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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Brincadeiras interessantes pra se fazer no 7 de Setembro...

Como todo mundo sabe, o 7 de Setembro tá aí... E seja na L2, seja na pista do Aerotaguá, seja na M-Norte ou no raio que o parta, dia 7 de Setembro é dia de vôos emocionantes e muita diversão... 

Tradicionalmente, rola em muitas pistas do Brasil uma gincaninha ou então competições locais de tirar o fôlego, animadas ao tom de muita confusão (essa eu tirei do narrador da sessão da tarde)

Então, pra animar a galera, procurei por aí umas brincadeirinhas pra turma ter uma idéia do que dá pra fazer com os aeros...

Corrida pylon... Essa é doideira!! Principalmente com mais de 5... Mínimo 3 pra ficar legal!
 Caça a raposa... Melhor deixar essa pro final... :P No video tem o "por que" disso..

Prova do Ovo... Tem que pegar o ovo com o chapeu, caixa e/ou etc...


Ops... Agora sem sacanagem... A prova do OVO

Decolagem Curta
Pouso de Precisão:

Passagem por baixo da fita

Estouro do Balão no chão (com o cara VENDADO) e Pouso de precisão no porta aviões

Gincana da ACA pra turma ter uma idéia... PARTES 1, 2 e 3!!!



Sim, o Tabajara da caça a raposa sou eu mesmo... :P

O que acham das idéias? Dá pra fazer em todas as pistas e com qualquer tipo de avião, desde que ele aguente carregar um OVO...

VAMOS ANIMAR GALERA!!!!!!

Para a prova do ovo são necessários apena palitos de churrasquinho, copos descartáveis, elásticos de asa e uma caixa de ovos (aquelas com 30)...

Para a prova da fita, bastam dois cabos de vassoura e uma fita VHS velha

Para a prova dos balões, são necessários balões e fita adesiva.

E para o pouso no porta aviões, alguém tem que fazer o porta-aviões de papelão....

Para todas as provas, são necessários aviões e pilotos... :P

Deixem de ser desanimados e vamos brincar!!! Abraços a todos!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Planta da Semana - Curtiss XP-55 Canard

Pra quem gosta de um avião diferente, veloz e desafiador este aqui é um prato cheio!!!

Com vocês o Curtiss XP-55, um dos primeiros aviões pusher do mundo!!! E este é um avião muito bom de se voar (desde que construído corretamente)... Rápido e manso ao mesmo tempo!!!

A planta está em escala para um XP-55 com motor .61 glow ou 5055 elétrico... Porém pode-se ampliar ou reduzir a planta e com isso utilizar motores diferentes...

Curtiss XP-55
(Clique para ampliar)

Semana que vem tem mais... Só não sei que tipo de planta posto... Mas até lá, sugestões aparecerão...

Abraços a todos!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Assunto Técnico - Motores Radiais

Motores Radiais
Exemplo de Motores radiais, um no F6-F Hellcat e outro na moto!!!

Motores radiais, também chamados motores em estrela - são motores de combustão interna de simetria radial, com pistões dispostos em torno de um ponto central na árvore de manivelas. Esta configuração gera muito torque em baixas rotações, e por este motivo foi muito utilizada para mover as hélices de aeronaves.

Além do alto torque em baixas rotações, devido à sua configuração estes motores podem ser facilmente refrigerados a ar, pois a disposição em estrela dos cilindros faz com que cada um seja refrigerado igualmente.

Modelo de funcionamento interno de um motor radial


As principais vantagens de um motor radial são:

Leve para a potência desenvolvida.
Manutenção muito simples.
Facilidade de acesso - pode-se trocar um cilindro sem tirar o motor do berço
Facilidade para refrigeração a ar

Mas como nem tudo são flores, claro que há desvantagens no seu uso...
As principais são:

Muita área frontal - o que gera grande arrasto aerodinâmico.
Muito propício a vazamentos, pois sua lubrificação é complexa.
Fragilidade da BIELA CENTRAL E CILINDRO MESTRE, que se aquece e se funde com certa facilidade.

