinha.... :P
(Pedra 90, só enfrenta quem agüenta)

Cláudio camuflado segurando a asinha

Paulo e o Reactor, belo avião

O verdadeiro retrato da folga...

Levaram o "conforto ao pilotar" até as últimas conseqüencias

O Primeiro vôo do Reactor sobrou pra mim... :P

Tabajara testando maluquice no tucaninho elétrico... (Esse sofre)

Os fominhas: Na pista até as 20:00

Esse sábado valeu, mas amanhã tem mais!!

Abraços a todos!