Pesquisa Aerotaguá - Busca de conteúdo do blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Os videos de terça - na quarta!

Olá pessoal, ontem não tive tempo de mexer com nada do blog, por isso, os videos de ontem saem hoje!

Abraços a todos!

Vamos aos vídeos: SÓ BIPLANOS INSANOS

Jim Leroy... Esse era o cara...

Brett Hunter... QUE ISSO MEU???

E um Ultimate 10-200, será que presta?

Brinca com o velhinho... PT-17 Stearman...

Pitts é pitts.. Fazedor de Viúvas..

A volta da sua vida... Pitts-S1 B

Decididamente, voar é isso.. Abraços a todos!!!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Previsão do Tempo para Sábado e Domingo (23/06/2012 e 24/06/2012)

Lembrando a todos que este é mais um fim de semana de vôo!

Lembrando também que esta previsão vale pro pessoal do vôo livre e também da aviação leve e ultraleve!
Como sempre, estaremos na pista do Aerotaguá ou na pista da L2 a partir das 13:00. Contamos com sua presença!
A previsão do tempo para Sábado é:
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Temperatura média de 28ºC mínima de 18ºC
Sensação Térmica 27ºC
Ventos Lestes de 9Km/h a 11Km/h (Variando bastante, médios)
Índice UV: 5 (recomendado óculos e boné)
Umidade relativa do Ar: 93%
Precipitação (Chuva): 4mm (chance de chuva: 80%)
Por do sol as 17:49

A previsão do tempo para Domingo é:
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Temperatura média de 25ºC mínima de 16ºC
Sensação Térmica 26ºC
Ventos Nordestes de 13Km/h a 16Km/h (fracos para médios, variando)
Índice UV: 5 (recomendado óculos e boné)
Umidade relativa do Ar: 89%
Precipitação (Chuva): 0mm
Por do sol as 17:49

Foto do Satélite:
Bons vôos a todos!!!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Video Clip da Semana - The Killers: Human

Mais um video-clip inspirador... Bom fim de semana que se inicia!

The Killers - Human

I did my best to notice
When the call came down the line
Up to the platform of surrender
I was brought but i was kind
And sometimes i get nervous
When i see an open door
Close your eyes
Clear your heart

Cut the cord
Are we human?
Or are we dancer?
My sign is vital
My hands are cold
And I'm on my knees
Looking for the answer
Are we human?
Or are we dancer?

Pay my respects to grace and virtue
Send my condolences to good
Give my regards to soul and romance
They always did the best they could
And so long to devotion
You taught me everything i know
Wave goodbye
Wish me well

You got to let me go
Are we human?
Or are we dancer?
My sign is vital
My hands are cold
And I'm on my knees
Looking for the answer
Are we human?
Or are we dancer?

Will your system be alright
When you dream of home tonight?
There is no message we're receiving
Let me know is your heart still beating

Are we human?
Or are we dancer?
My sign is vital
My hands are cold
And I'm on my knees
Looking for the answer

You've got to let me know
Are we human?
Or are we dancer?
My sign is vital
My hands are cold
And I'm on my knees
Looking for the answer
Are we human
Or are we dancer?

Are we human?
Or are we dancer?

Are we human
Or are we dancer?

--------------------------- Tradução ---------------------------

The Killers - Humano

Eu fiz o meu melhor para perceber
quando a chamada veio
Na plataforma da rendição.
Fui levado mas fui gentil
E às vezes eu fico nervoso
Quando eu vejo uma porta aberta
Feche os olhos
Limpe seu coração

Corte o cordão
Somos humanos?
Ou somos dançarinos?
Meu sinal é vital
Minhas mãos estão geladas
Eu estou de joelhos
Esperando a resposta
Somos humanos?
Ou somos dançarinos?

Apresente meu respeito para graça e virtude
Envie minhas condolências para o bem
Dê meus cumprimentos a alma e romance
Eles sempre fizeram o melhor que podiam
E adeus à devoção
Me ensinou tudo que sei
Acene adeus,
Deseje-me sorte

Você tem que me deixar ir
Somos humanos?
Ou somos dançarinos?
Meu sinal é vital
Minhas mãos estão geladas
E estou de joelhos
Procurando a resposta
Somos humanos?
Ou somos dançarinos?

Seu sistema ficará bem
Quando sonhar com o lar hoje a noite
Não estamos recebendo a mensagem que não há.
Deixe-me saber, seu coração ainda bate?

Somos humanos?
Ou somos dançarinos?
Meu sinal é vital
Minhas mãos estão geladas
E estou de joelhos
Procurando a resposta

Você tem que me deixar saber
Somos humanos?
Ou somos dançarinos?
Meu sinal é vital
Minhas mãos estão geladas
E estou de joelhos
Procurando a resposta
Somos humanos?
Ou somos dançarinos?