A lubrificação dos motores radiais se dá de forma interessante pois os motores radiais são grandes devoradores de óleo. Gastam muito. Possuem um carter enorme e a lubrificação é feita por bomba acoplada ao virabrequim.
O oleo vai até os pistões através de orifícios POR DENTRO do próprio eixo virabrequim, além das bielas tambem funcionarem praticamente imersas em óleo.
Vazamentos são muito comums.

Nem todos os motores radiais podem funcionar por longo tempo invertidos - os aviões acrobáticos possuem um sistema especial que mantem POR UM CERTO TEMPO a lubrificação e a alimentação de gasolina na posição inversa. Normalmente não se pode voar mais que 5 minutos invertidos.

Normalmente os motores radiais são motores 4 tempos, com comando de válvulas e balancins externos.

O maior motor radial já construido foi o Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major, com seus 28 cilindros e absurdos 3500HP

Motor Pratt & Whitney R-4360 Wasp Major



Em aeromodelismo existem algumas opções de motores radiais para uso em aeromodelos, alguns glow e outros gasolina, mas todos tem no mínimo 5 cilindros e seu barulho caraterístico é simplesmente LINDO, lembrando o barulho de um motor V8 automotivo.

Alguns exemplos de motores radiais para uso em aeromodelismo:

Evolution 9cil. 100CC Glow
Saito 5cil. 50CC Glow

Moki 400 Gasolina 5 Cilindros

Videos de aeromodelos com motores radiais:

Um Yak-11 com um motor Moki 400


Um Sukhoi Su-26 com um motor Moki 250 (5 cilindros)


Por hoje é só pessoal... Semana que vem tem mais!!!

Abraços a todos!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dica da Semana: Carbonização de Motores

Exemplo de motor carbonizado:


Motores com perda de potência, marcha lenta irregular, ou corte do mesmo em vôo podem ocorrer por vários fatores.
Porém, um item que muito se encaixa a isso é a CARBONIZAÇÃO.

É frequente vermos aeromodelistas exigirem dos seus motores uma potência maior é que ele foi projetado. Com esse intuito, vemos nas pistas o uso de hélices com tamanhos inadequados, combustíveis com falta e/ou excesso de nitro, velas de ignição não recomendadas, carenagens dos modelos com refrigeração deficientes, combustíveis "batizados", agulhas muito fechadas, e também motores tentando "arrastar" alguns modelos que estão pesados demais. Esses são alguns itens que devem ser observados em um motor principalmente depois que o mesmo possui um tempo de uso. A carbonização é quase sempre imperceptível porque normalmente a mesma ocorre nas partes internas do motor. Dessa forma, como ela não é vista; sempre procura-se o defeito e quase nunca se encontra. Uma descarbonização nesses casos vem a corrigir por completo todos esses sintomas, fazendo com que o motor passe a trabalhar suave como antes. 

O carvão impregnado principalmente no pistão, janelas de admissão e escape ( nos motores 2 tempos ) e nas válvulas de admissão e principalmente nas válvulas de escapamento ( no caso dos motores de 4 tempos ) acarretará um superaquecimento no motor e por consequência obterá um dos maus resultados acima já citados.
Comum também é a presença de sujeira e normalmente vemos uma borra amarelada nas aletas de refrigeração do motor e do escapamento. Essa borra amarelada é o resíduo de combustível caído sobre o mesmo, talvez ocorrido durante um abastecimento e/ou algum vazamento em um item do sistema de alimentação ou escape. Haverá também um aumento expressivo da temperatura, e causará sintomas semelhantes. Para que isso não aconteça é de altíssima recomendação que o aeromodelista siga corretamente as instruções do manual do fabricante daquele motor em questão. Independente de marcas e modelos, os motores trabalham sempre com os mesmo itens citados porem exigem características diferentes.

Ou seja: uma vela mesmo sendo " NOVA " pode não ter um excelente desempenho em um modelo de motor, porem trabalhará excepcionalmente bem em outro!

Descarbonizar significa retirar por meio de um produto químico, a sujeira que adere em certas partes do motor, devido a queima do combustível.

