Seções Fixas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

E tem maluco que ainda gosta de elétrico... Isso aqui é ARTE...

Se for com um desses, eu monto um P-51 ou um BF-109 ou ainda um FW-190.. Quem sabe, se o dinheiro permitir eu ainda comprarei um aeromodelo TA-152 com um motor desses... E tem que ser 50% de escala

Que barulho lindo!

Primeira postagem OFF TOPIC...

Gente, essa não tem nada a ver com o blog, mas essa mereceu aparecer e serve pra mostrar como tem cara de pau nesse mundo, e prova também que no MercadoLivre se vende de tudo MESMO...

RI MUITO ALTO QUANDO VI ISSO...
(Clique para ampliar)
P.S. Parece que tá aqui em taguatinga, vamos leva-lo pra mostrar no Aerotaguá?

Vídeos interessantes de asas voadoras...

O povo morre de curiosidade sobre as tais "asinhas"... Então resolvi postar uns vídeos que contam bem o que é isso...

Asinha do Tipo PLANK (dessa eu nunca vi...)

Asa voadora delta GLOW...

Asa voadora tipo Stark

A mãe de todas as Zagi's

Zagi de planeio
Não é asa voadora, mas tem estabilidade relaxada!!!

Só pra deixar a terça mais interessante... Abraços a todos!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Assunto Técnico - Como funciona o ESC/BEC

Hoje falarei do ESC (Electronic Speed Control), presente em todos os aeromodelos elétricos, sejam eles com escovas (Motores BRUSHED ou ESCOVADOS) ou então motores sem escovas (BRUSHLESS).

Exemplo de ESC com BEC para motores BRUSHLESS

O que é o ESC?

O ESC ou ELECTRONIC SPEED CONTROL é o equipamento eletrônico que tem como função controlar a velocidade e a potência cinética de um motor elétrico, seja variando a corrente (para o caso de motores com escovas) ou então variando a transição entre as diversas fases de um motor (para o caso de motores brushless).

Como funcionam os ESC's para motores com escovas (Brushed)?

Normalmente, os ESC's para motores brushed funcionam através da modulação por largura de pulsos (PWM), variando assim, a corrente (e não a tensão, como muitos pensam) que chega até o motor, de um valor mínimo (baixo rpm, ou motor parado) até um valor máximo (praticamente corrente contínua). Muita gente me pergunta por que não se varia a tensão, já que seria muito mais fácil produzir um ESC que variasse a tensão... O problema aí, é que quando se varia a tensão, o torque do motor também varia, logo, além de girar devagar, o motor ficaria fraco e sem força. Fora o fato de que o método PWM aquece bem menos o transístor de controle, visto que ele não tem que dissipar a tensão restante. Normalmente, estes ESC's também possuem um filtro, para eliminar ruídos elétricos residuais causados por motores brushed.

Como funcionam os ESC's para motores sem escovas (Brushless)?

Aqui a coisa complica um pouco, pois na verdade o motor brushless a grosso é um motor trifásico e por isso deve funcionar com uma correta sincronização entre suas fases.

Esquema de funcionamento de um motor brushless

Ou seja, em motores brushless não adianta apenas variar a corrente. A forma correta de se controlar a velocidade é variando a freqüencia de troca de corrente entre suas fases. Isto é feito por um microprocessador que fica instalado dentro do ESC. Este processo é feito matematicamente utilizando uma seqüencia binária previamente armazenada em memória de dados, e o programa que está contido na memória de programa envia estes dados na forma de bits que acionam conjuntos de transístores MOSFET  que por sua vez acionam as bobinas do motor em seqüencia. Isto tudo, somado a um feedback por corrente (que diz para o microprocessador do ESC qual é a velocidade máxima que o motor suporta) é o que faz o motor girar... Não pensem que é simples!

E o BEC, que diabos é o BEC?

 BEC ou Battery Eliminator Circuit, é um dispositivo eletrônico que converte os 7.2v, 11.1v ou mais em 5v ou 6v para que se alimente o receptor e os servos de um aeromodelo. O BEC pode ou não estar integrado ao ESC, normalmente os ESC's mais comuns tem BEC incorporado de até 2A. Logo, eles alimentam apenas pequenos aviões elétricos. Para aviões maiores ou mesmo aviões à combustão (que com o uso de BEC's podem usar baterias de lítio), deve-se usar um BEC separado de 4A ou 5A. Existem BEC's de 2A a 25A (Pra que será que serve um BEC de 25A?)

Mas afinal, os ESC's fazem somente isso?

Não!! Existem várias funcões que os ESC's fazem além de controlar a velocidade do motor e possuir um BEC, vários ESC's possuem outras funções, como por exemplo freio, variação lenta da velocidade do motor, "slow start" (início suave do giro do motor), localização de aeromodelos perdidos (através de bips emitidos pelo motor), leitura dos pontos máximo e mínimo do stick do acelerador e etc.