Somos humanos?
Ou somos dançarinos?

Somos humanos?
Ou somos dançarinos?

Dica da Semana - Esquemas de ligação ESC/Bateria/Motor

Esquemas de Ligação para Elétricos

Fui visitar a página do facebook dos nossos amigos lá de Afonso Cláudio, ES, o pessoal do Clube Fênix de Aeromodelismo (http://www.facebook.com/clubefenixdeaero) e vi uma coisa muito legal que o nosso companheiro aeromodelista Luiz Eduardo fez e postou por lá. São esquemas de ligações simplificados em imagens entre baterias, ESCs e motores, de modo a facilitar a vida do pessoal de elétricos.

Vamos às imagens:

Esquema de ligação paralelo para baterias, faz duas baterias 3S 2200 funcionarem como uma 3S 4400




Esquema de ligação em série de baterias, faz duas baterias 3S 2200 funcionarem como uma 6S 2200




Esquema de ligação para 2 ESCs e dois motores, em apenas um canal do rádio.
Muito útil para bi-motores de qualquer tipo.



Lembrando que estes esquemas podem ser "unidos" e assim podem atender qualquer necessidade. Exemplo, vamos supor que vc precise alimentar 2 motores e 2 ESC's com uma bateria 6S 5000, mas vc só tenha 4 baterias 3S 2200, vc pode usar o esquema da ligação em paralelo para unir 2 baterias 3S2200 em uma 3S4400 e depois juntar as quatro baterias em uma dupla-série em paralelo, formando uma 6S4400 depois vc pode usar o esquema acima para juntar tudo isso em dois motores e dois ESC's.

Existem outros esquemas, mas ao fazer estes adaptadores, não esqueçam de utilizar fio de bitola compatível com a corrente, isolar bem as soldas e procurar manter as soldas o mais bem feitas possível, pois qualquer mau contato geraria facilmente calor suficiente para derreter e até incendiar o aeromodelo, graças às altas correntes envolvidas. Aqui no blog há exemplos de aeromodelos que pegaram fogo graças a isso.

Espero que tenham gostado, e mais uma vez, obrigado ao pessoal do Clube Fênix.

Abraços a todos.

A construção de um CLÁSSICO

Este vídeo (kibado diretamente da página do Facebook do Clube Fênix) mostra a construção nos anos 40 do maior clássico de todos os tempos, o Piper J3 Cub. Além dele, vemos também as plantas do J5 e do L4!
Um verdadeiro achado para quem (como nós) ama aviação e aeromodelismo!

Simplesmente fantástico



 
O mais interessante é que esta técnica de construção pode ser usada tanto na construção de aviões reais quanto na construção de aeromodelos! Logo, este vídeo é uma verdadeira aula sobre o assunto! 
 
Espero que tenham gostado, abraços a todos!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Os Videos de Terça - É assim que se voa!

Jatinhos 3D...

A BESTA (Comemorando a postagem 666)
(Tive oportunidade de ver um avião desses de perto essa semana... Simplesmente LINDO)

Que tal uma corridinha pra esquentar o dedo?

Encara o Batatinha.. Encara?

Sukhoi é Sukhoi...

Pois é... Também é Sukhoi...
(Nunca me canso de ver esse vídeo!!!)

E se for pra fazer elétrico (ECA), pelo menos faça bem feito!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Planta da Semana - AeroCommander

AeroCommander 26
 

Como mais uma contribuição do nosso amigo Tedesco, a planta da semana desta vez é de um clássico da era de ouro da aviação. Trata-se do AeroCommander 26, um belo bimotor!

Esta planta pode ser reproduzida desde o modelo com 70cm de envergadura até o tamanho da foto acima.

Este avião é considerado um Sport Plane e por isso, requer um piloto com habilidades medianas.

Vamos à planta:

Abraços a todos!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Assunto Técnico - Comprometimento dos Combustíveis


Combustível para Modelismo:
Degradação e contaminação

 Como todos sabemos, uma das coisas mais chatas que podem acontecer enquanto voamos nossos aeromodelos é o apagamento de motor.

Muitas vezes perdemos horas futucando na regulagem, trocando velas, descarbonizando motores e ainda assim nada resolve. Quando isso acontece ficamos chateados e confusos, muita gente pensa até em partir para o elétrico, mesmo com o custo altíssimo de tais aeromodelos.

Mas... E se o grande culpado disso tudo for o combustível?
Pois é, muitas vezes o verdadeiro culpado pelo apagamento é o combustível, que se degradou, se contaminou, se separou ou mesmo, perdeu suas características explosivas.