Hoje em dia existem descarbonizantes prontos no mercado, como o CAR-80 e o ST-80 que agem de maneira segura e apenas desfazem a carbonização do motor sem prejudicar outras partes. Jamais use SOLUPAN em seu motor, pois o mesmo destroi o alumínio, tornando-o preto. 

Para descarbonizar, basta tirar a vela e aplicar CAR80 ou ST80 lá dentro e girar o motor com a mão de forma a espalhar o produto... Deixe lá por uns 15min e depois apliquem óleo singer ou wd-40 até sair toda a borra preta da carbonização. Para casos simples, não precisa nem desmontar o motor.

Olhem o resultado do CAR-80 num motor .61 bem usado (o motor do meu FUNTANA)


Interessante, não?

Abraços a todos!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Planta da Semana - Gee Bee New Generation

Pra quem gosta de um avião diferente, esta planta é um prato cheio!!! Com vocês o avião mais estranho já projetado, e que ganhou várias corridas aéreas lá pelos anos 30...


Trata-se do famoso GEE BEE, o avião mais estranho já construido... Embora pareça estranho, esse bichão voa muito bem, mas requer certa experiência na decolagem devido à sua cauda curta...

Esta planta foi escolhida simplesmente por ser a mais fácil de ser construída, o avião não fica exatamente em escala, mas é fácil de fazer e de voar... Pode ser construido em qualquer tamanho, desde os elétricos até os glow ou gasolina.

Espero que gostem, e como sempre, caso alguém construa, favor enviar as fotos aqui pro e-mail do blog!

Vamos à planta:

(Cliquem nas imagens para ampliá-las)

Gee Bee New Generation - Parte 1

Gee Bee New Generation - Parte 2:

Espero que gostem!

Abraços a todos!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Enquanto isso, em outras localidades...

Enquanto passava pela cidade de Corumbá de Goiás, me deparei com a seguinte placa:


Então, como todo bom amante de aviação e aeromodelismo, fui até o tal aeroporto "pra mor" de conhecê-lo...

Entrei pela pista de terra e fui rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, rodando, e rodando..

e nada do tal aeroporto chegar... Acabei desistindo quando estava no meio de uma plantação de tomates... Peguei o carro e fui voltando...

voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando, voltando...

Até que de repente, me toquei que estava NO MEIO DA PISTA DE POUSO!!! É sério!!! Achei os balizamentos da pista (feitos de feno enrolado) e mal acreditei no que via!!! Olhem só como é o tal Aeroporto:

Uma das cabeceiras da pista! Observem que a estrada de chão PASSA pelo meio da pista:

Agora uma NO MEIO DA PISTA DE POUSO...
Outra da pista do "aeroporto", agora com o carro andando...

Um dos balizamentos, feito em feno de forma que quem esteja voando, localize a cabeceira da pista:

O outro balizamento, desta vez na outra cabeceira da pista...

Caramba gente!! Isso aí é um AEROPORTO!!! E a gente ainda reclama da nossa big pista do Aerotaguá!!! Quando parei num posto de gasolina próximo, perguntei que tipo de aviões pousavam no tal "aeroporto", e o frentista me disse que um monte! Desde Cessnas até alguns ATR-72... E além disso, ele disse que em Corumbá tinha uma turma que voava uns "aviõezinhos de controle remoto" lá!!! Ou seja, quase dei de cara com outra turma de aeromodelistas! Quem sabe na próxima!!!

Por agora, é só isso!!! Tenham um bom dia e abraços a todos!!!

Mais tarde tem matéria!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fim da Guerra


Como todos sabem, a guerra entre as pistas de taguatinga acabou...

Com isso, provamos a todos os que eram contra nosso grupo e contra termos um grande grupo de aeromodelistas em taguatinga, que nossa turma e nossa paixão pelo vôo são simplesmente imbatíveis!

Com isso, após uma longa conversa entre os líderes das pistas, tomamos a decisão de juntar todo mundo de novo! Mesmo que estejam todos em locais separados!!!