Gente, por hoje é só... A matéria sobre o ESC é curtinha mesmo, na próxima matéria falarei sobre os motores elétricos e seus respectivos fucionamentos, limitações, aplicações, conservação e etc...

Até a próxima e abracinhos a todos!

Confiram logo abaixo as fotos especiais de Domingo...

Seção ESPECIAL de fotos

No domingo tivemos a presença do pessoal do Geraldo Naves lá na pista e por acaso esqueci que tinha um fotógrafo profissional bem equipado por lá... Pois é, recebi as fotos e fiquei impressonado!

Fica aqui o sincero agradecimento ao Luis Felipe Couto pela primazia ao tirar fotos em ângulos que eu mesmo nunca imaginei e com uma qualidade nunca antes vista em nosso blog!!!

Vamos às fotos:

Irlândio preparando o Stick

Ismael "MadfoX Tabajara" montando o U-Can-Do

Zé Carlos montando o Skymaster

Tabajara analisando um rádio com esquisitices

Tucaninho do Claudio PT2COB se preparando pra decolar

Tucaninho em vôo

F-16 do Claudio só aguardando...

Linda decolagem do Tucaninho

O Vôo do planador

Mais ao longe...

O Cessninha solitário em meio ao céu azul!

O U-Can-Do do Tabajara... Escalavrado mas VALENTE...

Passagem do Tucaninho do Irlândio

Eagle do Peixoto em passagem lenta

Caaaaaaaara! Essas fotos ficaram o BICHO!! Espero contar com a presença do Felipe mais vezes na pista... 
 
Abraços a todos!

domingo, 29 de agosto de 2010

Fatos e Fotos deste Domingo (28-08-2010)

Foi mais um domingo de muitos vôos aqui na nossa pista provisória do Aerotaguá, localizada aqui na "M" Norte (Taguatinga - DF)
Tivemos a visita do pessoal do Geraldo Naves, que veio conferir o que é o Aeromodelismo, já que semana que vem teremos uma apresentação do pessoal do Aerotaguá lá na Península Norte.

Embora o número de aeromodelistas presentes tenha sido pequeno (sábado haviam vários), ainda assim a pista e os céus se encheram de gente bonita e muita alegria, assim como de prazer, o verdadeiro prazer de voar sem tirar os pés do chão!

Chega de blá blá blá e vamos às fotos!

Irlândio e seu Tucaninho elétrico
Nem preciso falar nada sobre a cara :P

Luan e o Mini-Jamaica, finalmente voando!

Alexandre e o Mini-Jamaica (em sociedade com o Luan)

Nosso ilustre Peixoto agarrado com seu Eagle!

Tabajara e sua tradicional zona encima da mesa!

Eric e o Cessnão (Levemente lenhado)

O Pessoal do Geraldo Naves, marcando precença na nossa pista!

A Bat-asa e o planador FPV chamando a atenção
Os aviões do João estao cada vez melhores (Puxar a orelha dele de vez em quando ajuda!)

Zé Carlos preparando Skymaster de um aluno! Sempre dando dicas!

Planador do Irlândio em vôo lento

Visão Geral da galera do Aerotagua - 5 fotos!

Agradecemos a todos que compareceram e tem tornado nosso grupo cada vez mais forte, unido e divertido! O Aerotaguá existe por vocês e pra vocês!

Abraços a todos

Ah sim!! Esperamos novidades sobre a pista definitiva esta semana! Assim que sair algo, informaremos por aqui!

sábado, 28 de agosto de 2010

Fotos deste sábado à tarde (28-08-2010)

Nosso churrasco foi muito divertido! Rimos bastante, comemos bastante e tinha água, refrigerante e cerveja (pra quem não fosse voar). Tivemos céu aberto e pra nossa surpresa, não tivemos vento!

Tivemos pista cheia num sábado (O que é RARO), e a presença de alguns novatos!

Enfim, foi um dia perfeito (salvo alguns detalhes)

Confiram nas fotos abaixo:

 Hoje não vou comentar as fotos (Até pq demora pacas pra subir todas...)
Mas vou postar uma pancada!


Enquanto isso, com a mesma cara...

Batman passou pela pista hoje...

Novatos são sempre bem vindos!

E ainda, com a mesma cara... (é outra foto!)

João aprendendo com o Irlândio (E a Bat Asa)

 Ângulo diferente, avião diferente, mas a cara...

Até no escuro!!!


Caramba!! E ainda tem vídeos!!!!!!!!

Vídeo 1
Vídeo 2
Ufa!! Por hoje é só pessoal!! Amanhã tem mais!! E o churras continua!!!
Abraços a todos!