Mas antes de tudo, de que é feito o combustível?
O combustível para modelismo é feito basicamente de 3 compostos químicos que são:

Metanol (ou Álcool Metilico)
Óleo 2T
Nitrometano

(para maiores detalhes sobre como se faz um combustível de modelismo, visite esta matéria aqui: Como fazer combustível para modelismo)
 
Estes três componentes tem características próprias que determinam seu funcionamento em conjunto. Destes componentes, o mais facilmente corruptível é o próprio metanol, pois este componente dos combustíveis é altamente higroscópico, ou seja, absorve umidade do ar. Além disso, suas moléculas são quebráveis com radiação ultravioleta, e quando as moléculas de metanol são quebradas, o resultado é água, que é absorvida por outras moléculas do metanol que se tornam inertes... Ou seja, tanto um quanto o outro, são extremamente nocivos ao seu combustível.

Gotículas de água que se formam no galão, prejudicando seu combustível.

Outro componente sensível é o óleo, não por ser sensível em si, mas por ser um óleo e óleos não são lá muito miscíveis em álcoois, sejam eles metílicos ou etílicos. Às vezes, o óleo se separa do combustível com o tempo, ou então perde suas características lubrificantes ao entrar em contato com umidade.

O Nitrometano não se corrompe facilmente, em teoria, as únicas coisas que podem corromper o nitrometano são a gasolina e a radiação UltraVioleta,  porém por ser extremamente volátil ele se evapora com uma facilidade incrível. Frequentemente vemos um combustível que antes deveria ter 15% de nitrometano passar a ter 7% ou até 3% de nitro, pois todo o nitrometano simplesmente se evaporou... É comum vermos alguma condensação dentro do galão de combustível. Na maioria das vezes, aquilo lá é nitrometano.

Como podemos ver, são vários os fatores que determinam a qualidade e a duração do combustível para modelismo depois que ele chega até suas mãos.

"Como podemos fazer com que o combustível não se estrague?"

Existem várias dicas sobre isso, mas as mais importantes são:

Mantenha seu combustível bem fechado, de preferência sempre com aquela tampinha vermelha que vem com ele. Não use aqueles sistemas de mangueirinhas que vão na tampa do tanque, eles são práticos mas acabam deixando seu combustível aberto e combustível aberto é combustível com água e sem nitrometano... Às vezes ter um pouquinho de trabalho economiza uma grana preta...

Infelizmente, isso deve ser evitado

Outro fator importante é o sol. Mantenha seu combustível longe do sol, a radiação ultravioleta decompõe o metanol em outros ingredientes (como água, por exemplo...). Quando não estiver abastecendo, mantenha-o na sombra. E em casa, mantenha-o longe da janela, de preferência, guarde-o em um armário escuro... Também não compre combustível em lojas que o deixam exposto ao sol.


A gasolina é inimiga do nitrometano, ao abastecer seu avião à gasolina não use a mesma bomba. A gasolina se liga ao nitrometano e altera suas características, destruindo sua capacidade resfriadora.


Deixe de ser murrinha e compre uma dessas só pra gasolina!

Ao deixar o combustível fechado de uma semana à outra de vôo, dê uma sacudida... Isso ajuda a misturar tudo de novo, principalmente o óleo e o nitrometano.

Se o seu combustível mudou de cor é porque se corrompeu com alguma coisa, logo, é melhor deixar este combustível de lado e comprar outro. Afinal, um galão custa algo em torno de R$70,00 e um avião custa em torno de R$1500... Logo... Combustível ruim seria o menos caro a ser substituido...

Se o seu combustível está pronto, não coloque mais nenhum aditivo (a não ser nitrometano), pois as medidas dele já foram definidas, de repente, adicionar algo pode desandar a receita.

Não cheire seu combustível pra saber se ele está bom... Metanol é toxico.

Bom, como sempre, vai ter um monte de gente falando "Ah! Esse Tabajara fala demais, acha que sabe de tudo, não vou fazer nada disso aí e vou continuar voando"... Bom, a esses eu lembro que meus aviões quase nunca apagam motor e normalmente pegam na primeira batida de hélice (se não pegar, é glow starter descarregado ou vela ruim...)

Pra quem duvida, olha só como fica o combustível velho e cheio de umidade...
 (É isso que vc quer no seu avião???)

E lembrem-se, tudo que sai neste blog é fruto de muito estudo, muita pesquisa  e muita experiência de pista... Muita coisa eu pego com os mais "velhacos" e vou juntando pra por aqui no blog... Logo... Estudar não dói né?

Abraços a todos!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sessão de fotos especial

E o Aerotaguá viaja pra longe para voar nos lugares mais inusitados...

No alto de uma serra, a mais de 3000 metros de altitude...

Lá aonde estão estas antenas

Depois de passar por caminhos tortuosos...

Chegamos a essa altitude...

Onde nosso bravo guerreiro dos ares, Tabajara, estava equipado com a asinha (elétrica???)

E lá, dessas alturas...
Esta foto é exatamente o oposto da primeira, que foi batida daquela cidade...

A asinha foi lançada...
(Isso ao lado, são dois cabos de aço para sustentação de uma das torres de rádio)

O fotógrafo de plantão, ao invés de pegar a asinha em vôo, pegou estes caras aqui...

Mas tem um vídeo...

E depois de tudo isso, aqui vai o sorriso de um piloto satisfeito com o vôo
Satisfeito, porém tremido na base, pois foi um dos vôos mais difíceis da vida do Tabajara...

Que disse que o próximo a voar, será ele, ao invés da asinha...

Quem sabe na próxima postagem...

Por hoje é só, pessoal!! Abraços a todos!!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sessão de Videos Especial... APENAS ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Como é voar com a Esquadrilha

Esquadrilha em Brasilia com Fonia

Globo Reporter sobre a Esquadrilha

Parte 2

Parte 3

Fumaça Já

Mais um da Fumaça...

E o melhor de todos, embora já bastante conhecido...

Simplesmente UAU!

Abraços a todos

sábado, 2 de junho de 2012

Fatos e Fotos do Dia (02/06/2012)

Hoje tivemos uma volta às orígens. Voltamos a voar no velho e bom Taguaparque. A boa notícia é que a turma se reuniu em peso. Aeromodelos elétricos e glow se misturaram nos ceús do antigo motocross e teve diversão para todo mundo. Embora a área não seja tão ampla (porém é bem maior que a da M-Norte), por outro lado temos como lucro o fato de ter banheiros, agua, energia e iluminação por perto, ter um lugar perto para comprar água e refrigerante. Outro ponto positivo é o fato do local ser iluminado, o que permite vôos depois do por do sol. Quem tem aeros pequenos vai ficar encantado com o local, e quem tem aeros grandes, até um 1.20 glow, também vai gostar muito do local. No domingo estaremos novamente voando no Taguarpark, será mais um teste para este local de vôo. Depois iremos aos poucos vendo se lá é realmente é o melhor local todos nós.

Portanto, todo mundo no Taguaparque no domingo a partir de 14:00 hs. Vejo vocês lá.

Mas eu já falei demais, vamos ao que realmente interessa, vamos aos fatos e às fotos dos vôos no Taguaparque.

Um aeromodelo F3A (Super Taiji EP) preparado para manobras, agora vamos ver se o Reges vai ter perícia para domar o aero.

 A turma compareceu em peso, até o Fernando que andava sumido marcou presença (e caiu, claro, pois se não cair não é o Fernando!).

 Édson também marcou presença e fez vários vôos.

Éber chegou cedo, fez alguns vôos e também foi embora cedo, mas pelo jeito ele aprovou o novo local de vôo.

Neste primeiro dia de volta ao Taguaparque, já tivemos um bom público que veio para assistir.


Neste primeiro dia de volta ao Taguaparque, já tivemos um bom público que veio para assistir. Aqui, mais dois

A asinha do Tabajara ressuscitou e fez algums vôos no Taguaparque.

Visão geral do galpão do Taguaparque.

Visão geral do galpão do Taguaparque.

Visão geral do galpão do Taguaparque.

Visão geral do galpão do Taguaparque. Destaque para os banheiros

Visão geral do galpão do Taguaparque.

 Fernando exibe o seu aero.

Visão geral do galpão do Taguaparque e dos aeromodelistas presentes.

O planador do Irlândio durante um intervalo de vôo.

 Aqui temos um aero construído pela JC Aero International Company.

 E vamos aos aeros que voaram hoje.

 E vamos aos aeros que voaram hoje.

E vamos aos aeros que voaram hoje.

E vamos aos aeros que voaram hoje.
 
 Fabrício marcou presença com o seu heli 600 com carenagem escala.

E vamos aos aeros que voaram hoje.

 E vamos aos aeros que voaram hoje.

Éder voou pouco, mas marcou presença.

Tabajara, dentre outros, voou de asinha.

Visão geral do galpão do Taguaparque e dos aeromodelistas presentes.


 Visão geral do galpão do Taguaparque e dos aeromodelistas presentes.

 O bom deste planador é que ele rápido e dócil.

 Heli 600 do Fabrício.

 Heli 600 do Fabrício.

 Visão geral do galpão do Taguaparque e dos aeromodelistas presentes.

 Visão geral do galpão do Taguaparque e dos aeromodelistas presentes.


 Quem disse que árabes e Judeus não podem conviver pacificamente?
(N.T: Árabe é a mãe!) (N.J.: Quem dera que eu fosse judeu)

 João mostra que já tem serviço para o domingo pela manhã.

 O Stick do Tabajara, agora com duas asas.

 Evaldo também marcou presença.

 Visão geral do galpão do Taguaparque e dos aeromodelistas presentes.

 Irlândio mostra como está a asa do Tabajara.

E por hoje é só pessoal, amanhã tem mais!
Abraços a todos!