E o Aerotaguá como blog responsável e admirado no país inteiro e até fora dele, abraçará as DUAS pistas... Pra isso temos postadores dos dois grupos, e voltaremos a receber as fotos das duas pistas!

O João JC-Aero foi novamente convidado a ser postador do Aerotaguá, como ele era antes...

E sobre a guerra glow x elétrico... ESSA NUNCA EXISTIU... Apenas são diferenças de opiniões entre alguns aeromodelistas mas que nunca afetaram a opinião dos outros, logo, quem acha que vai separar o grupo por essa bobagem, está REDONDAMENTE enganado!!!

E o chat do blog aerotaguá sempre acolheu a opinião de todos, exceto quando ela ia contra regras de segurança e etc!!! Assim, ficam todos convidados a participar como sempre!!!

E sobre eu e o João, acontece que cada um AMA seus aviões à sua maneira... Logo, dá briga mesmo!!! :P Mas todos ficam amigos quando os bichinhos estão no ar... Todo mundo sabe que eu adoro pegar um "treco voador" pra pilotar... Quanto mais esquisito melhor!!!

E quanto a mim...
Neste fim de semana estarei viajando pra esfriar a cabeça de problemas pessoais sérios que tive e que tirariam qualquer um do sério, mas na semana que vem volto a voar, e farei o seguinte... Aos sábados voarei na Tailândia, que é adequada ao vôo de aviões maiores, mais rápidos e consequentemente mais perigosos... E aos domingos, passarei na M-Norte pra dar um alô antes de ir voar na tailândia!!! Talvez eu volte a voar minha asinha elétrica pra divertir a turma!

Abraços a todos e bons vôos a todos!!!!

Ah!!! Visitem nosso blog satírico mantido pelo nosso amigo e colega piloto Weslian..

pra completar

BOM galera já que o tabajara resolveu levantar a bandeira branca,só me resta fazer o mesmo,isso é obvio,e quero garantir a todos que apartir de agora vou ajudar no que me for possivel pra ajudar no processo da pista nova,mais como as coisas não mudam num passe de mágica e pra todos verem que eu não estava só de pirraça,eu quero agora expor meus motivos sem brincadeiras ou palhaçadas.

Na boa pessoal eu sou um cara que detesto falgar com os outros e quando surgiu a idéia da pista ir pra tão longe da m norte eu só pensei no transporte como ir voar tão longe sem carro.

eu sei que exixtem muitas meneira de ônibus de bicicleta e por ai vai,mas todos sabem que não simples assim,tem muitos incovinientes,e no tempo da chuva..? muitos me dizem ha joão eu vou te buscar e te deixar,beleza,no primeiro final de semana blz,no segundo blz,mas no terceiro o cara ja vai ficar com presguiça e ai começa a má vontade,e eu não quero isso galera.

eu quero ir pra pista sem dar trabalho pra ninguem,e é por isso que eu insisto em voar na m norte,´pois no dia que eu não consigo carona vou a pé,e outra ta perto de casa eu tenho criança pequena em casa e se derrepente uma delas passa mau eu tõ por perto é só correr pra casa.

mas pode ter certeza que na hora que eu comprar um carro eu vou pra onde a galera for,pode ser no goias eu vou agora sem carro não da galera.efoi só por isso que deu todo esse rebulisso e eu cinceramente achei que ia ficar voando sozinho na m norte mas a galera foi voltando aos poucos devido as condições da pista nova e disso eu não tenho culpa,mas pode ter certeza tabajara que eu apoio um lugar regulamentado e definitiva pra todos voarem mas enquanto não for possível temos que nos contentar como que temos.agora a galera que tem carro não tem desculpa.

e pra encerrar espero que celemos a paz definitivamente e quero voar o bombeirão na taolandia
inclusive quando você voltar de viagem quero voar meu novo avião na tailandia

Dica de Quinta...

Desta vez, agradecendo ao blog CanalPiloto, trago um vídeo de suma importância pra quem é piloto de aviação real e mais importante ainda pra quem é aeromodelista!!!

Como se vestir corretamente para um vôo?

Confiram a resposta abaixo: